Estudos Biblicos - Fim Dos Tempos

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Estudos Biblicos - Fim Dos Tempos as PDF for free.

More details

  • Words: 1,340
  • Pages: 3
Fim dos Tempos 1. Quando o Senhor Jesus voltará? Muitas pessoas tentaram, sem sucesso, marcar o dia exacto da volta do Senhor e caíram em descrédito. Deus cercou esse momento de mistério; sabemos, no entanto, que será um momento repentino, imprevisível, mas que pode acontecer a qualquer minuto (Mateus 24.36). A Bíblia, algumas vezes, usa a figura de um ladrão, para descrever essa condição imprevisível da 2ª vinda do Senhor Jesus: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” (2 Pedro 3.10).

2. Quais os sinais da volta do Senhor Jesus? O Senhor deixou claro que alguns acontecimentos sinalizariam quando o momento da Sua volta estivesse próximo. Os sinais mencionados por Jesus foram chamados de “dores” e podem ser percebidos no sermão profético no Monte das Oliveiras (Mateus 24). Antes de o Senhor voltar, a humanidade passara por inúmeros distúrbios, como guerras, crises económicas, imoralidade, apostasia (abandono da fé), fome e calamidades, mas isto será apenas o começo.

3. O que é o Arrebatamento? O Arrebatamento será o momento no qual os santos serão tirados da Terra de maneira sobrenatural. O mundo testemunhara o desaparecimento de milhões de pessoas tementes a Deus. Na ocasião, haverá um toque de trombeta anunciando o acontecimento e os cristãos ganharão um corpo semelhante ao do Senhor Jesus Cristo (1 Coríntios 15.51,52 e 1 Tessalonicenses 4.17).

4. O que é a Grande Tribulação? A Grande Tribulação será tão terrível que não há palavras para descrevê-la. Durante este período, que terá a duração de sete anos, o anticristo assumirá o seu domínio mundial, para promover a maior perseguição de todos os tempos contra os que se recusarem a adorar a imagem da besta. No tempo da Grande Tribulação, as pessoas que se converterem ao Senhor Jesus saberão com antecedência que terão de pagar com a própria vida o preço da sua conversão.

5. Quem participará na Grande Tribulação? Enquanto os salvos arrebatados estarão a participar de uma felicidade sem limites, a situação será terrível para os que ficarem na Terra. A Bíblia deixa claro que nem todos serão arrebatados, como podemos ler em Mateus, 24.40 : “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Pois todos

aqueles que não forem arrebatados, estarão sujeitos a passar pelo tormento da Grande Tribulação.

6. Quanto tempo demorará a Grande Tribulação? A Grande Tribulação terá a duração total de 7 anos, porem, este período de tempo estará dividido em dois momentos diferentes. Os primeiros 3 anos e meio da Tribulação são o tempo do engano mundial levado a cabo pelo anticristo; especialmente do engano de Israel. A verdadeira Tribulação acontece na 2ª metade dos 7 anos, que será o período de aflição mundial mais terrível e intenso de toda a história da humanidade. “Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá ainda mil duzentos e noventa dias.” Dn 12.11

7. Quem é o anticristo? Cristo em grego significa “Ungido”, em hebraico “Messias”. E o nome “anticristo” significa alguém que se opõe a Cristo e se levanta contra Deus. O anticristo será, então, uma encarnação do diabo, pois este, como espírito, precisa de usar um corpo humano para difundir os seus intentos. O anticristo que ainda esta por se revelar será um homem que reunirá em si mesmo todo o controlo mundial: politico, económico e religioso.

8. O anticristo já está no mundo? Acreditamos que não. Porém, não podemos afirmar porque pode ser que ele esteja e ainda não tenha sido revelado, porque ele só será revelado na Grande Tribulação, após o Arrebatamento.

9. Quem está a impedir a manifestação do anticristo? O anticristo não pode revelar-se ao mundo antes que seja afastado do mudo Aquele que o detém: o Espírito Santo, que habita nos verdadeiros membros do corpo do Senhor Jesus Cristo, ou seja, na Sua Igreja. Enquanto Ele estiver a guiar a Igreja de Jesus, o anticristo não pode manifestar-se e o Espírito Santo só se afastará deste mundo quando a Igreja for arrebatada.

10. O que é o mistério da iniquidade? Assim como João Baptista preparou o caminho para a vinda de Jesus, alguém também vai preparar o caminho para a vinda do anticristo que dominará o mundo. Então, hoje, quando se vê o mundo a dividir-se em blocos, fala-se num só governo e numa só moeda, isto já é o mistério da iniquidade a operar, para que o mundo tenha um só governo.

11. O que é a Batalha do Armagedom? O período da Grande Tribulação termina com a Batalha do Armagedon, descrita nos livros de Zacarias e do Apocalipse. Na Batalha do Armagedom, o maior e mais sangrento

confronto de toda a história da Humanidade, os reis da Terra levantar-se-ão contra o Senhor e o Seu Ungido, liderados por Satanás. Eles, porém, serão vencidos pelo Cordeiro, que pelejará ao lado dos Seus santos e anjos para libertar o Seu povo e destruir os inimigos.

12. O Inferno existe? Ao contrário do que muitos querem fazer crer, o Inferno não é a vida presente ou um mito. Aliás, ao longo da Bíblia, podemos encontrar várias alusões a este local de domínio maligno. O Senhor Jesus, em diferentes ocasiões, descreveu o Inferno como: um lugar de trevas exteriores onde haverá pranto e ranger de dentes (Mt 24.51; 25.30); um lugar preparado para o diabo e os seus anjos (Mt 25.41); um lugar onde o fogo nunca se apaga (Lc 16.19-31). A maior escolha que o ser humano tem que fazer enquanto está neste mundo é, na verdade, onde vai querer passar a eternidade, no Céu ou no Inferno.

13. O que é o Inferno? O Inferno é o lugar onde os pecadores e os perversos passarão a eternidade. É frequentemente descrito na Palavra de Deus como um local de punição eterna e sofrimento intenso: “Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa: ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 13.41-42). A Bíblia é bem clara ao afirmar (Mt 25.46) que uns irão para o tormento eterno e os justos para a vida eterna. Não há outro lugar ou outro destino.

14. Existe o Céu? Sim. O Céu é um local real, de acordo com a Bíblia, que se encontra numa dimensão diferente e por isso não pode ser visto pelos homens, a menos que Deus lhe revele, o que Ele fez em muitas ocasiões para os Seus profetas (Is 6; Ez 1; Dn 7.9-10; 2 Co 12.1-4; Ap 1.4-5). No Céu, Deus encontra-se no trono e a Bíblia declara que Jesus, o Cordeiro de Deus, está sentado à direita do Pai, até que Ele volte para julgar a Terra e constituir o Seu Reino. O Céu é o tema central da pregação de Jesus e é exactamente neste local, que o Senhor Jesus descreve como sendo a “Casa de meu Pai”, que os Seus seguidores serão recompensados com a vida eterna (Jo 14.2).

15. O que é o Céu? O Céu é o lugar da habitação de Deus e dos Seus anjos e é o destino final dos Seus santos. O Céu não é uma ideia, mas uma realidade. É um estado de vida, um lugar não limitado pelos parâmetros humanos; uma condição de eterno fluir, na presença de Deus, dividindo com Ele o reino, o poder e a glória para sempre. Foi para esse lugar que Enoque e Elias foram elevados, assim como foi para esse lugar que o Senhor Jesus ascendeu (At 1.11). Jesus não ascendeu para um mero estado de espírito ou para uma vaga esfera abstracta no Universo, mas para um lugar real de honra. Fonte: Igreja Universal do Reino de Deus

Related Documents