a b r i l | 2009
nº 51
A PAIXÃO O Triunfo da Ressureição
No próximo mês será celebrada a Páscoa. Data em que se deve comemorar a vida e não a morte de Jesus Cristo.
p. p. 0808
Acampamento Soldados do Reino
Mais de 100 jovens se reúnem nos quatro dias do Carnaval para louvar e adorar ao Senhor.
p. 12
Caminho do Hinduísmo
Como é essa religião mostrada em uma novela de grande audiência na televisão? Confira o texto do Pr. Silas Elizeu Filho.
p. 14
w w w. i g r e j a c e n t r a l . c o m . b r
Reverendo Dr. Osni Ferreira comemora 25 anos de pastoreio à frente da IPC. Anos de luta, colheita, sonhos, realizações e muitas vitórias. Confira a homenagem ao pastor titular da Central. p. 04
PALAVRAS DO PASTOR Rev. Dr. Osni Ferreira
COMBATENDO O DESÂNIMO
O
desânimo é muito mais que um pequeno incômodo a ser ignorado. Ele é um inimigo mortal que precisa ser resistido e combatido com todas as armas que possuímos. Quando deixado de lado ou ignorado, o desânimo pode causar conseqüências desastrosas. Cria um tipo de corrosivo interior que domina todo nosso ser a ponto de perdermos todo nosso poder de concentração, tira o brilho da vida e deixa nossa mente confusa. Quando o indivíduo é abatido pelo desânimo, ele sempre procura alguém a quem possa culpar pelo seu sofrimento. Seus pensamentos o consomem tentando encontrar quem é o grande culpado de sua desmotivação e falta de alegria de viver.
ma rço | 2 009 | nº 5 1
J O R NA L D A C EN TR A L
O desânimo é uma arma de conspiração de Satanás. Há uma lenda antiga que conta que Lúcifer resolveu fazer um leilão no inferno. Ele colocou vários objetos à venda, e dentre eles estava uma caixa toda revestida de preto, da qual ele não se disporia por dinheiro algum. Indagado porque razão não venderia aquela ferramenta, Satanás afirmou que era seu instrumento poderoso de trabalho, com o qual manipulava os crentes a não participarem das reuniões de oração, dos cultos, das reuniões de célula, e eliminava a vontade de ler a Bíblia. Essa terrível arma satânica tem atingido a vida de muitos cristãos, com o intuito de frustrar seus sonhos e impedir o crescimento da fé em Cristo. O desânimo é uma estratégia sutil do nosso inimigo e muitos não se apercebem dessa triste realidade e vão vivendo uma vida totalmente sem alegria, sem motivação e sem desfrutar das bênçãos que Deus tem reservado para seus filhos.
A bril 05/04 – Encontro de líderes de células às 10h no Salão Nobre 06/04 – Dia de jejum e oração (encerramento no templo às 18h30) 09 a 12/04 – Retiro dos Amigos com Jesus na Chácara Kumbayá 10/04 – Cantata de Páscoa SEU AMOR (Coral da igreja e Kairós do Rei) no CA às 20h 11/04 – Cantata de Páscoa SEU AMOR (Coral da igreja e Kairós do Rei) no CA às 21h 12/04 – Cantata de Páscoa SEU AMOR (Coral da igreja) no Templo às 17h 17/04 – Palestra com Dr. Andrés Panasiuk no Hotel Blue Tree 18/04 – Palestra para líderes com Dr. Andrés Panasiuk no Salão Nobre às 8h 24 e 25/04 – Congresso Regional Gideões da Oração no CA
Você sente que está caindo no atoleiro do desânimo? Não se entregue! Há uma saída! Clame a Deus por socorro reconhecendo que Ele é Pai amoroso e tem a seu dispor armas valiosas e grandiosas de combate contra o inimigo. O rei Davi escreveu que esperou confiantemente pelo Senhor, gritou por socorro. O Senhor se inclinou para ele e o tirou de um poço de perdição, de um tremedal de lama, e colocou os seus pés sobre uma rocha e lhe firmou os passos (Sl 40:1,2). Tire os olhos de si mesmo e das circunstâncias e creia na vitória de Deus sobre sua vida, sem jamais desanimar. Em meio a tantas tribulações, o apóstolo Paulo jamais se deixou ser tomado pelo desânimo, e em meio às aflições ele afirmou: “Por isso não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia” (2Co 4:16). Amém!
MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO E MKT 43_3233.1120
[email protected]
2
Agenda e Eventos
JORNALISTA RESPONSÁVEL Mariela Carraro - MTB 6475
Atividades semanais
Expediente
PROJETO GRÁFICO Fernando Faucon
TIRAGEM 2.500 exemplares
EDIÇÃO E PRODUÇÃO Flávio Tavares e Karoliny Moura Freitas
IMPRESSÃO Folha de Londrina
Igreja Presbiteriana Central de Londrina www.igrejacentral.com.br
Centro de Adoração - R. Paulo Kawassaki, 101 - Centro - CEP: 86060-200 - 43_3347.0007 | Templo - R. Benjamin Constant, 1647 - Centro - CEP: 86020-320 - 43_3233.1100
Como Viver Sem Máscaras
De certo modo todos nós usamos máscaras. Aquele que diz que nunca usou uma máscara, possivelmente esteja acabando de afivelar uma no rosto, a máscara da mentira. O problema das máscaras é que elas proclamam uma mentira ou escondem uma verdade. Quando usamos máscaras, as pessoas passam a amar não quem nós somos, mas quem nós aparentamos ser. As máscaras também não são seguras. Por melhor que nós as afivelemos, elas podem cair nas horas mais impróprias e nos deixar em situação de total constrangimento. Queremos mencionar aqui algumas máscaras usadas ainda hoje: 1. A máscara da piedade O apóstolo Paulo, ensinando sobre a doutrina da Nova Aliança, diz que podemos ser ousados em vez de agir como Moisés que pôs um véu sobre a face para que as pessoas não atentassem para a glória desvanecente em seu rosto. Quando Moisés subiu o Monte Sinai para receber as Tábuas da Lei, ao regressar, seu rosto brilhava. As pessoas não podiam olhar para ele. Então, ele colocou um véu em sua face para que as pessoas pudessem se aproximar e falar com ele. Mas houve um momento em que Moisés percebeu que a glória estava acabando. Ele não precisava mais do véu, porém, ele continuou com o véu, porque não queria que as pessoas soubessem que sua glória era desvanecente. Muitas vezes, somos parecidos com Moisés. Tentamos impressionar as pessoas com uma espiritualidade que não temos. Aparentamos ser mais crentes, mais piedosos do que na verdade somos.
2. A máscara da autoconfiança O apóstolo Pedro era um homem impulsivo. Falava para depois pensar. Quando Jesus declarou que seus discípulos iriam se escandalizar com ele e iriam se dispersar, Pedro não titubeou e foi logo dizendo que ainda que todos o abandonassem, ele jamais o faria. Disse ainda que estava pronto para ir com Jesus para a prisão ou até mesmo para a morte. Pedro julgou-se forte e até melhor do que seus pares. Porém, naquela mesma noite, Pedro fraquejou e dormiu quando Jesus pediu para ele vigiar. Pedro abandonou a Jesus e seus condiscípulos e infiltrou-se na roda dos escarnecedores. Pedro negou, jurou e praguejou, dizendo que não conhecia a Jesus. A máscara de sua autoconfiança caiu quando Jesus olhou para ele. Então, ele caiu em si e desatou a chorar. 3. A máscara do legalismo Um legalista é inflexível com as outras pessoas, mas condescendente consigo. Ele enxerga um cisco no olho de seu irmão, mas não vê uma trave no seu. O legalista preocupa-se mais com a forma do que com a essência. Cuida mais da aparência do que do interior. Os fariseus eram legalistas. Eles eram fiscais da vida alheia, mas descuidados com sua intimidade com Deus. Eram bonitos por fora, mas feios por dentro. Jesus os comparou a sepulcros caiados, limpos por fora, mas cheios de rapina por dentro. Os fariseus eram hipócritas. Eles eram atores que representavam no palco um papel diferente daquele desempenhado na vida real. A vida cristã é uma contínua remoção das máscaras. A Bíblia diz que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade; não liberdade para fazer o que queremos, mas liberdade para vivermos na luz. Pela obra de Cristo e pela ação do Espírito, podemos viver sem máscaras, sendo transformados de glória em glória, até atingirmos a estatura de Cristo, o Varão Perfeito.
J O RN A L D A C EN TR A L
carnaval é a maior festa popular do Brasil, e talvez, do mundo. Nessa festa da extravagância e dos excessos, muitas pessoas saem às ruas usando máscaras. Algumas dessas pessoas escondem-se atrás das máscaras; outras se revelam por meio delas. Uma máscara é tudo aquilo que esconde ou encobre a nossa verdadeira identidade. É importante ressaltar que existem máscaras tangíveis e intangíveis; algumas cobrem o rosto; outras tentam disfarçar as atitudes da alma.
Rev. Hernandes Dias Lopes
março | 2 00 9 | nº 51
O
3
março | 2 0 09 | nº 51
J O R NA L D A C EN TR A L
R
4
Homenagemao Rev. Osni pelos 25 anos de I.P.C.L.
everendo Osni, este ano como o senhor mesmo declarou, é um ano de colheita, e com certeza será de novos frutos. É com alegria que comemoramos, além do seu aniversário, 25 anos de pastorado exercido na nossa Igreja Presbiteriana Central.
Outro ponto que se destaca também no reverendo Osni é o seu envolvimento e participação ativa na sociedade, quebrando barreiras e saindo de encontro a estas pessoas tão carentes de um Evangelho transformador.
Lembro ainda quando o senhor chegou a nossa igreja, com aquele jeito todo cativante e uma memória invejável, que se lembrava do nome de cada membro e sabia até mesmo quando ele faltava. Tempos bons aqueles!
Pensando nisso, destacamos a criação de um programa televisivo, a sua participação como rotariano, como implantador de igrejas no Brasil e no mundo. Enfim, são tantos os projetos e sonhos que envolvem o Reverendo Osni durante estes anos de ministério em nosso meio, que até acreditamos que ele sonha acordado, pois ele tem o dom de transformar e ver em uma pedra um diamante, e além de ver isto, nos convence de acompanhá-lo nesta empreitada também. É um vendedor de sonhos.
Éramos apenas uma igreja com pouco mais de 300 membros ávidos por uma mudança, que com certeza veio junto com este empreendedor, que trazia novidades de São Paulo para este povo do interior. Falava de um jeito meio mineiro, mas que lembrava uma forma gostosa as suas origens do interior, onde as brincadeiras na rua, os passeios na praça, as reuniões de mocidade, e as reuniões dominicais eram uma presença viva nos seus fundamentos cristãos, herdados de seus pais e constantemente lembrados em seus sermões. E que sermões! Quando chegou, além do jeito cativante, do abraço apertado, da disponibilidade em ajudar, de arrumar um emprego para um irmão e orientar a quem precisava de ajuda espiritual, o senhor nos trouxe também o senso de respeito com a casa do Senhor, e interrompia sem medo os seus sermões, chamando a atenção pelo nome de quem ficava entrando e saindo durante o culto. Você acha que alguém mais se atreveu a desrespeitá-lo?
Foi assim com o Centro de Adoração, que começou de forma tímida, com a aquisição de apenas um pedaço do seu terreno. Porém hoje, ocupa de forma imponente todo o espaço disponível, um sonho talvez inatingível para uns, mas não impossível para o Reverendo Osni, que tem mostrado nestes anos a sua visão de águia, e um amor incondicional pelas vidas a que Deus tem lhe confiado nas mãos. Este é um ano de quebrar barreiras, de vencer obstáculos materiais, espirituais, físicos, pessoais, mas também é um ano de alegria e comemoração, pois temos um líder que nos motiva a vencer esta batalha e nos motiva a caminhar sem perder o foco dos nossos objetivos.
É com muito carinho que lhe oferecemos esta medalha de prata, pelos seus 25 anos de ministério na Igreja Central. Esta prata que tem um significado ímpar na bíblia, pois até no tabernáculo as bases das colunas eram de prata, declarando a todos que a redenção por Cristo é o alicerce da esperança de termos entrada na presença de Deus. Representando este momento tão importante de sua vida junto a nossa igreja, quando pela primeira vez temos um líder que alcança tal feito em nosso meio, o senhor, como todo grande atleta, tem nos levado dia a dia a treinarmos, a caminharmos rumo a um alvo, a alcançarmos um objetivo, a termos uma meta.
Ele explicou que no refinamento da prata devia manter a prata no meio do fogo, no qual as chamas eram mais quentes, de modo a queimar todas as impurezas. Ela observou ainda que o ourives tinha que ficar assentado o tempo todo olhando, enquanto a prata se purificava, pois se a prata fosse deixada apenas por um momento e queimasse em demasia, ela seria destruída. E após longa observação a mulher perguntou: - E como você sabe se a prata está completamente refinada? O homem sorriu e respondeu: Ah! É fácil! Quando eu vejo a minha imagem refletida na prata que está queimando, ela está pronta.
Ao encerrar esta homenagem, quero contar uma história que resume um pouco da sua importância, ao alcançar este mérito em nossa igreja.
E, é assim que nós temos visto a sua vida perante a nossa igreja e a nossa sociedade. Uma vida que tem passado pelo fogo, mas não tem se queimado porque não tem tirado o foco de Cristo para não ser destruído, e que tem acima de tudo, buscado refletir em seu ser a natureza de Cristo.
Buscando descobrir a importância da prata, certa mulher procurou o ourives para saber como acontecia o processo de refinamento da mesma. Ao observá-lo para ver como acontecia o tal processo, ela notou que ele mantinha um pedaço de prata sobre o fogo e deixava-o aquecer.
Parabéns pelos seus 25 anos de Igreja Presbiteriana Central! Parabéns pelo seu aniversário! Parabéns pelas suas conquistas e realizações! Desejamos muito sucesso nesta sua caminhada, que com certeza vai levá-lo a alcançar o ouro. Deus te abençoe!
J O RN AL DA CE NT R A L
E é por isso, e muito mais que queremos prestar esta homenagem e registrar o nosso agradecimento pela sua dedicação nestes 25 anos, por ter acreditado em nós e ter multiplicado de maneira abundante esta igreja.
SAF/Igreja Presbiteriana Central março | 20 0 9 | nº 5 1
Mulheres da Sociedade Auxiliadora Feminina fazem homenagem ao pastor titular da igreja
5
Deserto ou Oásis?
T
odos nós já vimos algum filme em que o cenário de fundo era um deserto. Via de regra, os desertos são áridos, sem vida, sem distração e existe a idéia de serem infinitos. Também associamos estes lugares a momentos em nossas vidas quando estamos passando por grandes dificuldades, doenças, problemas com filhos, casamento etc. Ninguém em sã consciência gostaria de estar em um lugar assim! Você gostaria?
março | 2 0 09 | nº 51
J O R NA L D A C EN TR A L
Muito bem, a maioria de nós gostaria de estar em um oásis, lugar de água fresca, no qual há vida, sombra e refrigério e que talvez haja até distração. Estes lugares também podem ser comparados com momentos em que vivemos como um período de tranqüilidade em nossas vidas e família; fartura seria a palavra certa. Mas se você observar a Palavra de Deus verá que alguns homens passaram por vários desertos em suas vidas, como Moisés, Davi, Jacó e o próprio Jesus Cristo! Vamos definir melhor o que significa deserto na vida destes homens e porque não dizer em nossas vidas, observe: deserto é igual a lugar de lapidação, lugar do trabalhar de Deus em nossas vidas, lugar de transformação, lugar de revelação. Diante destas afirmações, você consegue ver melhor o deserto, ou vê-lo como um lugar não tão ruim assim? Abraão passou por um grande deserto em sua vida quando Deus solicita um sacrifício a ele, e este sacrifício era seu filho amado Isaque. Após ter levado seu filho até o monte para sacrificá-lo, Abraão tem uma grande surpresa. Você pensou que a surpresa era o animal que Deus proveu para o sacrifício? Mais quero te dizer que não. A grande surpresa na vida deste homem ou a grande alegria foi saber que sua fé era maior do que ele imaginara, foi saber que ele podia tudo através de Deus, saber que não importava mais os desertos em sua vida, pois ele pertencia a um Deus que o amava em meio ao deserto, em meio às incertezas da vida. Ele pertencia a um Deus que se manifesta de maneira poderosa e gloriosa quando estamos passando por uma grande aflição. A verdade é que a maioria de nós não gosta deste lugar porque nele nós somos revelados, sim, descobrimos se a nossa fé é grande ou pequena, somos expostos a nós mesmos e a igreja.
Venham conferir nossas Promoções. 16 anos de tradição.
6
Eis a Questão!
Deserto ou crise são momentos de uma profunda avaliação de nossas vidas, momento de redefinir prioridades, de trazermos de volta às nossas vidas valores do passado. Na verdade, entramos em contato com sentimentos mais profundos de nossa alma. No deserto ganhamos consciência de nossa total identidade em Deus, deixamos transparecer quem verdadeiramente nós somos, o que a igreja pensa que eu sou já não existe mais, estou exposto à realidade, minha identidade é revelada. Descobrimos que corremos um grande perigo de Deus não amar aquela pessoa que nós construímos, criamos, e sim aquela que Ele quer construir a partir dos desertos em que passamos. Deus se revela no deserto, mas nós também somos revelados por Ele neste mesmo lugar ou situação. O oásis tem uma aparência boa, mas pode ser lugar de acomodação, de uma sensação de paz e tranqüilidade passageira. Veja como a Igreja de Laodicéia vivia, veja os conselhos que Deus deu a esta Igreja em Apocalipse 3:14. Se você esta passando por um deserto, não importa em qual área de sua vida, saiba que Deus esta com você (Sl 23:4). Ainda que você acredite que tudo acabou, saiba que na verdade se olhar melhor verá que Deus esta te dando a oportunidade de sair deste deserto como uma nova criatura, transformada, verdadeira, fortalecida, lapidada, valorosa, valiosa, instrumento poderoso nas mãos de Deus. Portanto querido irmão (a), não precisamos ter medo dos desertos, precisamos sim apreender com eles, e que ao sairmos, possamos estar fortalecidos nesta fantástica experiência, neste fantástico desafio de aprender e conhecer mais a Deus e a nós mesmos. Que esta mensagem possa confortar seu coração e trazer esperança em sua vida!
Rev. Carlos Antonio Serafim
N
Jovens e adolescentes se unem em evento que teve como tema a evidência do corpo nos dias atuais
a atualidade, cada vez mais é notória a preocupação das pessoas com a aparência. Não poupam esforços nem dinheiro para ficarem sempre de acordo com a moda ditada pelas passarelas e pela mídia. Levando isso em conta, a Rede de células jovens, juntamente com a de adolescentes, realizou no dia 7 de fevereiro mais um Metanóia Juventude, com o tema “Corpo em Evidência”.
O debate contou com a presença do médico João Luiz Bonini Campanhã, da psicóloga Denise Tinoco, das modelos Suellen Bavia e Ludmila Fratucci e da escritora Fernanda Gôngora, que foi curada da anorexia após aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. A Palavra diz que o corpo do cristão é templo do Espírito Santo. Por isso, o exagero em cuidar e a falta de cuidado acarretam em danos para a saúde física, mental e espiritual de cada pessoa. Todos os convidados foram unânimes em afirmar que se deve ter um equilíbrio quando se fala em preocupação com a aparência, com a evidência do corpo. Tudo o que é em exagero faz mal ao ser humano. Por isso, o melhor é atentar em fazer tudo de acordo com a vontade de Deus, de uma forma que o agrade.
março | 20 0 9 | nº 5 1
Cerca de 400 pessoas compareceram ao Centro de Adoração da Igreja Presbiteriana Central para prestigiar o evento, que teve muita música, entrevista, vídeos sobre o tema, diversão e brindes. O Ministério de Louvor da igreja animou a noite e a apresentação ficou por conta do Rev. Emerson Patriota e do líder do Metanóia Teens, César França.
J O RN AL DA CE NT R A L
O objetivo principal do evento foi mostrar que o cuidado excessivo com o corpo pode acarretar em doenças como a anorexia e a bulimia. Além disso, a finalidade também foi apontar que o importante é manter o equilíbrio e a saúde.
Mariela Carraro Confira o vídeo do Metanóia Juventude www.youtube.com/watch?v=4zY81gFJ6Ao
7
T
O Triunfo da Ressurreição
antas vezes me pergunto: Por que será que Jesus precisou morrer numa cruz para me resgatar? Deus não poderia como Pai – Onisciente, saber que o sofrimento para Ele e Seu Filho seria quase insuportável? Por que Deus não pensou em outro tipo de aliança com o homem pecador? E como se isso não fosse suficiente, a Bíblia diz que nada podemos fazer por conta própria para merecermos este resgate. Necessitamos da ajuda de Cristo. Queremos ser libertos de nossa culpa e escravidão ao pecado enquanto é possível! O homem colocou o pecado no mundo através da árvore do conhecimento do bem e do mal e merecia a morte. Mas Jesus, através de outra árvore, que foi utilizada como o madeiro da cruz, sacrificou Sua vida para trazer-nos vida eterna. Esta é a vida que resultou da morte de cruz. A cruz permanece vazia, pois Jesus no glorioso terceiro dia após Sua morte ressurgiu em triunfo e glória, vencendo o poder da morte.
março | 2 0 09 | nº 51
J O R NA L D A C EN TR A L
A Páscoa não é a celebração da morte. A Páscoa celebra a nova vida de Cristo. A coroa de espinhos e a cruz são somente lembranças de que foi Jesus, nosso Salvador, quem nos resgatou.
8
A Paixão — O triunfo da ressurreição contém quatro reflexões que se complementam em um desafio final. A Paixão de Cristo – refletindo sobre as horas mais sombrias da história. Nenhum momento na História merece mais tempo de reflexão do que as horas do sofrimento de Cristo, pouco antes da Sua morte. Os anjos nos céus devem ter silenciado quando o Senhor do universo sofreu em dimensões tão imensas que são impossíveis de serem retratadas numa tela de cinema ou apresentação teatral. O que aconteceu nas sombras escuras e retorcidas das oliveiras pode levar nossos corações não somente a uma assombrosa tristeza, mas a uma vida inteira de gratidão. Os discípulos de Jesus nas trevas É importante observarmos, mais de perto, como os 12 seguidores mais próximos de Jesus se tornaram, inconscientemente, instrumentos de Satanás na sua batalha contra Jesus. Parece que Satanás tinha pelo menos dois objetivos ao agir por meio dos amigos de Jesus. Primeiro, ele queria desesperadamente convencer a Jesus que os seres humanos não eram dignos de tudo o que Ele intencionava fazer-lhes. Segundo, ele odiava tanto o Salvador que, mesmo que falhasse em cumprir sua meta, queria aumentar-lhe ainda mais a dor e a vergonha em Sua jornada até a cruz. Precisamos nos lembrar de que foi por meio da Sua morte — não por meio do sofrimento físico e psicológico que a precederam — que Jesus pagou o preço pelo pecado. Deus não foi e não é impiedoso exigindo de Jesus a Sua dor, aquela que nós merecíamos por causa dos nossos pecados. O sofrimento e a vergonha que Jesus experimentou no caminho até a Sua morte ocorreram porque Deus permitiu que o diabo fizesse o pior para maltratar
Jesus. Este fato explica a afirmação que Jesus fizera aos soldados que o prenderam no Getsêmani:“Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas” (Lucas 22:53). Porque Cristo precisou morrer? Refletindo sobre as razões bíblicas que levaram Cristo a planejar e permitir Sua própria morte. Se Jesus tivesse vivido uma vida plena e feliz será que Ele teria feito mais? Pense nas pessoas que Ele poderia ter curado, todos os ensinamentos que poderia ter dado, os problemas que poderia ter solucionado. Por que Ele estava obcecado em morrer? Por que não se defendeu num tribunal para o bem de Sua família, Seus discípulos e de todos os que o admiravam? A morte de Jesus Cristo há 2.000 anos, não foi somente um ato heróico que cativou a imaginação de alguns idealistas religiosos. Também não foi um ato de fraqueza. Se pudéssemos merecer nossa própria salvação, Cristo nunca teria morrido para nos salvar. Foi uma amorosa e corajosa missão de resgate, desafiada pela morte. Como resultado, a pessoa que confia em Jesus Cristo é restaurada em seu relacionamento com Deus. A sua relação para com o seu próprio pecado é alterada. E o seu futuro é transformado, tanto nesta vida como no porvir. Esta transformação se define em quatro conceitos básicos que mostram os resultados do que Cristo fez por nós. Eles nos pertencem ao aceitarmos a morte sacrificial e substitutiva de Cristo. Eles são: reconciliação, justificação, redenção, propiciação. Há vida após a morte? Refletindo sobre a nova vida de Jesus, e a vida eterna que agora Ele pode nos dar. Muitas pessoas são fascinadas com o que o mundo chama de “experiências de quase morte”. Muitos livros foram escritos, e o assunto é explorado em programas de TV que expõem as experiências daqueles que estiveram muito próximos da morte e relatam sobre os momentos de transição entre a vida e a morte. Algumas pessoas falam de uma libertação momentânea do corpo durante o tempo em que se encontravam numa mesa de cirurgia, enquanto a equipe médica tratava desesperadamente de revivêlas. Outras dão testemunho de graves acidentes que pareceram levá-las desta vida, momentaneamente. Paulo se dispôs a corrigir esta maneira errônea de pensar e o fez em seis etapas. Primeiro, mostrou-lhes que Jesus Cristo voltou dos mortos sim, num corpo verdadeiro (1 Coríntios 15:1-11). Segundo, explicou-lhes como é importante crer na ressurreição — que negar a ressurreição é negar toda a mensagem cristã (1 Coríntios 15.12-19,2934). Terceiro, destacou a conexão vital que há entre a ressurreição de Cristo e a garantia da ressurreição do cristão (1 Coríntios 15:20-28). Quarto, enfatizou a continuidade e a diversidade dos corpos dos cristãos ressuscitados (1 Coríntios 15:33-38). Quinto, também expôs algumas características de nossos novos corpos (1 Coríntios 15:39-49). E por último, concluiu com um grito de vitória e tocante desafio (1 Coríntios 15:50-58).
O perdão de Deus – refletindo sobre a liberdade de consciência que nos compelirá a investir o resto de nossas vidas compartilhando sobre o maravilhoso perdão de Deus. Como podemos saber que não fomos longe demais? Como podemos estar certos de que não nos tornamos imperdoáveis aos olhos de Deus? A resposta não se encontra em nossa capacidade de esquecermos ou em nossa capacidade de perdoarmos a nós mesmos, ou mesmo em nossa capacidade de nos sentirmos perdoados. A resposta se encontra no que Deus fez para carregar a dor e o castigo que nós merecemos.
Desafio final ao leitor – E se tudo isso for verdade, o que a Páscoa significa para cada um de nós? Se Jesus é Aquele que Ele reivindicou ser, se a Bíblia tem as respostas para as nossas perguntas mais importantes, se a igreja é mais do que pessoas falhas e se o Criador realmente se preocupa conosco, então agora tudo depende da nossa disposição em confiar nele. Se Jesus é Deus e se tornou carne, então sem Ele nunca saberemos o que é verdadeira alegria, verdadeiro significado ou verdadeira paz na vida. Ele é o nosso Criador e Ele está buscando um relacionamento pessoal conosco. Você já respondeu ao seu convite para uma vida eterna, perdão e paz?
A capacidade de Deus em perdoar é maior do que a nossa capacidade de esquecer. Mas o que sabemos a respeito deste perdão? O que a Bíblia nos diz? O perdão acontece automaticamente? Para todos? Sempre? Segundo a Bíblia, não! A oferta do perdão de Deus vem com condições. Embora Ele esteja pronto para perdoar qualquer pecador arrependido, Ele não os perdoa automaticamente, e Ele não é obrigado a fazê-lo. O Seu perdão não significa que podemos ignorar as leis e suas consequências naturais ou legais (Gálatas 6:7).
Ministérios RBC, editores do Nosso Andar Diário Estrato do livro “A Paixão” disponivel www.publicacoesrbc.com ou
[email protected]
Fique Sabendo em Águas de Lindóia Durante os dias 12 a 15 de março foi realizado em Águas de Lindóia (SP),
o 8º Congresso de Células. Vários líderes da Igreja Presbiteriana Central (IPC) participaram. O evento teve como preletor o indonésio Ed Lewi, pastor de uma igreja com mais de 15.000 pessoas dentro da visão celular.
As palestras de Ed Lewi ajudaram os líderes a entender que a célula deve ser realizada como parte do Reino de Deus, sendo motivada por aquele que é o Senhor. Na opinião do grupo de líderes da IPC, compreender a visão certa de célula é envolver outros aspectos da vida comunitária. A célula não deve restringir-se apenas em uma reunião onde há leitura de algum texto bíblico, mas ter pretensões maiores, tais como a evangelização, o discipulado, etc. As pregações de Ed Lewi ressaltaram bastante em levar o amor de Deus às vidas perdidas. E essa é uma das tarefas principais da célula, ou seja, agir querendo que o próximo conheça o Senhor. Isso sim é viver como Reino de Deus.
O pastor americano Randy Pope esteve ministrando no dia 21 de
março na Igreja Presbiteriana Central de Londrina para os líderes de célula, expondo o discipulado como tema de sua palestra. Pope destacou esse assunto como importante, devido ao fato da célula ter como uma de suas missões principais a evangelização, que consequentemente resulta no discipulado, no qual realmente a pessoa irá aprender mais da Palavra de Deus, firmará suas convicções e poderá congregar em alguma igreja. Segundo o pastorado da Igreja Central, a vinda de Randy Pope serviu como uma injeção de ânimo a mais nos líderes na tarefa de discipular os seus liderados. Desenvolver o discipulado individual, além ser um dos objetivos das células, permite que a pessoa tenha em quem confiar durante sua caminhada com Cristo. O pastor Randy Pope também ministrou no culto das 19 horas, no Centro de Adoração.
J O RN AL DA CE NT R A L
8º Congresso de Células
Randy Pope ministra à líderes de célula
março | 20 0 9 | nº 5 1
Líderes da IPC participam do
9
Mulher Sábia A
mulher sábia e virtuosa é aquela que edifica o seu lar, é uma jóia rara e preciosa aos olhos de Deus e por onde ela passa exala o perfume de Cristo.
ela se destaca nas mais diferentes áreas, ela é agente de transformação e tem o poder de influenciar nas mudanças e no futuro até de nosso país.
A mulher sábia é aquela que se ama e também é amada, tem plena confiança em si, ela faz o bem para agradar a Deus, é prendada, ama o que faz, administra bem o seu lar e negócios, é econômica, fala com sabedoria e ensina com amor ao educar os filhos, é elogiada por tudo que realiza.
A mulher tem o poder de romper as barreiras que a impede de se realizar e sair do aprisionamento em que se encontra e libertar-se do sofrimento, precisa dar o seu grito de vitória e modificar a sua própria história sendo uma guerreira e vencedora. Não deve ter pena de si mesma, não sendo a vítima da própria situação e sim encontrar soluções para os seus problemas.
março | 200 9 | nº 51
J O RN AL DA CE NT R A L
Nos dias atuais, ser mulher é bastante difícil, pois ela assume diferentes papéis na sociedade desde dona de casa, mãe, esposa, trabalhadora, estudante entre outros. Tem ficado sobrecarregada ao dar conta de múltiplas funções e isto ocupa muito o espaço de tempo de sua vida, podendo até sofrer emocionalmente e fisicamente adquirindo doenças psicossomáticas, tais como: estresse e depressão.
10
Com o fato de ter que sair de casa para trabalhar fora, a mulher conquistou a sua independência profissional e financeira, foi um avanço. Ela cumpre muitas vezes a função de chefe de família para sustentar o seu lar e com isso, houve ganhos, mas também perdas, principalmente de qualidade de vida. A mulher moderna deve ser sábia para ser bem sucedida na vida profissional e pessoal, deve andar sempre bonita e elegante para realçar a sua beleza, fazendo com que se sinta realizada como pessoa. A mulher deve se valorizar em todos os sentidos, pois é formadora de opinião e por ser a maioria em nossa sociedade,
A mulher deve aprender a se valorizar, se amar cada vez mais, sem precisar se preocupar em disputar o seu espaço, pois quando se tem capacidade e competência cada uma tem o seu lugar de destaque e merecido na sociedade. A mulher é linda por natureza, com tudo que Deus lhe deu. Ela é única e exclusiva e deve se aceitar com todos os seus defeitos e qualidades, viver a realidade como é, não se iludindo ou vivendo de fantasias que não condizem com o seu perfil. A mulher sábia tem capacidade para discernir e fazer as suas escolhas, não tem medo de amar, ser amada e ser feliz de verdade! “A beleza é enganosa e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.” Pv. 31.30
Ana Célia Almeida Psicóloga - CRP 08/10408
Que tal você criar o hábito da boa leitura
er é aprender, é conhecer, é abrir a mente para coisas novas e importantes. Ler é nos enriquecer com um pequeno investimento de nosso tempo e nosso dinheiro. Ler significa abrir novos horizontes, enriquecer o vocabulário, o senso crítico e a imaginação. Quem lê tem o que compartilhar, está sempre atualizado e informado. A leitura de bons livros cristãos, dentre outras coisas, nos orienta, nos ajuda na solução de problemas e liberta nossa mente de preconceitos errôneos. A leitura de bons livros escritos por homens e mulheres de Deus, iluminados pelo Espírito Santo, nos leva a crescer na fé, nos estimula a sermos melhores cristãos e verdadeiras testemunhas do amor de Cristo. Como Igreja, temos recomendado a leitura de ótimos livros, que sem dúvida alguma o ajudarão na conquista de uma fé vibrante e autêntica; ajudarão você a orar mais, ler mais a Palavra de Deus; buscar uma vida de santidade; ser cheio do Espírito Santo; crescer em vitória e ser um cristão contagiante. Que tal você começar com os livros sugeridos abaixo? AVALIE SUA VIDA - Wesley L. Duewel O Dr. Duewel, um verdadeiro homem de Deus, que tive o privilégio de conhecer pessoalmente, insiste em que o cristão avalie a qualidade de seu relacionamento com Deus. Isso ocorre através de seus ensinamentos bíblicos sobre uma vida de amor, fé, obediência, sacrifício, entrega, pureza, poder e outras virtudes cristãs. Faça um investimento em sua vida cristã e leia este livro que pode mudar inteiramente seu relacionamento com Deus.
12 PASSOS PARA UMA FÉ VITORIOSA - Pastor Jonathan Você sente que sua fé precisa ser estimulada, incendiada? Você precisa ver mudanças ocorrerem em sua vida familiar, no trabalho, relacionamentos, em sua vida cristã? Em sua 6ª edição, este “pequeno grande livro” fala das atitudes que o cristão deve ter para obter uma fé vitoriosa, uma fé que vê milagres acontecer. Jaqueline,vendo seu filhinho recém-nascido passar pelo “vale da sombra da morte” por ter contraído septicemia (infecção generalizada no sangue) internado na UTI, me pediu:“Tia, por favor, me arranje um livro que possa ajudar a estimular a minha fé e me dar conforto, neste momento tão difícil de minha vida”. Não tive a menor dúvida, imediatamente passei às suas mãos “12 Passos para uma fé vitoriosa”. Hoje, pouco mais de três semanas após, com o bebê prestes a deixar o hospital, o depoimento dela é: “Depois da Bíblia, o “12
Passos para uma fé vitoriosa” foi tudo para mim. Levou-me a exercitar a minha fé em Deus; crer que o Senhor operaria a cura em meu filhinho; a nunca pensar negativamente; a declarar palavras de fé e não murmurar; a orar mais e jejuar. Na minha situação não poderia ter nada melhor para aguçar a minha fé e ver o milagre de Deus acontecer”. Louvado seja Deus! Irmão, irmã! Você não pode deixar de ler esse livro. Adquira-o imediatamente!
ÁGUIA OU GALINHA? - Jorge Linhares A águia é uma espécie rara, que ama a tempestade, porque quanto mais forte o vento, mais alto ela voa, até mesmo acima das nuvens. A galinha, não! Ela é limitada a um quintal, é medrosa, tem visão lateral. Enfim, as diferenças entre a águia e a galinha são inúmeras. Você precisa ler este livro e analisar se você tem se portado como águia ou galinha em sua trajetória até aqui. Você se conscientizará que Deus nos fez para sermos como águias e vivermos nas alturas, na plenitude de vida que Deus nos dá. No entanto, o diabo quer nos condicionar a viver nas limitações e fronteiras de um quintal, tentando ofuscar nossa visão, tirando-nos do alvo da “liberdade para a qual Cristo nos libertou” (Gl 5:1) vivendo uma vida medíocre e sem expectativas. Esse livreto é fantástico! Posso lhe assegurar que ele vai abrir sua visão para voar os vôos mais altos que você nunca antes alçou e conquistar o projeto que Deus tem para sua vida. Também é um ótimo presentinho pra quem você deseja o melhor!
COMO VIVER ACIMA DA MEDIOCRIDADE - Charles Swindoll “Não é apenas mais um livro sobre motivação, aparentemente bom no papel. É um livro confiável e realista, cujos princípios derivam do maior best-seller de todos os tempos, a Bíblia. Seu vigor está em nos levar a rejeitar as velhas tendências de aceitar menos da vida do que merecemos. O autor reexamina nosso compromisso com os valores mais importantes da existência e ensinanos a galgar as alturas, como a águia.” Swindoll aborda a vida de homens vencedores como Calebe e Josué e outros contemporâneos nossos, considerando-os como águias. Ele afirma:“Você nunca é jovem demais, nem velho demais, se tem talento. Diga a você continuamente que a idade não tem nada a ver com os sonhos, a determinação, e a visão”.
J O R NA L D A C EN TR A L
L
?
ma rço | 2 009 | nº 5 1
Dicas de Leitura
Vanda Ferreira Professora ADQUIRA QUALQUER UM DESSES LIVROS NA LIVRARIA KAIROS
Fone 9152 9875
[email protected]
11
A
Após cada ministração, os acampantes viam a unção de Deus sendo derramada naquele local. Além disso, a principal mensagem dada pelo Rev. Giovani Eduardo foi sobre a semeadura. O que os jovens do século XXI estão semeando para o futuro? Em qual lugar estarão daqui há 10 ou 15 anos? Estarão colhendo bons frutos ou espinhos de suas vidas? “Vocês têm que ter prioridades. Se Deus não está em primeiro lugar, nenhum outro lugar vem. Tenha uma vida santa, limpa e A organização começou meses antes e foi feita pelos mentores e líderes de reta diante do Senhor”, enfatiza o Reverendo. células, com jejum e oração para que tudo fosse feito de acordo com a vontade Deus. A venda dos vales panquecas do Mister Pastel foi, mais uma vez, uma De uma maneira divertida e alegre, o “grande” Palhaço Pimposo, que também forma de arrecadar fundos para abater descontos no valor do acampamento. Ou veio de Machado, utilizou danças, coreografias e mímicas para mostrar que a Graça de Deus é o que sustenta a cada pessoa dia após dia. seja: quanto mais panquecas se vendia, menos se pagava.
março | 200 9 | nº 51
J O RN AL DA CE NT R A L
rede de células jovens realizou, de 21 a 24 de fevereiro, mais um acampamento de carnaval. Com o tema “Soldados do Reino”, o retiro aconteceu nas dependências do Acampamento Shalom e cerca de 100 jovens participaram. A ministração foi feita pelo Rev. Giovani Eduardo, pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Machado, Minas Gerais.
12
Várias novidades uniram os jovens em momentos de diversão e muita adrenalina. Tudo começou com o futsabão, seguido de um enduro que fez os participantes perderem o fôlego. No dia seguinte, os combates de Paint Ball tomaram conta da programação da tarde. Na parte da noite, a Festa Militar, na qual todos deveriam ir vestidos com roupa camuflada da marinha, exército ou aeronáutica, animou o acamp’s até altas horas.
Pode-se perceber que o saldo dos quatro dias de busca intensa de Deus foi vidas renovadas, corações quebrantados e testemunhos transformadores. Com toda a certeza, todos esses jovens vão poder dizer o mesmo que o apóstolo Paulo disse ao final de seu ministério: “Combati o bom combate; completei a carreira, guardei a fé”. Mariela Carraro
Testemunhos ue Deus abençoe a todos, e que este testemunho encoraje as mulheres que esperam por um marido e aquelas que oram pela conversão dos seus... Pois tudo posso naquele que me fortalece.
Em dezembro de 2003, após o almoço de Natal, ele começou a fazer arruaça com o carro; vim embora e o deixei para trás. Meu pai o levou, e ele não conseguia lembrar como havia chegado em casa. Após o estado vexatório perante o sogro que ele muito estima, deixou de beber, e o álcool nunca mais foi problema em nosso casamento.
Eu estava em débito com Deus e com meu marido, pois havia lhe prometido escrever há anos este testemunho, mas acredito que Deus reservou o dia de hoje para glorificar a presença dele em nossas vidas.
Hoje 03 de março completamos 9 anos de casados, onde o amor e a palavra de Deus têm sido nosso alicerce e a alegria do Senhor tem sido constante em nossas vidas. Por isso gostaria de agradecer a Deus o melhor presente que poderia ter me dado, o marido abençoado e repleto de habilidades que o Senhor me preparou.
Depois de morar muito tempo no mesmo apartamento, não conhecia meu vizinho de porta que um dia me telefonou, e após uma semana estávamos namorando. Logo no início do namoro ele que não era cristão, me convidou para ir a um show gospel e logo em seguida me convidou para ir a uma igreja, foi quando lhe disse que gostaria de conhecer a IGREJA Presbiteriana Central e aqui estamos há 10 anos. Foram 11 meses de namoro e noivado até o dia do casamento, ele bebia muito e fumava dois maços de cigarro por dia. Mesmo não suportando aquilo, casei. No dia do casamento, a perna do noivo não parava de balançar enquanto o pastor fazia a cerimônia, para poder sair e fumar. Fomos os últimos a sair da festa, pois não iríamos embora enquanto tivesse cerveja... Em março de 2000, comecei aqui as campanhas de oração. Após dois meses, em uma viagem, extremamente bêbado, meu marido jogou o cigarro fora e me disse:“Não vou fumar esta porcaria...” Diante da cena, eu, incrédula, não acreditei no poder de Deus... Escutei nitidamente o Senhor me dizendo:“Mulher de pouca fé!”. Imediatamente repreendi meu pensamento, e para honra e glória de Jesus, ele nunca mais colocou um cigarro na boca. A luta continuava, pois a bebedeira era constante; fazia as reuniões de família terminarem em discussão, além das brincadeiras de mau gosto em público; dirigiria embriagado e se julgava um bêbado cuidadoso, sem contar o desgosto de meu pai, quando via sua filha casada com um alcoólatra. Tudo isto depois de termos feito MMI (curso de casais) e firmes na igreja.
Leandro Kussima
Curso - One Para Noivos
Foi um privilégio ter participado do
curso pra noivos.
Durante os ensinos, em cada aula, meu coração sentiu sendo trabalhado por Deus, pois, tudo o que foi ministrado tem embasamento bíblico, mostrando que tudo o que um casal precisa aprender para ter uma vida feliz, está na palavra de Deus, pois, Deus tem propósitos para o casamento. Entendi a profundidade do valor que há na aliança, que o casamento é uma aliança que fazemos com Deus e o cônjuge, e este é o segredo de ter um casamento que prevalece, pois, sendo Deus prioridade na vida do casal, mesmo em tempos difíceis, o casamento sempre estará bem, pois Deus está no controle. Também, falou muito ao meu coração, a lição que tratou sobre “Completo em um”, mostrando que primeiro somos completos em Deus e ao unirmos estaremos nos tornando “uma-só-carne” que é a união estabelecida por Deus, entendi o quanto isso é profundo, o quanto Deus é soberano na vida daqueles que se colocam debaixo de sua vontade. “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. (Ec.4:12)
Rejâne Tomé da Silva
J O R NA L D A C EN TR A L
Nasci e cresci acompanhando minha mãe numa igreja evangélica, meu pai é católico. Aprendi a andar nos caminhos de Deus, discernindo o certo do errado, porém na juventude me desviei do seu caminho, e mesmo sendo filha única fui morar sozinha. Deus tem os seus propósitos e não podemos questioná-los, mas aprendermos...
Temos nossas batalhas, mas em Cristo Jesus encontramos sempre a vitória. Dia a dia o Senhor tem provado o seu amor por nós e nos prosperado. Mas estamos aprendendo, ainda, a esperar o tempo Dele para nós, e como Pai, sempre nos dará o MELHOR.
ma rço | 2 009 | nº 5 1
Q
13
escrito: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo. 17: 3).
A religião “da novela” e a Palavra de Deus
C
omo o Hinduísmo está sendo divulgado por meio de uma novela de grande audiência, é interessante refletir um pouco sobre essa religião em uma breve comparação com o Cristianismo bíblico.
março | 2 0 09 | nº 51
J O R NA L D A C EN TR A L
O Hinduísmo é a religião milenar predo-minante nos seguintes países asiáticos: Índia, Paquistão, Sri Lanka e Mianmar, nos quais tem mais de meio bilhão de adeptos. É uma religião politeísta (milhões de deuses são venerados pelos hindus). Nós sabemos que há só um Deus, como está escrito em I Coríntios 8: 5-6: “Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.”
14
As doutrinas do Hinduísmo diferem em muitos aspectos do ensino bíblico seguido pelos cristãos, embora essa religião não tenha uma doutrina “oficial” nem sacerdotes oficializados. O hinduísmo é um conglomerado de idéias, crenças, convicções e práticas que variam de povo para povo e região para região, com a idéia central de busca da divindade interior, que é a própria pessoa evoluída e liberta de seus karmas (que são as conseqüências de suas más atitudes). É impossível entender o Hinduísmo em sua totalidade, devido às suas variações e contradições. Podemos dizer que o Hinduísmo é uma procura por algo que jamais poderá ser encontrado, pois o caminho que buscam com suas práticas extremas de abnegação física, mental e principalmente com uma espiritualidade mística contemplativa, é exatamente o oposto da doutrina cristã que em João 14: 6 baliza: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” e “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm. 6:23). É bom que fique claro que nenhum conceito do Hinduísmo pode ser aceito dentro do Cristianismo. Os deuses mais populares do Hinduísmo são: Brahma, ou, o Infinito, “criador de todas as coisas”; Vishnu, o “conservador do universo”; Shiva, o destruidor; e Kali, a deusa da morte e do sexo. O “Infinito” a que se refere o Hinduísmo nada, absolutamente nada, tem a ver com o nosso Deus Todo-Poderoso, o Criador dos céus e da terra. O “espírito universal” ou a “essência” a que se refere o Hinduísmo, bem como a Teosofia, o Budismo e a Kabala, NÃO É DEUS! O verdadeiro Deus é conhecido daqueles que o amam, como está
A salvação, segundo os hindus, é interpretada como a libertação de um ciclo cármico reencarnatório, (contrário a Bíblia que diz: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo”; Hb. 9: 27) obtida não por algum salvador ou algum deus, mas pelo esforço de cada um em obter a purificação. O mergulho ritual no rio Ganges é considerado a principal via de purificação. Ao contrário da Palavra de Deus que ensina: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” ( Ef. 2: 8-9). Como a sociedade hindu é organizada em castas, ninguém pode mudar de uma casta inferior para uma superior, a não ser por meio de sucessivas reencarnações contrariando a Palavra de Deus que diz: “para com Deus não há acepção de pessoas” (Rm. 2: 11), e, “O...evangelho... é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”( Rm. 1: 16). O ciclo reencarnatório abrange cerca de oito milhões e 400 mil nascimentos em forma de plantas, animais aquáticos, insetos, aves, bois e macacos; e, cerca de 200 mil vezes nas mais diversas condições humanas. Eis porque a miséria humana é aceita com tanta indiferença nesses países e porque os animais são adorados. Segundo a crença hindu, ao matar uma mosca, por exemplo, pode-se estar “dificultando a evolução de uma alma”. A Bíblia explica em Romanos 1: 22-24 “Dizendose sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si”. Alguns seguidores dessa religião,contraditoriamente, em seus rituais praticam o sacrifício de animais, semelhante ao baixo espiritismo cultivado no Brasil. No lado oposto a Bíblia diz: “ que amá-Lo (a Deus) de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios” (Mc. 12:33).
Na próxima edição do Jornal Central, falarei a respeito da face mais conhecida do Hinduísmo: a ioga. Até lá! Pr. Silas Elizeu Filho
(43)
3324-6495
Shopping ARMAZÉM da MODA
Av. Tiradentes, 1411 loja. 06
E-mail:
[email protected]
Suplementos das melhores marcas nacionais e importados sempre com o menor preço.
fone 43
3026.3529
Rua Sergipe, 467 loja 2 centro - Londrina - Pr
www.megalifesuplementos.com.br * apresente este anúncio e ganhe descontos especiais . Exceto promoções semanais
“A honra pelo sucesso seja dada aquele que é o verdadeiro vencedor”. (Jesus)
“Deus é Fiel”
Veja nosso estoque www.renatoveiculos.com
[email protected]
Tel./Fax: (43) 3028-4488 / 3323-1001 Rua Uruguai, 308 - CEP 86010-210 Centro - Londrina - Paraná
J O RN AL DA CE NT R A L
Rua Quintino Bocaiúva, 1134
[email protected]
Veículos
março | 20 0 9 | nº 5 1
Bazzani tintas
Renato
17 s ano
15
março | 200 9 | nº 51
J O R N A L DA CE NT R A L
Confira as fotos da inauguração do CA
16