Revista Viva - Edição 89 - Novembro 2008

  • Uploaded by: Marcus Vinicius
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Revista Viva - Edição 89 - Novembro 2008 as PDF for free.

More details

  • Words: 27,647
  • Pages: 116
Sumário Matéria de Capa

43

34 cinema & dvd Rubens Ewald Filho Scarlett Johansson, a estrela do mês

36

GASTRONOMIA

Silvio Lancellotti

Rodeio, um ícone na gastronomia do país

38

VINHOS

Ricardo Castilho Dão e seu centenário

40

golfe

Durval Pedroso

Jogue independente de motivos. É bom demais!

60 light Lucília Diniz Mente magrinha

62 Motor | Conceitos

moda & beleza

26

Cristiana Arcangeli Cheiro de Réveillon

64

Esporte

Milton Neves

Massa é esperança para a próxima temporada

73

qualidade de vida

Decoração

32

16 Clipping 30 Saúde 66 Turismo 86 Estilo 92 Roteiro

Roberto Shinyashiki A arte da convivência

75

pais & filhos

Içami Tiba

O lar é a alma da família

77 corpo & equilíbrio

Nuno Cobra

Treine com consciência

carta ao

leitor Responda rápido: o que a sua casa representa na sua vida? É seu porto seguro? O melhor lugar do mundo? Sua maior conquista? Palco dos seus melhores momentos em família? Talvez até tudo isso junto... É por essas e outras que trazemos este mês o já tradicional “Especial Mercado Imobiliário”. Nele, um de nossos colaboradores, o jornalista Cauê Rigamonti, foi esmiuçar as melhores oportunidades no setor, que continua a todo vapor. Além disso, você irá encontrar todas as novidades, lançamentos em primeira mão e depoimentos de pessoas que acabam de comprar seu apartamento, sua casa, seu terreno ou seu prédio comercial, bem como as melhores dicas de investimento nesse mercado tão sólido e em constante crescimento. Aproveitando o gancho de final de ano, pensamos também em quem ainda não planejou sua viagem de fim de ano. Não importa se foi pela correria, pela falta de opções ou qualquer outra razão. Desta vez, com o roteiro que preparamos - viagens com o dólar congelado - não tem desculpa. É fazer as malas e aproveitar! Bom, aqui estamos em mais uma edição de novembro. Falta muito pouco para o Natal e é hora daquele velho balanço em nossas vidas. Pesar nossas prioridades, estar mais presente na vida de quem amamos e terminar nossas pendências. É hora de passear e curtir. Por isso, não deixe de dar uma olhada em nosso também tradicional Guia de Gastronomia & Cia com os melhores estabelecimentos da região. Quem sabe você não vá comemorar em um desses lugares a aquisição de sua nova casa? Torcemos por isso. Um grande abraço e até a próxima Rosana Aragon

Tiragem

45.000 exemplares confirmada por

Distribuição Alphaville - Tamboré condomínios (9.309 exemplares) edifícios residenciais e comerciais (7.172 exemplares) centros comerciais (6.721 exemplares)

Aldeia da Serra condomínios (2.266 exemplares) centros comerciais (249 exemplares)

Granja Viana e Cotia condomínios (10.551 exemplares) centros comerciais (872 exemplares)

Marginal Pedagiada Rod. Castello Branco / Alphaville (4.000 exemplares) Mailing da Revista

(4.860 exemplares)

para anunciar

(11) 2132-7000 Calçada das Palmas, 20 - 1º andar Centro Comercial de Alphaville - Barueri - SP CEP: 06453-000 - [email protected] www.vivasaopaulo.com.br A revista Viva é uma publicação mensal da Projeto Editora. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Os preços de produtos e serviços divulgados nesta edição foram informados pelos fabricantes ou fornecedores e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

expediente DIRETORES EXECUTIVOS: Alfredo Cônsolo Junior - Comercial - [email protected] | Rosana Aragon de Oliveira - Editorial - editorial@vivasaopaulo. com.br | EXECUTIVOS DE CONTA: Andréa Amaral, Mariane Haddad, Raymundo Araújo e Rita Alckmin | ASSISTENTES COMERCIAIS: Danielle Calamita e Patrícia Fleming | ARTICULISTAS: Cauê Rigamonti, Cristiana Arcangeli, Durval Pedroso, Içami Tiba, Lucília Diniz, Milton Neves, Nuno Cobra, Ricardo Castilho, Roberto Shinyashiki, Rubens Ewald Filho e Silvio Lancellotti | DESIGNERS GRÁFICOS: Giselle Moreno Alves e Marcus Vinicius da Silva | EDITORA: Priscilla Zamarioni | JORNALISTAS: Haydée Maciel e Soraia Sene | COLABORADORA NA GRANJA VIANA: Rose de Almeida| REVISOR: Eduardo Chianca | JORNALISTA RESPONSÁVEL: Soraia Sene - MTB. 28.389 | ADMINISTRATIVO: Fernanda Matos e Rita Paes Reis | FOTÓGRAFO: Fábio Hurpia e Henrique Vilella | PROJETO GRÁFICO: Projeto Editora |IMPRESSÃO: Plural Editora e Gráfica | DISTRIBUIÇÃO: JC Express

CLIPPING

TEXTO: haydée maciel

Inaugurações Ana Cláudia Lepri e Ingrid Pacheco, moradoras da região, receberam convidados no dia 21/10 na festa de inauguração do salão Lash Hair Design, em Alphaville. Um dos diferenciais do Lash é trabalhar com esmaltes Chanel, M.A.C e Dior e ter na equipe a maquiadora Helen Campos, que há três anos consecutivos faz o SPFW, e utiliza somente produtos M.A.C. 1. Ana Cláudia e Ingrid com Gianluca Donnini, da empresa de alongamento de cabelo Giambertoni, e o cabeleireiro italiano Rino Farano, que trabalha no salão de quarta a sábado. Farano é tricampeão mundial de cortes, considerado o melhor cabeleireiro do mundo, tendo como clientes Sophia Loren e Roberto Cavalli. 2. Também prestigiaram o evento Márcia Guerra; Zuleide Cazak; Maria Júlia Gema da Cunha; Amélia Ciocia; Zuleica Quicholli; Sueli Adorni e Fátima Salles.

01

3. No dia 21/10 foi inaugurada a Le Tahi, loja de roupas e acessórios femininos, no Shopping Flamingo. Na foto, Carol Mollianni, designer de jóias; Juliana Caldeira Michelotti, proprietária da loja; e Priscila Gomide, estilista.

02

4. Em 28/10, Renata Borges da Costa, proprietária da Camisaria Nacional, na foto com Marcelo Tadeu, estilista e dono da marca que se dedica exclusivamente à camisaria de alta qualidade, recebeu convidados e amigos para a inauguração de sua loja, no Shopping Tamboré.

03

5. A tradicional marca de bolsas Santa Marinella, que ampliou seu mix de produtos com calçados e carteiras, abriu uma loja no Centro Comercial Alpha Conde. Na foto, Andréa Grohmann, assistente de marketing, e Rita Narezzi, vendedora. 6. Em outubro, Kléber George Rossi e Antônio Aparecido de Souza, o Toninho, inauguraram o restaurante Villa Olívia Buffet Grill & Cia., que fica na Al. Araguaia.

04

05

06

Aniversários

07

08

Foto: Divulgação

7. No dia 14/10, Inez Lagos Taques da Costa (de vestido rosa), moradora do Tamboré, recebeu suas amigas para um almoço no restaurante Gabriel, em São Paulo. Entre as convidadas estavam Adriana Ambrosi; Mônica Klepacz; Sônia Ferrari; Rosa Peliciari; Luci Clemant; Mônica Ribas e Denise Ribeiro. 8. Júlia Fuzari, moradora de Alphaville, comemorou seus 14 anos em 31/10 no restaurante Shimo - Peruano, em São Paulo, com sua família e amigos.

Encontro

09

16

9. No dia 31/10, os diretores setoriais da Acib - Associação Comercial e Industrial de Barueri - se reuniram com o secretário Ricardo Nemer, da Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, em Alphaville, para discutir parceria com a prefeitura na criação dos APLs - Arranjos Produtivos Locais. Na foto, à esq., Deni Cunha, presidente da Acib; Alfredo Cônsolo Júnior, diretor da revista Viva e diretor setorial de serviços; Mauro Monteiro, da área de novos negócios da associação; e, à dir., Pedro Silveira, de Comércio; Ricardo e Clemens Fein, de Indústria.

Revista Viva | Novembro 2008

CLIPPING Beneficente 1. No dia 31/10 aconteceu a apresentação do espetáculo de dança-teatro “Peter Pan”, dirigido por Leonor Buck (no centro da foto), no Teatro Municipal de Barueri, com elenco infanto-juvenil, formado por moradores dos condomínios Tamboré 5 e 6, e São Paulo II. O evento arrecadou cerca de 400 livros e brinquedos que serão doados ao Instituto Seiva, de São Paulo. 2. A Escola Morumbi e a Associação Ajude, formada por pais e mães do colégio, realizou, no dia 28/10, um chá e bazar em prol do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, no ATC - Alphaville Tênis Clube, que apoiou o evento. Na foto, Solange de Andrade, da escola Morumbi; Tereza Brasil, voluntária da associação; Regina Iervolino, esposa do presidente do ATC; Lú Alckmin, esposa do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin; Ângela Fernandes, primeira-dama de Santana de Parnaíba; Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri; e Alessandra Nogueira, esposa do prefeito recém-eleito Silvinho Peccioli.

01

3. O Voluntariado Pentágono Alphaville, do Colégio Pentágono, realizou, no dia 24/10, o Pizza Fashion, com desfile de moda acompanhado de rodízio de pizza. Na foto, Sandra Cabral; Maria Leocádia Campos e Maria Angélica Teixeira, do Voluntariado; Wanderley Camacho, diretor de eventos da escola; Cybele Bennesby e Maria Aparecida Bandini, do Voluntariado, e Gracia Klein, diretora da unidade. A renda foi destinada a instituições carentes situadas na cidade de Santana de Parnaíba.

02

4. O Governador do Distrito 4610, do Rotary Internacional, Amilton Medeiros Silva e sua esposa Helenice, visitaram, no dia 23/10, o Parque Tereza Maia, na Granja Viana, onde plantou uma muda de pau-brasil, e a Comunidade do Jardim Nova Cotia. À noite, o Presidente do Rotary Granja Viana, José Roberto Baraúna, ofereceu um jantar no restaurante Emília Romagna ao casal rotariano.

03

Escolas 5. A Escola Chácara realizou, em 31/10, uma Audição Musical, no Cine Teatro Coronel Raymundo, em Santana de Parnaíba. O evento contou com a participação de 100 alunos da Educação Infantil, entre eles Beatriz Araújo Bispo e Laura Salles, na foto com Rita Charneca, diretora da escola; Jaidete de Melo, professora de música; e Giovana Mirza, coordenadora pedagógica.

18

05

06

07

6. José Cássio Soares Hungria, pró-reitor de Desenvolvimento e Relações Comunitárias do Unifieo, recebeu o título de Membro Honorário da Comunidade Húngara, atribuído por Miklós Deák, Cônsul Geral da Hungria. A cerimônia ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 23/10, Dia da Hungria. Na foto, Gyula Misi, cônsul da Hungria, e o pró-reitor.

Foto: Divulgação Fieb

Foto: Divulgação Unifieo

04

7. No dia 22/10 o Teatro Municipal de Barueri sediou o lançamento da 2a edição do livro “Nave Mãe”, agora com o título “Nave Mãe, os controladores ligaram o piloto automático?”, escrito por 85 autores-alunos da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) - Unidade Maria Theodora Pedreira de Freitas. Na foto, a superintendente Neide José. Revista Viva | Novembro 2008

CLIPPING Aconteceu

01

1. Em 22/10 ocorreu o lançamento do CEA II - Centro Empresarial Araguaia, no estande de vendas do empreendimento comercial, localizado em Alphaville/ Tamboré, quando os convidados puderam conhecer os modelos decorados. Na foto, Cléber Hentz e Samuel Trevisam, ambos da Construtora Masa; André Bueno, diretor de marketing da Ideal Empreendimentos; e João Finotti, gerente comercial da Construtora Masa. 2. Erlon Mendez, arquiteto responsável pelo decorado no estande de vendas

02

3. Fernando Giordan (à dir. da foto), proprietário da empresa de materiais para construção Grupo D’Água, Alphaville, recebeu, no dia 30/10, convidados para comemorar a nova fachada da loja. Élcio Galdi, gerente comercial, e René Giordan, também diretor do Grupo.

03

4. Cristiane Hasselmann e Elis Mello, proprietárias da Posh, loja de calçados, bolsas, roupas e bijoux, receberam clientes e amigos, em 23/10, no Shopping Flamingo, em Alphaville, quando apresentaram os modelos da grife de Silvana Bedran (no centro da foto).

04

05

07

No dia 29/10, o projeto-conceito do edifício Pravda, da Goincorp Incorporações e Empreendimentos Imobiliários, patrocinadora do evento, foi apresentado aos médicos de Alphaville e região, no Centro de Eventos Rio Negro. A noite foi marcada pela palestra “Segredos do Marketing na Medicina”, ministrada pela dermatologista Ligia Kogos. A equipe da Oficina da Fórmula organizou o evento, que também contou com o patrocínio da concessionária Hville, do restaurante Kyoto e da loja Alberflex Alphaville. 5. Henry Go, presidente da Goincorp, e Ligia entre Andréia Manzaro, proprietária, e Paula Arteze, representante comercial, ambas da Oficina da Fórmula. 6. O casal de médicos Gilcy e Marcelo Kuwakino 7. Os especialistas Lilian e Adilson Zaboto ; Antônio de Almeida Neto e Hélio Lanna 8. Os médicos Gustavo Alonso; Edson Pereira; Milton Valente; e Antônio Domênico Sartori, corretor da Goincorp

06

08

9. A academia Dance Studio Alphaville apresentou, no dia 1/11, o espetáculo “A Busca”, no Teatro Municipal de Barueri. Na foto, Patrícia Da Dalto, professora; Juliana Miragaia e Thaís Féria, diretoras; e Andressa Rodrigues, Alex Maranhão e Gabriela Eustáquio, professores. 10. Elizete Garcia, técnica nacional da empresa de cosméticos Extratos da Terra, realizou, no dia 26/10, a palestra “A Beleza em qualquer idade”, na feira Só Para Mulheres, no Anhembi, em São Paulo. Na foto, as distribuidoras Ana Carolina da Costa, de Alphaville e Zona Oeste; Elizete e Andréa de Lima, da região do ABC.

10

20

11

Foto: Miriam Vaz

09

11. Barueri sediou o Evolution Fight Show - Mixed Martial Arts (MMA), no Ginásio de Esportes José Corrêa, em agosto. Além de participar das lutas, os atletas doaram sangue para o hospital local. O torneio teve a parceria da Prefeitura de Barueri e da Confederação Brasileira de Vale Tudo e Thai Boxing, e apoio da revista Viva. Na foto, luta final entre Rafael Silva e Udi Lima. Revista Viva | Novembro 2008

CLIPPING Aconteceu 1. A equipe do Espaço Gourmet Blue Ville realizou em Alphaville, dia 6/11, o curso “Risotos e Vinhos”, ministrado pelo chef Felipe Cilli, do Mercado Municipal de São Paulo e com o apoio da revista Viva. Além de aprenderem a preparar a iguaria, os participantes degustaram os risotos, harmonizados com vinhos. Salvador Pellegrino e Sueli Pellegrini, proprietários da concessionária Ricavel, lançaram, com um coquetel, o Captiva, novo carro da marca Chevrolet. 2. Sueli e o vendedor Javier Gosalbez Romão Filho 3. Salvador e Rodrigo Rumi, gerente de marketing da GM

01

03

04

05

06

Foto: Divulgação Uniorto

Foto: Divulgação Libra

02

4. Em 18/10 aconteceu a sessão especial da 32a Mostra Internacional de São Paulo do filme “Feliz Natal”, no Shopping Frei Caneca. Na foto, Wilson Feitosa, diretorgeral da Europa Filmes, co-produtora e distribuidora do filme; Vânia Catani, produtora; e Selton Mello, que dirigiu, escreveu o roteiro, produziu e montou o filme. 5. Foi realizado no mês de setembro, a posse da presidente Neusa Venturini Antunes (à dir. na foto) da LIBRA Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil -, de Barueri e Santana de Parnaíba. Na foto, com as presidentes da LIBRA, de Honra do Brasil e fundadora Guiomar Milan Sartori Oricchio; e Marta Lívia Suplicy, da Liga de São Paulo. 6. A Uniorto de Alphaville, membro da Anpes - Associação Nacional dos Parceiros para a Excelência na Saúde - participou, em 18/10, da Feira de Ciências da escola Mackenzie onde comemorou o Dia da Saúde Bucal. 7. No dia 7/11, a Goincorp Incorporações e Empreendimentos Imobiliários promoveu uma confraternização com amigos, corretores e parceiros no Edifício Personal, em Alphaville. Esta foi mais uma ação de lançamento do edifício Pravda. Na foto, Maurício e Adelmo Fioranelli; Henry Go; e Jorge Pujol. 8. A advogada Enaura e seu marido Pedro Rossi; com Henry Go, Diretor Presidente da Goincorp

07

Prefeituras Rubens Furlan (foto 9), prefeito reeleito de Barueri, e sua esposa Sônia (foto 10), coordenadora do Barueri Sou do Bem, lideraram, no dia 3/11, uma caravana para doar sangue na Fundação Pró-Sangue, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A intenção é mobilizar a cidade a ajudar hemocentros públicos da capital paulista.

11

22

09

10

12

Foto: Divulgação Prefeitura de Cotia

08

11. O Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba realizou, em 7/11, o tradicional Baile da Cidade, em comemoração aos 428 anos do município. O prefeito Benedito Fernandes e a primeira-dama Ângela Fernandes, e o prefeito eleito Silvinho Peccioli e sua esposa, Alessandra Nogueira, receberam os convidados no Clube Atlético Santa Ana. 12. 92 novos guardas municipais de Cotia, em 16/10, se incorporaram ao batalhão. A formatura, na Secretaria de Educação, contou com familiares e autoridades. O prefeito Quinzinho Pedroso relembrou a história da Guarda Civil. Na foto, o comandante Cilso e os novos guardas. Revista Viva | Novembro 2008

noite gastronômica TEXTO: haydée maciel

01

02

A revista Viva e o Pão de Açúcar Alphaville Residencial realizaram o evento no dia 30/10, no espaço Gourmet da loja, organizado por Edinal Ribeiro das Neves, gerente da loja e sua equipe. Os alimentos orgânicos foram o tema da noite. Profissionais das empresas Native, Korin e Cultivar Orgânicos deram palestras sobre o assunto, na qual abordaram definições e conceitos, açúcar e frango orgânicos, entre outros itens. Todos os pratos servidos utilizavam produtos orgânicos, como a salada de quinua real e o penne ao molho ao sugo acompanhado de filé mignon recheado com tofu e coberto com uma casca de quinua real crocante. As receitas foram harmonizadas com vinhos orgânicos. De sobremesa, banana flambada com sorvete de coco com soja, todos também orgânicos. No final, foi servido café da Cia. Orgânica. O evento teve apoio de Baronia, Friboi, Pão do Céu, Ecobras, Fiori di Zucca, Econatura, Cultivar, Salvaterra, La Gracerie e Magnum.

03

04

05

06

08

11

15

24

07

09

10

12

16

13

14

17

18 Revista Viva | Novembro 2008

19

20

21

22 1. Robson Castor, Gilson Araújo e Sílvio Welington | 2. Silvana Molina Fernandes, Celso Loyo, José Carlos de Moura Lima, Reginaldo Morikawa, Jair Alves e Jackeline Taglieta | 3. Edinal Ribeiro das Neves, Fátima Alves e Fábio de Souza José | 4. Diretores da Associação das Imobiliárias de Alphaville: Maria Amélia Meneguetti, Marina Pereira, Fátima Garcia, Luiz Adilson Grotti, Décio Queiroz, e Marcos Zanfolim| 5. Roseli Micheletti, Osvaldo Juliano, Rita Nemer Ribeiro e Virgílio José Ribeiro | 6. Alfredo Consolo Junior; da Viva; Ricardo e Rosely Defendi, Maria Rosa Gomes e Daniela Defendi | 7. Rosana e Plínio Leite, Cecília e Adauto Maduro | 8. Carlos Eduardo Carbone, João Finotti e Ivan Censoni | 9. Paulo Heise, Paulo e Jô Schmitt, e Carla Giordan Geraldi | 10. Maria Aparecida Loiola, Luís Wagner Trafani, Vera Regina Ramos Soares e Abílio Sacramento | 11. Beto e Sandra Helena Koshino | 12. Silmar e Luciane Fernandes, Glauco Martins e Vandira Lorenção| 13. Júlio e Márcia Nicolau, Marcos e Nélia Zanfolim | 14. Fátima e Aroldo Garcia, e Maria Amélia e Paulo Meneguetti |15. Vanda Jorge, Maria Inês e Gabriel Alexandrino Alves | 16. Rosane Zaidan, Eliana e Anna Beatriz Rossi, e Gilberto Anaya | 17. Sara Nunes, Mário Duarte e Eliane Santana | 18. Alan Iseppe e Priscila , Sandra e Luiz Adilson Grotti | 19. Andréa Almeida Cruz, Marcelo Henrique Azevedo, Francisca Sousa e Silva e Valsir José Vasconcelos | 20. Edi Belmonte, Andréa Amaral, Danielle Calamita e Enéas Giorgi | 21. Diamantino dos Santos Júnior, Helena e as filhas Lizandra e Juliana | 22. Jorge Castilho Pujol, Lucinéa Regiane Castilho, Silvia e Henry Go

Revista Viva | Novembro 2008

25

motor | conceitos TEXTO: priscilla zamarioni | fotos: divulgação

Eles unem economia, design e são ecologicamente corretos

Citroën

Cactus Compacto, minimalista e ecologicamente correto, o modelo ganhou este nome por conta da planta que vive em lugares bem secos e consome pouca água. A intenção é que o automóvel possa minimizar o impacto na natureza - não só pela redução de materiais usados na sua fabricação, como no seu consumo. O C-Cactus ainda é conceito, mas a marca francesa garante que está muito interessada em fabricá-lo.

E caso saia da prancheta, além dos detalhes internos que mostram a preocupação “verde”, terá motor 1.0 de três cilindros com uma combinação híbrida de motor elétrico (recarregável em trajetos curtos) e à combustão, o chamado HYmotion2. Qual a vantagem? Além dos baixíssimos níveis de poluição, comparados a um modelo tradicional, o pequenino faria mais de 30 km por litro.

26

Revista Viva | Novembro 2008

DodgeZEO CONCEPT



Não se deixe levar pela impo-

km, o que trocando em miúdos, garante

nência do modelo, que mais parece aque-

uma viagem razoável sem a necessidade

las máquinas que “bebem” adoidado e

de troca. Mas não é só a proposta ecologi-

poluem mais ainda. A sigla Zeo significa

camente correta que encanta. O modelo

“Zero Emission Operation”, ou operação

possui quatro portas-tesoura (as da parte

com zero de emissão. Totalmente elétri-

de trás abrem ao contrário), painel de

co, suas baterias têm autonomia de 400

instrumentos digital, rodonas aro 23” e volante de dois raios para melhor acionamento do airbag.

Se você suspirou pelo modelo,

comece as orações. Por enquanto, não há muitas evidências do Zeo deixar de ser um conceito. Mas como esperança é a última que morre e a tendência de automóveis nesse segmento é cada vez mais latente, quem sabe um dia...

Revista Viva | Novembro 2008

27

saúde TEXTO: soraia sene

Gelatina, a sobremesa do bem Calma, coração! “A saúde

cardíaca dos

ansiosos e dos obsessivos parece ser

mais frágil”, é o que revela um estudo de cerca de 20 anos de duração envolvendo mais de 1.400

homens, na Ingla-

terra. Um questionário, orientado por Andy Haines, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, permitiu aos pesquisadores avaliar a escala de proble-

mas psicológicos. Participantes que morreram de ataque do coração marcaram mais pontos nos quesitos hábitos obsessivos e sintomas de ansiedade.

Soja multiuso Está comprovado que a soja é uma das fontes vegetais com melhor potencial de uso na alimentação humana. Além do alto teor de proteínas, evita doenças crônico-degenerativas, reduz e controla os níveis do colesterol, previne vários tipos de câncer e ameniza os sintomas da menopausa. Confira algumas variações feitas com o grão e bom apetite! Tofu (queijo de soja): rico em proteínas, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. Farinha de soja (kinako): obtida a partir do grão torrado e triturado. Pode ser usada para substituir até 1/3 da farinha de trigo comum em bolos e tortas. Gérmen de soja: é o embrião, a parte da semente que vai se transformar na planta e que concentra o maior teor de isoflavonas, cerca de 80%. Leite de soja ou extrato hidrossolúvel: não possui lactose e tem teor de gordura de apenas 2%. É obtido após o cozimento dos grãos em água, trituração e separação das fases líquidas (extrato) da sólida (Okara). Molho de soja (shoyu): produzido a partir da soja fermentada. Possui aminoácidos livres, minerais, vitaminas do complexo B e ácido glutâmico. Pasta de soja (missô): feita a partir de grãos fermentados combinados com outros grãos, como arroz e cevada, além de sal marinho, é rica em proteínas, vitamina B-12, aminoácidos essenciais, cálcio e ferro. Apresenta altos níveis de isoflavonas bioativas, baixo teor de gorduras e de calorias e pode ser usada para temperar sopas, cereais, legumes, vegetais, carnes, peixes e frutos do mar. Proteína vegetal texturizada (PVT, PTS ou “carne” de soja): obtida a partir da farinha de soja desengordurada, tem elevado teor de proteínas (aproximadamente 50%). Soja in natura: os grãos podem ser consumidos como feijão cozido e temperado e na forma de saladas incrementadas, além de assado como amendoim para aperitivo. Uma dica: antes de colocar os grãos de molho à noite, faça choque térmico. Ficam macios.

A gelatina é uma verdadeira aliada para quem busca beleza e saúde. Barata e de preparo simples, é composta por nove dos 10 aminoácidos essenciais ao organismo, e estimula a renovação do colágeno - substância responsável pela manutenção dos tendões, cartilagem, pele, unhas e cabelo. Além disso, por ser composta de 0% de gordura e 15% de água, é uma aliada de quem deseja perder uns quilinhos extras. Pode ser consumida em pó ou em cápsulas. Consuma com moderação! Apesar de tantas vantagens, a ingestão exagerada do alimento pode afetar o sistema imunológico, pois causa uma produção exagerada de aminoácidos. O ideal é consumir uma porção (potinho) por dia. Além disso, a popular gelatina de caixinha ou industrializada deve ser esquecida. Ela apresenta uma elevada concentração de corante em sua composição. Porém, algumas marcas estão investindo em produtos sem corantes e com polpa de frutas, como as da linha “Minha Gelatina”, da Dr. Oetker. Mesmo assim, a melhor forma de se preparar a sobremesa é com sucos de fruta natural. Gelatina Vegetal Ingredientes: ½ litro de suco de fruta ou água; 4g de pó ágar-ágar ou 1 envelope de gelatina sem sabor. Modo de preparo: - Com água Coloque o pó de agár-agár ou de gelatina sem sabor numa panela com água e o dilua com uma colher de pau. Em seguida, coloque a panela no fogo. Deixe aquecer, sempre mexendo, até a água ferver. Quando a mistura levantar fervura, desligue o fogo e deixe a gelatina endurecer. - Com suco de fruta Misture o pó com suco de fruta, bata no liquidificador e leve à geladeira por 8 a 12 horas. Você sabia? • A gelatina é extraída da pele das cartilagens e dos ossos bovinos. • Para obter benefícios ainda maiores, escolha a gelatina vegetal, encontrada em lojas de suplementos ou de produtos naturais. • A gelatina vegetal provém da ágar-ágar, uma substância originada nas algas marinhas. É mais saudável e rica em sais minerais.

Fonte: Embrapa Soja

Revista Viva | Novembro 2008

PUBLIEDITORIAL

29

CASA & DECORAÇÃO TEXTO: priscilla zamarioni por Leila Galiano Designer de Interiores

Antes

Foto: Ricardo de Sá

Depois

Pronta para receber

Contato Leila Galiano Tel.: (11) 4688-1325 | 9118-0808 www.lunare.com.br | [email protected]

Ficha Técnica Tempo de execução da obra: 4 meses Tamanho da área: 5m2 x 3,60m2

32

Uma sala de jantar moderna e sofisticada, ideal para acolher confortavelmente os amigos. A missão da designer de interiores Leila Galiano foi criar um ambiente com esses predicados, e que fosse ainda independente, mas sem destoar do living. A solução foi criar uma porta de correr laqueada, adornada por um revestimento de canjiquinha de mármore. Aconchegante, a cor eleita para a parede foi um achocolatado claro, sendo que os espelhos bisotados garantiram a amplitude do local. Como solicitado, a mesa retangular de carvalho com vidro preto laminado ganhou oito cadeiras. Já o bufê, do mesmo material, ficou mais alto graças a um aparador de vidro laminado preto que foi sustentado por cerca

de seis alongadores de aço. O piso em madeira clara e as tabeiras em crema marfil definiram toda a área social. Na iluminação foram usados embutidos para destacar objetos e pontuar detalhes, além de um imponente lustre de cristal central. Objetos de cristal, murano, prata e delicadas orquídeas completam a decoração. Serviço Differenza Revestimentos. Tel.: (11) 5533-1141 Brentwood (D&D). Tel.: (11) 5507-3172 Avanti (Gabriel M. da Silva). Tel.: (11) 3088-5200 Claudio Montagnolla. Tel.: (11) 9129-3792 Lunare. Tel.: (11) 4688-1324 Scatto (Gabriel M. da Silva). Tel.: (11) 3061-2262 Objetos decorativos: acervo do cliente.

Revista Viva | Novembro 2008

CINEMA & DVD por Rubens Ewald Filho Jornalista, crítico de cinema e escritor

Scarlett Johansson, a estrela do mês Multimídia, a atriz divide seu tempo entre ser cantora, modelo e ativista política

Você sabia? A atriz se lançou recentemente como cantora. Gravou o álbum “Anywhere I Lay My Head”, com versões cover das músicas de Tom Waits e participação de David Bowie; Em 2006, com apenas 21 anos, foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista americana “Esquire”; A atriz irá apresentar o show em homenagem ao vencedor do prêmio Nobel da Paz 2008, o ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari. A apresentação será realizada em 11 de dezembro e ela foi escolhida pelos organizadores por sua “influência e compaixão”, que contribuirão para difundir a mensagem global do prêmio; Seu nome é uma homenagem à protagonista do longa “E o Vento Levou”, Scarlett O’Hara.

34

Nos cinemas

Ele não está tão a fim de você (Comédia Romântica) Gigi (Ginnifer Goodwin) está saindo com Connor (Kevin Connolly), namorado de Anna (Scarlett Johansson), que gosta de Ben (Bradley Cooper), que é casado com Janine (Jennifer Connelly), que trabalha com Gigi. Em cartaz.

Rede de mentiras (Suspense) Ed Hoffman (Russew Crowe) é uma autoridade da CIA que coordena uma ação de busca contra o suposto líder da Al Qaeda. Um dos membros de sua equipe é Roger Ferris (Leonardo Di Caprio), um jornalista que acaba virando agente da CIA. Estréia prevista para 28/11.

Queime depois de ler (Comédia) O longa dos irmãos Joel e Ethan Coen conta a história de um exagente da CIA (John Malkovich) que está escrevendo um livro, mas perde o disco com suas anotações, encontradas por um paspalhão (Brad Pitt), que resolve chantagear o agente. Estréia prevista para 28/11.

À prova de morte (Ação) O thriller, dirigido por Quentin Tarantino, é estrelado por Kurt Russell, que vive Stuntman Mike, um dublê inquieto e temperamental que tem um carro indestrutível e sai pelas estradas americanas perseguindo três amigas em busca de diversão pelas boates do Texas. Estréia prevista para 5/12.

Fotos: Divulgação

Não é nada mal se tornar a musa de Woody Allen, garantindo um espaço na imprensa e tomando o lugar prestigioso que foi de Diane Keaton e Mia Farrow no passado. Afinal, a moça tem apenas 24 anos (completados este mês de novembro, dia 22) e uma carreira consagrada por quatro indicações ao Globo de Ouro por “Ponto Final - Match Point” (2005), de Woody Allen; “Uma Canção de Amor para Bobby Long” (2004), com John Travolta; “A Moça com o Brinco de Pérola” (2003) e “Encontros e Desencontros”, do mesmo ano. O que pouca gente lembra é que Scarlett se casou recentemente com o galã Ryan Reynolds (“Apenas Amigos”, “Blade”; “Trinity” e a comédia “Van Wilder”) e que a bela foi atriz infantil e começou muito jovem, em 94, com “O Anjo da Guarda”. Foi vista assim em filmes como “Meninas de Ninguém” (1996), “Esqueceram de Mim 3” (1997), “O Encantador de Cavalos” (1998), “Pig - Uma Aventura Animal” (1999) e “O Homem Que Não Estava Lá” (2001). Foi mesmo Sofia Coppola que a lançou como estrela, no simpático “Encontros e Desencontros”, filme que contracenou com Bill Murray. Seu tipo exótico vem da mãe, que é de origem polonesa, e do pai, dinamarquês. Sua irmã mais velha, Vanessa Johansson, é atriz e também é ator o irmão gêmeo de Scarlett, Hunter. Engajada politicamente, apóia publicamente Barack Obama.

Veja os trailers dos filmes na Revista Eletrônica no site www.vivasaopaulo.com.br

GASTRONOMIA por Silvio Lancellotti

Rodeio, um ícone na gastronomia do país O restaurante completa meio século de cozinha impecável, cheio de histórias para contar Orgulhosamente e comovidamente, tenho eu de Rodeio tantas décadas quanto o restaurante acaba de completar na sua bela aventura - cinco, desde a sua inauguração, em 31 de outubro de 1958. Então, os manos Mauro e Olavo Meirelles, provenientes de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde mantinham uma churrascaria, decidiram se instalar na Capital. Edoardo, meu pai, nascera em Ribeirão. E, assim que soube da novidade, visitou o lugar com este seu pimpolho. Nessa época, mais exatamente aos meus 14 anos de idade, eu preferia os pescados e os frutos do mar. Mas, desde essa visita, eu adorei e acabei virando “vampiro”. Logo, os Meirelles venderam meta-

Sala de espera e bar

36

Fotos: Divulgação

Jornalista, chef de cozinha e escritor

Salão do restaurante

de do Rodeio a um amigo, o inefável Nestor Macedo, personagem crucial nos negócios e na cultura da cidade. E, em 1960, Macedo se tornou o seu proprietário único, com o apoio de seus dois filhos, Fernando e Roberto - este, também um craque no futebol das sociais do Tricolor, um zagueiro impecável nas divididas e nas saídas de bola, a ponto de merecer o apelido de Veludo. Daí, no decorrer do tempo, passei eu a levar o meu babbo ao Rodeio. Lá, sob o comando de Mino Carta, reunia-se a turma dos fechamentos da revista “Veja”. E depois de “Veja”, com o saudosíssimo Livio Rangan, eu almocei e jantei nos meus idos de Gang Publicidade. Lá também participei, testemunha ocular, de

dois episódios absolutamente sensacionais. Certa noite, me sentava a uma mesa com alguns colegas de ofício - no grupo, outro saudosíssimo, o gaúcho Tarso de Castro (1941-1991), leia-se “Folha”, “Folhetim” e “O Pasquim”. O Tarso se habituara a pendurar todas as suas despesas nos bares e nos comedouros que freqüentava. Mas, naquela data, o maître Cecílio lhe apresentou um universo de contas atrasadas. Eis o diálogo, extraordinário, inesquecível, que eu presenciei, entre ele e o Cecílio: - Eu devo tudo isso? - Sim, senhor Tarso... - Tudo isso, mesmo? - Sim, senhor Tarso... - E eu assinei essas notas de despesas?

Entrada

Revista Viva | Novembro 2008

Arroz Biro-biro e Palmito assado Arroz Biro-biro Ingredientes: 200g de arroz cozido; 50g de batata palha; 50g de cebola tiroleza; 1 ovo frito; 1 colher (sopa) de bacon frito; 1 colher (sopa) de cebola picada - frita ou pré-frita; 1 colher (sopa) de cebolinha verde; 1 colher (sobremesa) de salsinha; ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina. Modo de Preparo: O preparo é feito no salão, diante do cliente. Coloque na frigideira a manteiga ou margarina. Pique a batata palha, a cebola tiroleza e o ovo, juntando em seguida, a cebola, a cebolinha, o arroz , o bacon e a salsinha. Misture por alguns segundos. - Sim, senhor Tarso... Pois o Tarso rasgou em pedaços o universo de contas, e disse: - É, meu caro, agora, eu acho que não devo mais nada... Em 1979, com o meu apoio afetuoso, Roberto Gagliotti, um empresário de ópera, trouxe o tenor Luciano Pavarotti ao Brasil. Na guia de Luciano e de Dona Àdua, me coube orientar as suas refeições. Combinei com o Veludo que os apresentaria ao Rodeio. Ocupamos um recanto mais protegido no fundo do salão, sem acesso aos paparazzi e aos clientes triviais. O tenor comeu três cumbucas de salada, duas picanhas, uma tonelada de pãezinhos de polvilho e, ainda, inventou uma sobremesa que impactou o pessoal do atendimento: em uma sopeira, duas bolas de sorvete de creme e duas de sorvete de limão; três xícaras de café espresso, sem açúcar; um exército de calda de chocolate e mais uma esquadrilha de chantili. Pavarotti devorou tudo, para a perplexidade do Chagas, que era garçom e que, no percurso, promovido, se tornou gerente. Esses dois episódios eu ofereço afavelmente e graciosamente a Glorinha Kalil e a Nirlando Beirão, que se aprestam a lançar, se já não lançaram, o livro mágico sobre o meio século do Rodeio onde nasceram os melhores pãezinhos de polvilho do planeta, o palmito na grelha, o arroz Biro-Biro, as carnes (quaisquer que sejam os cortes, mas prefiro o contrafilé), merecem um respeito de atordoar. E onde, atualmente, dignas herdeiras de Roberto Macedo, as meninas Silvinha e Sandrinha preservam a saga do progenitor. O Rodeio já não é, meramente, um restaurante. Virou um ícone, na gastronomia do País.

Rendimento: 1 porção Tempo de preparo: 5 minutos PALMITO ASSADO Ingredientes: 2 kg e 700g de palmito natural (serve-se só o miolo) Modo de Preparo: Embrulhe o palmito no papel celofane. Coloque na grelha da churrasqueira, na parte superior. Vá virando sempre. Sirva o palmito com molho de manteiga e alcaparras. Rendimento: 2 porções Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos em papel celofane; 1 hora em papel alumínio (usado excepcionalmente).

Churrascaria Rodeio Rua Haddock Lobo, 1.498, Cerqueira César, São Paulo. Tel.: (11) 3474-1333. www.churrascariarodeio.com.br

Revista Viva | Novembro 2008

35

VINHOS por Ricardo Castilho Jornalista, diretor editorial da revista “Prazeres da Mesa”

Dão e seu centenário A região está celebrando 100 anos com safras da mais alta qualidade Acabo de chegar da região de vinhos do Dão, em Portugal, onde fui entronizado na Confraria dos Enófilos do local, instituição que divulga e preza pela qualidade dos brancos e tintos de sua terra. Este ano, o Dão celebra uma data histórica, que é seu centenário como região demarcada. E a data não poderia

Quinta da Garrida Touriga Nacional 2004 - um dos ícones da Aliança, uma das principais empresas do país. Tem enorme concentração de aromas e sabor, muito frescor e final de muita classe. R$70. Casa Santa Luzia.

38

Quinta dos Roques Reserva 2005 - Um belo vinho, mentolado, harmonioso, de uma quinta que liderou o processo de renovação do Dão, nos anos 90. R$186,23. Decanter.

Região do Dão

acontecer em melhor momento, já que a alta qualidade dos vinhos está presente na grande maioria de suas vinícolas. Durante o passeio pelo país e ao longo do ano, tive a oportunidade de provar vários de seus vinhos, constatar a variedade de estilos apresentada e até concluir que seus tintos e brancos podem tranqüila-

Quinta do Cerrado Reserva Tinto 2003 - Do enólogo Osvaldo Amado, é elaborado com as uvas Jaen, Tinta Roriz e Touriga Nacional e passa 12 meses em barricas de carvalho português. R$73. Adega Alentejana.

mente ser definidos como gastronômicos, pois harmonizam muito bem com diversos pratos. Em sua maioria, os vinhos estão bastante elegantes, aromáticos e cheios de frescor. Entre os tintos, a uva Touriga Nacional - casta tinta portuguesa mais conhecida e emblemática, e que tem na região

Porta dos Cavaleiros Touriga Nacional Reserva 2005 - Clássico que andava esquecido e voltou com toda força. Elegante é a palavra para definí-lo. US$29,90. Vinci.

Pedro & Inês tinto 2005 Homenagem à trágica história de amor de D. Pedro V e Inês de Castro, condenada à morte pelo rei D. Afonso IV, é elegante, com notas florais e frutadas e final longo e sofisticado. R$338. Expand.

Revista Viva | Novembro 2008

Viva Shopping

Fotos: Divulgação

Homeburger, feito em casa é mais gostoso

do Dão o seu berço - tem se destacado. Mas a maior parte dos melhores tintos locais são vinhos de corte, mistura de duas ou mais uvas, com destaque, além da já mencionada Touriga Nacional, para a Alfrocheiro e Tinta Roriz. De qualquer forma, se eles celebram, nós também. Há muito que se comemorar - e apreciar! - vindo da região aniversariante. Como presente, confira alguns dos rótulos que certamente valem a pena rechear sua adega:

O especialista Wessel, um dos reis da carne no Brasil, entra em uma seara que é pura paixão: os hambúrgueres. No livro, ele ensina uma grande variedade de receitas. R$33. Ed. Companhia Nacional.

Borbulhas - tudo sobre champanhe e espumantes Aguinaldo Záchia Albert, um apaixonado pelo mundo do vinho, fala sobre a origem da bebida, as diferenças entre os espumantes elaborados em várias partes, sua evolução e principais safras. R$45. Ed. Senac.

Abridor elétrico para vinho O modelo Elis, da Peugeot, é importado pela Wilcoshouse. R$741,90. Raul’s. Tel.: (11) 3814-8532. www.rauls.com.br

Cooler elétrico modelo Coca-Cola Cabriz Escolha 2005 - Belíssimo vinho da Dão Sul, é repleto de fruta madura, jovem e muito vigoroso. R$24,80. Expand.

Revista Viva | Novembro 2008

Pape 2005 - Do produtor Alvaro Castro, é potente e complexo, com especiarias e fruta madura. Amplo e longo, tem ótima acidez. US$129,50. Mistral.

Ideal para latinhas (capacidade para 15 unidades), também deixa na temperatura correta pequenas garrafas de espumantes. Acompanha adaptador para carro. R$812. Pepper. Tel.: (11) 3073-0333. www.pepper.com.br

Preços pesquisados em outubro de 2008

Quinta do Perdigão Reserva 2004 - Muito equilibrado e com boa acidez, é uma boa opção para a mesa. US$89,50. Mistral.

39

golfe por Durval Pedroso Empresário e diretor da Federação Paulista de Golfe

Jogue independente de motivos. É bom demais! O golfe é também uma ótima opção para relaxar e entrar em contato com a natureza Camaradagem, desafio, disciplina, planejamento, perseverança, concentração e equilíbrio. Muitos são os fatores que têm levado um batalhão cada vez maior de empresários, executivos, médicos, consultores e profissionais bem-sucedidos dos mais diversos ramos de atividade para a prática do golfe. Mas para uma boa parcela desses praticantes (me incluo neste time) o motivo número um para praticar o esporte é que ele serve como uma excelente forma de relaxamento. Entrar em campo depois de uma semana tensa de trabalho, com sol ou com chuva leve (sem trovões), para uma partida de 18 buracos, com os seus melhores parceiros, caminhar naquele grama-

Alphaville Graciosa Clube

do sempre bem aparado, onde os elementos como água, terra, areia, árvores e flores formam sempre um cenário de beleza e suavidade, é um privilégio. Mesmo em um dia em que as coisas não vão tão bem em matéria de jogo, estar dentro do campo de golfe é um momento extremamente especial. No meu caso, que jogo quase há meio século, estar em qualquer campo de golfe, no Brasil ou fora dele, dá uma sensação de leveza e tranqüilidade. Depois de quatro a cinco buracos jogados, sinto-me desligado do meu mundo real. E se estiver jogando bem então, o processo adquire ares transcendentais. Brinco com meus amigos que, mesmo num dia infeliz no jogo, é bom demais!

Foto: Rafael Danielewicz

Preparação Física Conversando outro dia com o Rodrigo Richter, jovem preparador físico (joga golfe há 14 anos), e que vem se dedicando a estudar as melhores técnicas de preparação física para golfistas, achei muito interessantes algumas de suas colocações e resolvi compartilhar com vocês as valiosas dicas: - A maioria dos golfistas dão mais valor aos equipamentos e esquecem que as melhores soluções para melhoria do seu jogo estão intimamente ligadas ao swing e ao seu corpo, sendo que o último responde melhor quanto melhor sua condição física; - Infelizmente, são comuns as desculpas do tipo: “não vou fazer pre-

paração física porque o meu swing ainda não está consistente, vou deixar para uma etapa mais a frente”. Mas talvez a falta de preparo físico é que esteja dificultando o aprendizado, pois falta flexibilidade, melhor coordenação motora e fortalecimento muscular. Ayrton Senna e Tiger Woods são exemplos de como o condicionamento físico é um fator decisivo para performances excepcionais; - Com um condicionamento físico em declínio, aumentam as chances de uma lesão que comprometa seu jogo e agrave ainda mais a saúde de seu corpo, que irá demorar mais tempo para se curar dessa lesão; - Um treinamento específico para golfistas é a melhor opção para manter-se ativo e consistente com o jogo. Para conhecer mais dicas, acesse o blog rodrigorichter.blogspot.com.

Visitando os Campos do Brasil Neste mês vamos falar de um dos campos que gosto muito de jogar, que é o Alphaville Graciosa Clube. Situado no município de Pinhais, junto a Curitiba, o campo de 18 buracos, de par 72 e com 6.569 jardas, é um dos melhores do Paraná e do país. É mais um dos projetos do arquiteto americano radicado no Brasil Dan Blankership, que desta feita quebrou um pouco a tradição na distribuição dos buracos, adotando seis buracos de par três, seis de pares quatro e seis de pares cinco, em vez dos tradicionais quatro buracos de par três, oito buracos de par quatro e quatro de par cinco. Além dessa mudança, Dan, com maestria, aproveitou para criar alguns buracos próximos das áreas de preservação ambiental, que exigem cuidados adicionais até dos melhores golfistas. Informações: www.clubealphaville.com.br. Contatos com a coluna Viva o Golfe!: [email protected]

Matéria de capa

TEXTO: cauê rigamonti | fotos: divulgação mapas: marcus vinicius da silva

Imóvel:

mais do que nunca, bom investimento Em Alphaville, Tamboré e Granja Viana, a compra de apartamentos ou lotes ainda é o negócio mais seguro contra o negativismo que assola o mercado financeiro mundial. Simples: imóvel não é papel na bolsa de valores, é “bem palpável”, resgata o tradicional “investimento em terra”. Ou seja, os negócios imobiliários em apartamentos, lotes ou casas (este mais no caso na Granja Viana) seguem bem nessas regiões, cujas características de ocupação e acesso ainda fazem a grande diferença no mercado imobiliário, demarcando pólos privilegiados de desenvolvimento. Caso da avenida Marcos Penteado e imediações, no Tamboré, que seguramente mais concentra hoje novos empreendimentos. O pólo Araguaia, na mesma região, também vive um momento especial, com seus lançamentos em salas comerciais e lajes corporativas. Quem pensava que os negócios na Rio Negro estavam estagnados, viu a investida de uma das maiores bandeiras de shopping centers no Brasil, o Iguate-

mi. Seguindo ao que se convencionou chamar de “centro de Alphaville”, há ainda bons negócios em torres residenciais e prédios de serviço. Em Alphaville, há outro pólo em franco desenvolvimento: a região compreendida entre a Via Parque, avenida Sagitário, até o 18 do Forte, com empreendimentos multiuso e presença de quatro das maiores construtoras do Brasil. A Granja Viana também tem sido alvo de boas investidas imobiliárias, mas, por força da legislação, mantém seu tradicional charme, com novos condomínios de casas de alto padrão. Sua porta de entrada, pela Raposo Tavares, vai ganhar um shopping, e seu entorno, no São Fernando, concentra lançamentos em lotes residenciais. Intervenções viárias na Aldeia da Serra, como a duplicação da Estrada Dr. Yojiro Takaoka e a construção de um novo trevo de acesso ao bairro, tendem a valorizar o giro de negócios imobiliários particulares e também dos novos lotes no entorno da via.

Edifício Splendore na Praça Oiapoque

43

Região ignora crise e segue com êxito dos verticais Grandes empresas do setor continuam mirando as investidas em Alphaville e Tamboré com torres residenciais

“EU COMPREI UM APARTAMENTO” O administrador de empresas

Marcelo

Tiniana,

41 anos, fechou negócio em um apartamento no Resort Tamboré. Hoje ele mora em uma casa na Vila dos Remédios, na capital, trabalha em Osas-

O fenômeno imobiliário vertical de Alphaville e Tamboré, mais notadamente nos últimos dois anos, parece não viver os reflexos da crise do mercado mundial. A tendência da verticalização continua forte, pois além de manter o ritmo de negócios nos lançamentos mais atuais, atrai outras grandes empresas do setor imobiliário. Uma delas é a Gafisa, controladora da Alphaville Urbanismo. Com a marca homônima, a empresa está lançando o Notting Hill, no 18 do Forte. Em Barueri, antecipou a construção do Parque Barueri - outro indício de boa performance. Após lançar também em Barueri o Alto da Mata, a Tecnisa é outra que chegou a Alphaville. Na Avenida Sagitário, já fixou sua placa de futuro lançamento, uma torre residencial de alto padrão. Isso sem contar os empreendimentos que estão em plena construção, com empresas como a Trisul (também “recém-chegada”), a Inpar, a MPD-KC, a Odebrecht, a Company, a Cyrela e a Brascan - que também vai lançar prédios residenciais na área que comprou da Tamboré S/A, na Marcos Penteado. Mas, as empresas do setor - em especial as de capital aberto - podem perder seu poder de fogo? “Com serenidade não haverá perdas. Para começar, suas ações estão, de certa forma, lastreadas em ativos reais”, aposta João Crestana, presidente do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação. “Imóvel não é papel ao vento. A análise não se

vel significa manter o valor do seu dinheiro”, diz. A empresa mantém diversos empreendimentos em Tamboré, como as marcas “Jardins”, “Terraços” e o “Office” (comercial, ao lado do shopping).

Bons resultados

Dentro da estratégia das empresas nesses tempos, a força do mercado imobiliário da região representa uma boa alternativa de negócios. “Nós consideramos este mercado uma boa novidade. Já iniciamos a obra do Ghaia, em Tamboré, empreendimento com ótimo desempenho de vendas. Ao lado, temos o Ereditá, que considero um dos melhores empreendimentos que lançamos em todo o Brasil”, avalia o diretor de Incorporação da Inpar, Enzo Riccetti. Em Alphaville, a empresa tem o Vogue, localizado na Alameda Cauaxi. A crise também não assusta as empresas familiares. “Nossa empresa constrói um empreendimento por vez. E por estarmos focados na gestão de cada único empreendimento, no decorrer do processo de marketing, vendas e construção, acabamos obtendo bons resultados, pois não ficamos à mercê das instabilidades no cenário econômico”, diz Zuleica Quicholli, da Rainha, que mantém em Alphaville a torre residencial Splendore, na Praça Oiapoque. Na Granja Viana, nada de verticais - até porque o zoneamento não permite construções altas, e não tão cedo essa característica deve mudar.

co, e sua esposa trabalha em Alphaville. “Além da qualidade de vida que o empreendimento oferece, sem dúvida, o fato de podermos trabalhar mais próximos de onde moramos foi um fator que contribuiu muito em nossa decisão”, diz Marcelo. “Procurávamos uma casa em Alphaville, mas as condições de compra de um apartamento, com esse conceito, passou a ser muito mais interessante para

44

“Nossa empresa constrói um empreendimento por vez. Por estarmos focados na gestão de cada único empreendimento, no decorrer do processo de marketing, vendas e construção, acabamos obtendo bons resultados, pois não ficamos à mercê de instabilidades no cenário econômico”, diz Zuleica Quicholli, da Rainha pode basear nas aflições geradas pela volatilidade do mercado de capitais”, complementa. Essa segurança também faz parte da avaliação do diretor de incorporações da MPD-KC, Mauro Santi. “Quem procurou empresas sérias não perdeu dinheiro. Crise nenhuma vai transformar imóvel em pó. Por isso, o cliente sabe que comprar um imó-

O residencial que “avança um pouco para o alto”, é o Green Dome, da construtora Molnar. O Godoi também planeja um empreendimento com mais de um andar, este de salas comerciais – ainda em projeto, deve ser lançado ano que vem. Já na Raposo Tavares, onde a legislação de uso do solo é diferente, a BR Malls entrega no ano que vem seu shopping.

Revista Viva | Novembro 2008

Tradição ainda com força em Alphaville/Tamboré Contraponto ao boom imobiliário vertical, aquisição de lotes residenciais representa mais que um simples up grade na opção de moradia Incontestável é o fenômeno imobiliário vertical em Alphaville e Tamboré, com tantos empreendimentos residenciais e comerciais em planejamento, em lançamento e em construção. Quase nada a ver com Alphaville e Tamboré de 15 anos atrás (ou mais): se não havia um fenômeno de vendas em lotes residenciais, até por conta do número reduzido de lançamentos em comparação ao mercado vertical de hoje, eles consolidavam a tradição horizontal dos bairros. Mas quem pensa que as vendas de lotes residenciais em Alphaville e Tamboré estão prejudicadas por conta do “avanço vertical” está enganado. O “mercado horizontal” de certa forma também explora o desenvolvimento dos verticais, porque representa mais que o simples contraponto: ainda detém em sua receita o sedutor conceito do espaço, liberdade e verde, com o fator que sempre fez o ponto forte do setor - segurança. “A compra de um lote não é um simples up grade do seu imóvel, e há famílias que têm essa percepção: por que ter 20 anos de dívida para aumentar apenas 30 metros quadrados de sua moradia? Não é melhor trocar a varanda mais espaçosa por um jardim só seu?”, compara o diretor comercial  da Alphaville Urbanismo, Fábio Valle. “Portanto, é mais que um simples up grade: é uma opção de vida”, complementa. Na região, a empresa mantém as vendas do Alphaville Burle Marx. Grande diferencial dos lotes residenciais é o verde. O que mais se aproxima à raiz são os premiados Gênesis I e II, da Takaoka. Seu projeto incluiu o reflorestamento de mais de 130 espécies de Mata Atlântica - inclusive as em extinção na região -, replantio de cerca de 150 mil mudas; bem como represas e poços artesianos para garantir os recursos hídricos. A área destinada às matas nativas, praças, calçadas gramadas e lazer representa 73% do total. Quem pensa em comodidade estrutural também encontra boas opções – caso da Villa

Revista Viva | Novembro 2008

Solaia, da São José. Chamado de conceito do “m² inteligente”, já vem com internet, tv a cabo, telefone, multi-serviços e energia elétrica, tudo subterrâneo. O mais novo lançamento está em Tamboré, Santana de Parnaíba. Trata-se do Itahyê Residencial I, da Cipasa Urbanismo e Adolpho Lindenberg Construtora. Está até “onde alcança” a avenida Honório Álvares Penteado, no número 2500, perto da futura ligação com o bairro Colinas do Anhangüera. Na Granja Viana, a legislação do uso de solo impulsiona empreendimentos com casas prontas, de alto padrão. A característica incentivou a investida de empresas como a Gafisa e Cyrela, e seus residenciais com casas e opções de lazer e segurança. Lotes residenciais, apenas no entorno, em especial no São Fernando, com diversos condomínios já em comercialização. Destaque para os lançamentos da Scopel e da Flacam - este comercializado pela CIA Negócios Imobiliários, em área pertencente ao município de Jandira.

“EU COMPREI UM LOTE”



Moradores de um apartamento no bairro de Higienópolis, em São Paulo, a empresária Luci Damian Parreira e o marido constantemente levam seus dois filhinhos (de 7 e 5 anos) para acompanhar a evolução das obras de estrutura do Tamboré 11, onde adquiriram um lote. “Até tiramos fotos com eles em frente ao que vai ficando pronto no condomínio. É uma história de mudança de vida que vamos contar através das fotografias. Meus filhos, especialmente, estão muito ansiosos e empolgados”, diz. Opção de vida e investimento seguro. Para se ter uma idéia, desde que o Tamboré 11 foi lançado, em outubro de 2006, pela Tamboré S/A, o valor do metro quadrado do empreendimento já valorizou mais de 35%. A Brascan, que comprou terras da Tamboré S/A, também vislumbra bons ganhos com o lançamento de lotes residenciais no bairro.

45

Marcos Penteado: o mais novo pólo residencial do Tamboré TAMBORÉ

A região, que inclui as avenidas Honório Penteado e Cid Vieira de Souza, concentra hoje o maior número de lançamentos residenciais - a maioria de empreendimentos verticais Uma das avenidas mais bonitas da região por conta de sua estrutura e do verde que a cerca, a Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues deixou de ser apenas um caminho aos residenciais da Tamboré S/A. É hoje seguramente o local onde há mais lançamentos residenciais (a maioria, torres), com a investida de empresas como a MPD-KC, Inpar, Rodobens, Company, Cipasa e, futuramente, a Brascan. A avenida tem cerca de seis quilômetros de extensão e vai desde o colégio Mackenzie até a Avenida Yojiro Takaoka. Um pouco antes, considerando a futura ligação da Via Parque com a Avenida Universitário, está o Alpha

Vita, sucesso de vendas da Setin. A Tamboré S/A é responsável pela construção de sua extensão e também das mais novas avenidas Cid Vieira de Souza e a Honório Álvares Penteado, que formam um complexo viário que facilita o acesso aos empreendimentos. O residencial Tamboré 11 Terras de Provence foi projetado justamente para criar um novo pólo de desenvolvimento residencial no entorno da Honório Álvares Penteado. A região termina hoje no caminho ao bairro Colinas do Anhangüera, ainda em projeto e construção, local que abrigará um empreendimento residencial da Cipasa.

05

07 03

04

Av. Ma

rco s

Pen te

ado

igu

es

02

. Av

s ue rig od aR

de

Tamboré 4

ea do

ntead

lhô

Ulh ôa R odr

08 s Pe rco Ma

eU

Tamboré 5

t

A

rco Ma v.

en sP

06

od

Residencial 5

de Ulh ôa Ro dr igu es

09

Tamboré 3

01 io

Av .U ni ve rsi



r

10

Tamboré 2

Residencial 4

Residencial 3

Av. Yojiro Takao ka

drômeda . An Av

ômeda Av. Andr

Av. Sagitário

Av .S

Condomínio 18 do Forte I Av. pan

ag

it ár

io

Av. C op ac aba

na

em

a

a eg m .Ô Av

ue rq Pa Via

46

Melville

Revista Viva | Novembro 2008

io

A

17

o ad te

Escolas, empresas... e bons desempenhos

Além dos residenciais, a região cortada pelas avenidas possui uma interessante e incrementada estrutura de empresas e escolas, como a Castanheiras e a nova unidade do colégio Morumbi, em construção na Alameda América. Além de cerca de mil empresas nacionais e multinacionais e de um grande parque gráfico.

Av .

r nó Ho

en sP lve

E os mais novos empreendedores só têm a comemorar. “Sabemos que a velocidade de vendas em Alphaville e Tamboré é diferente de outros lugares onde atuamos, porém, ela se dá com muito mais qualidade enquanto em outras regiões necessitamos de um alto fluxo de pessoas para converter em vendas”, avalia o diretor de Incorporação da Inpar (que tem na região o Ereditá e o Ghaia), Enzo Riccetti. Av. Honó rio

e Alv

tea en sP do

16

on ó

rio

Um futuro promissor Al

ve s

Pe nt ea

A Brascan é outra empresa que reconheceu o potencial da região e investiu pesado: comprou 4,5 milhões de metros quadrados em áreas da Tamboré S/A, por R$291 milhões, e planeja ainda uma grande incursão imoAv. H onór biliária que inclui lançamentos de condomínios de lotes, casas e torres residenciais, mais uma estrutura de serviços.

nze aO rad Est

Av .H

“Mesmo com a ameaça de crise, continuamos firmes, porque sempre nos demos bem na região”, diz o diretor de incorporações da MPD-KC, Mauro Santi. A empresa tem na Marcos Penteado o “Jardins do Tamboré”, o “Parque Tamboré”, o “Resort” e o “Premium”. “E são três os ingredientes desse bom momento: excelente qualidade de vida, estando-se ao lado de uma reserva biológica; produtos de qualidade e preços menores que os praticados no mercado”, explica Mauro.

do

io

Al

s ve

do ea nt Pe

“Já temos lançamentos previstos para 2009. É uma região de suma importância dentro de nossa estratégia de negócios, em uma investida que incrementará o desenvolvimento daqui como um todo, ao mesmo tempo em que manterá a qualidade de vida, maior marca do bairro”, diz o vice-presidente da Brascan, Luiz Fernando Moura. “Para se ter uma idéia, fizemos questão de manter as atividades do Instituto Tamboré, que faz um trabalho muito importante”, lembra. . Av

Ho

nóri

o

s

aO

Estrad

nteado Pe

nz e

ve

Al

Principais empreendimentos Avenida Universitário Mapa

Es tra da

Onze

01

Av.

13

Pen teado d e Ulhôa

Ro dr igu es

14 15

V

e

Residencial 0 Revista Viva | Novembro 2008

Alpha Vita

Número Construtora 585

Setin/Abyara/Klabin Segall

Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues Mapa

Nome

Número Construtora

02

Alpha Sítio

03

Parque Tamboré

1.001

811

MPD-KC

Alpha Sítio Incorporações

1.081

MPD-KC

04

Alpha Life

05

Tamboré 10

06

Jardins de Tamboré

2.323

MPD-KC

07

Quintas de Tamboré

2.555

Rodobens

08

The Penthouses Tamboré

s/nº

Company

09

Resort Tamboré

3.800

MPD-KC MPD-KC

s/nº

Tamboré S/A

10

Terraços Tamboré

4.000

11

Green Tamboré

3.000

Rodobens

12

Bosque Tamboré

5.100

MPD-KC

13

Premium Tamboré

5.001

MPD-KC

Alameda América

lho

12

Alame

co s

Av .P ai ol

ar

Av .P ai ol Ve lh o

M

da Am érica

11

Nome

Mapa

Nome

14

Ereditá

Número Construtora s/nº

InPar

15

Ghaia

s/nº

InPar

Avenida Honório Alves Penteado Mapa

Nome

Número Construtora

16

Tamboré 11 - Terras de Provence

1.100

Tamboré S/A

17

Itahyê Residencial I

2.500

Cipasa Urbanismo/Adolpho Lindenberg Construtora

47

Andrômeda/Sagitário: multiusos em alta ALPHAVILLE

A região que vai desde a Via Parque até o 18 do Forte reúne quatro das maiores construtoras do Brasil em empreendimentos multiuso e torres residenciais

rco s

Pen te

ado

igu

es

Av. Ma

de Ulh ôa Ro dr igu es

ve s

Pe nt ea

do

lhô

s ue rig od aR

ea do

de

Tamboré 4

A

t en sP

Tamboré 3

r

rsi

O primeiro multiuso de Alphaville

Tamboré 2

03

ag

I Av. pan it ár

io

Av. C op ac aba

05

em

07

a

na

06

rômeda Av. And

A Av. il av l ph le

e qu ar

P

Av. A ruan ã

Mamoré

A

Alamed

Mamoré Alameda

Alameda

Revista Viva | Novembro 2008 s

02

drômeda

Av .S

a eg m .Ô Av

. An Av

Av. Sagitário

Amazo na

Condomínio 18 do Forte

04

01 ômeda Av. Andr

Melville

Negro

Residencial 3

Av. Yojiro Takao ka

ue rq Pa Via

A primeira a se instalar foi a Brascan, M ar co sP depois de cinco anos “guardando” a área que ente ado de havia adquirido do Bradesco, na Avenida Andrômeda. O Brascan Century Plaza Green Valley, lançado há pouco mais de um ano, é um complexo com torre comercial, shopping e edifícios residenciais, somando 23 mil metros quadrados, com investimento estimado em mais de R$330 milhões. O primeiro complexo, de duas torres, Resi já vendeu 100% das lages corporativas e 80% das salas comerciais. O mall também foi sucesso de vendas: 100% de unidades comercializadas. “Nossa primeira experiência em Alphaville foi coroada de êxito. Trouxemos nosso melhor produto à região: o conceito multiuso do BrasAv. M can Century, muito bem aceito no bairro”, Residencial 1 classifica o vice-presidente da Brascan, Luiz Fernando Moura. Residenci Av.

Residencial 4

Vi a

Al

Em Alphaville, na divisa de Barueri com Santana de Parnaíba, a faixa que vai desde a Via Parque, cruzando a Avenida Alphaville, até o 18 do Forte pode não ter o número de lançamentos que as demais regiões, mas concentra empreendimentos de quatro das maiores construtoras do país: a Brascan, a Odebrecht, a Tecnisa e a Gafisa. DoisPendesses empreendimentos são os tea d os arc multiusos . M de Alphaville que mais ganharam v A notoriedade no último ano. Possuem, em uma mesma edificação, apartamentos, lojas comerTamboré 5 e áreas verdes, unindo ciais, escritórios e lazer a segurança dos condomínios residenciais à praticidade de serviços, tudo à mão. Com a possibilidade, ainda por cima, de trabalhar no mesmo complexo, a minutinhos de casa.

io

48

rio

eU

rco Ma v.

on ó

od

Ulh ôa R odr

encial 5



Av .H

Avenida Sagitário: a melhor esquina

Já na Avenida Sagitário há outro empreendimento de êxito coroado: o Alpha Square, da Odebrecht, composto de torres residenciais, escritórios e shopping center. “O empreendimento foi muito bem recebido, com velocidade de vendas acima do esperado. Em apenas dois

“A região possui vacância zero na locação de imóveis comerciais, o que gera uma perspectiva de alta rentabilidade para os investidores, além de uma localização privilegiada entre os condomínios Alpha 1, 2 e 3, e um conceito multiuso de empreendimento”, complementa Dall’Acqua.

meses após o lançamento, 85% da Torre 1 foi vendida”, avalia o diretor de incorporação da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, Cláudio Dall’Acqua. Para ele, o sucesso é resultado de um conjunto de fatores. Em frente ao Alpha Square, a Tecnisa prepara em uma área de 10 mil metros quadrados sua primeira investida em Alphaville. Em Barueri, em frente ao Parque Municipal, a empresa mantém as vendas do Alto da Mata. “Em Barueri acertamos em cheio no produto, que já vendeu 45% de suas unidades. Seu sucesso está ligado, além de outros fatores, à proximidade de Alphaville”, destaca o diretor de produto da Tecnisa, Marcello Moralez. “Mas nosso produto em Alphaville terá características diferentes do Alto da Mata. Serão apartamentos de médio e alto padrão”, adianta. Rubens Furlan (PMDB), prefeito reeleito de Barueri

18 do Forte: residenciais e serviços

Atravessando a Avenida Alphaville, já no 18 do Forte, está o Notting Hill, da Gafisa. Lançado em outubro, fica na Avenida Copacabana. A empresa também possui outro empreendimento em Barueri, o Parque Barueri Condomínio Clube, que rivaliza, muro a muro, com o Alto da Mata, ou seja, concorrência direta agora também em Alphaville. Na mesma região está o MO.R.E. (Movimento Residencial Ecológico), na Rua Ômega, da Agra/BKO; e o Verone, da Asperbras, na Avenida Centauro. Há também um grande empreendimento voltado à área médica. Trata-se do Medic Life, da CNA Spitaletti, entre as avenidas Yojiro Takaoka e Copacabana. No projeto, um centro médico e um day hospital construídos em 31 mil metros quadrados, e 19 pavimentos com módulos de 36 a 900 metros quadrados. Inclui 256 consultórios com especialidades ligadas à saúde, laboratórios de análises clínicas e imagem, e outros serviços de diagnósticos.

“Barueri é hoje uma das mais importantes cidades brasileiras, impulsionada pelo desenvolvimento econômico que chegou com a rodovia Castello Branco e com a instalação dos pólos empresariais de Alphaville e Tamboré. Sem uma adequada infra-estrutura viária, Barueri pára, os investimentos vão embora e a cidade empobrece. E nenhum homem público pode jogar contra o desenvolvimento.”

Principais empreendimentos Mapa

Nome

Localização

01

Verone Alphaville

Avenida Centauro

02

Brascan Century Plaza Green Valley

Avenida Andrômeda

2.000

03

Estrada Nova

Avenida Andrômeda

832

04

Alpha Square

Avenida Sagitário, esquina com Avenida Alphaville

1.001

Odebrecht

05

Medic Life

Avenida Alphaville, esquina com Av. Copacabana

1.081

CNA Spitaletti

06

Notting Hill

Avenida Copacabana

800

Gafisa

07

MO.R.E.

Rua Ômega

598

Agra/BKO

Revista Viva | Novembro 2008

Número 919

Construtora Asperbras Brascan Tritom Engenharia

49

Ho

nóri

o

Al

s

nteado Pe

de Ulh ôa Ro dr igu es

os arc

Pentead

nz e

ado

ve

Pen te

aO

rco s

Estrad

Av. Ma

eU

lhô

.M Av

od

Alameda Araguaia: a “Berrini” de Alphaville/Tamboré TAMBORÉ

Onze

s ue rig od aR

Tamboré 4

Es tra da

Tamboré 5

M

ag

it ár

io

V

lho

da Alameda Rio Negro fez com que, naturalmente, aquele trecho da Araguaia fosse mais procurado por quem queria comprar salas comerciais, e tornasse a via no que ela é hoje. Para se ter uma idéia, estima-se que o ganho de investimentos parae quem comprou salas comerciais na Araguaia hoje está em torno de 50%. Isso aliado ao fato da vantagem competitiva Residencial 0 dos preços médios pedidos na região para prédios de alto padrão - que no geral são 33% inferiores aos praticados em São Paulo.

a eg m .Ô Av

Av .S

Pen teado d e Ulhôa Ro A relativa dr saturação igu es

Av .P ai ol

Av. Yojiro Takao ka

Av. Sagitário

co s

Av .P ai ol Ve lh o

idencial 3

Até poucos anos atrás, a principal artéria empresarial de Alphaville era a Alameda Rio Negro. Mas seu próprio incremento imobiliário, notadamente na construção de complexos emMelville presariais, exigia uma alternativa para novos empreendedores do setor. Assim, o até então vazio trecho da Alameda Araguaia, do complexo viário Yojiro Takaoka à Avenida Piracema, “caiu como Condomínio 18 do Forte uma luva”, especialmente depois da saída da antiga estação de helicópteros e da instalação de imI Av. pan em portantes lojas de serviços, como a Kalunga, Wala Av. C op Mart/Sam’s Club e Center Líder. ac ab

ar

Alame

Av.

da Am érica

O trecho entre o túnel e a Avenida Pirambóia é a mais nova aposta dos empreendedores Tamboré 2 de salas e lajes comerciais

a na

rômeda Av. And

Av. M A Av.

Residencial 1

ack enz ie

il av l ph le

Av. T ucun aré

a Alam eda Pira cem

ia

Alameda

e rqu Pa

Alam eda

Aragu aia

Alameda Ar aguaia

Av .T am b

oré

o Rio Negr

Marginal Peda giada

cem a

ragu a

da Pir a

ed aA

Alame

Via

SP-280

A v. P i ra í b

s da Am azona Alame Am azon as

m

01

02

KM

Alameda Xin gú - Acesso à Via Parque

50

d Alame Ala

Av. Aru anã

Av. Tam boré

Alameda Araguaia

a

Rio Negro Alameda

Grajaú Alameda

Rio Negro

Centro Comercial Alphaville

Itapecuru

deira Alameda Ma

Av. A ruan ã

Mamoré

Alameda

Cauaxi

Grajaú

Alameda

Alameda

Alameda Pu rus

Residencial 2

Alameda

Mamoré Alameda

Alameda

a

Residencial 0

23 SP-280

Av. Marcos Pen teado de Ulh ôa Rodrigues

Marginal Peda giada

SP-280

Alameda A

04 03 Marginal Pe dagiada

KM

22 SP-280

Revista Viva | Novembro 2008

O maior sucesso de vendas “Quando avaliamos que a Araguaia seria a Luis Carlos Berrini de Alphaville, alguns acharam exagero nosso. Mas os resultados e o que vislumbra o futuro mostram que a comparação era sim adequada à nossa realidade imobiliária”, diz o gerente comercial da Construtora Masa, João Spina Finotti. É da empresa o empreendimento que foi considerado o maior sucesso de vendas na história imobiliária da região em torres comerciais: o Centro Empresarial Araguaia (CEA). A segunda fase o produto foi lançada na penúltima semana de outubro e também promete. Como prova de crença num futuro comercial promissor na Araguaia, a Masa ainda possui mais 20 mil metros quadrados de áreas na alameda.

Entre Araguaia e Castello, boas oportunidades

Logo em seguida, no sentido Tamboré, está outro grande empreendimento ainda em fase de pré-lançamento da tradicional empresa multinacional Tishman Speyer, o “Castelo Branco Office Park”, com seis torres comerciais. A primeira torre, cujas obras já foram iniciadas, tem como meta ser entregue em 14 meses, atendendo à crescente demanda na região. Outros potenciais clientes são as companhias instaladas em São Paulo, atraídas por melhores condições de trabalho e segurança para seus empregados. “O empreendimento reúne espaços amplos e total infra-estrutura, visando e tecnologia, que serão ofertadas a um custo 30% menor do que qualidade em outras regiões da cidade de São Paulo”, explica.

Silvinho Peccioli (DEM), prefeito eleito de Santana de Parnaíba

“O ideal para a região de Alphaville e Tamboré em Santana de Parnaíba é o crescimento ordenado, ainda através de empreendimentos horizontais e autosustentáveis. Apesar de nosso adensamento urbano nessas regiões ser bem diferente do que acontece em

De acordo com o presidente da Tishman Speyer, Daniel Citron, os prédios que compõem o Castelo Office Park são os mais avançados da região de Barueri e imediações.

Ao lado do shopping, outro crescimento

O entorno da Araguaia também indica uma valorização crescente na região e a vocação a Luiz Carlos Berrini. Dois empreendimentos imobiliários empresariais da MPD-KC, ligados ao Shopping Tamboré, são a marca da empresa da região. O primeiro deles está em construção - o Office Tamboré, produto de sucesso já totalmente vendido. O segundo é o Total Trade Advanced, projeto que também acompanha o arrojo da região e vislumbra outro grande sucesso de vendas.

Barueri, temos sim que trabalhar com os olhos no futuro e sermos cautelosos.”

Fator que também deve agregar (e muito) valor aos empreendimentos ligados ao shopping é a expansão do Tamboré, já anunciada pela BR Malls, dona da bandeira. O shopping mais o direito sobre o potencial construtivo de 686.225 metros quadrados em sua área adjacente foram adquiridos pelo valor total de R$221,5 milhões em 2007. De acordo com a empresa, já estão planejados os seguintes projetos: 27.000 metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável) de expansão, com previsão de inauguração para a primeira metade de 2010.

Principais empreendimentos Mapa

Nome

Localização

01

CEA I e II

Alameda Araguaia

2.146

Masa

02

Castelo Office Park

Entre a Al. Araguaia e avenida Dr. Marcos Penteado

s/nº

Tishman Speyer

03

Office Tamboré

Avenida Piracema

1.119

MPD-KC

04

Total Trade Advanced

Avenida Piracema

669

MPD-KC

Revista Viva | Novembro 2008

Número

Construtora

51

on

ório

Al

s

nteado Pe

de Ulh ôa Ro dr igu es

os arc

Pentead

nz e

ado

ve

Pen te

aO

rco s

Estrad

. Ma

eU

lhô

Onze

s ue rig od aR

Tamboré 4

é3

od

Rio Negro: a porta de entrada, com novo cartão-postal .M Av

ALPHAVILLE

Es tra da

Tamboré 5

M

ag

it ár

meda Av. Andô

io

a eg m .Ô Av

Av .S

Pen teado d e Ulhôa

R

od o projeto da Tiner Videolar por exemplo, paralisou rig ue s Alphaville, anunciado no ano passado, mas que não teve prosseguimento mesmo na tentativa de se mudar seu conceito de moradia para flat.

lho

Serviços em alta no “Centro de Alphaville” V

e

Av .P ai ol

Av. Yojiro Takao ka

Av. Sagitário

co s

Outro fator pode0inibir a construção do Tiner Residencial - o efetivo início das obras de um outro shopping, quase em frente, com uma torre corporativa da Odebrecht acoplada ao centro de compras. E é essa na verdade a nova grande marca da porta de entrada de Alphaville - o Shopping Iguatemi, que vem coroAv. ar o bom momento imobiliário da região. M Av .P ai ol Ve lh o

Residencial 3

Foi nela que tudo começou. A Alameda Rio Negro leva ao que é chamado de o “Centro de Alphaville”. Não tem hoje mais tanto espaço para lançamentos, mas ainda é o pólo empresarial e de Melville serviços mais forte e significativo do bairro, com o Centro Comercial Alphaville, Stadium, Centro Empresarial Rio Negro, Circus, Amil, a tradicional La Condomínio Ville, além do AlphaShopping, bancos, escritórios, 18 do Forte entre outros. São suas imediações que concentram os I Av. pan em a condomínios verticais e os lançamentos do gênero. Av. C op ac aba Isso porque a lei de zoneamento da Prefeitura de na Barueri ainda não permite a construção de empreendimentos residenciais em sua extensão - o que,

ar

Alame

Av.

da Am érica

Shopping Tamboré Iguatemi 2 será a nova marca da entrada à região, que em suas imediações também tem bons empreendimentos residenciais

ack enz ie

A Av.

Residencial 1

il av l ph le

10

11

a Alam eda Pira cem

cem a

ragu a

ia

Alam eda

Aragu aia

da Pir a

ed aA

Alameda Ar aguaia

Av .T am b

oré

o Rio Negr

Alame

m

Alameda

e rqu Pa

Marginal Peda giada

A v. P i ra í b

as da Am azon Alame Av. Tam boré

d Alame Ala

Via Alameda Xin gú - Acesso à Via Parque

52

05

04

Alameda Araguaia

SP-280

09

Av. Aru anã

06

Am azon as

Rio Negro Alameda

Grajaú Alameda

Rio Negro

Centro Comercial Alphaville

a

deira Alameda Ma

Itapecuru

03

Av. A ruan ã

Mamoré

Alameda

Cauaxi

08 07

Grajaú

Alameda

Alameda

Alameda Pu rus

Residencial 2

Alameda

Mamoré Alameda

Alameda

a

Residencial 0

02 01

Al

KM

23 SP-280

Av. Marcos Pen teado de Ulh ôa Rodrigues

Marginal Peda giada

SP-280

KM

Marginal Pe dagiada

22

Revista Viva | Novembro 2008

SP-280

“Será um shopping de forte identidade com a região. A preservação do verde e a promoção da qualidade de vida são parte essencial de seu conceito”, garante Carlos Jereissati Filho, presidente do Iguatemi.

Ao lado, no número 161 da Rio Negro, a Sinco Engenharia constrói o West Point, para a NS Incorporadora. Trata-se de mais um complexo empresarial, de 17 andares, com previsão de entrega para maio de 2009. O “Centro de Alphaville” ainda reserva outros projetos arrojados de serviço, mais especificamente na área médica e estética. Caso do Pravda, da Goincorp, na Alameda Grajaú, efetivamente lançando no final de outubro. Exclusivo para a área de medicina estética, possui projeto arquitetônico arrojado. O visitante do Pravda entrará no empreendimento através de um moderno shopping de tendências, que abrigará um marketing mix de produtos voltados ao bem-estar, à beleza e à saúde.

Apartamentos têm localização privilegiada

Nas imediações da Rio Negro (Itapecurú, Cauaxi, Oiapoque e Aruanã) estão os principais empreendimentos em torres residenciais. Nem “tão em Alphaville”, mas registrado como pertencente ao bairro, está o Panoramic, da Sergus, na Avenida Tucunaré. Um dos mais novos do “Centro de Alphaville” é o Applause, da Trisul, na Itapecuru. Na mesma alameda está o Essência Alphaville, da Cyrela. A empresa mantém uma joint venture com a Plano & Plano, que assina o Fatto Alphaville, na Avenida Aruanã. Outra grande empresa, a Inpar, também reservou à região central do bairro um de seus três empreendimentos na região - o Vogue, na Alameda Cauaxi. “Temos clientes de três segmentos. Claro que uma gran-

de parcela são moradores da região que já estão acostumados com as facilidades e qualidade de vida oferecidas, mas temos também moradores de São Paulo que buscam estes benefícios, e também uma boa parcela de investidores que aproveitam o preço e a valorização de nossos empreendimentos”, revela o diretor de incorporação da Inpar, Enzo Riccetti.

Diferenciais garantem o bom desempenho

Com mais de 35% das unidades comercializadas, o Splendore, da Rainha, está bem no “Centro de Alphaville”, mais precisamente na Praça Oiapoque. É um dos empreendimentos mais bem-sucedidos do bairro, dentro de sua tipicidade. “Isso porque, aliado ao diferencial de qualidade e da localização do produto, a principal característica no êxito de nossos negócios está no fato de a nossa empresa ser de caráter familiar, ou seja, sem ações na bolsa, nem com vários empreendimentos imobiliários em andamento”, diz Zuleica Quicholli, da Rainha Splendore. Bom desempenho também tem o Fatto Alphaville, da Plano & Plano, com 61,38% de suas unidades já comercializadas. “Tivemos uma grata surpresa, pois mesmo sem poder fazer muitos trabalhos locais, devido às dificuldades de se fazer promoção em Alphaville e com uma concorrência latente, nossos corretores tiveram um excelente desempenho de divulgação do produto, o que nos garantiu o sucesso de vendas em poucos meses”, afirma o gerente de incorporação da empresa, Luiz Armando Fairbanks Sá.

Principais empreendimentos Mapa

Nome

Localização

01

Shopping Iguatemi/I-Tower

Alameda Rio Negro com alameda Xingu

02

West Point

Alameda Rio Negro

161

Sinco Engenharia

03

Vogue

Alameda Cauaxi

329

InPar

04

Pravda

Alameda Grajaú

98

Goincorp

05

Applause

Alameda Itapecuru

214

Trisul

06

Essência Alphaville

Alameda Itapecuru

283

Cyrela

07

Splendore

Praça Oiapoque

360

Rainha

08

Monte Carlo

Alameda Grajaú

524

Sabel

09

Fatto Alphaville

Avenida Aruanã

851

Plano & Plano

10

Panoramic

Avenida Tucunaré

11

Villa Solaia Residencial

Avenida Piraíba

Revista Viva | Novembro 2008

Número -

1.192 520

Construtora Odebrecht/Takaoka

Sergus Solaia Empreend. Imobiliários

53

Bom momento mantém o charme granjeiro GRANJA VIANA

Perfil da região ainda privilegia os residenciais horizontais de alto padrão, alguns deles com as grandes marcas do mercado imobiliário brasileiro Apesar da boa investida de construtoras de nome como Cyrela, Gafisa e Godoi, a Granja Viana deve continuar com os mesmos ares de campo. Por conta da lei de zoneamento local que não permite a construção de grandes condomínios verticais, a tendência do bairro é manter o tradicional charme, mas com o arrojo do bom momen-

to imobiliário brasileiro. “A tendência do boom vertical está muito mais forte na região do município de Cotia, em frente à Granja”, aponta Hélio Alterman, diretor da Proinvest, imobiliária que possui sua central na Granja. Sua empresa está há mais de 20 anos no mercado da região, mas ele atua no setor há 30.

03 04

05

02

01

54

Revista Viva | Novembro 2008

Principais empreendimentos Mapa

Nome

Localização

01

Village Wimbledon

Rua Mesopotâmia

459

MRV

02

Reserva Especial Jardim da Glória

Rua Adozinda Lopes

900

Geoincorp

03

Shopping Granja Viana

Rodovia Raposo Tavares

04

Raízes Granja Viana

Rua General Fernando Vasconcellos

500

Gafisa

05

Vertentes Granja Viana

Rua General Fernando Vasconcellos

775

Cyrela/Abyara

06

Portal da Granja Casa e Clube

Estrada da Aldeia

07

Green Dome

Estrada Municipal do Espigão

Número

km 23,5

Construtora

BR Malls

1.500

Newesp

683

Molnar

06

07

Revista Viva | Novembro 2008

55

GRANJA VIANA

Como novidade, ele aponta o Green Dome, da construtora Molnar, que mais se aproxima dos verticais, mas com as restrições da Granja: são dois blocos, mas cada um com quatro pavimentos, totalizando 40 unidades de 96 a 108 metros quadrados, mais unidades duplex de 176 metros quadrados. “É o primeiro vertical de alto padrão na Granja Viana, mas com o espírito do bairro e o conforto de uma casa”, avalia.

Novos condomínios e o arrojo das marcas

A Gafisa está no bairro com seu “Raízes da Granja”. É um condomínio de casas de alto padrão, na Rua General Fernando Vasconcellos. Já a Cyrela, junto da Abyara, mantém o “Vertentes”, na mesma rua, também com o mesmo segmento. Em fase de pré-lançamento estão o “Portal da Granja Casa e Clube”, da Newesp, e o “Reserva Especial Jardim da Glória”, da Geoincorp. Da MRV Engenharia, o empreendimento é o Village Wimbledon. Os três, com residências de alto padrão. Ainda na linha das grandes marcas, mas voltado aos serviços, está a BR Malls. A empresa deve entregar no ano que vem um shopping no km 23,5 da Raposo Tavares, com 160 lojas (150 satélites, quatro âncoras e seis megalojas) e 1300 vagas de estacionamento, em um terreno de 11.800 mil metros quadrados.

02 03 ARREDORES

Entorno da Granja também atrai

01

Outro bom momento imobiliário está no entorno do bairro, com acessos mais à frente na Raposo. Pela estrada Fernando Nobre são vários os empreendimentos residenciais. Os dois maiores, no entanto, são os lotes residenciais da Reserva Santa Maria, da Scopel, e o Beverly Hills, da Flacam (lotes residenciais e comerciais). Na mesma região está o “Terras de São Fernando”, da Construtora Godoi, com lotes residenciais a partir de 250 metros quadrados. Na Granja “propriamente dita”, a empresa prepara um megalançamento, com 700 salas comerciais (entre simples e lajes corporativas), praça de alimentação e lazer, até com cinema. A área, de aproximadamente 20 mil metros quadrados, está entre a Avenida São Camilo e a Estrada da Aldeia.

Mapa

56

Nome

Localização

Número

Construtora

01

Terras de São Fernando

Rua Carlos Antônio Pereira de Castro

3471

Godoi

02

Beverly Hills

Estrada Fernando Nobre

1190

Flacam

03

Reserva Santa Maria

Estrada Fernando Nobre

s/nº

Scopel

Revista Viva | Novembro 2008

ALDEIA DE SERRA

Aldeia da Serra: ainda o refúgio perfeito Nem mesmo o entorno do bairro sofre com “assédio” de grandes empreendedores. Novas vias devem devolver a tranqüilidade de acesso à região A região de Aldeia da Serra ainda pode ser considerada a “marca de resistência” ao avanço imobiliário. O refúgio dos que preferem os ares de campo da serra ao movimento de Alphaville – tanto é que são muitos os antigos moradores de lá que buscaram a paz de Aldeia da Serra, mantendo as atividades profissionais em Alphaville e Tamboré. Isso porque o giro comercial entre imóveis particulares ainda permite que moradores subam a serra em busca da tranqüilidade bucólica do bairro. No mais, há negócios acontecendo nos apartamentos do Belle Vue, dentro da própria Aldeia, e nos dois empreendimentos de lotes residenciais, ao longo da Estrada: Morada da Serra e Morada da Aldeia. A novidade ainda são as melhorias viárias, que de certo valorizam o giro comercial de Aldeia. No caso da duplicação da Estrada Dr. Yojiro Takaoka, ainda em obras, são intervenções que visam exclusivamente a segurança de tráfego na via, já que congestionamentos na subida ou descida não são problema. Por outro lado, as obras devolvem ao bairro um antigo atrativo na hora das vendas: a “estradinha arborizada”, agora mais segura. As desapropriações ao longo da via também têm caráter apenas de execução de obras – ou seja, não haverá lotes para instalação de comércio. As lojas de concessionárias de veículos no entorno da estrada também devem dar lugar às obras de duplicação. “Hoje, apenas um posto de serviços mais perto do condomínio de Aldeia da Serra está instalado, porque

o lote já havia sido liberado à atividade faz tempo, e seria injusto tombar a área depois de todo o investimento do proprietário”, explica o secretário de Projetos e Construções de Barueri, José Tadeu dos Santos.

Novo trevo à Aldeia

No entanto, para chegar à estrada, é preciso antes passar no complicado trevo do km 32 da Castello Branco – que serve também como retorno e acesso aos municípios de Jandira e Itapevi. Além do tráfego de caminhões rumo aos galpões no pé da serra, que tiram o sossego dos motoristas serranos. Até para esse problema já há solução, com projeto pronto da Prefeitura de Barueri. Trata-se de um novo trevo no km 31,5, que originalmente foi pensado para servir apenas o núcleo industrial do bairro do Jardim Belval e à Arena Barueri, com um viaduto sobre a Castello Branco. “Mas vamos aproveitar as obras do trevo para criar um novo acesso à Aldeia da Serra, através de uma via hoje de propriedade particular que leva a várias empresas, logo depois do posto Graal”, diz Tadeu. “Será transformada em uma via pública, de ida e volta à Aldeia da Serra, com acesso direto ao pé da serra sem passar pelo trevo do km 32”, complementa. Obra que também reforça o giro de vendas de particulares da Aldeia. O projeto já foi encaminhado ao Estado, através da Viaoeste. Aprovado, deve ser licitado no segundo semestre de 2009. Contratada a obra, sua execução deve durar mais 15 meses.

57

COMPRAS

ENTERMIX INFORMÁTICA E PAPELARIA

LIZA BIJOU

ORIGAMI

A loja tem produtos de papelaria e informática com bons preços e faz entregas em compras, acima de R$ 50,00 reais. Calç. Antares, lj. 63. Tel.: (11) 4153-1234.

Nas compras acima de R$ 50, você concorre a uma linda semijóia. Vale a pena conferir. Calç. Aldebarã, 180, lj. 1. Tel.: (11) 4152-2730.

A loja oferece produtos orientais, infantis e revelação digital, além de estar com 20% de desconto para objetos de decoração. Calç. Aldebarã, 214. Tel.: (11) 4152-4088.

nº 180

nº 214

nº 63

MAPA DA MINA - CENTRO DE APOIO II nº 116

nº 62

nº 160

PET CLINIC

KIMIE MASSAGEM TERAPÊUTICA

O salão oferece ótimos serviços, como a promoção do mês: faça uma coloração e ganhe uma hidratação. Pça. Alpha de Centauro, 116. Tel.: (11) 4153-3095 / 4152-4390. Estac. no local com manobrista.

Venha conhecer os serviços diferenciados da loja e aproveite o desconto de 10% no serviço de tosa. Av. Vênus, 62. Tel.: (11) 4153-7883 / 4153-7884.

Aproveite para relaxar em um ambiente zen e ganhe 20% de desconto no serviço de massagens terapêuticas às terças-feiras. Calç. Aldebarã, 160, 1º andar. Tel.: (11) 4153-7167.

Promoções válidas para o mês de novembro

STILLE

Revista Viva | Novembro 2008

59

LIGHT por Lucília Diniz Consultora light, escritora e conferencista

Mente magrinha Tudo pode ser mais “enxuto” em sua vida. Lembre-se: a boa forma começa na cabeça Tradição espanhola Feita com vegetais, a paella leva menos arroz que a versão original e os legumes são branqueados, tendo seus valores nutricionais conservados. É uma prato com vitaminas A, B, C, E, além de minerais!

Paella vegetariana Ingredientes: 3 xícaras (chá) de legumes sortidos picados; 1 cebola vermelha picada; 1 bulbo de erva-doce em pedaços; 1 pimentão vermelho em tiras; 2 dentes de alho amassados; 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz parboilizado; 4 xícaras de caldo de vegetais light; 1 pitada de açafrão; 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja; 2 colheres (chá) de tomilho

fresco picado; 2 colheres (chá) de orégano fresco picado; 2 colheres (chá) de alecrim fresco; 1 folha de louro; sal a gosto e azeite em spray. Modo de preparo: Faça primeiro o branqueamento dos legumes (ferva por 30 segundos, escorra e depois passe em água fria). Reserve. Borrife um pouco de azeite em uma panela funda. Adicione a cebola, a ervadoce, o pimentão, o alho e cozinhe, mexendo até ficar macio. Junte o arroz e misture. Adicione o caldo de legumes e o açafrão. Espere ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos. Adicione os legumes, os tomates-cereja e as ervas. Cozinhe a paella por mais 20 minutos ou até todos os vegetais estarem macios e o líquido secar. Retire do fogo e deixe descansar coberta por 5 minutos. Sirva ainda quente.

Ajude seu corpo

Oásis urbano

Tomar sol, escolher bem o que beliscar durante o dia, trocar comida pesada por opções leves e dar-se momentos relaxantes que ajudam a manter a forma como yoga e ginástica são atitudes que ajudam seu corpo. Comece agora mesmo!

Você imagina um espaço de bem-estar, aconchegante e bem decorado - e ainda por cima, administrado por cinco homens? Pois esse é o Atma Studio, que acaba de abrir em São Paulo. Com aulas de pilates, yoga e ginástica natural, o espaço é “uma academia para quem não gosta de academia”. Oferece ainda planos personalizados, que incluem massagens, acompanhamento nutricional e até palestras. Tel.: (11) 3073-1008. www.atmastudio.com.br

Você sabia? Tome um banho de sol de 20 minutos sempre que possível. Esse é o tempo suficiente para estimular o corpo a produzir a mesma quantia de vitamina D contida em 100 copos de leite.

Só um pedacinho... Cuidado com essa frase! Petiscar “inocentemente” pode arruinar sua dieta. Observe a conta abaixo: 2 bolachas recheadas na reunião da manhã 100 10 batatas fritas oferecidas por um amigo +80 2 garfadas do bolo de aniversário de um colega +40 3 goles do refrigerante de sua irmã +36 2 colheradas de sorvete antes de dormir +73 Total = 339 kcal



Troca vantajosa Bárbara Kallas, de SP, foi a vencedora do concurso cultural “Alimentação Mais Saudável com Goodlight”. Sua sugestão foi uma pipoca “ultralight”. Aí vai a dica de Bárbara: Coloque um pouco de milho para pipoca em um saco de pão. Feche bem a boca do saco, deixando espaço para o milho estourar. Leve ao microondas por alguns minutos. Depois de pronta, borrife sal spray, pois como a pipoca não tem nada de óleo, o sal comum não adere.

Pergunte para Lucília Por onde começam as mudanças no corpo quando se perde peso? Lucília: Apesar de muita gente duvidar, a barriga é um dos primeiros lugares a secar no processo de emagrecimento. A gordura abdominal é mais sensível que a gordura em outras áreas. Por isso, o corpo vai queimá-la primeiro quando houver deficiência de energia. Maravilhoso, não é? Agradecimentos à Escola de Culinária Béth Sôares Paladar e Requinte, que preparou a receita. Tel.: (11) 4191-1864. www.bspaladarerequinte.com.br

Moda & Beleza por Cristiana Arcangeli Empresária, consultora de beleza e escritora

Cheiro de Réveillon Lançamentos para comemorar o Natal e o Réveillon com muito estilo O final do ano agita os lançamentos de perfumes. As grandes marcas lançam edições limitadas ou novas fragrâncias que combinem com dias quentes e ensolarados. A idéia é refrescar o calor seco das grandes cidades.

ck IN2U, da Calvin Klein: feito em duas versões, na feminina, a fragrância é cremosa floral e cítrica, com papaya dourada, frutas cítricas, pétalas orvalhadas e flor de ameixa. Já na masculina, frutas amarelas e mentoladas, além de nota de pepino, neroli e violeta. R$206 (100ml). SAC: 0800 772 5500.

Amor Amor Tentation, da Cacharel: ideal para a mulher sedutora, a fragrância é amadeirada oriental com hera, tangerina verde, lírio branco, jasmim, baunilha e sândalo. R$259 (50ml). SAC: 0800 701 7323.

Lacoste Elegance, da Lacoste: inspirado no homem charmoso e verdadeiramente cativante, inclui notas de menta penny royal e framboesa, entre outras. R$250 (90ml). SAC: 0800 772 5500.

Armani Code, Eau de Toilette, da Armani: o per-

Hugo Boss: as fragrâncias refletem o espírito minimalista das relações modernas. O primeiro possui notas de flor de arroz e é suave, floral e amadeirado. O segundo tem menta e albahaca, que criam um arranjo aromático verde. R$187 (60ml). SAC: 0800 772 5500.

Revista Viva | Novembro 2008

Fotos: Divulgação

Preços pesquisados em outubro de 2008

Hugo XX e Hugo XY, da

fume comemora o aniversário de Armani Code Dinna com a versão EDT. Floral e sedutor, tem notas de cabeça de cyclamen, pétala de flor de laranjeira, musk e museine. R$178 (50ml). SAC: 0800 701 7323.

ESPORTE por Milton Neves Jornalista esportivo e apresentador de TV

Massa é esperança para a próxima temporada Felipe Massa não poderia ter encerrado a temporada com a confiança e a credibilidade mais em alta. Mesmo sem o título, o hábil e veloz paulista foi a grande sensação do ano e, não fossem os incríveis erros da Ferrari - no boxe, na estratégia e autoconfiança -, encerraria o jejum de títulos do Brasil na mais credenciada categoria do automobilismo. Perdeu, porém, para outro gênio, o britânico Lewis Hamilton. Méritos para o inglês, que se tornou o campeão mais jovem da história da F-1. Piloto inteligente e com rara capacidade de lidar com adversidades, Massa é substituto natural aos já consagrados Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. É apenas questão de tempo para que ele entre no seleto grupo de campeões da F-1, ainda mais contando com a melhor máquina e agora com todo respeito da escuderia mais tradicional do mundo. A decisão em Interlagos foi algo fora do comum, recheada de fortes emoções e com Massa quase alcançando a façanha de ser o primeiro brasileiro a se sagrar campeão em casa. Não fossem os pneus errados do alemão Timo Glock, ele teria conseguido o impossível. Mas mesmo vice, ganhou status de ídolo e tem tudo para emplacar nas próximas temporadas, que, aliás, prometem ser bastante equilibradas, com inúmeros talentos postulando o título. Além de Hamilton e Massa, ainda é inegável apontar nomes como o do espanhol Fernando Alonso, do polonês Robert Kubica e do finlandês Kimi Raikkonen como outros sérios candidatos ao título de 2009. Sem falar nos talentos incipientes, como o alemão Sebastian Vettel, que provou ser um “descendente” à altura do talento de seu compatriota Michael Schumacher. Vettel, por pouco, não fez história em Interlagos, sendo o talismã de Felipe.

64

Felipe Massa

O piloto brasileiro não apenas ganhou a simpatia do alto comando da Ferrari, como também o respeito do torcedor, seja ele qualquer parte do mundo. O fato de desbancar Raikkonen da condição de número 1 da equipe foi mérito de seu próprio empenho e destreza. Sempre mais motivado do que o companheiro, levou o time à conquista do Mundial de Construtores, algo que a Ferrari nunca admitiria perder com tanto investido em jogo.

O futuro da F-1 brasileira Aos 27 anos, Massa ainda deverá crescer muito de produção - tem sido assim desde que chegou à escuderia do “Cavalo Rampante”. Ele ainda tem o apoio declarado de Schumacher, que mesmo aposentado, faz as vezes de consultor do time. O que o heptacampeão fala é lei na Ferrari e, ao elevar as qualidades do paulista, demonstra estar bem atento aos frutos que Massa possa colher em pouco tempo. Nós brasileiros torcemos para que ele quebre a ingrata escrita que o Brasil amarga, sem faturar um título mundial na Fórmula-1 há 17 anos. Desde a fabulosa conquista de Senna em 1991, não comemoramos o feito, iniciado com Fittipaldi - bicampeão - e Piquet, tri, assim como Senna. Após o trio, tivemos nossa melhor oportunidade com Barrichello, grande piloto e pessoa, mas que teve azar de “frear” na mesma curva em que Schumacher impôs seu domínio. Os dois maiores vencedores brasileiros da categoria também contam com herdeiros na pista. Nelson Ângelo Piquet demonstrou amadurecimento e foi premiado com a renovação do contrato com a Renault. E Bruno Senna, sobrinho do mestre, já luta por uma vaga em uma equipe intermediária, nem que seja como piloto de testes. Já Lucas Di Grassi em breve deverá fazer sua estréia na F-1.

Felipe Massa

Massa e Nelsinho Piquet

Alonso, Massa e Raikkonen

Revista Viva | Novembro 2008

Fotos: Divulgação

O piloto começa o campeonato de 2009 como favorito

turismo TEXTO: PRISCILLA ZAMARIONI | fotos: divulgação

Ainda dá tempo!

5 roteiros incríveis para fechar o ano com chave de ouro e começar 2009 com o pé direito um tempinho para

O hype do Caribe

superaconchegantes para curtir

Se a sua “praia” for a uma bem paradisíaca, com água cristalina e areia branca e fina, eis seu destino. Localizada na costa leste da República Dominicana, tem 8 quilômetros de extensão litorânea e uma beleza local que enche os olhos e aguça todos os sentidos. Conhecida como o “paraíso das águas claras”, abriga em seu território a generosidade das paisagens, a simpatia de seu povo e ainda o conforto de hotéis cinco estrelas. Os passeios variados saem por terra e água com direito a cachoeiras, trilhas na mata e até mesmo ilhas, além de campos de golfe e esportes náuticos como windsurf e mergulho. Regada por rum e ao som do tradicional merengue, a palavra monotonia não existe no dicionário de Punta Cana. Há diversos cassinos e atrações variadas para curtir nas noites.

o Natal, o Réveillon ou as férias

Dica de pacote

programar sua viagem? A ordem é não desanimar! Algumas empresas oferecem ótimas opções, incluindo cruzeiros marítimos, resorts 5 estrelas e até hotéis

em grande estilo. Escolha o seu destino e corra para fazer as malas. 66

Punta Cana

8 dias / 7 noites no hotel Barceló Punta Cana, localizado na praia de Bávaro, saem por US$ 1,828.00 por pessoa em apartamento duplo categoria Ocean View e sistema all inclusive. Inclui passagens aéreas ida e volta em vôo da TAM, traslados e assistência de viagem internacional. *Saídas em 13/12/2008, sem taxas de embarque.

Revista Viva | Novembro 2008

Preços pesquisados em outubro de 2008

Não conseguiu

Navio Soberano

Um cruzeiro marítimo com tudo que você tem direito O nome vem a calhar, já que além de todo esplendor de se navegar por mares que levam a destinos como Salvador e Ilhéus - com desembarque até em uma praia privativa, localizada na Ilha de Jaguanum, próxima a Angra dos Reis -, os viajantes podem contar com uma série de facilidades a bordo: todas as refeições e bebidas estão inclusas e o lazer é garantido por uma equipe completa de monitores. Além disso, entretenimento é o que não falta. Há teatro com apresentações de espetáculos, boate e bares com atrações musicais paralelas. Existem ainda outras opções de transatlânticos que virão ao Brasil, para navegar por lugares como Fernando de Noronha, Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro ou até mesmo destinos internacionais, com desembarque em Buenos Aires, Montevidéu e Punta Del Este.

Dica de pacote 8 dias / 7 noites (por pessoa em cabine dupla categoria L) saem por US$1,141.00 em sistema all inclusive. Roteiro da viagem: Santos/Salvador/Ilhéus/Praia Privativa - Ilha de Jaguanum (próxima a Angra dos Reis) / Santos. * Saídas em 7 ou 28/02/2009. Preço por adulto. Não inclui taxas portuárias e de serviços.

Iberostar

A estrela do nordeste No litoral baiano, mais especificamente na Praia do Forte, o hotel é uma das principais atrações do local. Localizado a 60 quilômetros de Salvador, é considerado um verdadeiro paraíso tropical à beira-mar, pois é rodeado de piscinas naturais e proporciona hospedagem de altíssimo padrão com muito entretenimento, como quatro piscinas, pista de golf, shows noturnos diários e uma área inteiramente dedicada às crianças com monitores.

Dica de pacote 8 dias / 7 noites custam R$3.138,00 por pessoa em apartamento duplo categoria superior com sistema all inclusive. Estão inclusos no serviço passagens aéreas ida e volta com vôos fretados TAM, traslado de chegada e saída, além de bebidas nacionais e importadas, como uísque 12 anos. * Saídas em 29 ou 30/11/2008, sem taxas de embarque.

Serra Gaúcha

Preços pesquisados em outubro de 2008

Conforto, belezas naturais e festas para animar Na cidade serrana de Gramado, porta de entrada para a Serra Gaúcha, está o Serrano Resort & SPA, considerado o melhor hotel de serra da montanha, com piscina natural e aquecida, sauna, spa com terapias especiais, restaurantes e muita diversão para a garotada. Além disso, acontece de 13 de novembro a 11 de janeiro, na cidade, o Natal Luz. O evento atrai milhares de turistas com shows temáticos, desfile e a famosa árvore cantante - uma pirâmide humana formada por um coral da cidade entre outras atrações. Revista Viva | Novembro 2008

Dica de pacote  8 dias / 7 noites no hotel Serrano Resort & SPA saem por R$2.118,00 por pessoa em apartamento duplo, categoria luxo, em sistema de meia pensão. Estão inclusos nos serviços passagens aéreas em vôos fretados TAM, passeios e traslados com idas a Gramado, Canela,

Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Canoas e Porto Alegre, além de ingressos para os espetáculos locais Nativitaten, Fantástica Fábrica de Natal e Grande desfile de Natal. * Saídas nos dias 29 e 30/11/2008, sem taxas de embarque.

69

Costa Brasilis

Um paraíso a ser desvendado

Dica de pacote 8 dias / 7 noites saem por R$1.648,00 por pessoa em apartamento duplo com pensão completa e bebidas inclusas. Entre os serviços incluídos estão passagens aéreas ida e volta com vôos fretados TAM, traslados de chegada e saída e hospedagem gratuita

para duas crianças de até 12 anos. * Menores de 12 anos pagam apenas a passagem aérea e taxa de embarque, desde que acomodados no mesmo apartamento de dois adultos pagantes. Saídas nos dias 29 e 30/11/2008, sem taxas de embarque.

Mais informações e reservas: CVC Viagens e Turismo. Tel.: (11) 4191-9198 - [email protected] (Alphaville). Tel.: (11) 4702-0306 - [email protected] (Granja Viana) / Tel.: (11) 2166-9797 (Tamboré).

70

Revista Viva | Novembro 2008

Preços pesquisados em outubro de 2008

No município de Santa Cruz Cabrália, Bahia, está a paradisíaca praia de Santo André, onde fica o Costa Brasilis Resort. Com uma área de 50 mil metros quadrados de natureza exuberante e estilo colonial lembrando a charmosa cidade de Paraty, todos os detalhes se unem para oferecer conforto e sofisticação de um resort cinco estrelas. São 122 unidades que se dividem entre apartamentos com varanda e bangalôs, ambos completamente equipados. Além do SPA Ruby, com um centro estético completo, médicos de diferentes áreas e diversos tratamentos corporais. Outra atração do local são os esportes náuticos, como a pesca oceânica.

QUALIDADE DE VIDA por Roberto Shinyashiki Psiquiatra, escritor e conferencista

A arte da convivência Conviver é uma arte sutil que nem todos aprenderam a dominar As pessoas estão perdendo a habilidade de dialogar e de conhecer o outro. Elas ouvem, mas não escutam; falam, mas não se deixam conhecer; esbarram-se, mas não se vêem. É uma multidão que caminha solitariamente em direção a lugar algum. Conviver é uma arte tão sutil quanto a música, a literatura, a pintura ou o teatro, e que poucos aprenderam a dominar. Infelizmente, nas escolas, não há disciplinas que ensinam a nos relacionar. A dificuldade de entrar no mundo alheio está criando uma geração de pessoas impacientes e distantes. Ao perdermos a generosidade de respeitar diferentes pontos de vista, transformamos o casamento e os negócios em verdadeiros campos de batalha, em que o outro passa a ser o inimigo. A competição é excitante no esporte, em que há ética e respeito por um objetivo. Porém, a competição selvagem, em que os valores humanos são destruídos, só vai terminar quando aprendermos a conviver, a aceitar e a admirar a diversidade.

Resolução de conflitos Os conflitos ocorrem quando duas ou mais pessoas têm pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto. Vamos imaginar a seguinte cena: o pai entra no quarto do filho e exige que ele coloque o lugar em ordem. O filho responde que o quarto é seu e o pai não tem direito de interferir. O pai argumenta que o quarto está na sua casa e somente quando o filho tiver a casa dele poderá fazer o que quiser. O filho sai gritando que odeia o pai. No fundo, ambos querem apenas se sentir importantes, respeitados e fazer com que seu ponto de vista seja valorizado e, no fim das contas, se aborrecem, sendo que a solução dos conflitos fica cada vez mais distante. Revista Viva | Novembro 2008

O melhor a fazer, então, é tentar resolver o problema antes que adquira proporções maiores. Os conflitos têm de ser enfrentados diretamente e, dependendo da gravidade da situação, é necessário um tempo para cicatrizar as feridas. Para ajudar, selecionei algumas dicas: Estabeleça o diálogo: nessas situações, geralmente a conversa fica travada. Portanto, a primeira atitude é procurar uma forma de reestabelecer a comunicação. Descubra alguém para servir de interlocutor enquanto as partes não ficam frente a frente. Ausência de diálogo só serve para aumentar o conflito. Exemplo: dois irmãos herdam a empresa do pai. Brigam pelo controle administrativo do negócio e desistem de tentar conversar. Delegam as negociações para os advogados. Pronto! As chances de mal - entendidos passam a ser muito maiores; Defina os motivos do conflito: muitas vezes, as pessoas envolvidas entram em emoções negativas e se deixam contaminar por sentimentos não elaborados. Quando se define de imediato qual o ponto em discussão e os motivos exatos das divergências, fica mais fácil encontrar uma solução; Compreenda as razões do outro: quando alguém começa a desabafar, a resolução do problema pode acabar ficando em segundo plano. Muitas vezes, a preocupação maior é ferir o outro. Tenha paciência para ouvir o desabafo sem dar nenhuma justificativa. Nessa fase, surgem ressentimentos passados que, apesar de não ter relação nenhuma com o que está sendo discutido, reduzem a possibilidade de que os envolvidos cheguem a um acordo; Interprete o desejo que cada um tem sobre o assunto: nesse momento, os dois devem expor seus objetivos e suas preocupações até que apareça uma opção que agrade a ambos.

DICA DO MÊS Vencendo desafios de salto alto Autora: Lynette Lewis Editora: Gente Preço: R$33

Dar um significado para tudo que é feito em nossa vida. Essa é uma das principais metas deste livro. Com exemplos pessoais e de amigos ligados à área executiva, a consultora de carreira constrói o livro em um texto leve, que propõe a descoberta da razão de sua vida para viver de maneira satisfatória. Além disso, há histórias de mulheres e da própria autora que fizeram a escalada profissional, preservando seus corações e seus saltos. Preço pesquisado em outubro de 2008

73

PAIS & FILHOS por Içami Tiba Psiquiatra, escritor e conferencista

O lar é a alma da família Moradia, qualidade de vida e segurança são os pilares da performance familiar Todo ser humano precisa de um território para viver, e nele, uma moradia onde possa dormir. Os humanos fazem suas moradias num território onde encontra trabalho do qual tira o sustento. Os civilizados disputam a mesma caça - emprego e/ ou trabalho - e, como na natureza, sobrevive o mais forte, que no caso é quem for mais capacitado. Em contrapartida, nossa moradia é o nosso território específico, onde ninguém que não seja da família tem o direito de “entrar”. “Na minha casa, mando eu!”. Eis uma das expressões que melhor demonstram o sentido de dono absoluto. A cidade é um compartilhar de vários territórios, às vezes, até superpostos que estabelecem redes de relacionamentos com diferentes tipos e qualidades. Mas cada cidadão preserva sua moradia conforme as características de sua família e tem que pagar pelo seu conforto, saneamento básico, luz, etc. Para citar um exemplo, há condomínios com muitos apartamentos de idêntica planta baixa. Mas não há um igual ao outro, pois cada morador o decora de acordo com suas preferências e prioridades. Até mesmo numa família, apesar de todos dormirem na mesma moradia, cada um tem seu canto para dormir e um cantinho “secreto” onde guarda suas preciosidades. Resultado: cada um dos 6,5 bilhões de habitantes da terra tem seu cantinho indevassável - pelo menos nos seus desejos. Ninguém suportaria viver se a cada noite que se aproximasse tivesse que procurar onde dormir. Mesmo os sem-teto sabem onde irão dormir, onde guardar suas preciosidades. Cada morador de rua tem seu território e o defende com unhas e dentes. Quem não tem moradia própria, paga aluguel ou invade e toma posse de locais onde possa dormir. E há pessoas que pagam aluguel não porque Revista Viva | Novembro 2008

falte dinheiro para comprar a moradia, mas por um projeto financeiro.

Moradia e liberdade O território dos jovens é onde possam ver e ser vistos por outros jovens, principalmente do sexo oposto. Eles precisam encontrar seus pares, pessoas com quem querem estar juntos e compartilhar aventuras, competições, festas, esportes, disputas, falas, contestações e brigas, além de jogar, falar alto, gargalhar e uma infinidade de outras ações que podem criar na hora. Muitos deles acham enfadonho morar com seus pais, sobretudo em cidades pequenas. Não que a moradia seja detestável, mas é que o seu território fica muito restrito e assim sua performance social fica muito baixa. Mas é fato que, independente da faixa etária de uma pessoa, ter moradia própria significa liberdade. Melhor ainda se ela for confortável, espaçosa, bem construída, bonita e saudável. Isso significa ter alta performance e não se viver assustado, apreensivo e temeroso. No entanto, vale lembrar que para se ter alta performance em uma moradia seria necessário: - Ter o suficiente conforto material, com espaço adequado para tudo e todos, numa convivência em que se respeite o “ser-no-mundo” de cada um; - Estar bem situada para receber boa ventilação e exposição ao sol; - Ter boa localização, suficientemente longe do barulho e adequadamente perto dos locais mais necessários para a família; - Oferecer boa segurança para dormir tranqüilo sem sobressaltos de medo ou sustos; - Ser, enfim, o local onde todos os familiares tenham prazer em voltar para ela e nela viver.

DICA DO MÊS Como Sobreviver à Própria Família Autor: Mony Elkaïm Editora: Integrare Preço: R$28,90

Em certos momentos, o ambiente familiar pode se assemelhar a uma prisão. Quem nunca teve sensações como essa? Em sua experiência como terapeuta, Elkaïm ajudou a solucionar diversos casos de pessoas que julgavam não haver mais saída para a vida em família, desvendando o papel específico do indivíduo no lar, as armadilhas implícitas nele, e como desenvolver esses papéis produtivamente. Preço pesquisado em outubro de 2008

75

CORPO & EQUILÍBRIO por Nuno Cobra Preparador físico-mental e conferencista

Treine com consciência Não se deixe seduzir por resultados milagrosos. Saúde é coisa séria!

Evite lesões nos joelhos Bastante recorrentes em atletas e também em alunos de academia, essas lesões ocorrem porque o joelho é um ponto de enorme fragilidade e sobrecarga, seja devido ao número de repetições e à carga que lhe é imposta no trabalho aeróbico, seja pelo peso excessivo e movimentos incorretos no trabalho muscular. Na maior parte dos casos os sintomas se iniciam com uma dor ou incômodo leve, que são muitas vezes ignorados, transformando-se, por causa da insistência e falta de prudência, em lesões crônicas mais complexas. Poucas pessoas trabalham com um conceito de prevenção em relação à saúde do corpo, de modo geral. No caso do joelho, uma dor diagnosticada em tempo hábil permite plena recuperação apenas com repouso. Caso não sejam tomados os devidos cuidados, uma lesão pode evoluir para quadros preocupantes e nem sempre a operação é garantia de um joelho novamente eficiente.

Fique atento Se por um lado aumentou a procura por atividade física, por outro crescem também os exageros e erros de treinamento. Os fisioterapeutas e ortopedistas são unânimes em apontar uma epidemia de lesões (que aumenta bastante nesta época de pré-verão). Para que você possa treinar com segurança, é fundamental a orientação de um profissional qualificado e experiente, que passe séries personalizadas e, principalmente, monitore como os exercícios estão sendo feitos e se a sua postura está correta ao realizá-los. Revista Viva | Novembro 2008

Prevenção e análise postural Infelizmente, hoje há uma cultura distorcida quando o assunto é exercício físico. Se a pessoa não alcança um resultado rápido, ela desiste e se desmotiva. Aqui já aparece o primeiro grande erro: não existe trabalho corporal eficiente e seguro que seja instantâneo e que não tenha uma perspectiva a longo prazo. O fato é que muitas pessoas que treinam acreditam que um exercício é bom quando “pega” o músculo (ou seja, quanto mais pesada a carga e mais cansado o músculo). Porém, deve existir uma preocupação com a adaptação articular e ligamentar, que varia bastante em relação ao biotipo e histórico de cada pessoa. É importante realizar uma avaliação física que possa oferecer informações para um trabalho de prevenção, além de uma análise postural que possa evitar acentuar os desequilíbrios já existentes. A questão é que o ser humano só aprende errando. Sendo assim, é comum ver pessoas que só se dão conta de que aquela dorzinha está relacionada a tal exercício específico quando a lesão já causou o estrago. Como algumas delas exigem cuidados - isso sem contar, é claro, um grande investimento de tempo - no fim, o prejuízo pode acabar sendo bem maior em termos de aumento de peso e déficit de saúde por conta da inatividade.

77

estilo TEXTO: maurício svartman | fotos: divulgação

The Ovei

Sente falta de um espaço para se isolar, mesmo dentro de casa? O Ovei é um casulo de 1,70x1,90x0,95m, de fibra de carbono, com banco de couro, luz LED, som surround 5.1, tela de 26’’, ar condicionado e jogos. Tudo controlável por um painel muito bacana. Disponível em quatro cores. A partir de £ 50.000. www.ovei.co.uk

Orb Audio

O sistema de home theater da Orb vem com até sete esferas, além de um subwoofer Super Eight, mas é possível comprá-las separadamente. O formato das caixas combina com a acústica de salões bem espaçosos. A partir de US$ 120. www.orbaudio.com

LAR HI-TECH

Quer dar uma modernizada na casa nessas férias? Confira nossas sugestões. Tem de TV até aparador de porta...

Sony KLV-40W410A

A melhor TV de 40’’ do mercado, a Full HD, é uma moleza de configurar. A nitidez é notável e praticamente inexistem ruídos de imagem. Seus filmes de Blu-ray também não farão feio, com os 24fps/1080p, e os menus atraentes são inspirados nos do PlayStation 3. R$4.800. www.fnac.com.br

86

Weber E310 Genesis

A Weber é a marca que criou a primeira churrasqueira com tampa e a primeira churrasqueira à gás. Esta tem três bicos e grade de porcelana, além de acendedor automático. Fácil até para quem é ruim de churrasco. R$6.160. www.extra.com.br

Revista Viva | Novembro 2008

POLTRONAS O mercado de cadeiras, poltronas e sofás, nos últimos anos, cresceu na mesma proporção do imobiliário. As invenções estão cada vez mais malucas, mas também mais belas e confortáveis. Confira três opções:

Gaggia Syncrony Compact

Com design clean, esta máquina de café expresso também extrai água quente e vapor, ideal para o preparo de capuccinos. R$ 2.590. Shopping Flamingo Mall, lj 06. Tel.: (11) 4193-6339.

Philips Living Colors

A lâmpada projetora produz um arco-íris de sombras, permitindo um refresco ao interior do seu lar. Um toque em determinada cor no controle remoto permite escolher o tom que você deseja projetar. R$1.080. www.polishop.com.br

Inflatable Chesterfield Sofa

Inflável, fez um sucesso tremendo na Europa. Feito do mesmo material de botes salva-vidas, vem com uma bomba de encher e é inflado em 5 minutos. Imagine-se levando-o para o parque em um domingo de manhã! £ 380 (frete sob consulta). www.blofield.nl

RD Legs

Com edição limitada a 50 exemplares, a RD Legs é uma cadeira de plástico com material totalmente reciclado (e reciclável). Os fabricantes prometem que ela é confortável e resistente. £ 790 (frete sob consulta). www.thegreenhaus.co.uk

James the Doorman

Este educado porteiro segura seus livros em uma estante ou a porta do cozinha aberta para você passar. Disponível em preto e vermelho. £ 20 (frete incluso) www.wheredidyoubuythat.com

Preços pesquisados em outubro de 2008

Você sabia? O governo brasileiro encomendou à Nestlé no final da década de 30, uma pesquisa para dar uma solução ao excedente de produção de grãos de café no Brasil, surgiu o primeiro café solúvel, o Nescafé.

Revista Viva | Novembro 2008

Lojo Ball

Com um look moderninho, a Lojo Ball funciona como pufe ou objeto decorativo quando fechada, mas, com o zíper aberto, vira uma poltrona bem confortável. £ 180 (frete incluso). www.lojoball.com

87

INDICA textos: haydÉe maciel E SORAIA SENE FOTOS: DIVULGAÇÃO

2ª Edição do “Dia do Bem” A mobilização, coordenada por Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, em prol da vida acontecerá dia 10/12, em especial para comemorar os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Para este ano, foram organizadas quatro grandes ações: - Agenda do Bem, que engloba eventos musicais, esportivos e de recreação para arrecadar recursos para o Graacc - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer; - Gincana do Bem, com atividades de interação; - Cardápio do Bem, que visa arrecadar produtos e a “doação de sangue”, iniciativa para incentivar a doação e abastecer os hemocentros; - Balada do Bem, com ritmos das décadas de 70, 80 e 90, que foi oferecida, pelos empresários da Santé Club em Alphaville, com renda também revertida para o Graacc; - Quiosque do Bem, no Shopping Tamboré, comercializando bonés, camisetas, chaveiros do Graac e produtos da Cooperativa “Unindo Forças”, além do colar “ponto de luz”, produzido especialmente pela designer Isabel Motta. Para mais informações: tel.: (11) 4199-1339 e no site www.baruerisoudobem.com.br

Natal da Granja O movimento Granja Viva, o Rotary Empresarial e a Aetec (Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia), iniciaram sua Campanha de Natal 2008, que pretende arrecadar 1.500 cestas de Natal destinadas às famílias carentes da região e a outras instituições da cidade. Esta será a quinta edição da campanha, que até agora já arrecadou brinquedos, roupas e mais de mil cestas. Para participar e adquirir cotas: Tel.: (11) 4612-7771.

92

Revista Viva | Novembro 2008

SHOW

Elton John e James Blunt Após 14 anos de sua última apresentação, um dos maiores astros do pop mundial volta ao país com a turnê “Rocket Man - The Definitive Hits”, que começou em 2007 e vai percorrer o mundo, totalizando 60 concertos. Quem irá abrir os shows de “Sir” Elton John será o também britânico James Blunt, autor do hit “You’re beautiful”. Arena Skol Anhembi: Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo. Ingressos a partir de R$250. Tel.: (11) 4007-1007. www.ingresso.com.br

RESTAURANTE

PJ Clarke’s Quem já foi para Nova York provavelmente conhece o PJ Clarke’s, que funciona na esquina da Terceira com a Rua 55 há 124 anos e já teve clientes como Marlon Brando, Marilyn Monroe, Nat King Cole e Jackie Kennedy e hoje atende celebridades como Renée Zelwegger, Cindy Crawford, Ed Burns, entre outros. Os donos deste verdadeiro ícone gastronômico escolheram São Paulo para abrir seu primeiro e único restaurante fora dos EUA. A inauguração foi no dia 7 de novembro. O PJ paulistano tem decoração igual a do restaurante de Manhattan e o cardápio conta também com os mesmos pratos da “Big Apple”, como a Cobb Salad ou o Steak Tartar. No entanto, há opções com sabor brasileiro, como picadinho de mignon e bolinho de arroz. R. Dr. Mario Ferraz, 568, Itaim Bibi, São Paulo. Tel.: (11) 3078-2965. Cc.: V, M, AE e D.

Envie sugestões para o e-mail: [email protected]. Acesse o site www.vivasa-

Preços pesquisados em outubro de 2008

opaulo.com.br, cadastre seu e-mail e receba semanalmente a newsletter da revista Viva com os últimos acontecimentos da região e dicas de entretenimento (cinemas, shows, passeios e restaurantes).

Cartões de Crédito (Cc)

Faixas de preço por pessoa

AE - American Express D - Diners M - Mastercard V - Visa A - Aura H - Hipercard Alguns estabelecimentos podem alterar, sem aviso prévio, seus horários, valores e sistemas de pagamento.

$ - até R$35 $$ - de R$36 a R$50 $$$ - de R$51 a R$75 $$$$ - acima de R$75 Refeição com couvert, um prato de custo médio, sobremesa, água mineral e serviços.

Revista Viva | Novembro 2008

93

restaurantes

Carnes exóticas

Receitas da Dona Nair

Na churrascaria Gramado Grill Raposo, o cliente experimenta diversas carnes diferentes como cordeiro, javali e avestruz. Uma mesa de saladas e uma de frios completam o cardápio do rodízio (de R$28,90 a R$34,90 dependendo do dia da semana). Rod. Raposo Tavares, acesso km 26,5 (sentido interior), Granja Viana. Tel.: (11) 4702-6297. Cc.: V, M, D e AE. $$

Aziz Maluf Filho, neto de libaneses e dono do Recanto Árabe, aprendeu os segredos da cozinha árabe com a família de sua mãe. Abobrinha recheada, coalhada seca (muito cremosa), charuto de folha de uva e esfiha fechada são alguns dos pratos (R$34,90 o kg). Na saída, experimente um doce típico, como o chiclete de Miski, feito pela Adams no Líbano. Calç. das Acácias, 51, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-9370. Cc.: V, M, D e AE. $

Rodízio de massas e pizzas Novidade no La Buca Romana, funciona de 3a a dom., das 18h30 às 23h. Um carrinho equipado com quatro opções de massas e três de molhos passa pelas mesas dos clientes que escolherem essa opção, que inclui também pizzas (R$21,90 por pessoa). O cardápio vai variando. Em alguns dias da semana, o jantar tem música ao vivo. Al. Araguaia, 820, Alphaville. Tel.: (11) 4191-4687. Cc.: V, M, D e AE. $

Bufê criativo Na La Ville Eat Place, o self-service é diversificado, oferecendo desde o tradicional até saladas diferenciadas (R$28,50 o kg, de 2a a 6a, e R$32,90 o kg, aos sáb., dom. e feriados). Que tal berinjela com nozes, cogumelos e azeitonas? Ou enrolado de queijo com rúcula e tomate seco? Há ainda o grill, além de comida japonesa (R$39,90 o kg). O cardápio sempre tem novidade. Entre as bebidas, destaque para os sucos. O cliente pode pedir pelo telefone e a padaria entrega. Av. dos Pássaros, 577, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-3009. Cc.: V, M, D, AE e novo (via celular). $

Suflê de banana Essa é uma das novidades no bufê do São Paulo Antigo (R$21,80, de 2a a 6a, e R$32,80, sáb., dom. e feriados, ambos por pessoa). Nelson Batista Neto, um dos sócios do restaurante, sugere degustá-lo com carne de porco. Oferece bufê 12 tipos de saladas, 21 pratos quentes e 12 tipos de sobremesas. R. Álvaro Luiz do Vale, 66, Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4154-2726. Cc.: V, M, D e AE. $$

Viva a calabresa! Antes de pedir uma redonda na Soggiorno, experimente de entrada um enrolado de calabresa (R$14, a porção para duas pessoas), feito de massa bem fina de pizza. Uma das novidades é a pizza Capri-

Forno especial No Praça Gourmet, as batatas são assadas sem óleo e os legumes são cozidos sem que haja perda de nutrientes. Seu bufê de saladas é conhecido por seus alimentos orgânicos. Basta o cliente escolher, que os atendentes cortam e temperam ao seu gosto. O selfservice (R$15,90 o kg) conta ainda com sopas e quiches. O local também vende produtos orgânicos. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 40T, 40S e 31S, Alphaville. Tel.: (11) 4191-3447. Cc.: V, M, D e AE. $

94

Revista Viva | Novembro 2008

Dica do leitor Renato de Albuquerque Granja, da área financeira das lojas O Boticário na região, vai com frequência almoçar no Best Burger & Co.. “O Bistrô, que leva hambúrguer de fraldinha, queijo brie e champignon, é o meu preferido. As saladas também são saborosas; costumo pedir a mista. O legal é que eles montam o prato do jeito que o cliente quiser. Outra qualidade do restaurante é o atendimento: pessoal e impecável. Além disso, o espaço é agradável e despojado”, afirma Albuquerque, na foto com Carlos Benedetti Monteiro, proprietário da casa, onde tudo é fresquinho e feito na hora, nada é congelado. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, Espaço Gastronômico, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9988.

chosa, que leva lingüiça fatiada, escarola refogada, mussarela de búfala e azeitona preta moída (R$45 a grande). Aos domingos, show de mágico das 20h às 22h30. Av. Vênus, 92, Centro de Apoio 2, Alphaville. Tel.: (11) 4153-6453. Cc.: V, M, D e AE. $$

Wraps no happy hour Reúna os amigos e experimente, no Tenda Spots Bar, o sanduíche tipo rocambole. O Especial (R$18) leva tiras de filé mignon, tomate, alface, batata palha e queijo cheddar. De sobremesa, peça o Nutella (R$12,90). Outra boa pedida é a porção de nachos mexicanos (R$22,90). Al. Amazonas, 900, no Play Tennis. Alphaville. Tel.: (11) 4191-9316. Cc.: V, M e D. $

Preços pesquisados em outubro de 2008

Nova opção na região O espaçoso Villa Olivia, restaurante que leva o nome da mãe de um dos sócios, possui bufê de saladas, diversos tipos de carnes e pratos diferenciados como bacalhoada e paella às 6as (R$27,90 o kg). Na saída, tome um café no espaço lounge ou experimente um sorvete sem adição de gorduras trans e conservantes, feito só da fruta. O de manga é uma delícia. O local também faz reservas para eventos e conta com estacionamento gratuito. Al. Araguaia, 2.081, Alphaville. Tel.: (11) 4191-9736. Cc.: V e M. $

Dica do especialista Carolina Napolitano, proprietária do restaurante Emilia Romagna Ristorante, na Granja Viana, dá dicas para preparar um bom risoto: - Use arroz arbóreo ou carnaroli; - O risoto deve ser feito na hora e servido logo em seguida, pois após 15 minutos ele pode ressecar; - Para que fique cremoso, adicione no final, já com o fogo apagado, uma boa colher de manteiga e um punhado de parmesão ralado. A manteiga dá cremosidade e brilho à iguaria; - Nunca coloque manteiga num risoto que leva peixe ou frutos do mar; coloque azeite. R. José Felix de Oliveira, 854. Tel.: (11) 4702-8974.

Revista Viva | Novembro 2008

95

COMIDINHAS

Massa supermacia Vale a pena experimentar a esfiha fechada de carne (R$2,50 cada) do Arabian Food, saborosa e com recheio farto, além de ser levemente apimentada. O local oferece também quibes e outras iguarias da culinária árabe, como os doces típicos. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762 (na alameda em frente à entrada principal), Alphaville. Tel.: (11) 4195-8877.

Tortas de Isabella Suplicy No Caffé & Sapori é possível encontrar tortas de limão, musse de chocolate, gianduia com avelã e petit gateau confeccionados pela famosa doceira. Para acompanhar, café Nespresso. Descolado, o espaço tem ainda quiches com salada, café-da-manhã, almoço, happy hour e charutos cubanos. Al. Tocantins, 350, Alphaville. Tel.: (11) 7694-9225/8995-6094.

Tâmara com nozes A doceira Carmen Vidigal Martinelli, que cozinha há mais de dez anos, utiliza a iguaria para fazer tortas (R$28, 700g) e docinhos de casamento (R$150 o cento). Para as festas de final de ano faz sucesso o bolo de Natal. No formato inglês (retangular), é bem úmido, leva frutas secas, um pouco de vinho e glacê. Em quatro tamanhos: 250g, 500g, 750g e 1kg (de R$13 a R$35). Tel.: (11) 4191-3997/9145-9917.

de guaraná, soja em grão para salada, suco de soja, entre outros. A loja tem também alimentos orientais (salgadinhos sem gordura, temperos e yakissoba), além de lights e diets, como cookies. Destaque para os antepastos, azeites, patês, mostardas, vinagres e vinhos importados. Calç. das Papoulas, 94, Centro

Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-6608.

Häagen-Dazs A marca chega à região trazendo todos os sabores existentes nas outras lojas, como o carro-chefe Macadâmia, sorvete de baunilha com macadâmia crocante. Outra delícia é o Chocolate Belga, com pedaços de chocolate meio amargo (R$8, uma bola, R$13, duas bolas, e R$17, três bolas). O quiosque já possui a arquitetura do novo layout das lojas Häagen-Dazs. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, quiosque 105 (em frente ao café do Viena), Tamboré. Tel.: (11) 8249-1884.

Doce caipira, sô! A equipe do Mambo Supermercados montou uma mesa só de doces típicos brasileiros: cocada branca, de batata branca, de figo, canudinho de doce de leite, de abóbora, bananinha, pé-de-moça, paçoca, entre outras delícias (R$1,69, 100g). Confira também

Panqueca por encomenda Nos sabores frango (R$14,90 o kg), carne (R$12,90 o kg) e frios (R$18,90 o kg), podem ser compradas na rotisseria do Empório Santa Margarida ou encomendadas. Você pode também pedir só a massa, (R$12,90 o kg). Delivery, inclusive para Alphaville e Tamboré, em pedidos acima de R$50. E que tal levar sushi para casa? O empório também tem. Av. dos Pássaros, 121, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-1335.

Produtos naturais e integrais No novo Empório São José, o cliente encontra farinha de trigo integral para bolos e pães, gérmen de trigo tostado, quinoa (em grão, flocos ou farinha), pó

96

Revista Viva | Novembro 2008

Dica do leitor Carla e João Becker, médicos psiquiatras com clínica em Alphaville, costumam almoçar duas vezes por semana na Gelato Di Italia. Quando pedem a sobremesa, escolhem um dos sorvetes italianos da casa. “O sorvete é cremoso, refinado e saboroso. Gostamos desde os sabores tradicionais, como côco e morango, até os especiais, como o Italianíssimo, que leva amêndoa, avelã, biscoito e chocolate”, afirma o casal, na foto com Maria Auxiliadora Madio Pereira, a Dora, dona da cantina, e a atendente Janecleide de Araújo. Calç. das Anêmonas, 34. Tel.: (11) 4195-9766. Calç. Flor de Linho, 55. Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4208-4612.

a mesa com pães diferenciados da Fazenda Tambu. Há desde brioches, pão italiano, de milho, ciabatta e croissant até pão de soja e girassol light, de linhaça light, de quinoa e bisnaguinha de limão. Al. Rio Negro, 1.406, Alphaville. Tel.: (11) 4191-7335.

Bem recheado Ao cortar o panetone trufado (R$8,90 a unidade, 500g) da Padaria Pedro’s, o chocolate escorre tamanha quantidade de recheio que o doce tem. De cobertura, mais cacau e pingos de chocolate. Macio, o doce é feito artesanalmente pelos profissionais da padaria, que também confeccionam diversos tipos de bolos e tortas. Com serviço delivery. Al. Araguaia, 1.673, Alphaville, no posto BR. Tel.: (11) 4193-6682.

Preços pesquisados em outubro de 2008

Com esquilos e tudo Na República das Bananas, os simpáticos bichinhos comem castanha-do-pará na sua mão. O empório e quitanda tem frutas (sob encomenda) e verduras orgânicas, alimentos congelados como strudels, massas, empanadas, guiozas, sorvetes Rochinha, entre outros produtos. Não deixe de experimentar o açaí na tigela (R$9,80, 500g). O local possui delivery e realiza entregas em Alphaville às 2as. Estr. Fernando Nobre, 755, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-2399.

Dica do especialista A banqueteira Ester Milone Scalabrin dá dicas de um prato rápido para dias corridos: - Legumes de forno: corte 3 berinjelas, 3 abobrinhas, 3 pimentões vermelhos e 3 cenouras em cubos médios. Coloque tudo num refratário e tempere com sal, pimenta, azeite e alecrim. Leve ao forno com temperatura bem alta para não soltar água (por no máximo 20 minutos), e mexa para virar o tempero. - Maminha de forno (25 a 30 minutos): tempere com sal grosso, pimenta, mostarda e manteiga. Leve ao forno com temperatura alta sem papel alumínio. Guarnecer com os legumes. Tel.: (11) 9226-8128.

Revista Viva | Novembro 2008

97

festas de fim de ano Organize-se

Com a época das festas se aproximando, é indispensável começar a pensar desde já na recepção de final de ano, seja em casa ou mesmo na empresa, para evitar os atropelos de última hora. Pensando nisso, a revista Viva separou uma lista com algumas banqueteiras, profissionais indispensáveis para quem quer ter uma festa inesquecível. Aqui você vai encontrar desde as que organizam tudo até as especializadas em doces ou outros tipos de pratos.

Alphaville Botequim Gourmet Tel.: (11) 4153-3560 / 9402-5132 Cheesecakes Artesanais Tel.: (11) 7351-7549 Lylian Regina Gastronomia Tel.: (11) 4195-9885 / 9915-8815 Ci Prado Doces Tel.: (11) 4153-5085 / 9972-6247 www.ciprado.com.br Márcia Milan Cozinha Artesanal Tel. (11) 3853-3303 Da Bel Gastronomia Tel.: (11) 4153-3582 / 9281-6915 Escola de Culinária Beth Soares Paladar e Requinte Tel.: (11) 2175-2384 / 8162-3709 Ester Milone Scalabrin Tel.: (11) 9226-8128 Cristina Bolos e Doces Tel.: (11) 4153-1015 / 9946-4687 A Moça da Torta Tel.: (11) 4152-3583 / 8527-0896

Granja Viana Flávia Greco Culinária Personalizada Tel.: (11) 8196-1289 Dona Sagrário Tel.: (11) 4612-0155 Nena Ferraz Tel.: (11) 3464-0426 / 8345-7995 Virginia Souza Aranha Consultoria para Festas e Eventos Tel.: (11) 9934-3738 Thais Roji Tel.: (11) 9187-4442

98

Revista Viva | Novembro 2008

Aldeia da Serra Mônica Belloni Chiaverini Tel.: (11) 4192-2033/ 9688-4683 Milla Cury Consultoria Gastronômica Tel.: (11) 8235-8225 Emporium Aldeia Tel.: (11) 4192-4284

Aluga-se

Você sabia que pode alugar tudo para sua festa? Tendas, rechauds, churrasqueira, geladeira, mesa, cadeira, talheres, toalhas, decoração...A relação de itens é grande, tudo para facilitar a vida de quem faz questão de ter tudo perfeito na confraternização de fim de ano. Encontre aqui algumas empresas que prestam esses serviços.

Alphaville Chopp Itaipava Delivery Tel.: (11) 4193-8370 Chopp Bhrama Tel.: (11) 4154-1919 Chopp Sol Delivery Tel.: (11) 4152-3640 Só Servir (artigos para festas) Tel.: (11) 4688-0380 / 4191-2803 Amazing Buffet (espaço e decoração) Tel.: (11) 4191-5518 Provence Buffet (mesa, cadeira, taças, copos, richô) Tel.: (11) 4689-1355 / 9659-9439 - Arlete Toledo Aconteça Vip Tendas Tel.: (11) 4193-6241 Palácio dos Enfeites Tel.: (11) 4208-7077 Star Black (som e iluminação profissional) Tel.: (11) 9856-8346

Aldeia da Serra

Preços pesquisados em outubro de 2008

Guluhe Tel.: (11) 4192-2883 / 9583-3245 Cia. do Churrasco Tel.: (11) 4192-2421 Dana Bier Tel.: (11) 4192-4422 Lig Chopp Germânia Tel.: (11) 4192-3837 / 4192-3748

Revista Viva | Novembro 2008

99

ESTÉTICA, SAÚDE & BELEZA

Mechas californianas

Melhora na postura

A técnica surgiu com os surfistas que, depois de aplicarem a parafina nas pranchas, costumam passar a mão no cabelo, clareando bastante as pontas. Adaptada, ganhou um efeito mais suave. Os cabeleireiros Rafael Souza e Jaime Mendes, do salão Charme, desfiam os fios para deixar o clareamento mais gradativo, e utilizam descolorantes e tonalizantes (a partir de R$150). Calç. dos Antares, 241, Centro de Apoio 2, Alphaville. Tel.: (11) 4153-1582.

Essa é apenas uma das vantagens do pilates, que também ajuda na consciência e controle corporal e no condicionamento físico, além de enrijecer a musculatura e proporcionar bem-estar físico e mental. Especialista no método, Lúcia Terreri, coordenadora do Pilates Alphaville, trabalha com aulas individuais, o que garante um trabalho específico e melhor aproveitamento do aluno. Al. Araguaia, 843, Alphaville. Tel.: (11) 4153-5784/9971-4775.

Em busca do bem-estar

Sabonetes em musse

Ofurô, acupuntura, reiki, terapia corporal, massagem ou florais? A equipe da Clínica Sulis analisa as suas necessidades - diminuição do cansaço, alívio da tensão, entre outros -, e indica técnicas para relaxar. O enfoque é na pessoa como um todo, buscando saúde e qualidade de vida. As técnicas são aplicadas individualmente ou integradas, e podem complementar a psicoterapia. Al. Amazonas, 938-B, cj. 23, Ed. Center Club, Alphaville. Tel.: (11) 4688-0319.

A linha Dermousse, da Mahogany Cosméticos, é voltada para a higiene íntima da mulher. Os sabonetes têm fórmula suave, balanceada ao pH genital, combinada com extratos naturais. Nas versões Lychia, Chocolate e Morango, proporcionam limpeza, proteção e sensação de frescor. Embalagem de 150ml (R$24) com válvula, e refil com 500ml (R$28). Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 84, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9798. Calç. das Violetas, 90, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4208-2127.

Lábios mais volumosos O Magnify Brilho Facial (R$68), da contém 1g, proporciona efeito plumping, ou seja, volume aos lábios de forma rápida e durante horas, sem causar desconforto após a aplicação. Após 1 hora, 73% das mulheres apresentaram aumento no volume dos lábios, segundo testes feitos pela marca com voluntárias. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, quiosque em frente ao Cinemark, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9956.

Combate à gordura localizada O equipamento UltraContour, novidade na Onodera Estética, e que também reduz medidas, é indica-

Massagem ayurvédica No salão Fornarolli’s, o massagista Weber Carvalho mistura, na mesma sessão (R$50 cada), massagens ayurvédica e rítmica - ambas trabalham os chacras para proporcionar relaxamento, bem-estar, redução de líquidos, entre outros benefícios. A primeira melhora a circulação sanguínea, já que libera toxinas do sangue, sendo ideal para praticantes de esportes. A rítmica se baseia nas batidas do coração. Av. dos Patos, 293, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-3976.

100

Revista Viva | Novembro 2008

Dica do leitor Apaixonada por perfumes, principalmente pelos importados, a advogada Cláudia Franchin (à dir. na foto), moradora de Alphaville, é cliente antiga da Dellian Perfumes e da Dellian Gifts. “Adoro saber os últimos lançamentos. E a loja está sempre atualizada. Vejo o novo perfume na revista e vou até a Dellian, que na maioria das vezes já tem o produto. Além disso, sou muito bem recebida pelas vendedoras. Costumo comprar na unidade do Flamingo, onde vejo também produtos para a casa e brinquedos”, ressalta Cláudia, na foto com Eliane de Lima, proprietária das lojas. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, ljs. 41, 42 e 43T, Alphaville. Tel.: (11) 4191-6770. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 168, Tamboré. Tel.: (11) 4193-4230.

do para abdômen, coxas, flancos e braços. Seu ultrasom focalizado de alta intensidade atua diretamente na região afetada. O tratamento é reforçado com drenagem linfática. São necessárias de quatro a oito sessões, com intervalos de 15 dias entre cada uma. Confira as promoções. Al. Tocantins, 75, Ed. West Gate, lj. 1. Alphaville. Tel.: (11) 4193-6177. Av. Vênus, 124, Centro de Apoio 2, Alphaville. Tel.: (11) 4153-6353.

Alongamento de cílios

Preços pesquisados em outubro de 2008

A técnica (R$70), que utiliza uma cola especial, é uma das especialidades da equipe do salão de beleza Studio Gran Vi Cabeleireiros. Com duração de dois meses, em média, o cílio postiço faz parecer que a pessoa está sempre com rímel. Av. José Giorgi, 50, lj. 9, Granja Viana. Tel.: (11) 4777-0726.

Yoga contra o estresse Segundo Fátima Paloma, da Yoga Alphaville, a técnica é uma alternativa para minimizá-lo, desenvolvendo autoconfiança, concentração, autocontrole, e aliviando dores crônicas. Além disso, leva o praticante a conhecer a meditação. “Com a prática, trabalha-se corpo, mente e emoções”, finaliza. Calç. Vitória Régia, 40, 2o andar, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-4531/9983-0037.

Dica do especialista A ginecologista Luciana Cury cita cuidados durante a gravidez, especialmente no verão: - Hidrate-se. A ingestão de água é importante tanto para a saúde da mãe quanto do feto; - A pele, devido alterações hormonais, mancha com mais facilidade, especialmente na face. Use o protetor solar diariamente, várias vezes ao dia. Evite a acne usando sabonetes neutros; - As estrias são prevenidas com o uso de cremes hidratantes com extrato de uva ou macadâmia, uréia, vitamina E e colágeno, entre outros, e com alimentação balanceada, que também evita excesso de ganho de peso. Tel.: (11) 5052-9135.

Revista Viva | Novembro 2008

101

COMPRAS

Adidas em Alphaville O outlet da marca, novidade na região, conta com roupas, acessórios e tênis com descontos de 30%, em média, e, alguns itens 60% mais baratos. O consumidor encontra peças das linhas Performance, voltada para a prática de esporte, e Original, para uso casual. Al. Araguaia, 561, Alphaville. Tel.: (11) 41936121. Cc.: V, M, D e AE.

Carrinho para as meninas As garotas vão se divertir com o conjunto de pista e carrinho Polly Wheels - Montanha Splash, novidade na Big’C Store. A aventura começa em uma pista em espiral e termina com uma descida, caindo em uma piscina. O veículo muda de cor na água. Para os meninos, trechos extras de pistas Hot Wheels, para tornar a corrida mais emocionante. Av. Mirim, 48, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-1483. Cc.: V e M.

Conjuntinho safari Com short, cinto e blusa regata (a partir de R$55), é uma das novidades para as meninas na nova loja Crica Kids, voltada para crianças de 0 a 12 anos. Confira também os vestidos floridos e estampados (a partir de R$48). Para os meninos, bermudas (começando em R$35) e camisetas camufladas (a partir de R$28). Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1.033, lj. 59, Alphaville. Tel.: (11) 4191-4136. Cc.: V e M.

se seda, gabardine de algodão em vestidos tubo, entre outros. Destaque para as rendas francesas 100% algodão. Imperam as cores rosa balé, verde ervadoce, azul celeste, branco e preto. Conheça ainda as jóias de titânio Mollianni, sem soldas e rebite, e os produtos exclusivos Le Tahi. Al. Araguaia, 762, lj.

13, Alphaville. Tel.: (11) 4193-2290. Cc.: V, M e AE.

Pintadas à mão Desenhos de bichos enfeitam as roupas da Priscila Petit, nova loja voltada às peças de prematuro até os 3 anos. São bodies (R$27,90 os pintados), camisetas, shorts, vestidos, macacões e casaquinhos. Antialérgicas, podem ser lavadas na máquina e passadas, sem perder a pintura. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, quiosque em frente ao McCafé, Tamboré. Tel.: (11) 4193-8633. Cc.: V e M.

Bolsas de couro nobre A tradicional marca Santa Marinella inaugurou uma loja em Alphaville. Além de bolsas, em vários modelos e estilos, o consumidor encontra carteiras e chaveiros, inclusive para os homens. Confira a coleção primavera-verão, que inclui sandálias e rasteirinhas. Av. Andrômeda, 590, Alpha Conde. Alphaville. Tel.: (11) 4195-0903. Cc.: V, M, D e AE.

Vestidos para o verão Em malha e estampados (a partir de R$90), os modelos na Kora by João Marra são frescos e caem bem em qualquer pessoa. Há sugestões também em cetim (a partir de R$150) em cores vivas como amarelo. Confira ainda as bolsas, os chapéus (a partir de R$40) e as sandálias da loja. Calç. das Violetas, 173, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-7839. Cc.: Cc.: V, M, D, AE e H.

Estilo casual-chic A Le Tahi, inaugurada em outubro, traz peças em fibras naturais, criadas por Priscila Gomide. Utilizam-

102

Revista Viva | Novembro 2008

Dica do leitor Sandra Carlini, gerente da loja Azul D’Aprussia e moradora de Alphaville, é fascinada por jóias, principalmente brincos e anéis. “Gosto muito da Barbara Strauss, que trabalha com uma variedade enorme de peças, inclusive com pedras brasileiras, que eu adoro. Na loja, eu encontro jóias e semijóias modernas, arrojadas e também clássicas. Sem falar no ótimo atendimento das vendedoras. Elas deixam você bem à vontade para experimentar as peças que quiser e sempre conseguem fazer a melhor forma de pagamento para o cliente”, destaca Sandra, na foto com Adelair Freitas, gerente da Barbara Strauss. Alpha Shopping: Al. Madeira, 53, lj. 8, Alphaville. Tel.: (11) 4195-1918.

Sapatilhas bordadas A Sashay está com modelos nas cores prata, gelo, areia, preta e estampadas de branco com cinza ou preto, todas bordadas com lantejoula (a partir de R$49,90). Já as sandálias chegam com salto mais grosso, afunilado, de madeira e trabalhados à mão. Pça. das Orquídeas, 98, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-1122. Cc.: V e M.

Novidade para eles

Preços pesquisados em outubro de 2008

A região agora conta com roupas da marca Umen, voltada para o homem executivo e ao mesmo tempo despojado. Há peças do esporte ao social, como camisas, calças, gravatas, bermudas, calças jeans, blusas pólo e shorts, além de cintos, cuecas e meias. Alpha Shopping: Al. Madeira, 53, lj. 15, Alphaville. Tel.: (11) 4191-6444. Cc.: V, M, D, AE e H.

Sutiã correto Você está usando a peça no tamanho certo? Na Violeta Moda Íntima, as vendedoras, treinadas por uma consultora da Liz, encontram o modelo ideal para o seu tipo de corpo. A loja, multimarcas, possui lingeries, pijamas, chinelos e meias. Até a numeração 54. R. José Felix de Oliveira, 991, lj. 8, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-0247. Cc.: V, M, D e H.

Dica do especialista Segundo Gislaine de Almeida Santos, gerente da loja Any Any, no verão as mulheres devem apostar em calcinhas e sutiãs estilo pin-up, com muito lacinho, renda e poá. “O strass na alcinha e no corselet também é uma boa pedida. E para aquelas que têm silicone, há modelos de sutiãs com medidas do bojo e das costas diferentes”, destaca Gislaine, na foto com a cliente Marcela Carvalho, moradora de Alphaville. “Adoro as novidades da loja, que sempre inovam meu guarda-roupa. Para o réveillon, a marca sempre tem uma calcinha criativa para usar na virada do ano”, afirma Marcela. Tel.: (11) 2166-9765.

Revista Viva | Novembro 2008

103

compras Coleção nova É assim que a Glamour abre as portas para os seus clientes neste fim de ano. São diferentes tecidos, acessórios e cortes, de marcas nacionais e importadas para quem está em busca de algo diferente para o seu visual. Entre os destaques estão acessórios, como o conjunto de carteira para festa e um par de brincos, ambos em cristal, e carteira de festa com flores em cetim (R$367). Alpha Shopping: Al. Madeira, 44, lj 04, Alphaville. Tel.: (11) 4195-2849. Cc.: M, V.

Acessórios indispensáveis Qual é a mulher que resiste a um par de sapatos novos, a uma bolsa descolada - e, claro, não fica encantada na frente de uma vitrine supermoderna? Na Lú Maranhão, os clientes encontram marcas nacionais e do eixo da moda, além de poderem contar com os preços acessíveis e facilidades de pagamento. A linha de sapatos para festa está com preços a partir de R$150. Shopping Flamingo: Al. Madeira, 44, lj 03, Alphaville. Tel.: (11) 4193-2974 / 4191-0369. Cc.: Todos.

Bolsas com cristais Swarovski A Dyva’s está com uma linha de festa especial para quem quer antecipar suas compras de fim de ano. Além de vender produtos de grifes como Lenny, Saad e Cavage, a loja, especializada em acessórios, bolsas e sapatos, traz diversas novidades, como produtos nos tons dourado e prateado, a partir de R$150. A loja ainda dispõe de bolsas de cristais Swarovski. Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1.033, lj. 16c, Alphaville. Tel.: (11) 4193-1703. Cc.: V e AE.

Verão com muito estilo Blazeres de manga curta (R$218), túnicas, vestidos, casacos retrô, além do xadrez e das peças em poá que estão voltando às vitrines com toda força, a Gregory está com coleção fresquinha para quem quer entrar no ritmo do verão. A loja parcela qualquer valor em compra, em até 5 vezes no cheque ou no cartão de crédito. Al. Rio Negro, 1.030, Loja 6, Alphaville. Tel.: (11) 4191-5568. Cc.: M, V, D e AE.

Elegância para o trabalho Com uma variada linha de uniformes (branca, social, babá, cozinha, doméstica e serviços), a Ideal Work é referência em Alphaville para quem gosta de imprimir mais profissionalismo ao seu próprio negócio. Com produtos que variam de aventais a sapatos, a loja atende a toda região e aceita encomendas. Calç. das Orquídeas, 62, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-3481. Cc.: V, AE, M e D.

Para malhar Não será mais necessário uma verdadeira maratona para encontrar a sua roupa de ginástica e fitness. A Jasper Sports tem malha feminina e masculina, além de calças e camisetas, para que a preocupação seja apenas o lazer e a boa forma. O conjunto

104

Revista Viva | Novembro 2008

de moleton para jogging sai a partir de R$240. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 20T, Alphaville. Tel.: (11) 4193-3392. Cc.: V, M e AE.

Bom gosto e economia Comprar um presente infantil agora será brincadeira de criança. A Pikoka se especializou em vestuário infanto-juvenil, com modelos para até 12 anos. Uma das dicas é um conjunto de bermuda jeans e camiseta para meninos a partir de R$70. A loja também oferece enxovais para bebê, acessórios, brinquedos educativos, livros infantis, e roupas para ballet. Av. dos Pinheiros, 80, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 41923662. Cc.: M, V, AE, D e novo (via celular).

Pirlim Pimpim Desta vez não haverá mais a necessidade de usar pó mágico para a dura tarefa de achar o sapato que você quer e no tamanho do seu filho. A Pirlim Pimpim está com nova coleção, e conforto e praticidade são as marcas dos calçados da loja de artigos infantis. Havaianas para crianças a partir de 1 ano, saem por R$22. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 166, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9944. Cc.: V, M e AE.

Cheia de novidades Acessórios nunca são demais em um closet feminino. E com este início de estação, novidades são o que não faltam. Na Posh, especializada em vestuário e acessórios, os produtos já estão com a cara do verão. Para um passeio sem compromisso, a bolsa de palha sai a partir de R$129. A loja está com uma promoção especial para quem dividir o valor das compras no cartão Visa. É só conferir! Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 63T, Alphaville. Tel.: (11) 41951811. Cc.: V, M e AE.

Renovando o armário Renovar seu guarda-roupa nunca foi tão fácil. Na Stile Di Lisa você encontra peças para toda família com até 70% de desconto. São vestidos, camisetas e saias, além de uma variedade de peças a partir de R$10. A loja parcela o valor de sua compra em até 6x sem juros. E a promoção continua. Em compras acima de R$300, o cliente ganha uma bolsa ou uma mini-saia branca da Ópera Rock. R. Frei Caneca, 59, Cotia. Tel.: (11) 4617-4857. Cc.: V, M, D e AE.

Preços pesquisados em outubro de 2008

Só para eles A The Brand, aberta desde agosto, é representante de uma das marcas mais disputadas no mercado de jeans e malharia, a Calvin Klein. Com a parceria entre corte de qualidade e preço acessível, a loja também trabalha com outras marcas de renome, como a Aramis. O jeans pode ser encontrado a partir de R$199. Parcela em até 4x no cartão ou cheque. Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1033, lj. 09, Alphaville. Tel.: (11) 4193-1623. Cc.: V e M.

Revista Viva | Novembro 2008

105

CASA, CONSTRUÇÃO & CIA

Poltrona com design alemão

Cortinas motorizadas

A linha @just, da Alberflex Alphaville, conta com três modelos: fixo, com encosto médio e encosto alto. Feitas em tecido ou couro são encontradas em várias cores. A poltrona fixa em tecido com estrutura cromada sai por R$480. A de espaldar alto em couro preto, mais imponente, custa R$1.160. Todas são ergonômicas e reguláveis. A loja possui também mobiliário para escritório. Al. Rio Negro, 1.030, lj. 8, Ed. Stadium, Alphaville. Tel.: (11) 4191-2688.

Fatima Diogo, da Kasa Lilás, faz desde cortinas simples até mais sofisticadas, como as controladas por controle remoto, ideais para salas com pé-direito alto. Vale a pena uma visita à loja, instalada em uma casa de 116 anos. Colchas e almofadas são outras especialidades. R. Suzana Dias, 209, Centro Histórico, Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4154-5631.

Design natural

De várias larguras, é um dos mais encomendados na Aldeia Vidros, sendo usado em postigos (janelinha) de portas de entrada das casas, por exemplo. A loja também possui boxes, espelhos, outros tipos de vidros e molduras de quadros. Sua equipe orienta o cliente sobre o melhor produto a ser aplicado, além de instalá-lo. Av. Real, 97, lj. 1, Centro Comercial dos Lagos, Aldeia da Serra. Tel.: (11) 4192-4084.

A Coleção Natural Tech da Ouro Verde Todeschini de Alphaville é composta por móveis que reproduzem com riqueza de detalhes as madeiras encontradas na natureza. Há nove tipos de acabamentos, sendo cinco madeirados, três em pintura acetinada e um laminado plástico, feitos de painéis de MDF. Esses painéis são do tipo E-1, sigla que indica produto com baixa emissão de formoldeído - composto químico utilizado na fabricação do MDF. Al. Araguaia, 694, Alphaville. Tel.: (11) 4193- 3911.

Mobilie a área externa

Corrimãos personalizados

Procurando sugestões para incrementar a área de lazer? A Art & Detalhes tem móveis como sofás, de dois e três lugares, e poltronas. Com estrutura em alumínio revestida de fibra sintética, eles possuem estofado em couro náutico ou tecido de acrílico, resistentes às intempéries. As cores predominantes são tons quentes como o vermelho e o verde pistache. Destaque também para florais e listrados. Av. Alpha Norte, 1.500 (passando os Residenciais 11 e 12), Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4153-3031.

Basta levar o desenho ou a sua idéia para Geraldo Magela, da Rodin Arte Corrimão, que ele cria o corrimão que você deseja. Quer uma peça cheia de curvas, estilo art nouveau? Ele fabrica também. O ar-

Vidro bisotê

Gyotoku e Portobello Agora, o consumidor final e os profissionais da construção encontram pisos dessas marcas na Construlife. A loja comercializa ainda metais, tintas, produtos para hidráulica e elétrica, entre outros itens. No site é possível comprar outros diversos tipos de produtos (www.construlife.com.br). Estr. Fernando Nobre, 1.299, no km 28,5 da Rod. Raposo Tavares, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-6508.

106

Revista Viva | Novembro 2008

Dica do leitor A arquiteta Célia Bernhart, moradora de Alphaville, compra com freqüência para clientes na loja Grupo D’Água, especializada em materiais para construção. “Sempre faço um orçamento na loja. O preço e o atendimento são muito bons. Há uma grande variedade de produtos, principalmente de material bruto: cimento, pedra e areia. O Grupo D’Água comercializa também metais e materiais elétricos e hidráulicos. Além disso, são rápidos na entrega”, afirma Célia, na foto com o proprietário Fernando Giordan. Al. Araguaia, 340, Alphaville. Tel.: (11) 4208-7070.

tesão, que faz isso há 20 anos, utiliza materiais como alumínio, ferro, aço galvanizado e inox polido. Partes douradas podem receber um banho de ouro, que fornece maior durabilidade. Calç. dos Cravos, 76, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-1767.

Sierra Empório Essa é a nova linha, lançada este mês, na unidade de Alphaville da Sierra Móveis. Ela é composta por objetos decorativos, como vasos, abajures, velas, baús, aromas em spray e cremes para roupas de cama e ambientes. A loja já é tradicionalmente conhecida por oferecer móveis que variam do estilo clássico ao contemporâneo, passando pelo casual. Al. Araguaia, 521, Alphaville. Tel.: (11) 4191-7066.

Preços pesquisados em outubro de 2008

Salas de jantar rústicas Os apaixonados por móveis artesanais encontram uma grande variedade na Vancin Móveis. A loja confecciona mesas para salas de jantar em diferentes formatos - redondo, retangular, quadrado ou com design diferenciado, em diversas dimensões e com detalhes trabalhados na madeira. Com fabricação própria, utiliza vários tipos de madeira maciça. Para completar, cadeiras com ou sem estofamento. Av. Elias Yasbek, 260, Embu das Artes. Tel.: (11) 4241-8193.

Dica do especialista “No verão, logo se imagina um dia ensolarado. E por que não pensar em uma noite de verão? Torne-a mais convidativa com spa e piscina revestidos com pastilhas em tons de azul, por exemplo, que evidenciam a iluminação, configurada com leds, de 19 programações de cores. Destaque o paisagismo com lâmpadas PAR 20 e PAR 38. Complete com uma cascata. Já no deque, madeira e borda em concreto proporcionam temperatura agradável, ideal para desfrutar a noite sobre a espreguiçadeira”, sugerem a designer de interiores Lílian Bianchini e o arquiteto Ramiro Fernandes. Tel.: (11) 4153-7189.

Revista Viva | Novembro 2008

107

PROGRAME-SE

SHOWS

Lulu Santos Em sintonia com os “tempos modernos”, o cantor preparou o show de divulgação de seu último CD, “Long Play”, com um mix de sucessos e um cenário extremamente elaborado, com direito a LEDS, animação, vídeos e grafismos. Mas a experimentação não termina aí. As novas composições do artista trazem ao público uma mistura de ritmos como o funk e o pop. Citibank Hall. Av. dos Jamaris, 213, Moema, São Paulo. Dias 28 e 29/11 às 22h. Tel.: (11) 6846-6040. Ingressos a partir de R$80.

James Burton O guitarrista, que foi instrumentista de Elvis Presley, já tocou com astros como Frank Sinatra, Rick Nelson, Elvis Costello, Bob Dylan e Jerry Lee Lewis, vem ao país em ocasião especial: comemorar os 15 anos de carreira do pianista e amigo Alex Valenzi. A parceria, que será estendida ao palco contará com a performance de clássicos como “Always on My Mind”, do eterno rei do rock. Bourbon Street. R. dos Chanés, 127, Moema, São Paulo. Dia 27/11 às 22h30. Tel.: (11) 5095-6100. Ingressos a partir de R$65. ESPETÁCULO

abertura contará com a apresentação da ópera “Amahl e os Visitantes Noturnos”, de G. C. Menotti. No dia 14, apresenta-se a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência do maestro José Maria Florêncio. A programação se encerra no dia 18 de dezembro com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico. Teatro Municipal de São Paulo. Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro, São Paulo. Dia 13/12, às 16h. Tel.: (11) 3397-0300. Entrada franca. TEATRO

O Amante de Lady Chatterley A adaptação do romance de D. H. Lawrence tem como pano de fundo a sociedade inglesa e a luta de uma mulher em busca da liberdade, em meio aos confrontos entre classes e a manutenção do poder. Dirigido por Rubens Edwald Filho, a peça conta com Germano Pereira, Ana Carolina de Lima e Ailton Guedes no elenco. Espaço dos Satyros. Pça. Roosevelt, 134, Centro, São Paulo. Tel.: (11) 3258-6345. De 4º a 5º, às 21h. Até 11/12. Ingressos a R$20. INFANTIL

Os Saltimbancos Insatisfeitos com a vida no campo, um grupo de quatro animais parte para a cena urbana na tentativa de

Bissamblazz e Francis Hime O Teatro Municipal será o palco do encontro de dois grandes artistas que trabalham para manter a música instrumental brasileira e a diversidade da arte. O primeiro busca inspiração nas tradições culturais brasileiras, e o segundo, o ponto mais criativo no elo entre o erudito e a MPB. O público poderá curtir um repertório que passeia entre Chico Buarque e Villa-Lobos. Teatro Municipal de São Paulo. Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel.: (11) 222-8696. Dia 29/11 às 16h. Ingressos a partir de R$5.

Abertura do Festival de Natal No dia 13 de dezembro, o Teatro Municipal de São Paulo abre oficialmente o seu Festival de Natal. A

108

Revista Viva | Novembro 2008

60 anos do MAM O Museu de Arte Moderna de São Paulo comemora o seu 60º aniversário com exposição que reúne mais de 500 obras, com a finalidade de contar não somente a trajetória do museu, como também, a história do modernismo no país. Além de um núcleo documental que registra a fundação do MAM e os intercâmbios culturais que mantinha com outros museus de arte moderna, através de mais de 200 documentos, a exposição, de curadoria de Annateresa Fabris e Luiz Camillo Osório, busca constituir uma linha temporal iniciada em 1948 para falar, inclusive, sobre a história da arte brasileira e suas reverberações na cena contemporânea. MAM 60. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Oca, São Paulo. Tel.: (11) 5083-0519. De 3 º a dom. e feriados, das 10h às 18h. Até 14 de dez. Entrada franca.

estrelar musicalmente. Com texto de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, adaptado por Chico Buarque, a nova versão da peça traz algumas músicas do filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, canções do grupo Balão Mágico e da série “High School Musical”. Teatro Folha. Av. Higienópolis, 618, Shopping Pátio Higienópolis, São Paulo. Sáb. e dom., às 16h. Tel.: (11) 3823-2300. Ingresso a R$20.

Preços pesquisados em outubro de 2008

Cocoricó em uma aventura no Teatro Mantendo os personagens e vozes originais do programa, a peça conta a aventura vivida pela turminha quando um objeto estranho é visto nos ares de Cocoricolândia. Na tentativa de descobrir exatamente o que anda sobrevoando a fazenda, a turma se envolve numa aventura que aborda o respeito às diferenças e a solidariedade. Teatro Shopping Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 569, Centro, São Paulo. Sáb.: 16h; dom., 11h e 16h. Até 7/12. Tel.: (11) 34722229. Ingressos a R$40. EVENTO

Copa Nextel Stock Car Será encerrado em São Paulo a Copa Nextel Stock Car deste ano. A última corrida da temporada, a 12ª

RDB O grupo mexicano Rebeldes, formado por protagonistas de uma produção da Televisa e referência do público jovem, estará em São Paulo este mês para sua última apresentação como banda. O show de despedida será um dos 25 que fecharão o projeto de 4 anos e que já vendeu mais de 22 milhões de discos em todo o mundo. Arena Skol Anhembi. Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo. Dia 29/11 às 20h. Tel.: (11) 3556-5151 ou 0800 709 2371. Ingressos a partir de R$30.

Revista Viva | Novembro 2008

109

PROGRAME-SE do ano, promete esquentar Interlagos, pois até agora, na 10ª etapa, ainda é difícil apontar um favorito ao título da principal categoria do automobilismo nacional. Autódromo de Interlagos: Av. Senador Teotônio Vilela, 267, Interlagos, São Paulo. Dia 7/12, a partir das 11h. Tel.: (11) 5666-8822 e 2846-6000. Ingressos a partir de R$25.

Balada do Bem O Fundo Social de Solidariedade de Barueri promove no dia 27/11 uma grande festa na casa Santé, embalada por repertório especial das décadas de 70, 80 e 90. Toda a renda será revertida para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Os ingressos estão sendo vendidos na Secretaria de Ações Sociais - Fundo Social de Solidariedade. Tel.: (11) 4199-2818 ou 4199-2800 ramal 167/161 e na Casa com Estilo. Tel.: (11) 4208-5287. Santé. Al. Araguaia, 171, Alphaville. Dia 27/11, às 21h. Tel.: (11) 4191-0913. Ingressos de R$50 a R$150. EXPOSIÇÃO

Casa Office A Casa Cor lançou a sua versão para escritórios. Com curadoria do arquiteto Vasco de Mello, traz as tendências em mobiliário, ergonomia, iluminação, decoração empresarial, paisagismo, tecnologia, materiais e soluções para equacionar espaço com conforto e eficiência. São mais de 50 ambientes divididos em 3.300 metros quadrados projetados por arquitetos e paisagistas. Jockey Club de São Paulo: Av. Lineu de Paula Machado, 775, Cidade Jardim, São Paulo. Até 2/12. Tel.: (11) 3819-7955. Ingressos a R$30.

II Festival de Arte Cerâmica do Atelier Terra Bela O evento contará com a participação de 26 ceramistas, entre eles, Shoko Suzuki, umas das precursoras na modelagem da cerâmica no país. O festival irá ensinar ainda as técnicas de produção e queima do material e disponibilizar objetos decorativos e utilitários para a venda produzidos no local. Atelier Terra Bela. Rua Leoni Costa, 300, Cotia, São Paulo. Tel.: (11) 4614-6582. De 22/11 a 20/12, das 10h às 17h. Entrada franca.

28ª Bienal de São Paulo Sob a curadoria de Ivo Mesquita e Ana Paula Cohen, a bienal propõe um formato diferente das edições anteriores, com o objetivo de oferecer uma plataforma para observação e reflexão sobre o sistema e a cultura das bienais no circuito artístico internacional. Com uma programação intensa durante seis semanas, o pavilhão abrigará apresentações de música, dança, performances e cinema, todas a partir de propostas que entendam a “praça” como um espaço de convívio social nos dias atuais. Parque do Ibirapuera, Portão 3. Até dia 6/12. De 3ª a dom., das 10h às 22h. Tel.: (11) 5576-7600. Entrada franca.

110

Revista Viva | Novembro 2008

PASSEIO

Wet’in Wild Os 7 milhões de litros de água do parque são muito convidativos para os tempos de férias sob altas temperaturas. Com boa localização, estrutura completa e mais de dez atrações espalhadas pela área de lazer, como o rafting, o local se tornou uma boa pedida para as férias. Além dos programas já oferecidos, no próximo dia 30, o parque será palco do evento esportivo Gatorade Biathlon. Wet’in Wild. Rod. dos Bandeirantes, Km 72, Itupeva, São Paulo. De 4ª a dom., das 10h às 17h. Tel: (11) 4496-8000. Ingressos a partir de R$34,90.

Praça Victor Civita Inaugurada no último dia 4, a praça, que abrigou até 1989 um incinerador de lixo industrial, hospitalar e residencial, passou por uma completa revitalização, seguindo a cartilha ecológica e custou R$10 milhões. O local promete ter intensa agenda cultural, que vai desde apresentações da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) até aulas de yoga, peças teatrais e contadores de história. Veja a programação completa em www.pracavictorcivita.org.br. Rua Sumidouro, altura do nº 580, Pinheiros, São Paulo. Tel.: (11) 3037-8696. Entrada franca.

Pista de Patinação Ice Star É a mais nova atração do Shopping Eldorado. Com sua nova pista, toda em gelo azul, o shopping espera atrair um público bastante seletivo e que busca encontrar em um único ambiente variedade em serviços. Pista de Patinação Ice Star. Av. Rebouças, n.º 3970, Pinheiros, São Paulo. De dom. a 5º, das 12 às 22h, e de 6º a sáb., das 12 às 23h. Tel.: (11) 21977800. Ingressos a partir de R$25.

Planetário

Preços pesquisados em outubro de 2008

O planetário Aristóteles Orsini voltou a funcionar e convida a todos a realizar um belo passeio pelo céu, com estrelas reproduzidas em cores reais. Com equipamentos de última geração, o prédio já recebeu cerca de 4 milhões de pessoas anualmente e oferece uma programação interativa e diversificada, incluindo saraus, “Bate-papo com Astrônomo” e “Banho de Lua”. Planetário. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10, Parque do Ibirapuera, São Paulo. De 2º a 6º, das 9 às 18h, e de sáb. e dom., de 10h30 até o início da última sessão. Tel.: (11) 5575-5425. Ingressos a partir de R$5. VEM AÍ Lúcio Dallas. Dia 9/5. HSBC Brasil: R. Bragança Paulista, 1.281, Chácara Santo Antônio, São Paulo. Tel.: (11) 4003-1212. André Paganelli – Dia 13/5. Via Funchal: R. Funchal, 65, Vila Olímpia, São Paulo. Tel.: (11) 318841480/3897-4456.

Revista Viva | Novembro 2008

111

cultura | livros NÃO-FICÇÃO

Audácia da Esperança Reflexões sobre a reconquista do sonho americano Esse é o nome do livro lançado ano passado pelo recém-eleito presidente dos EUA, senador Barack Obama. O livro quebrou todos os recordes de vendas durante as eleições norte-americanas e já está fazendo sucesso por aqui. Nas páginas, o então senador analisa o governo Bush, a vida política atual nos Estados Unidos, a atuação do Congresso, as tensões religiosas e raciais, a intervenção norteamericana no Iraque entre outras questões. O democrata defende um novo tipo de política para os Estados Unidos, a ser construido a partir de conceitos que os unem como povo. Ed. Larousse do Brasil. R$49,90.

Bill Graham Apresenta: Minha vida dentro e fora do rock Com a ajuda de Robert Greenfield, este judeu nascido na Alemanha em 1931 e que chegou aos EUA aos 10 anos escreveu sua própria biografia. Ele viveu com uma família adotiva no Bronx e trabalhou como garçom nos grandes hotéis de Catskills, em Nova York, até descobrir sua verdadeira vocação de empresário do rock nos anos 60 em São Francisco. O livro tem histórias contadas por músicos como Jerry Garcia, Keith Richards, Grace Slick, Ken Kesey, Robbie Robertson, Eric Clapton, Carlos Santana e até o ator Peter Coyote. O prefácio é de Pete Townshend, guitarrista do The Who. Ed. Barracuda. R$59.

Leila Diniz - Uma revolução na praia O jornalista Joaquim Ferreira dos Santos descreveu a curta, porém vibrante, trajetória de Leila Diniz, a atriz que protagonizou a primeira produção de novela da Globo, em 1965; participou no cinema das comédias de Domingos Oliveira e dos filmes experimentais de Nelson Pereira dos Santos e que morreu tragicamente aos 27 anos num acidente de avião. Segundo Carlos Drummond de Andrade, Leila, “sem discurso nem requerimento soltou as mulheres de 20 anos presas ao tronco de uma especial escravidão”. Ed. Cia. das Letras. R$39.

A vida com minha irmã Madonna Christopher Ciccone, irmão da popstar Madonna, lançou nos EUA uma biografia não autorizada da cantora. Com 342 páginas, o livrou causou alvoroço na imprensa especializada no mundo das celebridades. Ciccone conta as histórias de 47 anos de vida e trabalho com sua irmã - uma das mulheres mais famosas no mundo. Durante grande parte da carreira da estrela, Christopher foi seu dançarino de apoio, assistente pessoal, camareiro, decorador, diretor artístico e diretor de turnês. Ed. Planeta do Brasil. R$39,90.

112

Revista Viva | Novembro 2008

ROMANCE

Flores Azuis Neste romance, a autora Carola Saavedra conta a história de um homem recém-separado que começa a receber em seu novo apartamento, cartas destinadas ao antigo morador e não resiste ao impulso de abri-las. São cartas de amor, escrita por uma mulher e assinada simplesmente com a inicial “A”. Também separada, a autora da carta repassa, inconformada, as últimas horas de seu relacionamento amoroso com o destinatário. Ed. Cia. das Letras. R$36.

Garota encontra garoto A autora escocesa Ali Smith transportou para a Escócia e para a Inglaterra dos dias de hoje a história da bela jovem cretense Ifis, criada pela mãe como menino e transformada milagrosamente em homem às vésperas do casamento. As peripécias de Ifis remetem à liberdade do desejo e à universalidade do amor, idéias que fundamentam a trama deste romance. Ed. Cia. das Letras. R$35. INFANTO-JUVENIL

Diário de um banana O livro narra as dificuldades de ser criança e as desventuras da vida escolar, principalmente em relação aos garotos maiores. Dentro deste contexto, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável e encantador, Greg Heffley, um garoto comum às voltas com os desafios da puberdade. Em busca de um pouco de popularidade, ele se envolve em uma série de situações engraçadas. V&R Editoras. R$29,90.

O livro das garotas audaciosas Com mais de um milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos, este livro das autoras Miriam Peskowitz e Andrea Buchanan é a versão feminina de “O Livro Perigoso para Garotos”. Indicado para todas as garotas de espírito independente e uma queda para encrencas, trata-se de um verdadeiro guia de aventuras proibido para meninos. Um manual com tudo que uma garota precisa saber, que segundo as autoras, não inclui como pregar botões. Ed. Galera Records. R$69. INFANTIL

Preços pesquisados em outubro de 2008

3 em 1 para crianças Este box traz as obras de autores consagrados: “A menina que não era maluquinha e outras histórias” de Ruth Rocha, “O Namorado da Fada” ou “O Menino do Planeta Urano”, de Ziraldo, e “Papo de Sapato” de Pedro Bandeira. O primeiro livro apresenta a menina que era chamada de maluquinha só porque ela quis dar um banho com xampu na gata do Mauricinho. Já “O Namorado da Fada” conta a saga de um menino que se apaixona por uma fada. Por fim, “Papo de Sapato” mostra a conversa entre pares de sapatos, cheios de histórias para contar, em um lixão da cidade. Ed. Melhoramentos. R$59,90. Revista Viva | Novembro 2008

113

114

Revista Viva | Novembro 2008

Related Documents


More Documents from ""

November 2019 10
November 2019 8
November 2019 5
May 2020 2