FERNANDO MATOS – POWER POINT PARA O 8ºANO
• A EXPANSÃO PORTUGESA INICIOU-SE EM1415, DELA FIZERAM PARTE DESCOBRIMENTOS E CONQUISTAS. • DESCOBRIMENTOS- viagens marítimas de exploração, dirigidas a terras desconhecidas, com objectivos pacíficos: comerciais, científicos e religiosos. • CONQUISTAS- expedições militares dirigidas a terras já conhecidas, com objectivos de expansão territorial, económicos e religiosos
•
Portugal foi o primeiro país europeu a iniciar a Expansão, pois reunia motivações (muitas delas idênticas às dos outros países europeus- por ex. o desejo de obter ouro) com condições favoráveis só aqui existentes (por ex. o conhecimento de diversos instrumentos de navegação).
•
Quer dizer que, para além de termos, tal como os outros povos, desejo e necessidade de nos expandirmos, tínhamos também os meios para o fazer.
Tal como muitos outros países europeus da época (séc. XV) Portugal tinha vários motivos para se expandir.
1- Procura de ouro (para o comércio, permitindo cunhar moeda, e para o enriquecimento do país). 2- Busca de um acesso directo às especiarias e outros produtos de luxo orientais, muito raros e valorizados naquela época. 3- Procura de escravos, numa época em que faltava mão-de-obra. 4- Procura de plantas tintureiras e de açúcar. 5- Alargamento da área de pescas conhecida.
1- Expandir a fé cristã , fazendo a guerra aos muçulmanos (Guerra Santa) e convertendo os infiéis (Missionação). 2- Encontrar o mítico Prestes João, lendário rei cristão que se imaginava viver nas terras desconhecidas e que se poderia aliar aos cristãos no combate aos muçulmanos.
A curiosidade científica, ou seja, o desejo de conhecer as terras ainda desconhecidas, os seus animais, a sua flora, etc., foi também uma forte motivação.
Clero- iguais às religiosas Burguesia- procurar novos mercados e produtos para assim fazer melhores negócios (maior interesse nos Descobrimentos) Povo- melhorar a sua condição económica. Nobreza- obter novas terras (domínios senhoriais) e novos cargos (maior interesse nas Conquistas).
Devido à sua História e à sua situação geográfica os portugueses possuíam condições que favoreciam a Expansão. Estas condições explicam que tenham sido os portugueses a dar início ao processo de expansão europeia.
1- Portugal fica situado no extremo ocidental da Europa, sendo o país que mais perto ficava dos continentes desconhecidos. 2- O facto do país possuir uma longa costa e bons portos naturais favoreceu o comércio marítimo e as pescas. Por isso, quando se iniciaram os Descobrimentos já existiam em Portugal muitos marinheiros experientes.
Portugal era dos po uc
os países em paz no
início do séc. XV.
Tendo Portugal sido ao longo da Idade Média um ponto de encontro de culturas, os portugueses receberam dos judeus e muçulmanos muitos conhecimentos técnicos e científicos. Conhecimentos científicos - os portugueses possuíam bons conhecimentos Geográficos, astronómicos e matemáticos, essenciais à navegação em Alto Mar. Conhecimentos técnicos- conhecíamos e sabíamos utilizar vários instrumentos que nos permitiam praticar a navegação astronómica, quer dizer, conseguíamo-nos orientar a partir da observação dos astros. Construção naval- conhecíamos a caravela.
Bússola- instrumento com uma agulha magnetizada que indica o Norte (invenção chinesa, divulgação árabe). Astrolábio, quadrante e balestilha- permitiam saber a latitude a partir da medição da altura dos astros (Sol ou Estrela Polar).
Portulanos- mapas com rumos pré traçados.
Este navio, de origem árabe era revolucionário: - era rápido, - tinha leme à popa o que o tornava muito manobrável, - tinha vela triangulares ou latinas o que lhe permitia bolinar (quer dizer navegar aos “zig-zags” contra o vento).