António Mota

  • Uploaded by: bibliotecaas
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View António Mota as PDF for free.

More details

  • Words: 343
  • Pages: 10
António Mota Vida e Obra

António Mota «Solidão é quando o coração, se não está vazio, sobra lugar nele que não acaba mais.» António Mota

António Mota António Mota Nasceu em Baião, distrito do Porto em 1957. É professor do Ensino Básico desde 1975. Em 1979 publicou o seu primeiro livro: "A Aldeia das Flores". Em 1983, com a obra "O rapaz de Louredo" ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, com o romance "Pedro Alecrim" recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças. Em 1996, com a obra "A casa das Bengalas", ganhou o Prémio António Botto. Em 2004 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para crianças e jovens, na modalidade livro ilustrado, com o livro "Se eu fosse muito magrinho.

António Mota Desde 1980 é solicitado a visitar escolas do ensino básico e secundário e também bibliotecas públicas em diversas localidades do País, onde tem, desta forma, contribuído para o fomento do gosto pela leitura entre crianças e jovens. Tem colaborado em vários jornais e foi interveniente em acções realizadas por várias Escolas Superiores de Educação de Portugal.

António Mota

António Mota

Pedro Alecrim de António Mota A personagem principal é o Pedro Alecrim. Ele vive numa pequena aldeia. Os amigos dele são a Rita, a Joana e o Martinho. O seu melhor amigo é o Nicolau.

Todos os dias, cedinho, o Pedro vai cortar erva, lenha, buscar as ovelhas e as cabras, água e dar de comer aos porcos. Acha que a escola é um bocado esquisita e, às vezes, chata.

Um dia, o Nicolau e o Pedro estavam a falar sobre dinheiro e pensavam que era tudo muito caro. Foi então que o Nicolau teve uma ideia: todas as manhãs, antes de irem para a escola, apanhavam agriões e vendiam-nos no mercado da mãe do Martinho. Depois, escondiam o dinheiro num buraco de carvalho, dentro de uma embalagem de leite em pó...

Para aperitivo já nos chega. Agora, se quiseres conhecer o resto da história é só procurares o livro na tua biblioteca. Boas leituras!

Related Documents

Fernando Mota
May 2020 11
Mota, Tt
October 2019 9
Lucille A Mota-costa
December 2019 15
Rita Mota[1]..
November 2019 5
Lucille A Mota-costa
December 2019 12
Beton Prategang Mota
June 2020 16

More Documents from ""

April 2020 2
April 2020 6