Execução do Extrator Fiscal (Livros Fiscais -> Miscelânea -> Arq. Magnéticos -> Extrator Fiscal) A execução do extrator fiscal é de extrema importância pois, é nele que irá buscar as informações geradas no Fiscal no período desejado e é nele que irá alimentar a tabela Auxiliar do TAF TAFST1. Todos os registros devem estar íntegros para a geração correta do arquivo, caso contrário seu arquivo da Nova GIA SP sairá sem a informação que houve inconsistência. Observação: Abaixo relação dos Layouts essenciais para geração da GIA:
T001AE T003 T005 T006 T007 T010 T011 T013 T020 T021 T022
Documento de Arrecadação Cadastro de Participantes Identificação das Unidades de Medida Cadastro de Unidade de Medida para o Fator de Conversão Identificação do Item (Produtos/Serviços) Plano de Contas Contábeis Centro de Custo Cadastro de Documentos Fiscais (Nota Fiscal de Serviço/Mercadorias) Apuração e/ou sub apuração do ICMS Apuração de ST Apuração de IPI
T066 T072
Informações de Exportação - Complemento do documento Informações sobre valores agregados
Carregue os Layouts de Cadastros T001AE, T003, T005, T006, T007, T009, T010 e T011 com os parâmetros Nota De e Nota Até = BRANCO a BRANCO com um período longo, ex.: 01/01/1980 a 31/12/2049.
Parâmetros “Seleciona Layouts” e “Tipo de saída”, preencher conforme abaixo. Parâmetros “Nota fiscal De:” e “Nota Fiscal Até:”, preencher conforme orientação anterior, deixando de branco a branco na primeira extração. Demais parâmetros, preencher de acordo com a necessidade da CCAB.
Selecionar os layouts conforme orientação:
Já para os Layouts restantes, execute com os parâmetros “Data de” e “Data até” com o período desejado para carregar as movimentações necessárias à obrigação. Os parâmetros “Nota De” e “Nota Até”, preencher de BRANCO a ZZZZZZZZZ. Demais parâmetros, preencher de acordo com a necessidade da CCAB.
Após preencher os parâmetros, selecionar os layouts restantes:
Após concluir a extração, acesse o Módulo 84 (TOTVS Automação Fiscal) > Atualizações > Empresa > Complemento Cadastral e realize o procedimento a seguir:
Selecione a Filial e em seguida clique em alterar. Clique na aba "Obrigações Fiscais" e selecione a obrigação de acordo com sua necessidade, conforme print abaixo:
Para demais obrigações, apertar F3 e selecionar as que deseja incluir. Apenas a GIA é obrigatória a geração pelo TAF. As demais obrigações ainda são geradas pelas rotinas normais.
Realizado o cadastro das obrigações, é necessário executar a rotina de processamento (TAF -> Miscelânea -> Integração -> Processamentos).
Manter a seleção conforme abaixo e clicar em processar.
Depois de concluir, deve-se verificar o Gerenciador de Integração (TAF -> Miscelânea -> Integração -> Gerenciador de Integração). Essa rotina irá identificar o que subiu para o TAF corretamente, sendo que nessa rotina o seu ticket pode estar de 3 formas: Bola Verde - Registros incluídos com sucesso Bola Amarela - Registros alterados (podendo haver registros com inconsistências)
Bola Vermelha - Registros inconsistentes
Para esta integração, foram encontradas inconsistências, conforme informado anteriormente (bola vermelha).
Para visualizar os registros que estão inconsistentes, basta clicar duas vezes na integração. O sistema vai abrir a tela a seguir:
Clicar em Outras Ações e em seguida em filtrar:
O sistema irá apresentar a tela abaixo. Selecione os processos com erro e clique em filtrar:
Desta forma, o sistema apresenta apenas os registros inconsistentes, conforme abaixo:
Dê um duplo clique em cada registro para saber a inconsistência. No caso abaixo, existe uma NCM incorreta para o produto informado (101.300.002 – GLIFOSATO). Será necessário corrigir no cadastro de produtos e repetir o processo de importação.
Observação: Para esses registros Inconsistentes teremos que analisar e entender o erro para que seja corrigido na origem da forma correta. Caso possua dúvidas referente às correções
dos registros inconsistentes, solicito que tire um print da tela referente e mensagem de inconsistência e nos encaminhe em um novo ticket para tratamento pontual. Depois de todas as inconsistências corrigidas e a nova integração realizada, é o momento de gerar o arquivo para enviar ao validador da GIA (TAF -> Miscelânea -> Obrigações Fiscais -> Central de Obrigações). Para a geração do arquivo se faz necessário o uso desta rotina, depois que todos os registros referentes a obrigação Fiscal foram integrados corretamente. Será necessário somente realizar a geração do arquivo, escolhendo a data e outros parâmetros essenciais.