O Que é Argamassa Armada.docx

  • Uploaded by: jose glauber
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Que é Argamassa Armada.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,333
  • Pages: 6
O que é argamassa armada? Existem diversos tipos de concreto que podem ser usados em construções, cada um mais indicado para determinados tipos de estruturas. Ao procurar saber mais sobre esses tipos de concreto, você certamente já ouviu falar sobre a argamassa armada. Basicamente, a argamassa armada é um tipo de “concreto armado” feito de componentes de menor espessura. Isso significa que junto com a mistura de agregado miúdo, cimento, areia e água (que compõe a argamassa), é usada uma armação de aço com fios de pequeno diâmetro. Vale ressaltar que, mais do que o agregado miúdo, também pode ser adicionado agregado graúdo, que conta com elementos de dimensões um pouco maiores. Nas armações, são utilizadas telas soldadas de aço, fios e barras de aço, além de telas construídas especialmente para a produção da argamassa armada. Além das telas de aço soldadas, a argamassa armada também pode receber outros materiais como reforço. Uma opção interessante é o uso da sílica ativa, uma adição mineral que auxilia na resistência mecânica e na aderência ao substrato. BREVE HISTÓRICO DA ARGAMASSA ARMADA A argamassa armada foi desenvolvida historicamente por Jean Louis Lambot (1814-1887), que procurava desenvolver um material que pudesse substituir a madeira em construções navais e para alguns utensílios domésticos onde se deve evitar a umidade. Lambot chamou este materialde fer-ciment e o descrevia como um produto constituído de “um conjunto de arames ou barrasmetálicas encaixadas ou cimentadas juntas com cimento hidráulico de tal maneira a formarvigas ou pranchas de qualquer tamanho desejado”. Lambot requereu patentes do produto porvolta de 1848 e, em sua fazenda em Miraval, construiu vasos para plantas, reservatórios de águae pequenos barcos, sendo um deles exposto na Feira Mundial de Paris em 1855.O material desenvolvido por Lambot seria o precursor direto da moderna argamassa armada, porém seu emprego ficaria restrito a exemplos de embarcações por muitos anos até que oaparecimento das construções de Pier Luigi Nervi, a partir de 1943, viesse contribuir para adiversificação da aplicabilidade deste material.Antes das experiências de Nervi, podemos citar a Cúpula de Jena, primeira cúpula geodésica domundo, que foi construída em 1922 na fábrica Carl Zeiss, na Alemanha, como exemplo deaplicação do material pois seu recobrimento foi executado em placas de argamassa armada..Esta obra foi executada pela Dyckerhoff & Widmann, mundialmente conhecida pelo sistemaDIWI-DAG de protenção.

Cúpula de Jena (Alemanha 1922)

A argamassa armada é um tipo de “concreto armado” leve composto por elementos de pequena espessura.

Quais as grandes vantagens da argamassa armada para a construção civil? Pesquisas vem sendo feitas em todo o mundo para descobrir alternativas ao uso dos materiais metálicos nas telas de reforço. Entre as opções que vem sendo estudadas, estão as fibras ou microfibras de materiais poliméricos, vidro e carbono. O fato de poder trabalhar com esses tipos de materiais pode reforçar ainda mais as vantagens da argamassa armada. A seguir, você vai saber mais sobre as principais vantagens dessa argamassa em relação aos outros tipos de concreto. Flexibilidade Por ser composta por materiais de pequena espessura, a argamassa armada é extremamente flexível e pode se adaptar a diversas formas diferentes. Nos quesitos elasticidade, fissuração e deformação de alongamento, tem vantagem até mesmo em relação ao ferro cimento fibrocimento. Leveza Com componentes que permitem construir estruturas leves, é ideal para obras que não podem ter muito peso, como pequenas embarcações marítimas. Preço A argamassa armada tem um custo mais baixo do que outros materiais disponíveis no mercado. Em terrenos firmes, ela pode oferecer uma economia de até 10% em relação ao concreto armado. Maior conforto Ela oferece isolamento térmico e acústico, garantindo não apenas conforto, mas também economia de energia elétrica e isolamento sonoro.

Durabilidade Outra grande vantagem desse tipo de concreto é a durabilidade. Uma estrutura de argamassa armada pode durar até 40 anos se forem tomadas as medidas preventivas necessárias. Ainda é possível usar agentes inibidores de oxidação junto com telas galvanizadas, ou telas com armaduras soldadas ou protegidas por tinta epóxi, para evitar a corrosão. Não exige mão de obra especializada Outro fator que favorece a argamassa armada é a economia na hora da construção. Para trabalhar com esse material não é preciso ter ferramentas específicas. É possível fazer tudo com as próprias mãos devidamente protegidas por luvas de borracha. Além disso, vale ressaltar, uma opção para fazer a armadura central dos muros e paredes é a tela de galinheiro galvanizada.

Onde utilizar a argamassa armada? Considerada um tipo de material inovador, a argamassa armada foi descoberta no século XIX pelo agricultor francês Joseph-Louis Lambot. Segundo Lambot, esse é um tipo de concreto aperfeiçoado que pode ser usado no lugar da madeira nas construções navais e arquitetônicas, além de ser ideal para obras domésticas, nas quais se deve evitar umidade. Atualmente, devido às vantagens, a argamassa armada é quase sempre usada na construção de estruturas de pequeno porte, como reservatórios de água, peitoris, estábulos, painéis de divisão ou telhados. Ela também pode ser uma excelente opção de reforço para alvenarias, visto que deixa as paredes mais resistentes. Além dessas aplicações, pode ser utilizada também em barcos e embarcações marítimas menores. Outro uso muito comum da argamassa armada é a construção de formas pré-moldadas para serem aplicadas em estruturas de concreto armado. Essa solução é excelente, pois a argamassa e o concreto têm uma ótima aderência e colaboração, o que deixa a construção muito mais segura e econômica. Como destaque, na foto, o trabalho do arquiteto João Figueiras Lima, mais conhecido como Lelé, que emprega o conhecido sistema leve de aço. As suas construções agregam elementos leves e elementos pré-moldados de concreto armado e protendido. Apesar da maior parte das suas criações terem sido feitas na cidade de Brasília, ele também foi o responsável pela construção de diversas fábricas em Salvador, mobiliários dos hospitais Sarah Kubitschek e prédios da UnB.

Hospital da rede Sarah Kubitschek, do arquiteto João Figueiras Lima, que emprega em seus trabalhos o conhecido sistema leve de aço. TIPOS DE ARGAMASSA ARMADA

Painéis de Argamassa armada, etc...

Amarradeira de Vergalhão

Maquinas para produção de estribos

Tecnosil Sílica Ativa A capacidade de uma adição mineral, Sílica Ativa (micorssílica), reagir às temperaturas normais com hidróxido de cálcio (presente na pasta de cimento Portland hidratada) e de tornar silicato de cálcio hidratado adicional ocasiona uma redução significativa na porosidade da matriz e da zona de transição na interface. Definição: A Sílica Ativa é um pó fino pulverizado decorrente do processo de fabricação do silício metálico ou ferro silício. Portanto é um produto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física. No processo de fabricação do silício metálico, é gerado um gás (SiO) que, ao sair do forno elétrico oxida-se formando a sílica ativa amorfa, não cristalina, (SiO2). As partículas de Sílica Ativa (microssílica) são esféricas, vítreas e possuem um diâmetro médio menor do que 1μm e área superficial específica entre 15 e 25 m2/kg., apresentando altíssima superfície específica e uma massa específica aparente baixa. O alto teor de SiO2 no formato amorfo (Não cristalino), aliado a uma elevada finura, proporciona altíssima reatividade com os produtos decorrentes da hidratação cimento, conferindo melhor desempenho em concretos e argamassa.

Diferenças entre concreto pré-fabricado e pré-moldado Embora tratem-se de expressões similares, a grande diferença destes dois tipos de peças está na sua qualidade. De acordo com a NBR 9062, a definição de concreto pré-moldado é de um elemento produzido fora do local na qual será definitivamente empregado. O controle de qualidade acerca deste concreto é menos rigoroso, devendo ser inspecionado por pessoal capacitado do próprio construtor ou proprietário. Já o concreto pré-fabricado, que também é definido por um material confeccionado externamente, mas de forma industrial, atende a padrões mais rigorosos de controle de qualidade, sendo avaliado em várias etapas de sua fabricação, além de armazenamento, transporte e utilização final. Para garantir a qualidade deste material, ele deve ser registrado, constando na documentação informações referentes à identificação, data, tipo de concreto e aço empregados e assinaturas de profissionais responsáveis da garantia de qualidade do produto.

Related Documents


More Documents from ""

December 2019 9
Curso-21175-aula-00-v1.pdf
December 2019 8
May 2020 9
Constituicao_roraima.pdf
December 2019 5