Organização Industrial Professor: Cosme Ferreira
Kanban
É uma palavra Japonesa que significa ETIQUETA; Em Administração, significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria.
Downsizing É o enxugamento de pessoal, delegando maior responsabilidade a gerentes e funcionários de níveis mais baixos; É uma técnica aplicada das abordagens contemporâneas da Administração voltada a eliminar a burocracia corporativa desnecessária e focada no centro da pirâmide hierárquica.
Reengenharia Consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização; É uma teoria bastante radical, que propõe a consecução de modificações drásticas e profundas nas organizações para fazer face a essas mudanças.
Downsizing X Reengenharia Downsizing: redução de pessoal e de níveis; é o próprio objetivo. Reengenharia: foco na reformulação de processos.
Benchmarking Um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas; É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior que consiste em acompanhar processos de organizações com melhores práticas administrativas.
Seis Sigma É uma metodologia que foca a melhoria dos processos através da eliminação sistemática de suas falhas, levando produtos e serviços livres de erros, que possam ser entregues num prazo mais curto e a um custo menor; Trata-se de uma ferramenta que auxilia negócios a entender e melhorar a competitividade dos seus processos, através do seu alinhamento com os requisitos do mercado, buscando a rentabilidade, através da redução de atividades que não agregam valor ao processo.
Célula de Produção É um dos mais importantes sistemas de produção existentes. Baseia-se nos conceitos de tecnologia de grupo; É uma forma de gestão participativa e responsabilizante do operários em um de seus setores de produção.
CAD - Computer Aided Desing Projeto Assistido por Computador
O termo CAD pode ser definido como sendo: o processo de projeto que se utiliza de técnicas gráficas computadorizadas, através da utilização de programas (software) de apoio, auxiliando na resolução dos problemas associados ao projeto.
CAM - Computer Aided Manufacturing Fabricação Assistida por Computador
A sigla CAM refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador.
MRP (MATERIALS REQUERIMENTS PLANNING) Planejamento das Necessidades de Materiais
É um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos mas, mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.
Quais as quantidades disponíveis de cada componente;
VANTAGENS DO MRP
O MRP PERMITE SABER:
Quais as quantidades de cada componente em vias de aprovisionamento ou de fabricação e quando se prevê sua chegada; Quais os momentos de se colocar novas encomendas ou ordens de fabricação e quais quantidades; Se a empresa tem condições de realizar o plano de produção.
DESVANTAGEN S DO MRP
O QUE O MRP NÃO CONSEGUE EVITAR:
Elevados níveis de inventário que podem ser armazenados no decorrer do tempo. Não antecipa quando os estoques serão realmente necessários. A ineficiência em relação à irregularidade da demanda.
Sidney Machado Taiuan Reis Willian Martins Wilma Nascimento Wolgan Amorim Mecânica Automotiva – 03/ Matutino Componente: Organização Industrial Professor: Cosme Ferreira