Breve análise dos dados estatísticos da produção dos produtos de agricultura biológica em Portugal, Europa e Mundo
No Mundo, na Europa e em Portugal a agricultura biológica tem manifestado um elevado crescimento, evidenciado pelo aumento das áreas cultivadas, pelo número de explorações que a praticam, pela criação de associações e ainda pela crescente procura deste tipo de produtos por parte do consumidor. A agricultura biológica representa o único método de produção agrícola definido e regulamentado com rigor, comportando soluções para problemas ambientais, económicos e sociais dos nossos dias. Por tais motivos, este tipo de agricultura tem vindo a ganhar importância crescente em muitos países, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Existe um défice de oferta de produtos biológicos, quer na União Europeia, quer no mercado sul americano, o que deixa antever a existência de oportunidades. O desenvolvimento da agricultura biológica em termos de áreas cultivadas, quota de mercado e taxas de consumo é aparentemente global. Actualmente mais de 120 países desenvolvem agricultura de base ecológica no mundo (IFOAM, 2012). O crescimento médio da área plantada mundial de produtos da agricultura de base ecológica também vem aumentando de 15 a 20% ao ano. Dados do IFOAM registram que, em 2012, a área mundial de produção de produtos da agricultura de base ecológica foi de 50 milhões de ha, destes, 30,5 milhões de ha refere-se às áreas cultivadas, 20 milhões de ha às colheitas realizadas em áreas selvagens e 31 milhões de ha de produtos certificados, distribuídos em aproximadamente 633.981 unidades de produção. A tabela abaixo ilustra o ranking dos 10 países com as maiores áreas de terras destinadas à produção agrícola de base ecológica.
João Miguel Trindade Lopes
1
Também na Europa este tipo de agricultura está em expansão. Na União Europeia tem vindo a desenvolver-se a uma taxa anual entre 10% a 15%. Segundo dados do Eurostat, a UE-28 tinha em 2015 uma área total de 11,1 milhões de hectares cultivada como orgânica que em 2002 era de apenas 5 milhões. Durante a última década, a área de produção orgânica da UE aumentou cerca de 500 000 hectares por ano. Toda a área orgânica representa apenas 6,2% da área agrícola total utilizada na Europa. A área de produção orgânica na Europa é composta por quase 185 000 explorações, sendo que 81% dessas explorações biológicas situam-se nos Estados-Membros da UE O Gráfico 1 que se segue mostra a evolução da área de cultivo orgânico no período de 2002 a 2015. Em quatorze anos, o total de área de produção orgânica (área orgânica totalmente convertida e em conversão) aumentou de 5 milhões de ha para uma estimativa de 11,1 milhões de hectares (+ de 6% ao ano).
João Miguel Trindade Lopes
2
Neste contexto, também o caso português, em termos de produção, mostra sinais de crescimento significativos, tal como podemos perceber nos quadros em anexo:
Ao nível de agricultura biológica, foram recenseadas em Portugal mil e trezentas unidades produtivas em modo de produção biológico, das quais 37% estão orientadas à produção pecuária. A superfície agrícola utilizada destas explorações representa 3% da superfície agrícola utilizada nacional, sendo a maior parte ocupada por pastagens permanentes. Portugal está longe de se destacar entre os seus pares europeus na produção biológica, mas o número de produtores e de área destinada a este tipo de agricultura está a aumentar. Conclusão, o despertar de uma consciência ambiental global tem vindo a criar oportunidades a um sistema de agricultura que procura fornecer ao consumidor alimentos autênticos, frescos e saborosos, respeitando o sistema do ciclo de vida natural através da agricultura biológica e verifica-se um aumento generalizado deste tipo de cultura a nível mundial.
João Miguel Trindade Lopes
3