ou Megalitismo
O Megalitismo é um fenómeno cultural do período Neolítico, associado ao imaginário mágico/simbólico das primeiras comunidades de agricultores; que consistia na construção de túmulos colectivos e de outras estruturas formadas por grandes blocos de pedra pouco desbastados. Estes grandes monumentos são uma das primeiras formas de arquitectura. O termo megalitismo deriva das palavras gregas mega (μεγας), grande e lithos (λιθος), pedra. O megalitismo surgiu na Europa Atlântica e no Mediterrâneo Ocidental, entre 5000 e 1200 a. C.
Regiões da Europa com monumentos megalíticos
Alentejo- a área de Portugal com mais Megálitos.
De forma simplificada pode-se considerar que existem quatro tipos de monumentos megalíticos: -Menires, grandes pedras isoladas colocadas ao alto; -Alinhamentos, grupos de menires colocados em linha ou em filas paralelas; -Cromeleques, conjuntos de menires dispostos em círculos, -Antas ou dólmenes, construções realizadas com grandes pedras postas ao alto cobertas por grandes lajes.
A construção destes monumentos exigia notáveis conhecimentos técnicos e, sobretudo, um grande empenho e esforço por parte das comunidades tribais, pois a base para a sua edificação era a força braçal do grupo.
De forma amendoada ou fálica, os menires podiam atingir grandes Dimensões. A sua função ainda hoje é discutida; o mais provável é que fossem erguidos em honra de divindades astrais ou relacionadas com a fertilidade. Foram também defendidas as hipóteses de serem marcos de demarcação territorial ou meras demonstrações do poder das tribos.
Alinhamentos
Estes conjuntos de menires, teriam também a ver com cultos religiosos
Menires – Alto Alentejo
Situado no sul de França, este alinhamento reúne milhares de menires
Carnac
CROMELEQUES
Estes conjuntos de menires dispostos em círculo teriam, juntamente com as suas funções religiosas, a utilidade de servirem como local de reunião das tribos.
Sul de Inglaterra 3300 a 1800 a. C
Como era Stonehenge
Estado actual Está hoje provado que o cromeleque de Stonehenge se destinava à realização de rituais em honra do Sol.
• Stonehenge: santuário solar megalítico
Cromeleque dos Almendres – perto de Évora
Cromeleque dos Almendres
Alguns dos menires do Cromeleque dos Almendres apresentam símbolos gravados
ANTAS
As antas eram Monumentos Funerários destinados a enterramentos colectivos ou de figuras importantes da tribo. Serviam também de “templo”, onde se prestava culto aos Mortos.
Partes da Anta
Partes da Mamoa (anta coberta)
Partes da anta Tampa ou Chapéu Esteios Câmara (sala interior) Corredor
Anta grande do ZAMBUJEIRO
Situada ao pé de Évora, é uma das maiores da Europa
ANTA DE PAVIA Alto Alentejo
Algumas antas foram reaproveitadas e “cristianizadas”