Ensinamento para Líderes
-
AdBrás - Campo limpo / SP -
13/11/2009
TEMA: REGRAS PARA UM VIVER SANTO TEXTO: TIAGO 1.1-3 A EPÍSTOLA E SEU DESTINATÁRIO A epístola foi escrita para a igreja composta por judeus, espalhada por várias regiões. Escrita por Tiago, irmão do Senhor que no início do ministério do Senhor Jesus foi opositor, creu após a ressurreição e se tornou fiel seguidor e discípulo o que pode nos ilustrar: • O evangelho de Jesus é um evangelho de oportunidades; • A menção dupla na carta evidencia: ◦ Ser servo de Deus, reconhecendo em Jesus o messias, o Cristo, ungido de Deus; ◦ Ser servo de Cristo, submetendo-se ao seu senhorio, como Cristo; O objetivo de Tiago, foi o de construir um caráter espiritual nos crentes do 1º século, que vale a pena ser imitado por nós, crentes do século XXI. 1º atributo do caráter: Tg 1.3 PACIÊNCIA • Tiago nos diz que a prova da fé produz Paciência; • Deus ao permitir tentações, lutas e provas: 1) Está nos provando – para nós e não Ele saber o que está no coração... E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes Dt quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se 8.2 guardarias os seus mandamentos, ou não vs. 3- 7- 16 Salmo 139.23,24 – A oração do salmista resume a integridade do seu coração para com Deus. Sonda-me, oh Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. 2) Está produzindo algo em nós – Paciência; Isaías Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os 64:4 olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Siginficado da palavra segundo o dicionário Michaelis sf (lat patientia) 1 Qualidade de paciente. 2 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. 3 Qualidade de quem espera com calma o que tarda. 4 Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora. Este é o verso célebre sobre a paciência, seu resultado garantido é – Deus se inclina para ouvir; Sl 40.1
Rm 5:4
[Salmo de Davi para o músico-mor] Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 3) Paciência, Experiência e Esperança E a paciência a experiência, e a experiência a esperança A paciência não encerra o que Deus quer fazer em nós, Ele quer nos conduzir á Experiência e por fim á esperança. Devemos ressaltar que esperança segundo Cristo é 1º a certeza de que suas promessas serão cumpridas, e não como em geral entendemos que a esperança é a ultima que morre, não a esperança em Cristo jamais morre.
Romanos 15:4
Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. A palavra que temos em mãos, as escrituras são manancial de Deus em paciência e consolação a fim de termos, esperança 4) Deus sabe o que está fazendo, você pode crer? •
Tito 2:13
1 Co 13:13
Rm 12:12
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; A esperança do crente em seu grau máximo é a vinda de Cristo. Nada pode nos ser mais valioso, podemos abrir mão de tudo, menos de vê-lo em breve, em glória, consumando a salvação por meio do corpo.
• Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. Estas são as máximas do evangelho de Jesus, e a esperança está entre elas. Por vezes entendemos com clareza a questão da fé e do amor, mas a esperança não é entendida, se a fé vislumbra o que não se pode ver agora e se o amor constrói pontes ao invés de muros sendo o atributo comunicável de Deus aos homens, a esperança tem por objetivo dar a certeza, em Deus, do que nos tem prometido. Hb 10.23 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Perseverar na oração é conselho de Paulo aos crentes. Esperança, Paciência e Oração, é este o segredo de Paulo.
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) "Só com uma ardente paciência conquistaremos a esplêndida cidade que dará luz, justiça e dignidade a todos os homens. Assim a poesia não terá cantado em vão." (Pablo Neruda)
Lc 21.19 - Na vossa paciência possuí as vossas almas. São palavras de Cristo a respeito dos últimos dias, são palavras que puderam ante-ver nossos dias de ativismo e stresse, depressão e desespero, são palavras com dois ingredientes inexoráveis, alma e paciência. O primeiro nos remete á interioridade. A alma, o âmago do ser, a sede dos desejos, dos pensamentos e Paciência, que nos remete á um olhar ao exterior do ser, em paz comigo mesmo, com o próximo e com Deus, que em última análise, é o mandamento de Cristo, “Amar ao próximo – como a mim mesmo e a Deus sobre todas as coisas”
Marcelo Nascimento AD Brás Campo Limpo São Paulo – SP 13/11/2009