ENVELHECIMENTO CUTÂNE0 Professora: Erika Liz
Introdução O envelhecimento é um processo biológico e
dinâmico que ocorre desde o dia em que nascemos.
Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas.
Tipos de Pele Critérios de classificação da pele de um adulto atendendo a um perfil cosmetológico
Avaliação qualitativa e quantitativa das secreções; Produção de sebo Grau de hidratação Emulsão Epicutânea Espessura da pele
Estrutura de uma pele jovem
Estrutura de uma pele madura
Envelhecimento x Pele Linhas de Expressão
Envelhecimento Alteração da velocidade do influxo nervoso Redução da resposta imunológica Redução na absorção do oxigênio Capacidade de armazenamento de ar Queda na velocidade da circulação sanguínea Queda do teor de água no organismo Perda de elasticidade cutânea Declínio das funções digestivas Comprometimento da estrutura óssea 7
Envelhecimento Intrínsico Resume no envelhecimento em que todas as
transformações conduzem o organismo a perda da vitalidade.
O envelhecimento intrínsico ou cronológico é
aquele determinado por condições genéticas, o que caracteriza por tornar a pele fina, frágil e inelástica.
Representação da mudança celular
Alterações causadas na pele Alterações morfológicas e funcionais causadas
pelo envelhecimento As fibras de colágeno da derme tornam-se mais grossa e as fibras elásticas perdem parte da sua elasticidade.
Alterações celulares
A função celular declina com a idade, as células que vão ficando velhas tem menor capacidade de captação de nutrientes e reparos de danos cromossômicos.
Principais alterações observadas na pele idosa Componente da pele
Alteração
Fibras de colágeno
Diminui n°, endurecem e ficam quebradiças, formas irregulares Espessam e se fragmentam
Fibras elásticas Fibroblastos Vascularização Macrófagos
Diminui n°, menor taxa de atividade metabólica Maior permeabilidade, vasos espessam Diminui atividade fagocitária 11
Envelhecimento Extrínsico É um processo biológico complexo que afeta
várias camadas da pele, principalmente o tecido conectivo da derme. Esse envelhecimento se manifesta através de
alterações visíveis na pele exposta ao sol, com pele áspera, alterações pigmentares e enrugamento profundo.
Proteínas envolvidas no Envelhecimento Cutâneo Elastina Ácido hialurônico Glicoproteínas de estrutura Envelhecimento e síntese de colágeno
Características da pele fotoenvelhecida Perda elasticidade Manchas Alteração pH (5,8-6,2) Rugas Alteração na superfície da pele # “A radiação UV do sol, além de alterar o código genético das células, inibe os mecanismos de defesa que nos protegem contra o câncer de pele.”
Prevenção do envelhecimento Evitar: Excesso de fumo e álcool, Exposições solares intensas e repetidas, Sedentarismo, Dietas mal balanceadas, Más condições de trabalho, Stress Tristezas e angustias. Cuidados Higiênicos com a pele. Utilização de suplementos (vitaminas e oligoelementos anti-oxidantes) preventivos e reparadores.
Teorias do envelhecimento Teoria do desgaste Acumulação de falhas nas partes vitais levaria a morte das células, tecidos e orgãos e finalmente ao organismo como um todo.
Teoria do erro catastrófico Com o passar do tempo se produziria uma acumulação de erros na síntese protéica levando prejuízos na função celular.
Teorias do envelhecimento Teoria dos radicais livres Defende que o envelhecimento seria resultado de uma inadequada proteção contra os danos produzidos nos tecidos pelos radicais livres.
Teoria do relógio biológico Cada organismo possui um relógio, onde se determina quando se inicia o envelhecimento, e marca as épocas onde suas características são mais visíveis.