Reunião Informal do Conselho da IPP com a CE/PROR. Mossoró, 02 de abril de 2008. Presenças:
Relato do Pastor Roberto Brasileiro Presidente do Supremo Concílio da IPB Natal 24 de fevereiro de 2008 Local: IP Memorial de Natal/RN. Texto em que se baseou para a palestra Ne 2.8. Tema: Dificuldade que a Igreja enfrenta nos dias atuais 1. Se a igreja é de Deus, não podemos gastar o nosso tempo com nós mesmos. Ne 2.4 “Orei ao meu Deus”. Falando sobre a Constituição da nossa IPB o pastor Roberto Brasileiro diz: “A nossa Constituição não é para ser engolida e sim entendida”. A igreja é de Deus, não é uma empresa. Uns plantam outros regam mais a glória deve ser de Deus, ou para o Senhor “mas o crescimento é do Senhor” 1 Co 3.6. 2. Precisamos conhecer o estado das nossas ovelhas. No versículo 11 do capítulo 2 de Ne, diz que ele, Neemias, “chegou a Jerusalém e demorou ali três dias”. O que se quer dizer é que precisamos conhecer a realidade, o estado em que se encontrava Jerusalém... Da mesma forma precisamos conhecer o estado da igreja, não conhecermos a nós mesmos. Conhecer as famílias da igreja é fundamental. O pastor Brasileiro disse que Em sua igreja há um projeto muito interessante “família visitando família”. Infelizmente nós pastores e Conselhos não sentamos mais com a mocidade, adolescentes, crianças etc. As pessoas se isolam... “Faça um bolo e ofereça o seu vizinho”... Cada vez mais estamos isolados... A construção da nossa igreja tem sido deixada de lado. No tocante a Ceia do Senhor, o que é a Ceia? É a comunhão com deus e com o irmão. No princípio da Igreja o testemunho era “vede como se amam os irmãos”! Vivemos uma era das pessoas desconhecidas, a tendência do homem é ser ele só, e ouviremos sempre... A minha família mim basta. Infelizmente o que ouvimos sobre esse isolamento é que a exemplo do Japão e Suíça existe um grande índice de suicídio. Tudo hoje caminha para que vivamos sós, um grande exemplo disto é o uso do computador... Qual tem sido um dos grandes pecados das igrejas do Sudeste? 1º) Namoro pelo computador; 2º) Prostituição pelo computador... Ex: “Um presbítero de uma igreja do sudeste se apaixonou pela moça do computador”. “Não fique em frente do computador acessando a internet após as 10h00min”.
3. Não só devemos crer que Deus é o nosso protetor, e sim que Ele quer proteger. Ne. 4.9.Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles. Quais são as três marcas da Igreja? 1º) Fiel pregação das Escrituras; 2º) Fiel exercício dos sacramentos; 3º) fiel exercício da Disciplina – precisamos disciplinar os nossos filhos para não se tornarem bandidos... Nós somos muito passivos, precisamos ser mais pro ativos. A igreja tem que ter muito cuidado em não se tornar avarenta. Ex: Tenha a alegria em sustentar o obreiro da casa de Deus, tenham o prazer de sustentar os pastores. Outra coisa, a igreja precisa ter visão e investir em acampamentos, na Escola Dominical... Vamos usar parte do caixa da igreja para ajudar os jovens da igreja, a igreja precisa abrir os olhos para ajudar os noivos a comprar a sua casa própria, arrumar um emprego etc., Com pouco recurso podemos fazer muito havendo fidelidade. Quando construímos uma igreja estamos fazendo um ótimo benefício para a comunidade. Aquele que vai ser oficial da igreja não pode ser avarento. Ne. 7.6 - Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro dos exilados, que transportara Nabucodonosor, rei de Babilônia; e voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade. Neemias não deixa a sua prioridade, qual é a nossa prioridade como igreja? É a evangelização. A igreja tem uma só finalidade... A Pregação da Palavra de Deus 4. Três perigos que a igreja corre hoje. 4.1 – Período de se tornar uma Empresa... Igreja não é uma Empresa, não deixe que Ela se torne uma empresa; 4.2 – Estamos perdendo a luta da educação dos nossos filhos. Aí está a impotência das Sociedades Internas... Pastores e oficiais que não incentivam a igreja a valorizar as Sociedades Internas; 4.3 – Perdemos a visão espiritual. Precisamos ser uma Igreja Viva, alegre, o que temos visto às vezes no culto que prestamos ao Senhor uma tristeza sem precedentes. Compromissos que devemos assumir com a nossa igreja. 1º) Fidelidade – A nossa Igreja precisa dar o exemplo. A igreja que não exerce fidelidade na administração dos recursos (dízimos e compromissos) não pode cobrar fidelidade dos seus membros. 2º) Valor – Se valoriza mais o time que se torce do que as próprias programações da igreja.
3º) Zelo – Precisamos zelar pela igreja, se não zelarmos pelas nossas igrejas quem vai fazer por nós? O mundo? O Governo secular? 4º) Evangelizar – Há uma compreensão errônea de que tem a obrigação de evangelizar é o pastor, quem evangeliza é o pastor, pois ele é pago pra isso. Negativo! O pastor apascenta, arrebanha, mas “quem gera ovelha é a própria ovelha” a igreja que não evangeliza não cumpre a ordem de Jesus. É preciso pregar primeiro com a vida. A vida fala mais alto!
Desafios 1º) Ser Igreja – Não é simplesmente um membro com essa ou aquela “tendência” tradicionalismo ou pentecostalismo. 2º) Ser Igreja Presbiteriana – Nós temos uma identidade com quase 500 anos de história. Precisamos aceitar as nossas doutrinas. Obs.: Qual é o movimento religioso que mais cresce hoje? Não são os pentecostais nem os neopentecostais, são os Mórmons – A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias, hoje conta com mais de um milhão de adeptos. Têm espaço na mídia, veicula propagandas bem produzidas sempre com mensagens prática igual àquela que diz: “Caráter... Passe adiante.” Entre outras.
Meus depoimentos e objeções Tenho – sentido ainda um descontentamento por parte de alguns presbíteros, convido-os para dirigir os cultos, sinto a ausência da maioria deles nos cultos semanais... Outro dia fui questionado pelo um irmão da igreja do Carnaubal se era verdade que eu tinha tirado dinheiro do caixa da igreja, uma vez eu tinha pego R$ 400,00 (QUATROCENTOS RREAIS) e depois peguei mais R$ 300,00 (TREZENTOS REAIS), o que mais me impressiona são os detalhes que esse irmão está sabendo. Tomei conhecimento que fizeram uma reunião para tratar do caso da zeladoria sem ter me comunicado, sugeriram nomes, pronunciaram e especularam, reuniram-se com a irmã Maria do Céu sem ao menos me comunicar. Há muita especulação ainda quanto minhas ações para com a igreja. O Porque de estarmos nos reunindo nas casas das irmã do culto matutino... O único objetivo é poupar as irmã mais idosas desse período frio.