ESTUDO, ESTUDO ARGUMENTAÇÃO E COMPREENSÃO DA FÉ A história começa a abrir as portas ao maior, mais tremendo e incomensurável evento da humanidade, especialmente com relação ao povo não judeu ou gentio: O ARREBATAMENTO. É chegada a hora de começar a verificar as escrituras e, observando o que foi dito, ouvir o chamado de Deus, como vem acontecendo com muitos e muitos nestes últimos tempos. Nunca foi tão fácil o acesso à Palavra de Deus. Existem vários sites que disponibilizam a bíblia em várias versões e idiomas. Quem poderia imaginar que tal forma de comunicação fosse tão usada para levar a Palavra de Deus a tantas pessoas? Lucas 19:37 E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, 38 dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas! 39 Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos! 40 Mas ele lhes respondeu: Assegurovos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.
Na verdade, trata-se de uma questão de discernimento e, consequentemente, de escolha; isto porque, desde o principio, Deus tem permitido livre arbítrio ao ser humano. Primeiro, é bom que se tenha em mente que, de uma forma ou de outra, todos somos eternos: ou para a vida eterna com Cristo ou para o lago de fogo e enxofre, propriamente chamado de a segunda morte. Apocalipse 20:15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. Apocalipse 21:8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Depois de se considerar a plenitude de tais afirmações bíblicas, seria tremendamente importante fazer uma análise própria com relação ao comportamento diante daqueles que propagam a Palavra de Deus. Muitas vezes, muitos tendem a imaginar que os atuais seguidores de Cristo, denominados até por eles mesmos como crentes ou evangélicos, são pessoas desconexas e antiquadas, conclusão que lhes parece mais favorável à tentativa de agradar àqueles que os cercam. Procedimento (muito observado principalmente entre a juventude) que lhes dificulta a entrada no campo dos eleitos de Deus; mesmo porque o divertimento, a distração e o prazer oferecidos pelo mundo é tudo do que eles “pensam” que precisam para obter plena felicidade; descartando, assim, a possibilidade de aproximação do que é divino e rejeitando a evidência do fim, até porque o fim é inimaginável, enquanto se vive em aventuras. No entanto, o fim é iminente em qualquer ponto de vista. Mateus 24:14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Talvez, nos dias de hoje, quanto mais se aproxima o Dia do Senhor, os próprios crentes, como fizeram nos dias de Jesus os escribas e fariseus, têm se manifestado de uma forma tão “religiosa” que ofuscam em si a luz do Senhor, que, ao contrário, deveria brilhar através deles. Mateus 23:13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
Quanta verdade atual inserida nesta Palavra pronunciada por Jesus há cerca de 2.000 anos. Aqueles eram homens religiosos que se apoderaram das promessas de Deus e, por conseguinte, achavam-se donos da fé. No nosso tempo, muitas denominações cristãs têm a mesma atitude, tão repreendida pelo próprio 1
Jesus. São exclusivistas, cheias de dogmas e preconceitos. Normalmente, promovem cultos de louvor e adoração repetitivos, tradicionalistas e somente voltados para o interior do templo. É como se retivessem em si mesmos, da mesma maneira dos religiosos do tempo de Cristo, a promessa e as bênçãos de Deus e não quisessem compartilhar com mais ninguém. Similarmente àqueles, transmitem a idéia de que não há espaço para os de fora, mantendo um grupo fechado, contrariando a Palavra. 1 Timóteo 2:3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Embora haja tantos empecilhos, especialmente comportamentais, ao conhecimento dos planos de Deus e dos próprios sinais que se desenvolvem à nossa volta, não obstante a facilidade mencionada no início deste trabalho de se chegar à Verdade, não há dúvida de que é tempo de, mesmo cheios de conceitos filosóficos, de condutas egocêntricas, de desejos de afirmação social, etc., buscar o poder da fé. Assim, não há necessidade de mudança de vida para se chegar a Jesus, tampouco de freqüentar uma religião ou igreja, pois a verdadeira libertação somente pode vir do próprio Jesus. Mateus 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Marcos 2:17 Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores. João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Não menos relevante é compreender o que pode levar à salvação, bem como aquilo que leva à condenação eterna. A Palavra de Deus, o pleno conhecimento da Verdade, agora está ao alcance de muitos. A tela fria do monitor, enfim, pode cooperar para completar o número dos inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro..
COMPREENDENDO O CENÁRIO ATUAL É notório que a humanidade passa por um momento de instabilidade. Os líderes mundiais cada vez mais buscam alterar o desastrado panorama em que se encontram, constituído por eles mesmos ao longo da história. É perceptível nos dias de hoje que, quanto mais aumenta o poder da tecnologia em detrimento da necessidade de intervenção humana nas mais diversas áreas de produção, mais intensa é a dúvida acerca da próxima iniciativa política a ser tomada. Pelos princípios bíblicos sabemos que Deus não opera politicamente no mundo atual. João 18:36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. 1 João 2:15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; Tiago 4:4 Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus} não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Mateus 22:20 E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição? 21 Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
Então, se o mundo inteiro jaz no Maligno, é pertinente concluir que todas as iniciativas políticas são contrárias ao plano de Deus para salvação dos homens; embora muitas dessas iniciativas pareçam benéficas à primeira vista, certamente trarão dificuldades ao homem quando tiver de escolher entre Deus e o diabo, entre a salvação e a condenação. Sem se esquecer de que a decisão errada pode levar a uma agonia sem precedentes. 2
Mateus 25:30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
O homem é dado, por natureza, a cultuar um ser trazido em seu conceito como superior, o que justifica a existência de tantas seitas e rituais de oferendas diabólicas em todos os períodos da história. O próprio Senhor Deus alertou a seu povo quantos aos perigos desta conduta. Deuteronômio 18:10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Deuteronômio 29:18 para que, entre vós, não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo cujo coração, hoje, se desvie do SENHOR, nosso Deus, e vá servir aos deuses destas nações; para que não haja entre vós raiz que produza erva venenosa e amarga.
Com os governantes e lideranças mundiais esta prática nunca foi diferente. Os principais governantes do mundo sempre foram (e continuam sendo) influenciados por forças espirituais no desenvolvimento de sua administração. Quando o homem chega ao poder, ele invariavelmente é tomado por forças malignas, já que o Reino de Deus não pertence a este mundo e que o mundo jaz no Maligno. A partir daí, conclui-se que qualquer que seja a decisão tomada pelos governantes sempre resultará numa estratégia do Diabo para condenação do mundo, e não é difícil aos olhos humanos enxergar esta premissa. O diabo vem conduzindo o mundo “com rédeas curtas”, e vem chegando o dia em que o mundo político finalmente será entregue à besta. Apocalipse 13:7 Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;
Não se deve pensar, obviamente, que os governantes, diante deste contexto, realizem, antes da posse de seus governos, uma imprevista conferência ou reunião com o Maligno ou com os representantes do Maligno, que, assim, apontar-lhes-iam as diretrizes a serem seguidas. Longe disso. Na verdade, eles são pressionados por quem presta culto ao Maligno, uma vez que estes são os que detêm o verdadeiro poder e a riqueza do mundo, sobre os quais o Maligno tem influência e pelos quais tem acesso para comandar. Não é nenhuma novidade afirmar que, salvo raríssimas exceções, “quem tem dinheiro tem poder” ou, pelo menos, comanda os que detêm o poder. I Timóteo 6:10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Analisando os efeitos da política sobre os homens, principalmente sobre os que mais necessitam de Deus, bem como os efeitos da intervenção dos ricos sobre a política, é possível estabelecer uma conexão entre o ponto de vista desenvolvido através de leitura das escrituras, principalmente das profecias, e os acontecimentos atuais. Para isso, basta considerar, por exemplo, o que se tem noticiado por quaisquer dos meios de comunicação. Por mais superficial que seja o exame das ocorrências noticiadas ao público, não se pode negar que este é o apogeu da criminalidade. As penas impostas a transgressores da lei criada pelos políticos nada mais são do que verdadeira “apologia” à continuidade do sistema. Em suma, o que seria hipoteticamente fácil de ser alterado, neste caso, o código da lei, para aliviar a sensação de insegurança das pessoas, quando são modificados, servem para lhes impor ainda mais terror e insegurança. Mas, por quê? Se todos compartilham as venturas e desventuras dentro de uma mesma geração? Por que, com o passar dos dias, os de boa índole deixam de prevalecer dentro da sociedade? Não há quem possa responder a tais indagações satisfatoriamente, considerando somente o mundo material e físico. A tais questões - e a um grande número de outras - respostas plausíveis só podem ser obtidas se concebidas em contexto espiritual. João 3:20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. 2 Timóteo3:13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
3
E para piorar o cenário desta geração, nota-se que, à medida que aumenta a publicação de crimes de conotação diabólica nos jornais televisivos de massa, menor é a possibilidade de se manter à distância deles. Não há o que se possa supor, senão na veiculação publicitária do mal. A extensão da violência chegou a níveis insuportáveis, e nada tem sido feito. Outros programas, como as telenovelas, da mesma forma, são ferramentas espiritualmente usadas por forças do mal, ensinando novas doutrinas para afastar o homem da sã doutrina que vem de Deus. Romanos 16:17 Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles. Efésios 4:14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Quem pode, diante disso, afirmar que uma força maligna não atue sobre as decisões políticas do mundo? Se são forças espirituais, devem, evidentemente, ser combatidas espiritualmente. Efésios 6:12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
A vitória na luta contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal não muda o rumo dos acontecimentos, mas, se for da vontade de Deus, conserva seguro e livre de toda maldade os que confiarem em Cristo Jesus como Senhor e Salvador. O mundo continuará na constância de sua perversidade e, agora, não há como escapar dos maus preceitos do mundo. João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Só são do mundo aqueles que traçam o destino do mundo. Os que confiam em Cristo Jesus não tomam decisões revolucionárias que venham transformar o mundo político, no entanto devem estar vigilantes a fim de serem guardados do mal. João 17:11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. 14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.
Importa também que se saiba que o livramento daqueles que compõem a casa familiar, pelo menos, na conformidade da vontade de Deus, é, por si só, de grande valor e digno de gratidão. Josué 24:15 Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Toda manifestação contra as autoridades constituídas do mundo, na tentativa de reivindicar uma melhoria geral, é desobediência aos mandamentos de Deus. Reforçando-se a idéia de que ao homem basta ser protegido e permanecer sempre debaixo da sombra do Altíssimo. Romanos 13:2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Romanos 13:13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. 2 Tessalonicenses 3:3 Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do maligno.
O hábito de ler as Escrituras fará com que cada um alcance o pleno conhecimento da verdade e a sabedoria relativa aos planos do Criador, os quais não são pertinentes ao sistema político do mundo. Tiago 1:5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Efésios 1:17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.
4
Assim, através da disposição de buscar a verdade pela Palavra de Deus e tendo agora se voltado para o chamado que vem de Cristo, pronto está um novo eleito, e, por assim acreditar, certamente inscreveu-se um novo nome no livro da vida do Cordeiro, o qual ninguém pode apagar. O ARREBATAMENTO 1 Tessalonicenses 4:16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Para aqueles que têm fé em Jesus, este se torna o momento mais esperado. O ápice da vida em Cristo. A realização. A recompensa. Isso tudo foi prometido aos gentios e israelitas que permitiram que seus pecados fossem lavados no Sangue do Cordeiro. O arrebatamento é a equivalência de gentios e judeus perante a santidade de Cristo, o Salvador. Povos, outrora antagônicos, são agora co-herdeiros em Cristo Jesus por intermédio do evangelho. Efésios 3:6 a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.
O que falta acontecer para que este Dia chegue? 2 Tessalonicenses 2:3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição.
Assim nos garante o Senhor, através do apóstolo Paulo, que antes virá a apostasia, desvio da Verdade e da Palavra, e venha também a ser conhecido o homem da iniqüidade, o filho da perdição. Contra isso, como falado antes, nada pode ser feito. É conclusivo. Resta prosseguir firme na direção certa. Filipenses 3:14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Saber que este dia está se aproximando é o bastante, mas o dia e hora exatos deste evento são desconhecidos. Só Deus sabe. Mateus 24:36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
O ESTABELECIMENTO DO POVO DE DEUS Tendo Deus criado os céus, a terra e tudo que neles há; chegou ao mundo, trazido pelo homem, o pecado, e, pelo pecado, todos os males que levam à morte. Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Com o advento do pecado, o homem tornou-se refém do diabo, o que, mesmo antes da criação, indubitavelmente era do conhecimento do Criador. Era também do conhecimento de Deus que o valor do resgate seria a vida de Seu Filho. Marcos 10:45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
O próprio Deus, como Filho pela Santíssima Trindade, far-se-ia carne e habitaria no mundo, pois o valor do resgate só poderia ser pago estando Ele no mundo, haja vista que a morte não prevalece no céu. Primeiramente, o Senhor formou uma nação para recebê-Lo. Sabe-se que esta nação resultou de um grupo formado por homens que mais se esforçaram para dominar o pecado, portando-se bem diante das tentações do mundo, que sempre operam em desfavor do homem. Gênesis 4:7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
5
A partir daí, a história mostra a batalha de forças celestiais opostas. Claramente, Deus, o criador, por sua onipotência, poderia obter a vitória em qualquer instante ou deixar o mundo na posse do diabo. Mas, pela natureza de Sua justiça, pelo amor à criação, tudo tem ocorrido da maneira que Ele mesmo determinou. O diabo, nessa batalha e na sua longa busca de se tornar como Deus, faz do homem um instrumento para executar seus planos contra o Pai soberano. E o Senhor Deus Altíssimo, não raras vezes, atua de forma a impedir que Seus planos sejam frustrados pelo homem influenciado pelo diabo. Gênesis 11:5 Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; 6 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. 7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. 8 Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade.
No verso 6 desta passagem, o próprio Senhor declara, percebendo a influência do diabo naquela obra, que os filhos dos homens poderiam fazer coisas sem restrição. Claramente, seria prejudicial ao Seu plano o alcance de tal tecnologia em tempos diferentes dos permitidos por Ele. Tal episódio relata a construção da torre de Babel. Muito depois deste acontecimento, entre os habitantes da terra, enfim, havia um que creu em Deus e isto lhe foi imputado para justiça: ABRAÃO. Gálatas 3:6 É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
A partir deste homem, o Senhor formou uma descendência que se tornaria nação, na qual nasceria Aquele capaz de pagar o valor do resgate pelo jugo do pecado, estabelecido deste o princípio. Gênesis 12:1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
A Abraão, estando já com cem anos de idade, nasceu um filho. ISAQUE. Gênesis 21:12 porque por Isaque será chamada a tua descendência.
Isaque foi pai de Jacó, que, mais tarde, receberia o nome de ISRAEL do próprio Deus. Esse nome quer dizer LUTA COM DEUS e significa muito para compreender a atuação de Deus até os dias de hoje. Gênesis 32:28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
Pela descendência dos seus doze filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim, Israel constituiu-se nação. Êxodo 1:7 Mas os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles.
O CATIVEIRO Jeremias 25:11 Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. 12 Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniqüidade do rei da Babilônia e a desta nação, diz o SENHOR, como também a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.
A nação de Israel perdurou durante muitos e muitos anos, até que o rei da Babilônia Nabucodonosor tomou Jerusalém e levou cativo o povo de Israel. Durante os setenta anos do cativeiro e depois de retornar para a região da palestina, as israelitas eram predominantemente chamados de judeus, denominação também empregada aos que se encontravam espalhados pelo mundo. Com o passar dos anos os israelitas a si próprios chamavam judeus. 2 Reis 25:1 Sucedeu que, no nono ano do reinado de Zedequias, aos dez dias do décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acamparam contra ela, e levantaram contra ela tranqueiras em redor. 2 A cidade ficou sitiada até ao undécimo ano do rei
6
Zedequias. 3 Aos nove dias do quarto mês, quando a cidade se via apertada da fome, e não havia pão para o povo da terra, 4 então, a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta que está entre os dois muros perto do jardim do rei, a despeito de os caldeus se acharem contra a cidade em redor; o rei fugiu pelo caminho da Campina, 5 porém o exército dos caldeus perseguiu o rei Zedequias e o alcançou nas campinas de Jericó; e todo o exército deste se dispersou e o abandonou. 6 Então, o tomaram preso e o fizeram subir ao rei da Babilônia, a Ribla, o qual lhe pronunciou a sentença. 7 Aos filhos de Zedequias mataram à sua própria vista e a ele vazaram os olhos; ataram-no com duas cadeias de bronze e o levaram para a Babilônia. 8 No sétimo dia do quinto mês, do ano décimo nono de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, chefe da guarda e servidor do rei da Babilônia, veio a Jerusalém. 9 E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; também entregou às chamas todos os edifícios importantes. 10 Todo o exército dos caldeus que estava com o chefe da guarda derribou os muros em redor de Jerusalém. 11 O mais do povo que havia ficado na cidade, e os desertores que se entregaram ao rei da Babilônia, e o mais da multidão, Nebuzaradã, o chefe da guarda, levou cativos. 12 Porém dos mais pobres da terra deixou o chefe da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores. 13 Cortaram em pedaços os caldeus as colunas de bronze que estavam na Casa do SENHOR, como também os suportes e o mar de bronze que estavam na Casa do SENHOR; e levaram o bronze para a Babilônia. 14 Levaram também as panelas, as pás, as espevitadeiras, os recipientes de incenso e todos os utensílios de bronze, com que se ministrava. 15 Tomou também o chefe da guarda os braseiros, as bacias e tudo quanto fosse de ouro ou de prata. 16 Quanto às duas colunas, ao mar e aos suportes que Salomão fizera para a Casa do SENHOR, o peso do bronze de todos estes utensílios era incalculável.
Como pronunciado através do profeta Jeremias, o povo da promessa de Deus perde o status de nação, tornando-se prisioneiro em nação estrangeira, a Babilônia. Contudo, por trazer em si a responsabilidade de receber o Filho de Deus, o povo judeu, formado por filhos de Israel, desde o início, obtinha especial atenção de Deus, o Criador, a fim de que fosse preparado para a chegada de Jesus, o Messias; como os planos do Criador não podem ser frustrados, então a Nação de Israel, o povo judeu, seria restabelecida. Jó 42:1 Então, respondeu Jó ao SENHOR: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Desde o exílio, muitas centenas de anos passariam até a chegada de Cristo. Mateus 1:17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
Levantaram-se pelo Deus Altíssimo, antes, durante e depois do cativeiro de Israel, vários profetas para anunciar a mensagem aos judeus, muito antes da vinda de Cristo. Eis alguns: AGEU Ageu 1:1; AMÓS Amós 1:1; DANIEL Mateus 24:15; ELIAS 1 Reis 17:1; ELISEU 1 Reis 19:16; EZEQUIEL Ezequiel 1:1-3; HABACUQUE Habacuque 1:1; JOEL Joel 1:1; JONAS 2 Reis 14:25; MALAQUIAS Malaquias 1:1; MIQUÉIAS Miquéias 1:1; MOISÉS Deuteronômio 34:10; NAUM Naum 1:1; OBADIAS Obadias 1:1; OSÉIAS Oséias 1:1; SAMUEL 1 Samuel 3:20; SOFONIAS Sofonias 1:1; ZACARIAS Zacarias 1:1. A leitura do pronunciamento de Deus através destes profetas é de extrema relevância para compreensão do Plano Divino de Salvação para a geração presente. PROFECIAS CUMPRIDAS ACERCA DO MESSIAS DESCENDENTE DE DAVI Jeremias 23:5 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Atos 13:23 Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus.
FILHO DA VIRGEM DE NOME EMANUEL Isaías 7:14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. Mateus 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
LOCAL DE NASCIMENTO
7
Miquéias 5:2 E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Mateus 2:1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. Lucas 2:4 José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, 5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
MATANÇA DOS PEQUENINOS EM BELÉM Jeremias 31:15 Assim diz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem. Lucas 2:16 Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. 17 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. 18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores.
CHAMADO DO EGITO Oséias 11:1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Mateus 2:15: e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
PRECEDIDO POR JOÃO BATISTA Isaías 40:3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Malaquias 3:1 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mateus 3:1 Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: 2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. 3 Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Lucas 1:17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
UNÇÃO PELO ESPÍRITO Isaías 11:2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. Isaías 61:1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados. Mateus 3:16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. João 3:34 Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida. Atos 10:38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
PROFETA SEMELHANTE AO MOISÉS Deuteronômio 18:15 O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás, 16 segundo tudo o que pediste ao SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando reunido o povo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. 17 Então, o SENHOR me disse: Falaram bem aquilo que disseram. 18 Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Atos 3:22 Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
O MINISTÉRIO VOLTADO AO POVO Isaías 61:1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram. Lucas 4:16 Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17 Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e
8
apregoar o ano aceitável do Senhor. 20 Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. 21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. Lucas 4:43 Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.
GALILÉIA – A TERRA DO MINISTÉRIO AOS GENTIOS Isaías 9:1 Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. 2 O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Mateus 4:12 Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirouse para a Galiléia; 13 e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; 14 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: 15 Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! 16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.
DESCRIÇÃO DE ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM Zacarias 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta. Mateus 21:1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: 2 Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos. 3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. 4 Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: 5 Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.
O ASPECTO DE SUA PROBREZA Isaías 53:2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. 3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Marcos 6:3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
RECUSA DE EXIBICIONISMO PELA HUMILDADE Isaías 42:2 Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Mateus 12:15 Mas Jesus, sabendo disto, afastou-se dali. Muitos o seguiram, e a todos ele curou, 16 advertindo-lhes, porém, que o não expusessem à publicidade, Mateus 12:19 Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz.
SENDO PEDRA DE ESCÂNDALO AOS JUDEUS Isaías 8:14 Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. Romanos 9:32 Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço. 1 Pedro 2:8 e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
ODIADO PELOS JUDEUS Isaías 49:7 Assim diz o SENHOR, o Redentor e Santo de Israel, ao que é desprezado, ao aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu. João 15:24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. 25 Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.
SENDO ABANDONADO PELOS DISCÍPULOS Zacarias 13:7 Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos.
9
Mateus 26:31 Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. 32 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. 33 Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. 34 Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. 35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. 36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; 37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. 40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 42 Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. 43 E, voltando, achouos outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. 44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. 45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima. 47 Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. 48 Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. 49 E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou. 50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam. 51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha. 52 Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão. 53 Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos? 54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder? 55 Naquele momento, disse Jesus às multidões: Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias, no templo, eu me assentava {convosco} ensinando, e não me prendestes. 56 Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.
TRINTA MOEDAS DE PRATA Zacarias 11:12 Eu lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata. Mateus 26:15 Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata.
TOMOU PARA SI AS NOSSAS DORES Isaías 53:4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Isaías 53:12 Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. Mateus 20:28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
COMPORTAMENTO COMPORTA ENTO DIANTE DE TANTA DOR E SOFRIMENTO Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Mateus 26:63 Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Mateus 27:12 E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. 13 Então, lhe perguntou Pilatos:
10
Não ouves quantas acusações te fazem? 14 Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.
A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO Depois de setenta anos de cativeiro, começa a ser reerguida a nação dos judeus. Os livros de Neemias, que era mordomo do rei, e Esdras ilustram bem quão árdua foi a reconstrução de Jerusalém, iniciada pelo decreto do rei Artaxerxes. Neemias 2:1 No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. 2 O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira 3 e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo? 4 Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus 5 e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. 6 Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo.
A despeito da libertação do cativeiro babilônico, o povo judeu, mesmo assim, não obteria paz duradoura, assim como dito pelo Altíssimo Deus através do profeta Daniel. No livro de Daniel, verificam-se profecias de registros cronológicos dos acontecimentos que também são de muita importância nos dias de hoje. AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Daniel 9:24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas. 27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
Esse tempo determinado por Deus, setenta semanas, ao conjunto de atitudes a serem tomadas pelo povo de Israel, como anunciado pelo profeta Daniel, é objeto de estudo de vários interpretes escatológicos da nossa geração. Embora o que determina a salvação não seja a interpretação mais aproximada do período em que se cumprirá essa profecia, cumpre aqui registrar a eficácia do plano de salvação de Deus, tanto para judeus como para gentios. Primeiramente, ressalta-se que as semanas profetizadas por Daniel devem ser interpretadas em conformidade com a duração do tempo da semana descrito na Palavra de Deus, sendo semanas de anos e não de dias. Levítico 25:8 Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Gênesis 29:27 Decorrida a semana desta, dar-te-emos também a outra, pelo trabalho de mais sete anos que ainda me servirás. Ezequiel 4:7 Quarenta dias te dei, cada dia por um ano. Voltarás, pois, o rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto, e profetizarás contra ela.
Destarte, 70 semanas ou 490 anos foi o tempo determinado naquela profecia. É importante observar que no verso 25 o profeta divide 69 semanas em dois tempos distintos de 7 semanas e 62 semanas. É histórico o fato de que a reconstrução do Templo perdurou exatos 49 anos ou, por assim dizer, 7 semanas de anos. 434 anos, ou 62 semanas de anos, depois deste episódio, Jesus Cristo foi morto na cruz. Finalmente, deve-se considerar a semana restante, ou sete anos, para se completar a duração do período determinado de 70 semanas. No verso 27, o profeta faz menção desta semana, mas referindo-se a tempos distantes ou, propriamente, ao sete anos de tribulação que ocorrerá antes da volta do Messias para o reino milenar. Evidenciando, com isso, que a última parte das 70 semanas de anos não é seqüencial. 11
Daniel 9:27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
É pertinente tomar esta conclusão, por causa da leitura do capítulo 24 do evangelho de Mateus, especialmente o verso 15. Mateus 24:15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda).
Dentro do precioso conjunto desta profecia, há enunciados determinantes à elucidação do plano irreversível de Deus de salvação do homem e da grandeza de Sua majestade. Daniel 9:26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um
príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.
Pelas palavras desta profecia, compreendemos que, depois da crucificação de Jesus, a cidade e o santuário novamente seriam destruídos. A história relata que, no ano 70 d.C., algumas décadas depois da ressurreição, o exército romano, liderado pelo general Tito conquistou a Judeia, destruindo a cidade de Jerusalém e seu Templo. Pela segunda vez, o povo judeu ficava sem nação própria. Outro fator de tremenda relevância, ainda no verso 26, é o pronunciamento de que até o fim haverá guerra. Sabemos que o Oriente Médio, região onde geograficamente se situa Israel, é palco de permanentes conflitos. Certamente as subsequentes lutas ocorridas nesta região, depois da derrota dos judeus imposta pelo general Tito de Roma, não foram conhecidas por todas as civilizações que havia no mundo. Entretanto, nesta geração, ao fechar das cortinas, o avanço dos meios de comunicação via satélite transmite, em tempo real, notícia ao mundo inteiro sobre os acontecimentos nessa região, revelando uma cultura que, sem dúvida, tornou-se hostil, em virtude da tradição desenvolvida por meio de conflitos sem trégua. Nos dias de hoje, devemos estar atentos para o anúncio do profeta, no versículo 27, acerca do estabelecimento da aliança que se firmará, a princípio, por uma semana, tempo representado, na verdade, por sete anos, conforme estudado anteriormente. Foi também dito que esta aliança será quebrada depois de três anos e meio. É muito comum hoje em dia veicular reportagens sobre os esforços de líderes políticos mundiais e até religiosos na tentativa de estabelecer um plano de paz entre árabes e judeus, habitantes do Oriente Médio. Para reforço de compreensão, observemos a notícia trazida pelo Jornal Estadão, em sua versão eletrônica do dia 5 de Julho de 2009: ISRAEL E EGITO DISCUTIRÃO PAZ NO ORIENTE MÉDIO AE-AP - Agencia Estado JERUSALÉM - O gabinete do presidente israelense, Shimon Peres, disse que ele viajará ao Egito e se reunirá com o presidente do país, Hosni Mubarak, na terça-feira. Os dois líderes discutirão os eventos diplomáticos recentes da região e maneiras de promover a paz regional entre Israel e seus vizinhos árabes. O Egito e a Jordânia são os únicos países árabes que assinaram um acordo de paz com Israel. O gabinete de Peres disse também que serão debatidos os esforços para a libertação de um soldado israelense que é mantido como refém por militantes do Hamas há mais de três anos na Faixa de Gaza. O Egito está intermediando uma potencial troca de prisioneiros. As informações são da Associated Press.
Fica evidente que, embora tenhamos conhecimento que propostas de paz como esta têm sido apresentadas pelas lideranças políticas do mundo ao longo dos últimos anos, estamos às portas do cumprimento da profecia revelada por Daniel há cerca de 2500 anos. ESTUDO E CONCLUSÃO ACERCA DO ARREBATAMENTO
12
Dos eventos relativos ao plano de salvação pré-estabelecido pelo Criador desde a fundação do mundo, o arrebatamento é a parte que cabe ao povo gentio, ou mesmo judeu, que crê verdadeiramente em Jesus e recebeu o batismo para remissão dos pecados. Marcos 1:4 apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Destarte, todos têm, agora, acesso ao Pai através do Filho. João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Mateus 12:21 E, no seu nome, esperarão os gentios. Atos 11:18 E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida. Romanos 3:29 É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios. Gálatas 3:8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. Gálatas 3:14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Efésios 3:6 a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;
Lembremos que a bíblia nos diz que Israel firmará um acordo de paz com muitos por um período de sete anos, e que este acordo será rompido na metade deste período (Daniel 9.27). Então, é razoável considerar que, após três anos e seis meses de harmonia, eclodirá novamente a anarquia e desentendimento entre as nações. Quanto mais habituados à leitura e à revelação, mais evidente fica a distinção dos eventos finais que em breve hão de vir sobre a terra. A bíblia também nos antecipa que duas testemunhas profetizarão na cidade santa por mil duzentos e sessenta dias, ou três anos e seis meses (Apocalipse 11.3). Isto ocorrerá durante o primeiro período de 3 anos e meio porque, como sabemos, será de harmonia. Certamente, a cessação das hostilidades provenientes de crenças religiosas distintas, muito comuns naquela região, e, por conseguinte, a tolerância à liberdade de culto e adoração a deuses diferentes serão propostas fundamentais para o desfecho do acordo de paz, principalmente numa região marcada por conflitos gerados em virtude dessa oposição. Por certo, haverá uma grande abertura religiosa, como a que vemos na América; sem restrições nem perseguições. Entretanto, numa região com tradição milenar de culto anticristão, habitada por pessoas, em grande parte, contrárias à divindade de Jesus Cristo ou que continuam esperando a chegada do Messias, o Filho do Altíssimo Deus, tal acordo de paz não haveria de ser duradouro. Compreende-se que este será o tempo derradeiro para conversão dos gentios pela pregação. Se em tempos de divergência, rivalidade, crise financeira que gera desemprego e criminalidade que, por sua vez, geram insegurança e descontentamento, grande contingente de pessoas têm aversão aos que pregam a Palavra de Deus, não é difícil supor a aceitação deles com relação à divulgação da Palavra quando o mundo trouxer soluções àquelas questões sociais. Agindo assim, muitos não compreenderão que ainda poderão achar o Senhor. Isaías 55:6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Para melhor entendimento deste estudo, vejamos: 2 Tessalonicenses 2:3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, 4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
13
2 Tessalonicenses 2:6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; 2 Tessalonicenses 2:9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, 10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 12 a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça. Sabemos, por Palavra de Deus, que o corpo dos eleitos do Senhor é santuário do Espírito Santo. 1 Coríntios 6:19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Por esta definição, cremos que a igreja de Deus estará presente naquele primeiro período de três anos e meio. Cientes das profecias, os seguidores de Jesus certamente farão seus últimos esforços para converter conhecidos, parentes e até pessoas desconhecidas à verdade, baseando-se na sintonia das profecias com os acontecimentos, mas rejeitarão. A palavra ainda nos garante que antes virá a apostasia, desvio da fé. 1 Timóteo 4:1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, Assim, vem-nos o esclarecimento de que, além da dificuldade de pregação por causa da harmonia mundana implantada naqueles dias, haverá ainda quem se desviará da fé, voltando os ouvidos a espíritos enganadores, preparando a terra para se revelar o homem da iniqüidade, o filho da perdição, que opera para enganar os incautos. Será criado um ambiente que fará com que muitos creiam que Deus não é mais necessário. As igrejas de hoje estão cheias de pessoas que condicionam a crença em Jesus à realização de seus desejos materialistas e carnais. João 14:14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Não se deve esquecer do que foi dito no versículo imediatamente anterior, para que o Pai seja glorificado no Filho através do que for concedido. João 14:13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Quanto às nossas necessidades, finalmente, devemos confiar em Deus para que nada nos falte. Mateus 6:25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Mateus 6:33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. A fiel interpretação foi concedida aos apóstolos de Jesus, que, reconhecidamente, não andavam em busca de bens materiais. Atos 3:2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Atos 3:6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! Atos 3:9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, 10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera. 14
Nos últimos dias, a alegria do mundo a muitos levará ao engano e causará tristeza aos que desejarão vê-los convertidos. João 16:20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. Mas com a aproximação do arrebatamento, ocorrerá um fato que selará a sorte dos incrédulos que desviaram os ouvidos da verdade. 2 Tessalonicenses 2: 11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 12 a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça. Esta passagem nos declara que algo novo será trazido ao mundo naqueles dias, o que influenciará a decisão dos incautos, levando-os à condenação. Desde o princípio o diabo, como é sabido, tem tentado desviar o homem do caminho da salvação; assim, quando certos homens tomam a direção errada, tornam-se instrumentos usados pelo diabo para implantar a mentira. João 8:44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Para mencionar um exemplo clássico e mui conhecido da ação do diabo sobre incautos para desviar a direção de muitos na busca da salvação, podemos considerar a vida e obra de Charles Darwin. Nascido na cidade de Shrewsbury, Inglaterra, em 12 de Fevereiro de 1809, Darwin foi um cientista inglês do século XIX que viveu em função de tentar provar a evolução das espécies pelo processo de seleção natural. Darwin produziu, a partir de várias experiências e observações, em viagens que fazia pelo mundo, muitas obras relativas a esse conceito. A divulgação de tais obras alcançou o mundo todo e atravessou gerações, chegando até os dias de hoje. No entanto, a teoria evolucionista de Charles Darwin vem perdendo credibilidade, pois, à medida que se avança, mais e mais, em direção ao que havia no universo anteriormente à própria origem, torna-se inevitável projetar algo eterno. Mesmo assim, a obra de Darwin influenciou a muitos homens e mulheres, induzindo-os a desviarem-se do evangelho. E continua contribuindo com diabo na tentativa de impelir o homem à mentira que leva à condenação. Segundo a biografia, o próprio Darwin era homem de fé cristã, a qual foi diminuindo, à medida que o cientista se embrenhava nas suas pesquisas. A decadência da fé de Darwin culminou com a morte de sua filha Annie, em 1851, a mais velha das meninas e a segunda do total de 10 filhos que teve com sua esposa e prima Emma Wedgwood. Charles Darwin faleceu no povoado de Downe, situado no condado de Kent, Inglaterra, em 19 de Abril de 1882. Algum tempo antes de morrer, Darwin, com relação à religião, definiu-se como agnóstico. Isaías 45:9 Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. Isaías 5:21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! Apocalipse 22:15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Outras formas de indução ao erro têm sido apresentadas pelo homem com o diabólico intuito de contender com Deus. Uma forma própria da nossa geração é a exploração espacial. Nestas ultimas décadas, os cientistas têm despendido valores altíssimos na tentativa de desvendar o espaço sideral a fim de encontrar qualquer vestígio que possa ser útil à confirmação do seu elaborado princípio relativo à origem do universo. No mesmo processo de improvável conquista do espaço, eles também tentam, a qualquer custo, encontrar vida, 15
ainda que microscópica, em outros corpos celestiais ou sinais de sua existência. “Estamos sozinhos no universo?” é um tema criado e muito debatido pela sociedade científica mundial. Qual o fundamento dessa tese? O que aconteceria se os canais de TVs interrompessem suas programações para transmitirem as imagens captadas por câmeras instaladas numa nave espacial, exibindo imagens simuladas de indícios de vida extraterrena? Que efeito esta informação teria sobre aqueles cuja fé é morna? A despeito de tudo que há de vir, importa dizer que nada pode tirar a bem-aventurada esperança daqueles que verdadeiramente amam a Jesus como Senhor e Salvador; tampouco nos separar do amor de Cristo. Tito 2:13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; Romanos 8:35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas os indecisos, os que não derem ouvidos à Palavra, o próprio Deus fará com que aceitem a proposta do diabo. Pela profecia de João o Senhor nos fala acerca da medição do santuário de Deus, do altar e de seus adoradores; entretanto revela que Deus impedirá que seja medido o lado externo do santuário, para que os gentios pisem a cidade santa durante o período de atuação das duas testemunhas. (Apocalipse 11.1-2). Nesta linha de pensamento, é fácil imaginar o semblante cheio de ódio, ciúmes, rancor e indignação dos radicais líderes ortodoxos que rejeitam a Jesus, quando tiverem, por causa do acordo feito, que aceitar aquelas duas pessoas pregando e testemunhando sobre Jesus com tanta eficiência. Até quando suportarão? Segundo a Palavra de Deus, 42 meses ou três anos e meio. Depois desse tempo, dirão: “Basta!” Então, a besta as enfrentará e matará (Apocalipse 11:7). Uma vez completo o testemunho que houverem de dar, serão assassinadas. Os corpos das duas testemunhas ficarão estirados na Praça da grande cidade por três dias e meio, porque não permitirão que os sepultem. Muitos povos de nações e línguas diferentes contemplarão aquela cena (Apocalipse 11:8,9). A passagem do versículo 9 está essencialmente ligada ao cenário do mundo atual. Apocalipse 11:9 Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. A nossa geração possui ferramentas fundamentais para entendimento dessa profecia. Quantos funerais de personalidades famosas têm sido transmitidos via satélite para o mundo inteiro nestes últimos tempos? E as duas testemunhas de que fala a profecia não hão de ser menos conhecidas; pois, a partir delas, aparecerão rumores acerca do rompimento de paz que por três anos e seis meses trará harmonia e segurança aos habitantes da terra. E muitos não darão crédito, ainda que tudo tenha sido anunciado detalhadamente por Deus através da Palavra. Então, imaginarão que os acontecimentos sejam comuns, tudo conforme as ocorrências noticiadas daquela parte do planeta nos últimos anos, e desprezarão a verdade. Da mesma maneira dos fariseus quando veio o Messias, que também foi revelado por Deus, inclusive com indicações cronológicas, como observado no livro do profeta Daniel. Esse descaso com relação à vinda do Messias foi, inclusive, manifestado pelo profeta Isaías. João 12:37 E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, 38 para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Não mudarão sua trajetória. Continuarão cegos pelo amor ao mundo e às suas proezas. Ainda mais num tempo em que todos os continentes estarão contagiados pelo advento da paz e da segurança. Lucas 17:26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: 27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na 16
arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. 30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. 1 Tessalonicenses 5:3 Quando andarem dizendo: paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. Durante o período dos três primeiros anos e meio, certamente, a nossa pregação não surtirá muito efeito, uma vez que os incrédulos obterão tranqüilidade, sem necessidade de se juntarem a nós, que seguimos a paz com todos; e sem ter que recusar os prazeres do mundo, assim como recusamos. Quantos destes, com desprezo, não zombarão de nós, os crentes, com grande algazarra de risos e gargalhadas? Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Marcos 4:19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Tiago 4:4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Provérbios 29:8 Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira. Isaías 28:14 Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém. 2 Pedro 3:3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões. O JUBILOSO DIA DOS GENTIOS Ao findar do último dia daquele período, conforme revelação da Palavra de Deus, sobrevirá um evento tremendamente inusitado. Em todo o planeta, onde houver servo fiel e prudente, isto acontecerá simultaneamente. Os que ficarem, indubitavelmente, serão tomados de grande temor e interrogação, posto que uma cena assim é descabida aos olhos dos incrédulos e improvável em sua concepção. No entanto, somente até aquele momento, quando tudo lhes parecia seguir à rotina. Mateus 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. 1 Coríntios 15:52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Mateus 24:40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; 41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Lucas 17:34 Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; 35 duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. 36 [Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado.] 1 Tessalonicenses 4:15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que 17
dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. Nos instantes seguintes, todos os veículos de comunicação divulgarão esse misterioso acontecimento. Certamente a mídia, por interpretação mundana enganosa, apresentará divergências na elucidação dos fatos. Muitos, porém, lembrar-se-ão das últimas pregações, e os que conseguirem estabelecer conexão entre os eventos, estarão diante da derradeira oportunidade de fazerem parte do reino de Cristo. Este também é momento final da exposição dos cadáveres das duas testemunhas na praça da cidade santa, pois receberão Espírito de vida e reviverão na presença de seus inimigos, que, por certo, esforçarse-ão para que este milagre não chegue a conhecimento do público geral. Apocalipse 11:11 Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; 12 e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram. A GRANDE TRIBULAÇÃO Depois de subirem as testemunhas, um abalo sísmico, que chacoalhará a cidade, marcará o início da grande tribulação. Muitos serão mortos nesta tragédia, enquanto outros se lembrarão das palavras das duas testemunhas e, mesmo aterrorizadas, darão glória ao Deus do céu. Apocalipse 11:13 Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu. A partir desse momento, o Espírito Santo será afastado do mundo, posto que os eleitos de Deus, cujo corpo é habitação do Espírito de Deus (1 Coríntios 6:19), serão também tomados da terra. Romanos 8:11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. A bíblia descreve uma grande tribulação neste período final de três anos e meio como nunca vista desde o princípio e que não se repetirá jamais. Mateus 24:21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Depois deste período de 42 meses de liderança mundial, durante o qual serão conquistados, segundo a visão humana, consideráveis avanços políticos principalmente referentes à paz e segurança, o homem da iniqüidade, o filho da perdição, depois de afastado o Espírito que até então o deteve, revelar-se-á ao mundo. 2 Tessalonicenses 2:6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; Daniel 9:27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele. Com o início do caos, tal homem se mostrará contrário a todo objeto de culto e também fará oposição ao nosso Deus; destruindo, de vez, a causa que estabelecerá o pacto de paz. Não satisfeito, ele próprio tomará o santuário para se declarar Deus.
18
2 Tessalonicenses 2:4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. O mundo será entregue à besta que terá poderes sobre todas as pessoas pelo período final de três anos e meio. Não é mistério afirmar que os judeus continuam esperando o Messias e que tal comportamento será usado pela besta a fim de persuadir aquele povo, levando-os a recebê-lo como o Messias. João 5:43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis. Finalmente, com a conquista da confiança do povo de Deus e sem nenhuma objeção das outras nações, a besta iniciará seu reinado de terror. O núcleo de seu pronunciamento será composto de palavras de ataque ao nome de Deus e de menosprezo aos que foram arrebatados antes de sua posse. Apocalipse 13:5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; 6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Durante este curto mandato, esse enganoso líder adotará medidas legais que mudarão todos os setores da política internacional conhecidos até então. Muitas coisas que conhecemos hoje serão extintas. A política comercial, certamente, não será mais como tem sido. Novos tempos serão vividos pelo comércio mundial. O dinheiro físico, que prevalece há milhares de anos, desaparecerá. Daniel 7:25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo. Instruídos pelas palavras da profecia e atentos à iminência de execução dos projetos elaborados pelos mentores da nova ordem mundial, podemos concluir que os valores dos bens, da arrecadação e dos rendimentos de cada cidadão serão enviados a uma base mundial de dados ligada a máquinas eletrônicas com suficiência o bastante para armazenar esses dados e, em seguida, usá-los para realizar cálculos de acréscimo ou decréscimo simultaneamente à transação efetuada, cujo resultado será enviado a todos que se propuserem a fazer parte do sistema econômico da besta. Para isso, terão de aceitar um receptor, tal qual um minúsculo circuito eletrônico, ou microchip, que lhes será colocado na mão direita ou na fronte. Apocalipse 13:16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. No decorrer deste período, uma grande quantidade de gentios, trazendo à memória as palavras dos arrebatados, peremptoriamente recusará ceder às exigências do novo sistema. Essas pessoas tenderão a associarem-se, formando grupos de oração e estudo bíblicos, pois a Palavra de Deus continuará disponível. Mateus 24:35 passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Evidentemente, todos os que se opuserem ao comando mundial daqueles dias, não por participarem de motins ou por causarem tumulto reivindicatório de direitos, ficarão desprovidos de recursos mercantis de subsistência. Buscarão fontes de alimentação diretamente na natureza, mas tais recursos também serão escassos, porque a terra estará cheia da ira de Deus. Diante de tanto sofrimento, prevalecerá o temor a Deus, e, por este nobre sentimento, continuarão resistindo. Salmos 111:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre. Provérbios 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Certamente, a estes será dado perceber a analogia entre a besta e aquele que governa. 19
Apocalipse 13:18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis. Com o passar dos dias, obterão cada vez mais consolo pela leitura da Palavra e sobreviverão à escassez de alimentos. Mateus 4:4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Em virtude da desobediência às normas daqueles dias, eles serão suspeitos de todo delito que vier a atingir a sociedade. Por este motivo, serão perseguidos e presos. Mateus 5:10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Marcos 13:13 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Desta maneira, desprezarão a vida mundana a fim de encontrar o caminho que os conduza a vida eterna. João 12:25 Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. E, diante da terminante recusa em aceitar a marca da besta pela confissão do temor a Deus, serão condenados à morte por decapitação. João 11:25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; Apocalipse 20:4 (b) ...Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Assim, um a um vai sendo levado ao Pai criador. A estes, o Senhor lhes reservou um lugar que fica logo abaixo do altar, de onde poderão solicitar vingança pelo sangue derramado diretamente ao soberano Deus. Entretanto, o próprio Senhor Altíssimo, oferecendo-lhes novas vestes, diz-lhes que repousem um pouco mais de tempo até que o restante dos que resistirem possa alcançar, como eles, a vitória pela morte. Apocalipse 6:9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. 10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Eis a salvação dos gentios que habitam sobre a terra, planejada por Deus desde o princípio da criação. Deve-se buscar enquanto há tempo. Como também se deve compreender que os gentios não receberão sinais que indiquem o início destes acontecimentos, pois o gentio que houver de ser salvo naquele dia não deve andar por sinal e sim pela fé. 2 Coríntios 5:7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Gálatas 3:8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. Gálatas 3:11 E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
20
Hebreus 10:38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Hebreus 11:3 pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. 4 pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala. 5 pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. 6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. 7 pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. 8 pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. 9 pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; 10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. 11 pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Hebreus 11:17 pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, Hebreus 11:20 pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir. 21 pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou. 22 pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos. 23 pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. 24 pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Hebreus 11:27 pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. 28 pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. 29 pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo. 30 pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. 31 pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias. Nesta fase crepuscular dos tempos, muitos dos incrédulos que, por um motivo ou outro, aceitarem as imposições do governo da besta começarão a perceber a as características espirituais dos acontecimentos e, dando-se conta da condenação que os espera, recorrerão ao suicídio; porém nenhum encontrará coragem para tanto; antes, buscarão outras soluções na sua própria ignorância. Apocalipse 9:6 Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles. Ao terminar a segunda parte da semana profetizada por Daniel, finalmente, morrerão. Estes estarão para sempre afastados das bem-aventuranças do reino milenar de Cristo. Permanecerão mortos por mil anos e, em seguida, ressuscitarão para o lago que arde com fogo e enxofre. Apocalipse 20:5 Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
21
EXORTAÇÃO EXORTAÇ O RENASCIMENTO DA FIGUEIRA Desde o princípio, a figueira, árvore típica da região do Mediterrâneo, tem sido mencionada na Palavra de Deus. Depois do pecado, Adão e Eva, percebendo que estavam nus, usaram folhas de figueira para esconder a nudez. Gênesis 3:7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Embora saibamos que é próprio do povo gentio não solicitar sinais de Deus, a Palavra do Senhor nos fornece indícios claros da chegada do fim dos tempos. Um abençoado e tão apreciado exemplo verifica-se na parábola da figueira. Nesta parábola, o Senhor Jesus menciona esta árvore para ilustrar Israel. Lucas 13:6 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? 8 Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. 9 Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la Marcos 11:11 E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze. 12 No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. 13 E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. 14 Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto. Marcos 11:20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Mateus 24:32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. 33 Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Ressaltemos também que o Senhor nos garante que a renovação dos ramos e aparecimento das folhas da figueira são indícios da aproximação de sua volta. Sabendo que a figueira é biblicamente representação de Israel, entendemos que a geração que presenciará os acontecimentos, conforme mencionado pelo Mestre, é a geração de 1948, ano do renascimento da nação de Israel (figueira). CONCLUSÃO Por saber que o tempo pertence a Deus, não podemos afirmar que o Senhor se apresentará em nossa geração. Entretanto por nenhum motivo devemos deixar de vigiar; devendo, sim, ser perseverantes na boa obra e sempre andando pela fé; cientificados pela plenitude do Espírito Santo de que não haverá outra oportunidade de mudar nossa relação com Deus se perecermos no pecado. Eclesiástes 11:3 Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. Acaso venha nossa geração a passar, como passaram as anteriores, melhor que estejamos em plena harmonia com Nosso Senhor Jesus Cristo, e por revelação nos confirme que fizemos o nosso melhor mediante a sã doutrina que vem de Deus, a fim de nos apresentarmos de pé na presença do Senhor dos senhores no dia da nossa ressurreição; pois, embora muitos prefiram desacreditar, esse dia chegará, e não temos a ínfima chance de nos abster deste evento. 22
Lucas 21:36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.
23