Fernando Mota
A SALA DE AULA COM INTERATIVIDADE PLENA
UTILIZAÇÃO DE EBOARD
MAIOR DIÁLOGO EM SALA DE AULA
A Tecnologia na Educação Com a entrada das novas tecnologias digitais
na sala de aula, as escolas atuais encontramse num daqueles momentos históricos em que têm pela frente um desafio e uma oportunidade: O Desafio: Formular um projeto pedagógico que contample as inovações e promova a interatividade dos alunos.
A Tecnologia na Educação A Oportunidade: Deixar para trás um
modelo de ensino que se tornou obsoleto no século XIX. Quem é o novo aluno? Quem é o novo professor? Qual o papel da escola neste novo contexto?
A Tecnologia na Educação Em maio de 2007 a Revista VEJA publicava
matéria intitulada “O Computador não educa, ensina” a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta para facilitar o aprendizado, mais não pelas razões que muita gente acredita. Mônica Weinberg e Carlos Rydlenski
A Tecnologia na Educação Na matéria era enfatizada a distribuição de 30
milhões de laptops para crianças e adolescentes da rede pública brasileira. A chegada dos laptops às salas de aula de um número imenso de escolas brasileiras traz ao país uma questão sobre a qual educadores no mundo todo estão debruçados:
A Tecnologia na Educação Como fazer dos computadores, que abriram à
humanidade uma nova dimensão de acesso as informações e a produção de conhecimentos, um instrumento para transformar a velha escola, praticamente congelada no tempo desde o século XIX? Mais adiante vemos as notícias de entrega de laptops aos professores das redes públicas em diversos estados brasileiros.
A Tecnologia na Educação O que funciona na escola? Da mesma forma que gerações de pais
erraram ao encarar a televisão como uma babá eletrônica, os professores penaram para entender que o computador não os substituiriam.
A Tecnologia na Educação O que deu certo? Deixar os estudantes levar o laptop para casa
Aulas on-line fora do horário da escola Blogs do professor Formação de Redes
Efeito Positivo: As crianças ficam tão motivadas que, de acordo com as pesquisas, passam a dedicar um tempo 30% maior aos estudos. Os alunos ganham um tempo extra para tirar dúvidas e perdem a vergonha de fazer perguntas das quais fugiriam em sala de aula. O professor disponibiliza a matéria na rede. Os estudantes são estimulados a trocar informações entre si e a trabalhar em equipe.
Acesso aos Textos: www.ensinofernandomota.com e
www.faetec.rj.gov.br/desup Clicar em Textos.
Crescimento Exponencial do uso da Internet: Respostas Estimulada e Múltipla. Perfil: Jovens de 12 a 30 anos, classes ABC. Margem de erro 2% 2005
2008
Orkut
14%
83%
Compras/comparação de preços Mensagens Instantâneas
14%
40%
43%
81%
Dowload de Músicas
50%
69%
Ouvir Músicas
69%
73%
Blogs pessoais
12%
21%
Internet para Comunicar, conhecer e se divertir: Resposta estimulada e múltipla Perfil: Jovens de 12 a 30 anos, classes ABC - Margem de erro 2% Ações
Percentual
Enviar e receber e-mail
84%
Visitar página de Orkut de amigos
83%
Troca de mensagem instantânea
81%
Fazer pesquisa para escola ou trabalho Ouvir música em geral
75%
Fazer download de músicas
69%
73%
A Internet no Brasil No Brasil 43,1 milhões de pessoas têm acesso à
Internet a partir de qualquer ambiente, e, desse total, aproximadamente 22 milhões o fazem em locais como Lan Houses, Cybercafés e outros pontos pagos ou gratuitos, como escolas. Os dados são do IBOPE/Net Ratings e referem-se ao 3º trimestre de 2008. O Instituto também informa que, em outubro de 2008, cerca de 45 milhões de pessoas moravam em residências em que há um microcomputador. Desses, 36,4 milhões tinham internet, sendo que 23,7 milhões fizeram uso dela naquele mês.
A Tendência da Banda larga Estudo também do IBOPE/Net Ratings
registrou que, em outubro/2008, 26,3 milhões de brasileiros tinham conexão via banda larga em casa, sendo que 19,6 milhões a utilizavam naquele mês. De acordo com o Instituto de Pesquisa IDC Brasil, o tráfego de dados em banda larga fixa tem crescido a taxa de dois dígitos nos últimos anos no país. De 2002 a 2007, o aumento foi de 56 vezes. A previsão é de que aumente ainda oito vezes até 2012, tanto pelo crescimento na base de assinantes quando pela média de banda
A Telefonia Nacional Segundo a ANATEL, de 2002 a 2007 o número
de linhas fixas instaladas aumentou de 49,2 milhões para 52,7 milhões, mas a teledensidade (nº de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes) caiu ligeiramente, de 28,7 para 27,7 milhões. Em contrapartida, na telefonia celular, a teledensidade cresceu de 20,3 para 63,6, com a explosão do número de linhas, de aproximadamente 1,7 milhões para 121,0 milhões. Em Outubro/2008 este número já era de
O que efetivamente deveria acontecer? A aprendizagem pressupõe, por parte do
aluno, aquisição e domínio de um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas de forma crítica. Iniciativa para buscar informações, relacioná-las, conhecer e analisar várias teorias e autores sobre determinado assunto, compará-los, discutir sua aplicação em situações reais com as possíveis consequências para a população, do ponto de vista ambiental, ecológico, social, político, acadêmico etc.
O que efetivamente deveria acontecer? Integrar o processo ensino-aprendizagem
com a atividade de pesquisa tanto do aluno como do professor. Toda aprendizagem para que realmente aconteça precisa ser significativa para o aprendiz, isto é, precisa envolvê-lo como pessoa, como um todo: idéias, inteligência, sentimentos, cultura, profissão, sociedade.
O que efetivamente deveria acontecer? A aprendizagem se realiza mais facilmente e
com maior compreensão e retenção quando acontece nos vários ambientes profissionais, fora da sala de aula. Teoricamente, hoje, há um consenso de que “aprender a aprender” é o papel mais importante de qualquer instituição educacional.
O que efetivamente deveria acontecer? O aprendiz é o sujeito do processo de
aprendizagem. Assim sendo, devemos levar em conta a real situação do alunado, conhecer suas aspirações, identificar os conhecimentos e carências que possuem, convocá-los para serem protagonistas no processo de aprendizagem e parceiros com o professor e com os colegas na busca da formação humana e profissional que se pretende, é fundamental.
O que efetivamente deveria acontecer? Defende-se a mudança da postura do
professor “ensinante” para o “que está com” o aluno para que ele possa aprender: mudança do papel de transmissor de informações para o de mediador pedagógico junto aos alunos: mudança do “fazer sozinho” para um trabalho em equipe, onde professor e alunos são os agentes parceiros e corresponsáveis nas ações de aprendizagem.
Referências Prof. Dr. Marcos T. Masseto Guias das Cidades Digitais/Março/2009 Revista Veja/Edição Maio/2007
Jornalistas Mônica Weinberg e Carlos Rydlenski
Telefone: (21) 8596-8477 e-mail:
[email protected] Site: www.ensinofernandomota.com
Este poema é de Vitor Hugo... Ler com calma, sa-bo-re-an-do Cada palavra... 1- Desejo primeiro que você ame, E que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, Mas se for, saiba ser sem desesperar. 2Desejo também que tenha amigos, Que mesmo maus e inconseqüentes. Sejam corajosos e fiéis, E que pelo menos num deles Você possa confiar sem duvidar. 3E porque a vida é assim, Desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, Mas na medida exata para que, algumas vezes, Você se interpele a respeito De suas próprias certezas. E que entre eles, haja pelo menos um que seja Justo, Para que você não se sinta demasiado seguro.
4Desejo depois que você seja útil, Mas não insubstituível. E que nos maus momentos, Quando não restar mais nada, Essa utilidade seja suficiente para manter você de Pé. 5- Desejo ainda que você seja tolerante, Não com os que erram pouco, porque isso é fácil, Mas com os que erram muito e irremediavelmente, E que fazendo bom uso dessa tolerância, Você sirva de exemplo aos outros. 6Desejo que você, sendo jovem, Não amadureça depressa demais, E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e É preciso deixar que eles escorram por entre nós
7Desejo por sinal que você seja triste, Não o ano todo, mas apenas um dia Mas que nesse dia descubra Que o riso diário é bom, O riso habitual é insosso e o riso constante é Insano. 8Desejo que você descubra. Com o máximo de urgência, Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta. 9Desejo ainda que você afague um gato, Alimente um cuco e ouça o João-de-barro Erguer triunfante o seu canto matinal Porque, assim, você se sentirá bem por nada.
10Desejo também que você plante uma semente, Por mais minúscula que seja, E acompanhe o seu crescimento, Para que você saiba de quantas Muitas vidas é feita uma árvore. 11Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, Porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano Coloque um pouco dele Na sua frente e diga “isso é meu”, Só para que fique bem claro quem é o dono de quem. 12Desejo também que nenhum de seus afetos morra Por ele e por você, Mas que se morrer, você possa chorar Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
13Desejo por fim que você sendo homem, Tenha uma boa mulher, E que sendo mulher, Tenha um bom homem. 14E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, E quando estiverem exaustos e sorridentes, Ainda haja amor para recomeçar E se tudo isso acontecer, Não tenho mais nada a te desejar
“ENSINAR É UM EXERCÍCIO DE IMORTALIDADE. DE ALGUMA FORMA CONTINUAMOS A VIVER NAQUELES CUJOS OLHOS APRENDERAM A VER O MUNDO PELA MAGIA DA PALAVRA. O PROFESSOR, ASSIM, NÃO MORRE JAMAIS ...” Rubem Alves. Curtam o dia