República Velha
Prof.a Fernanda Gouveia
Brasil Império D. Pedro II
Fonte: apostila do 3º ano Ensino Médio – Professora Márcia Carvalho
Na origem, a palavra república (do latim, rés = coisa; publica = do povo) significa governo da coisa do povo, da coisa pública, do bem comum. No final do século XIX, a monarquia caíra no Brasil e, em seu lugar, foi implantada a república. O país mudava a forma de governo sem revolucionar a sociedade: trocava de bandeira, separava a Igreja do Estado, fazia uma nova Constituição,tudo no clima de ordem que interessava às elites. No Brasil, quando foi estabelecida, a república significou "governo da coisa do povo"? Foi construída com participação popular ou excluiu o envolvimento do povo no governo? www.eustaquiovidigal.com
A REPÚBLICA VELHA • 15 DE NOVEMBRO DE 1889 • MARECHAL DEODORO DA FONSECA • POPULAÇÃO – “BESTIFICADA”
www.eustaquiovidigal.com
REPÚBLICA VELHA • Termo negativo, pejorativo, dado posteriormente. • Indica o período da história do Brasil entre 1889 e 1930.
DA MONARQUIA À REPÚBLICA Duas dos historiadores sobre essa mudança: 1 – Golpe organizado e executado por militares. 2 – Papel principal coube aos fazendeiros do Oeste Paulista que desejavam um poder político correspondente ao seu poder econômico.
1 - Diferentes projetos republicanos: • República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República da Espada. • República Liberal: federalismo descentralizado com grande autonomia para os estados. Postura predominante entre os cafeicultores paulistas. Prevaleceu entre 1894 e 1930, durante a chamada República Oligárquica. • República Jacobina: formação de uma república com forte participação popular e favorável à criação de medidas com alcance social. Postura predominante entre setores da classe média urbana que não chegou a se concretizar.
Auguste Comte
• O fundador do positivismo, Augusto Comte acreditava que só se podia conhecer o espírito humano através das obras produzidas pelos homens – obras da civilização, artes, ciências. • Para Comte o homem passa por três estágios na vida: estado teológico, estado metafísico e estado positivo – a lei dos três estados.
IGREJA POSITIVISTA DO BRASIL
• Ausência de participação da população – “assistiu bestificada àquilo tudo”. – “não foi consultada a respeito”.
• Herói republicano Tiradentes.
Imagem de Tiradentes antes e depois da República.
MILITARES NO PODER • REPÚBLICA DA ESPADA: presidentes militares.
1
Deodoro
(1889 – 1891)
2
Floriano
(1891 – 1894)
Governo do Marechal Deodoro da Fonseca • Início com aparência democrática: – Convocação de uma Assembléia para elaborar nova constituição.
Governo do Marechal Deodoro da Fonseca - Decreto de banimento da família real - Separação entre Igreja e Estado (criação do casamento civil). - Grande naturalização – Nepotismo. – Promulgação da Constituição de 1891. – Encilhamento (plano econômico desenvolvido pelo então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa). – Fracasso do plano econômico e grande inflação
Constituição de 1891 ESTADOS UNIDOS DO BRASIL ·
Copiada da constituição dos Estados Unidos
·
Adotou o federalismo (Estados com autonomia) e o presidencialismo
· Fim do poder moderador e manutenção dos outros 3 Poderes do Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário · Legislativo federal bicameral (Senado e Câmara dos Deputados Federais) e estadual unicameral · Voto aberto e universal masculino para os maiores de 21 anos alfabetizados (exceto praças, religiosos e mendigos) ·
Fim do voto censitário
·
Separação entre Estado e Igreja (criação de cartórios e casamentos civis....)
·
Mandato de quatro anos para presidente
-Governo se torna autoritário - Não aceita críticas : fecha jornais e prende opositores. - Congresso reage limitando seus poderes. - Deodoro reage e FECHA O CONGRESSO! - Marinha e alguns generais se rebelam perigo de Guerra Civil. (Primeira Revolta da Armada) - Renúncia de Deodoro.
ECONOMIA HERANÇA IMPERIAL Abuso de empréstimos e emissões para custear despesas públicas
INFLAÇÃO (1888 A 1891 = 1,1 % PARA 84,9 %)
Encilhamento: o primeiro pacote econômico Articulador: Rui Barbosa, Ministro da Fazenda -EMISSÃO DE PAPEL MOEDA -FACILIDADE DE CRÉDITO -AUMENTO DE TARIFA ALFANDEGÁRIA -FACILIDADE DE IMPORTAR MATÉRIA - PRIMA -EMPRÉSTIMOS ESTATAIS • OPOSIÇÃO DOS CAFEICULTORES E DOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, ESPECULAÇÃO,FRACASSO, EMPRESAS FASTASMAS CONSEQUÊNCIAS: -FALÊNCIA DO PLANO DE INDUSTRIALIZAÇÃO -INFLAÇÃO, CRISE ECONÔMICA -FALÊNCIA DE INÚMERAS EMPRESAS
Governo de Floriano Peixoto • Missão: “botar ORDEM na casa” ou “o governo nos trilhos” e conter:
– Revolta da Armada (marinha). Vence com a nova frota fornecida pelos americanos. – Revolução Federalista (RS) castilhistas ou pica-paus (grupo aliado a Floriano) x maragatos (aliados a Gaspar da Silveira Martins).
• O “Marechal de ferro” impôs sua autoridade e fuzilou inúmeros opositores. • Tabelamento dos aluguéis e da carne aos pobres.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
(1894-
1930)
• Casa em ordem o governo passa para os civis (fazendeiros cafeicultores). • Oligarquia: governo de poucos. • Política Café com leite:
– “De Floriano Peixoto a 1930, apenas 2 dos 11 presidentes não tinham origens políticas em São Paulo ou Minas Gerais.”
• Oligarca: chefe de uma família poderosa. Ex.: família Accioly no Ceará. – Estados maiores: várias famílias disputam o poder. Divergências resolvidas dentro dos partidos republicanos ou de forma violenta.
Família do Coronel Douca Medrado - Bahia
Café com Leite. Charge do desenhista Storni, Revista Careta
República do Café com Leite. Caricatura de Oswaldo Storni, sobre as eleições presidenciais de 1910.
PRP (Partido Republicano Paulista) e PRM (Partido Republicano Mineiro) e a Política do “Café com Leite”
SISTEMA POLÍTICO DA REPÚBLICA VELHA e a MANUTENÇÃO DO DOMÍNIO OLIGÁRQUICO (1894-1930)
Política do “Café com Leite” (PRP/PRM)
Política dos Governadores
Coronelismo
SISTEMA POLÍTICO • Eleitores: voto de “cabresto”.
• Coronel: controla ou disputa poder local, municipal. – Formas de controle dos eleitores: compadrio, laços familiares (nepotismo), troca de favores (clientelismo), intimidação (ação dos jagunços, capangas ou “cabras”).
Voto de cabresto
O voto de cabresto, charge de Storni, revista Careta Rio de Janeiro, 1927
O “voto de cabresto” e outras fraudes eleitorais
ECONOMIA NA REPÚBLICA VELHA: A REPÚBLICA DO CAFÉ
• Origem: Etiópia (África). • Chegada no Brasil: 1727 (Francisco de Melo Palheta). • Café x Sustentabilidade – Efeito devastador das queimadas. – Indução ao crescimento demográfico, urbanização e industrialização.
REPÚBLICA DO CAFÉ
CONVÊNIO DE TAUBATÉ (1906) ACORDO: SÃO PAULO – MINAS GERAIS – RIO DE JANEIRO A partir de 1895- superprodução de café,queda de preço no mercado internacional • SOLUÇÃO: -COMPRA DO EXCEDENTE POR PARTE DO GOVERNO -DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL - ACORDO FIRMADO NO ACORDO FIRMADO NO CONVÊNIO DE TAUBATÉ (1906) • ESSE MECANISMO MANTINHA O EQUILÍBRIO ENTRE A OFERTA E A PROCURA DO CAFÉ NO MERCADO
CRISE ECONÔMICA SOLUÇÃO: FUNDING LOAN (1898) (empréstimo inglês) OBJETIVO: consolidar a dívida externa anterior que seria paga com novos empréstimos a juros mais elevados. no valor de 10 milhões de libras esterlinas,
MADE IN BRAZIL Outros produtos exportados • Borracha: Amazônia.
– Segundo produto mais exportado. – Prosperidade para os latifundiários, doenças tropicais (ex.: malária) para os trabalhadores.
• • •
Açúcar: Açúcar RJ, SP e Nordeste. Cacau: Cacau Sul da Bahia. Carne, Carne couro e erva-mate: erva-mate estados do Sul.
ACRE - Ao final do século XIX, a região pertencia à Bolívia. No entanto, por conta do aumento do consumo da borracha no mundo e por ali ser uma área propícia a grandes seringais, o povoamento de brasileiros foi crescente por lá. Os seringais acreanos já são responsáveis pela maior parte da produção de látex da Amazônia, além de oferecer a borracha de melhor qualidade. De tão valioso, o látex ganha o apelido de “ouro negro”. A vulcanização da borracha – processo inventado por Charles Goodyear em 1839 – permite a fabricação de pneus para automóveis e bicicletas, botas, capas impermeáveis, câmaras de ar, tapetes, forros, botes, salva-vidas, balões de gás, luvas. Tudo isso passa a ser feito com a borracha amazônica. Favorecidas pela aplicação cada vez maior da borracha na indústria automobilística, as elites paraense e amazonense começam a desfrutar um período de grande riqueza, ganhando visibilidade nacional e internacional. É a Belle Époque amazônica, que dura até 1910. A década de 1910 iniciou com uma grande desvalorização da borracha amazônica no mercado internacional, provocada pela concorrência inglesa. Logo depois sobreveio a deflagração da 1ª Guerra Mundial, interrompendo de vez o comércio com a Europa. Era a ruína financeira da Amazônia, com a pobreza rondando todos os segmentos da população.
TRATADO DE PETRÓPOLIS – concluídas as negociações entre Brasil e Bolívia em novembro de 1903, foi assinado em março de 1904
Sugestão de vídeo: minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes” http://amazonia.globo.com/
Manifestações dos trabalhadores: “caso de polícia ”.
Nova classe social: Proletariado
Idéias vindas da Europa: • Anarquismo Enterro do sapateiro José Martinez, morto em São Paulo pela polícia durante greve de 1917, mesmo ano da Revolução Russa. <www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/hi storia-1914.shtml>
• Socialismo
BRASIL DURANTE A I GUERRA MUNDIAL GOVERNO DE VENCESLAU BRÁS-1914-1918:
-QUEDA DAS IMPORTAÇÕES , CRIAÇÃO DE NOVAS INDÚSTRIAS -A MARINHA COLABOROU POLICIANDO O ATLÂNTICO -O PAÍS FORNECEU ALIMENTOS AOS ALIADOS E ENVIOU MÉDICOS - CRESCIMENTO DO OPERARIADO, CONDIÇÕES DE TRABALHO PRECÁRIAS QUE PROVOCOU MANIFESTAÇÕES E GREVES O SURTO INDUSTRIAL DO PERÍODO NÃO ANULOU O CARÁTER AGRÁRIO DO PAÍS, PRODUTOR DE CAFÉ.
MOVIMENTOS POPULARES NO CAMPO E NA CIDADE: • Vacina Canudos • Chibata Contestado • Greves operárias Cangaço • Reuniões sindicais Padre Cícero • Tenentismo • CULTURA: • • • •
– Cultura popular: samba, choro, sertanejo, folclore. – Cultura erudita: música clássica (Carlos Gomes), academicismo, saraus, recitais.
CULTURA POPULAR X CULTURA ERUDITA
Referência ao Jeca-Tatu (personagem criado por Monteiro Lobato) e aos filmes de Mazaroppi.
Santos Dumont: invenções financiadas pelo pai, próspero fazendeiro de café. Encarnou o modelo da elite brasileira afrancesada pelas benesses das safras cafeeiras.
BRASIL RURAL X URBANO
CRISE DE 29....
CRISE INTERNA
1930 NOVO ARRANJO POLÍTICO
Material Complementar: • Assista aos filmes: – – – – –
Sonhos Tropicais Baile Perfumado Canudos Abril Despedaçado O Coronel e o Lobisomem
• Leia:
Brasil Império D. Pedro II
Fonte: apostila do 3º ano Ensino Médio – Professora Márcia Carvalho
A crise da República Velha e o Golpe de 1930 -
Em 1929 ocorreu o “crack” de 29, ou seja, a quebra da bolsa de Nova York, devido a essa crise o café brasileiro não foi exportado; A produção do café brasileiro entra em crise; O presidente era Washington Luís (1926-1930), era do Partido Republicano Paulista e a política vigente era a do Café-com-Leite (Minas e SP alternavam no poder), ele ficou com medo do candidato de Minas Gerais não respeitar os interesses paulistas no momento da crise e o próximo candidato deveria ser mineiro e apoiado pelo paulista; Washington quebra, então, a política do Café-com-Leite pois indicou um paulista e não um mineiro ao governo, indicou Júlio Prestes (PRP); Minas Gerais (PRM), então, passa para a oposição e une-se com o Partido Republicano Riograndense (PRR), essa união passou a ser chamada de Aliança Liberal (oposição). O candidato dessa Aliança Liberal era Getúlio Vargas (RS) e o vice era João Pessoa (PB), eram oposição; A Aliança Liberal tinha o maior campo de votos do Brasil, deveria ter ganho as eleições, mas quem ganhou foi Júlio Prestes por fraude; A Aliança Liberal queria dar um golpe, mas Getúlio disse que não era a hora; João Pessoa (PB) foi assassinado por motivos pessoais, e colocam, canalizaram o fato como motivo político, canalizou a insatisfação da Aliança que com o apoio popular depôs Washington Luís; Instalou-se um governo provisório e esse fato foi chamado de Revolução de 1930; Julio Prestes não assume o cargo de presidente; O Governo provisório foi administrado por Getúlio Vargas; A era Vargas começa em 1930 e só tem fim em 1945. http://www.sofi.com.br/node/515