Sistema de Lubrificação
Indíce Apresentação Introdução, sistema de lubrificação Porque lubrificar Lubrificantes (óleo) Cuidados a ter na lubrificação Função dos lubrificantes Viscosidade do óleo lubrificante Propriedades dos lubrificantes Filtro de óleo lubrificante Sistema por salpico Bomba de óleo lubrificante Bomba de engrenagens
1
Engenharia de Produção Animal
Tema: Sistema de lubrificação
Trabalho realizado no âmbito da disciplina Agricultura Geral de Máquinas Agrícolas
Realizado por: Gisela Araújo nº 3223 Rodrigo Antunes nº 3235 Hugo Valente nº David Quintino nª 2439
2
O sistema de lubrificação tem como função distribuir o óleo lubrificante entre partes móveis do motor para diminuir o desgaste, o ruído e auxiliar no arrefecimento do motor.
3
A lubrificação, é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve, portanto, ser entendida e praticada para conservá-las e manter o rendimento delas, aumentando a vida útil das mesmas.
De modo geral, os componentes das máquinas agrícolas que necessitam lubrificação são: peças de atrito, eixos sem fim, eixos telescópicos, engrenagens, correntes, pistões, juntas universais e bombas.
4
Os lubrificantes são fluidos utilizados na lubrificação de motores e sistemas de transmissão.
Sistema de transmissão
Sistema de válvulas 5
Gerais • Não fazer a lubrificação com a máquina a trabalhar; • Não deixar o óleo derramado nos locais de trabalho; • Usar panos que não soltem pêlos; • Usar vasilhames limpos para evitar contaminações; • Manter em ordem os extintores de incêndio; • Fazer a lubrificação nos períodos recomendados pelo fabricante; • Consultar sempre o manual do equipamento. Óleos • Verificar o nível do óleo lubrificante periodicamente; • Completar, se necessário; • Não misturar diferentes tipos ou marcas de lubrificantes; • Trocar o óleo lubrificante no período especificado pelo fabricante; • Não remontar óleo lubrificante; • Limpar as tampas de abastecimento antes de abrir; • Fazer a troca com o motor ou câmbio quentes, para facilitar o escoamento do óleo; • Ao trocar o óleo troque também o filtro.
6
Dissipar calor; Proteger as superfícies; Garantir a estanquicidade do sistema; Proporcionar a evacuação de materiais indesejáveis, que surgem durante o serviço.
7
É medida em função da resistência ao escoamento do óleo; Para que uma certa quantidade de óleo, numa dada temperatura, escoe através de um orifício de formato e dimensões padronizados, é medida em segundos.
8
Viscosidade e sua variação com a pressão e a temperatura; Resistência ás cargas; Untuosidade; Resistência á oxidação; Estabilidade térmica; Resistência ao corte das cadeias moleculares; Fluidez a baixas e a altas temperaturas; Detergência; Poder dispersante; Capacidade para neutralizar ácidos formados em serviço; Aptidão para separar-se do ar e da ferrugem; Filtrabilidade; Compatibilidade com os vedantes e as pinturas; A verificação das propriedades de um lubrificante é feita através da interpretação dos resultados obtidos em ensaios laboratoriais em que se determinam características físico-químicas de acordo com métodos normalizados.
9
10
Localizado na parte externa do bloco do motor; Tem como função reter partículas indesejáveis visando promover a limpeza do óleo lubrificante; As impurezas reduzem significativamente a vida dos motores, desta forma os filtros devem sempre ser trocados de acordo com a recomendação do fabricante do trator. 11
Utilizado em motores estacionários monocilíndricos de uso agrícola; Neste sistema o pé da biela apresenta um prolongamento afilado denominado pescador; Uma bomba alimenta com óleo o pescador; Ao girar o motor o óleo é borrifado pelo pescador nas paredes dos cilindros e nas demais partes móveis no interior do bloco.
12
13
As bombas de óleo na sua maioria são do tipo de engrenagens.
Localizada no cárter; Sua função é suprir óleo lubrificante sob determinada pressão as diversas partes do motor; Acionada pelo movimento do eixo de manivelas ou pelo eixo de comando de válvulas; motor. 14
15
Esta é constituída por um par de engrenagens encerradas em uma caixa fechada; O óleo entra por uma das extremidades da caixa e é forçado a passar entre as engrenagens; A medida que as engrenagens giram é obtido o aumento de pressão.
SAÍDA DE ÓLEO ALTA PRESSÃO ENTRADA DE ÓLEO BAIXA PRESSÃO
16
Anti-oxidante Anti-corrosivo Ampliador de viscosidade Detergentes Anti-espumante
17
Titulo “Introdução a mecanização agrícola”, Autor e Editor “Delfim José Machado”, Agosto de 2003.
www.e.purcs.br www.motor.pepe.br
18