Crianças Em Risco

  • Uploaded by: Andreia
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Crianças Em Risco as PDF for free.

More details

  • Words: 601
  • Pages: 10
Trabalho Realizado por: Ana Brito nº2 Andreia Picoto nº3

Dentro do tema “As crianças em risco” nos escolhemos falar da associação ACER que consiste numa associação de apoio á criança em risco.

A associação ACER foi criada em Novembro de 1993 com um grande objectivo: • oferecer um caminho efectivo de recuperação para crianças que vivem na rua. A associação ACER consiste numa entidade social, de proveito público e sem fins lucrativos, situada no Município de Diadema em São Paulo, no auxílio dos direitos das crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Actualmente envolvem as actividades artístico-culturais e sociais, com cerca de 400 crianças e jovens, efectuando acções de prevenção que propõem-se a evitar a evasão para as ruas, construindo alternativas concretas de vida para estes cidadãos do futuro. Todas as actividades desenvolvidas pela ACER são disponibilizadas gratuitamente à comunidade.

Recentemente, tem-se ouvido falar muito em abusos, violência tal como maus-tratos, violação de direitos, crianças em risco, entre outros … Negligência, abandono escolar e maus - tratos são os problemas que mais têm afectado mais as crianças e os jovens em risco nos dias de hoje.

As Crianças em risco são todas aquela que devido à sua antiga “história” poderão expor comportamentos divergentes, mas também aqueles cujo meio familiar pode levar a criança a maus tratos e abusos, entre outros. Quanto aos maus-tratos infantis a criança encontra-se num meio em que pode ser espancada pelos próprios pais, familiares ou outros elementos familiares. O Acolhimento familiar é um método de protecção das crianças quando esta é vitima de maus-tratos. Normalmente são famílias que dispõem as suas casas para acolher estas crianças em risco. O Direito de participação consiste na criança ter o direito de participar, de dar a sua opinião e sugestão e o direito de protecção é a reflexão do direito das crianças de serem protegidas de todos as desgraças que as rodeiam e de estarem em segurança em qualquer lugar onde estejam.

Por vezes os acidentes de trânsito são os principais responsáveis externos pela morte de crianças com idade entre 1 e 14 anos. Quando não matam, muitas vezes deixam sequelas que os acompanham pelo resto de suas vistas. A maior parte dos acidentes ocorre em trajectos curtos, como por exemplo, no caminho de casa para a escola. Cerca de 90% das lesões e fatalidades poderiam ser prevenidas através de acções educativas no sentido de como transportar a criança correctamente no veículo.

A segunda causa de morte infantil no mundo são as doenças ligadas á poluição da agua como a diarreia, entre outras doenças infecciosas com modos de transmissão semelhantes. Também a ausência de saneamento básico pode vir a transmitir várias doenças graves pela contaminação do ambiente familiar e da comunidade. A poluição do ar é um factor de risco para as doenças respiratórias agudas, bem como doenças respiratórias crónicas, entre outras enfermidades. Cerca de 2 milhões de crianças menores de 5 anos falecem anualmente pelo motivo das infecções respiratórias agudas. A poluição do ar em ambientes interiores é um dos principais factores associados às infecções respiratórias agudas, tanto em zonas urbanas como nas rurais dos países em desenvolvimento.

Cerca de 50 mil crianças de 0-14 anos morrem a cada ano, vítimas de intoxicação por produtos químicos. Objectos guardados sob condições pouco seguras, podem ser prejudiciais para as crianças, tais como produtos de limpeza doméstica, querosene, dissolventes, fármacos e outros produtos químicos podem ser extremamente perigosos, quando deixados em recipientes inadequados ou em lugares de fácil acesso para as crianças.

Bibliografia • • • • • • • •

http://cerosiac.wordpress.com/ http://www.fpat.pt/noticias/Nov2007/parentalidade_anaramalho.pdf http://www.criancasemrisco.blogspot.com/ http://www.scml.pt/media/revista/rev_10/reportagem.pdf http://filhoespancado.blogs.sapo.pt/ http://www.lagoasanta.com.br/util/crianca_em_risco.htm http://www.acer.diadema.com.br/ http://jocum.pt/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=115&Item



http://www.pime.org.br/mundoemissao/criancasrisco.htm

Related Documents

Risco Em Projetos
October 2019 13
Risco!
April 2020 7
Risco Biologico
November 2019 20
Mapa Risco - Apostila
November 2019 9
Corra O Risco
November 2019 17

More Documents from ""

Classroom Objects
November 2019 40
November 2019 45
December 2019 30
Doc 7
December 2019 38
Ruler
November 2019 39
November 2019 43