PASTEUR COLÉGIO DOM QUIXOTE PROFª ANDRÉIA BARRETO M. DE POÇA ALUNA ANA CAROLINA DE CARVALHO PEREIRA MENDES 6ºANO
QUESTÕES: Responda as perguntas abaixo: 1) O que é Pasteurização ? E como Pasteur descobriu esse processo? É o processo em que as substâncias líquidas são aquecidas e posteriormente resfriadas de forma rápida , eliminando os microorganismos anteriormente existentes. Pasteur descobriu o processo de Pasteurização enquanto procurava uma maneira de evitar as transformação do vinho em vinagre , a pedido dos produtores de vinho. Ele descobriu que o vinho era oxidado por um fermento , “Mycoderma aceti”. Aqueceu as bebidas em temperaturas entre 58 e 75 graus Celsius (°C) e depois as resfriou rapidamente 2) Qual é a relação de Pasteur com as vacinas ? Como ele fabricava as vacinas ? Através de pesquisas sobre doenças infecciosas e suas causas Pasteur descobriu a técnica das vacinas. Ele notou que formas fracas de micróbios poderiam ser usadas como agente imunizante contra uma forma mais virulenta deste micróbio. 3) Explique a relação de Pasteur com a biogênese. Faça um esquema (desenho) e explique passo a passo como ele fez a experência que comprovou a teoria da biogênese. Pasteur era adepto da teoria biogênica , e em 1861 , conseguiu demonstrar , através de um experimento , a impossibilidade da geração espontânea da vida.Ele provou que a origem da vida somente é possível a partir de matéria viva. 4) Quais as práticas higiênicas que Pasteur enfatizava para os alimentos? Pasteur aplicou a técnica de Pasteurização na produção de vinho e cerveja , somente no séc.xx foi utilizava em leites.
Para finalizar o seu trabalho escreva uma pequena redação como conclusão. Coloque : Em que ano Pasteur nasceu e em que ano morreu. O que mais lhe chamou atenção na vida de Pasteur. O que você acha que um Cientista deve ter para ser bom naquilo que faz.
Você já pensou em ser um cientista ? Escreva o que você acha : se gostaria ou não de
ser um cientista, quais são as razões para ser ou não um cientista,...
Pasteur Louis Pasteur nasceu em 27 de dezembro de 1882, em Dolê, na França, e morreu em 28 de setembro de 1895, em Villeneuve I’Étang também na França. O que mais impressionou na história deste homem foi a forma com que um menino, com notas “medíocres” em química, se transformou em um grande cientista, que revolucionou as ciências de sua época. Mudou a história da medicina, com suas descobertas sobre doenças infecciosas. Além de ter desenvolvido técnicas que até hoje são usadas, como a Pasteurização. Para se tornar um cientista como Pasteur, é preciso gostar muito do que se faz, ser curioso, insistente, e ser paciente para alcançar os resultados desejados. Assim, apesar de ser muito curiosa, e de gostar de aprender e de descobrir coisas novas, não me vejo ainda como uma cientista.