Câmaras com furo de agulha – Pinhole Os materiais necessários 1 - Tinta preta 2 - Fita isoladora preta 3 - Placa de alumínio 4 - Lixa ou lima fina 5 - Agulha
Estas tampas (fita isoladora preta de electricista) servem de obturador, deixa o buraco aberto para entrar a luz o tempo que for necessário e depois fecha-se novamente.
Num dos lados da caixa, na face oposta onde vai ser fixado o papel, traçamos as diagonais para achar o centro, e desenhamos um quadrado que vamos cortar/abrir com (5cmx5cm).
Pintar a parte de dentro da caixa, incluindo a tampa, com uma tinta preta mate, pode ser Têmpera ou uma tinta acrílica baça, para não deixar que nenhum reflexo de luz influencie a exposição correcta da luz ou a fotografia, sobretudo em exposições longas, e deixe o negativo "enevoado". As latas de tinta Spray são fáceis de aplicar.
Cobrir o quadrado recortado com uma pequena placa de alumínio (6cmx6cm). É fácil arranjar este alumínio fino, cortando uma lata de refrigerante. Pode-se colar com cola de contacto, e isolar bem com fita isoladora preta de electricista. Essa placa (depois de estar plana/direita deverá já vir com o furo de agulha de lã (das que tem bico), e o furo deverá ser feito até meio da agulha.
Quanto mais fino for o furo, melhor definição tem a imagem. Depois deverá ser lixado (lixa ou lima muito fina) de ambos os lados do furo. Confirmar se o buraco ficou perfeitamente redondo sem arestas.
Duas hipóteses de furar o alumínio
O Obturador deverá estar sempre fechado, só se abre para fotografar.
Fazer o buraco com a agulha.
Lixar bem o furo.
Ter atenção para ficar fino, redondo e sem arestas.
Por fita isoladora na placa de alumínio, para colá-la no interior da lata.
Centrar o furo pequeno da placa, com o da lata.
Por o papel fotográfico dentro da lata (esta operação é feita na câmara-escura).
Autor: Pedro Martins
Pintar o interior e a tampa de preto.
O resultado, depois de revelado é um negativo que se passa a positivo.