O Que Fazer Em Uma Entrevista

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Que Fazer Em Uma Entrevista as PDF for free.

More details

  • Words: 2,169
  • Pages: 5
O QUE FAZER EM UMA ENTREVISTA?

Lígia Nunes Guerra - www.aprendebrasil.com.br Quem nunca passou pela famosa "entrevista", um dia passará, seja para um emprego, para um estágio ou para ser aceito em uma especialização, um mestrado ou um doutorado. Enfim, não há como escapar dela. Portanto, fique de olho em algumas dicas, pois, já que as entrevistas são inevitáveis, o melhor a fazer é se preparar. Confie em você. Procure ir para a entrevista com a menor expectativa possível. Por mais que você almeje trabalhar em uma empresa, lembre-se de que ela não é sua única nem sua última alternativa. Muitos profissionais se sentem tão ansiosos que "travam" na hora em que deveriam brilhar. Prepare-se revisando seu currículo e refletindo sobre as principais passagens de sua vida profissional. Vá confiante, com entusiasmo, porém tranqüilo, pois só assim poderá mostrar o que tem de melhor. Se estiver difícil conter a ansiedade, faça uma boa atividade física no dia do evento, pois isso vai ajudá-lo a ficar sereno e atento. Uma boa ducha seguida de um breve relaxamento também pode ser uma ótima opção. Não venda gato por lebre. Para ser bem-sucedido num processo de seleção, é fundamental que o profissional seja autêntico, ou seja, não queira ser como você acha que os outros gostariam que fosse. Não faça tipo, seja como você é! Se o seu jeito de ser for muito diferente do aceito pela cultura da empresa, pergunte-se se essa companhia é uma boa opção para você. Afinal, se não acreditar que o seu perfil é adequado para o trabalho, além de transmitir insegurança já na entrevista, você terá bem menos chances de se sair bem e ser feliz no seu trabalho se for selecionado. Procure saber o máximo sobre a empresa. É importante você estar bem informado sobre a empresa, como também sobre o cargo que deseja ocupar. Pesquise a filosofia, um pouco da história e as notícias mais recentes sobre ela. Conhecer a empresa e suas reais necessidades revela interesse e motivação e pode ajudá-lo a destacar, dentre suas qualificações profissionais, as mais úteis para a empresa neste momento. Mas não transforme isso numa obsessão, decorando tudo que encontra sobre o assunto. E nunca tente forçar suas respostas ao entrevistador para demonstrar seus conhecimentos sobre a companhia. Não é isso que será avaliado na entrevista, mas sim a sua capacitação para o cargo. Treine, treine, treine. Procure colocar-se no lugar do empregador. Se você estivesse contratando alguém para esse cargo, o que precisaria saber sobre o candidato? Formule as questões e responda-as. Pense nas perguntas mais difíceis sobre sua experiência e habilidades e prepare respostas positivas. Com o roteiro em mãos, treine o máximo que puder. Procure alguém de confiança para fazer o papel do entrevistador, como um amigo ou um familiar.

Faça boas perguntas. Seu entrevistador vai interessar-se tanto pelas suas respostas quanto pelas perguntas que você fizer. Assim, além de antecipar as prováveis perguntas do avaliador e treinar as respostas, você deve preparar suas próprias questões sobre a empresa e sobre o cargo que você quer conquistar. Perguntas inteligentes e pertinentes sobre a função que você pretende exercer ou sobre a companhia e o ramo em que ela atua ajudarão a demonstrar seu interesse e deixarão o entrevistador bem impressionado. Use a sua experiência profissional. Recorde e reavalie suas habilidades e conhecimentos e pense em como eles podem beneficiar a empresa em que você quer ingressar. Liste mentalmente as características que o tornam ideal para o cargo. Relembre as suas responsabilidades e realizações em cada cargo que já ocupou e prepare-se para descrevê-las em detalhes se o entrevistador solicitar. Fique, porém, atento para não revelar aspectos sigilosos das empresas em que trabalhou anteriormente. Treine em voz alta e aprenda a usar sua voz. Você já se informou sobre a empresa e sobre o cargo em disputa e sabe quais das suas habilidades e conhecimentos serão mais exigidos no desempenho do cargo. Mas também é importante saber destacar isso durante a entrevista para que seu examinador se lembre de você depois. Então selecione quatro ou cinco pontos principais e prepare uma breve apresentação por escrito sobre cada um deles. Leia essas apresentações várias vezes em voz alta, procurando encontrar a maneira mais adequada de se expressar. Isso vai ajudá-lo não apenas a fixar esses pontos, mas também a sentir-se à vontade para falar deles. Use uma câmera de vídeo, veja, ouça, observe-se. Algo extremamente eficaz para detectar falhas e corrigir pontos que podem prejudicá-lo numa entrevista é gravar em vídeo seu desempenho enquanto pratica as respostas. Peça a alguém para atuar como entrevistador enquanto grava toda a sessão. Muito mais do que conferir se suas respostas estão satisfatórias, o que interessa nessa experiência é poder observar suas mensagens não-verbais. Aquelas atitudes e maneiras que o examinador pode interpretar de modo positivo ou negativo. Repare, por exemplo, se você fica agitando as mãos, balançando as pernas de um lado para o outro, mexendo no cabelo o tempo todo, arrumando o terno ou descendo a saia. Essas atitudes demonstram nervosismo ou insegurança. Observe ainda se, durante a entrevista, você se reclina na cadeira, pois isso pode ser interpretado como desinteresse ou aborrecimento. Cruzar os braços também é um aspecto bastante negativo porque demonstra resistência e uma forte necessidade de autoproteção. Relaxe! Você verá que, corrigindo alguns gestos e melhorando sua imagem, vai parecer mais alerta, mais confiante e mais competente. Facilite a vida do entrevistador.

Leve uma cópia de seu currículo para entregar caso ele seja solicitado. Se tiver uma versão mais completa ou uma versão em inglês bem elaborada, leve-as e deixe-as à disposição do entrevistador. Atualmente, é extremamente comum o empregador pedir referências ao entrevistado. Escolha pelo menos três pessoas que conheçam bem como você trabalha e anote seus dados. Evite indicar parentes! Procure ter o nome completo, o endereço, o telefone e o cargo das pessoas escolhidas como referência. Não se esqueça de pedir-lhes permissão para usar seus nomes e certifique-se de que elas vão falar bem de você. Cuide de sua aparência. Lembra-se do dito popular? A primeira impressão é a que fica. O bom andamento de uma entrevista depende muito da primeira impressão que o entrevistador terá de você. Nesse momento crítico, é fundamental passar uma imagem de profissionalismo, competência e entusiasmo. E essa imagem depende, em alto grau, da sua aparência. Use roupas apropriadas ao cargo que você quer ocupar e de acordo com os costumes da empresa ou da área em que você atua. Na dúvida, prefira um estilo mais conservador e discreto, que é bem aceito na maioria das empresas. Mas procure sentir-se o mais confortável possível. Asseio é imprescindível, assim como a aparência dos cabelos, unhas e barba. Prefira um penteado mais conservador e barba feita ou aparada. Perfumes fortes e maquiagem ou jóias em excesso, nem pensar. Pior que isso, só celular tocando. Portanto, desligue-o! Jamais chegue atrasado. Chegar atrasado a uma entrevista é indesculpável. Por mais que seu entrevistador pareça aceitar suas desculpas de que não conseguia encontrar o endereço, que teve dificuldades para estacionar ou que ficou preso no trânsito por causa da enchente, dificilmente você deixará de causar uma impressão negativa. Assim, seja previdente. Informe-se sobre o trânsito da região no horário da entrevista, os locais para estacionamento, a linha de ônibus ou estação de metrô mais próxima e calcule o tempo que levará para chegar ao local. Acrescente pelo menos quinze minutos para ter tempo de se recompor e dar uma relaxada antes de ser chamado. Mas procure não chegar cedo demais, pois poderá criar uma situação desconfortável para o seu entrevistador. O ideal é apresentar-se na recepção dez minutos antes do horário marcado. Seja atencioso, mas sem exageros. Você acaba de chegar ao local da entrevista e se dirige à recepcionista, que vai conduzi-lo a uma secretária. É possível que você fale com dois ou três intermediários antes de chegar ao seu entrevistador. É bom lembrar que todos que o receberem no local da entrevista devem ser tratados com cortesia, atenção e respeito. Não seja rude nem banque o superior com ninguém. Pode parecer exagero preocupar-se com esse detalhe, mas recepcionistas e secretárias têm um importante papel em qualquer empresa. Esteja certo de que a opinião delas a seu respeito vai chegar aos ouvidos de quem decide e pode influenciar no resultado final. Procure relaxar.

É natural sentir uma certa ansiedade antes da entrevista, que pode resultar em tensão muscular, principalmente no pescoço e nos ombros. Essa tensão será minimizada se você dormir bem na noite anterior, evitar comidas pesadas e fazer um alongamento ou exercícios leves pela manhã. Procure ir ouvindo músicas tranqüilas no trajeto para a entrevista. Concentre-se na entrevista. Deixe as preocupações com problemas do dia-a-dia em casa, pois normalmente elas podem comprometer seu desempenho. Esqueça que você precisa do trabalho por esse ou por aquele motivo e procure concentrar-se na entrevista. Perceba as mensagens que seu corpo transmite. O sorriso, o olhar, as expressões do rosto, a maneira de andar, a postura e a energia que você transmite fazem parte da comunicação não-verbal, assim como o modo de se vestir e os cuidados com a aparência. Esses sinais podem ser tão importantes para o entrevistador quanto o que você efetivamente disser durante a entrevista, ou até mais. Olhar o entrevistador nos olhos enquanto o ouve demonstra atenção e interesse no que ele está dizendo, enquanto um sorriso ao responder ajuda a passar uma imagem mais positiva, simpática e descontraída. Ao sentar-se, não se esparrame na cadeira em busca de uma posição mais confortável. Procure manter seu corpo voltado para o entrevistador e ligeiramente inclinado para frente, atitude que também denota atenção e interesse. Nunca se sente antes de ter sido convidado a fazê-lo. Ouça o seu entrevistador. Procure mostrar-se reservado no primeiro contato e espere que o entrevistador inicie o diálogo. Não o interrompa e ouça com muita atenção tudo o que ele disser. Certifique-se de que você entendeu muito bem cada pergunta antes de responder. Afinal, o principal objetivo da entrevista é avaliar as respostas que você vai dar. Se não compreendeu muito bem o que lhe foi perguntado, não hesite em pedir ao entrevistador que repita ou esclareça a questão. Fale corretamente. Expressar-se sem erros gramaticais e com clareza é essencial, principalmente para quem pretende alçar vôos mais altos na carreira. Se você tem dificuldades nessa área, faça o que estiver ao seu alcance para superá-las. Evite a repetição excessiva de expressões como "né", "tá", "entendeu", "deu pra entender" e fuja de equívocos consagrados como "a nível de" e "tipo assim". Ética é fundamental. Nunca fale mal de ex-chefes ou de antigos empregos durante uma entrevista profissional. Definitivamente não pega bem. Ainda que a pergunta do entrevistador o leve a recordar de situações negativas em empregos anteriores, aja com diplomacia.

Diga sempre a verdade. Se a honestidade é a melhor política no convívio social, durante uma entrevista ela é ainda mais importante. Um entrevistador experiente percebe logo quando um candidato está tentando dourar a pílula ou simplesmente faltando com a verdade. E despertar a desconfiança do entrevistador é o caminho mais curto para eliminar qualquer chance de continuar no páreo. Humor, sim! Falta de educação, não! Em qualquer relacionamento social, o bom humor é um ingrediente importante. Ajuda a quebrar o gelo e torna o encontro mais leve e mais agradável. O problema é quando ocorre algum excesso por parte do entrevistado. Assim, observe se o entrevistador está dando abertura para um comentário mais espirituoso, tome cuidado com o uso de imagens preconceituosas ou politicamente incorretas e jamais banque o engraçadinho com o intuito de agradar. Adaptação é a palavra!. Adaptação é uma qualidade muito valorizada e as empresas sempre darão preferência a candidatos que demonstrem facilidade em se adaptar a diferentes condições de trabalho sem reclamar ou fazer grandes exigências. Outra característica igualmente esperada é saber trabalhar em equipe e entrosar-se rapidamente com superiores, colegas e comandados. Você quer o emprego? Então demonstre!. Na primeira oportunidade que tiver, procure falar sobre o que você poderia realizar em benefício da empresa. Fale sobre como o seu desempenho foi importante em certas experiências anteriores. Procure saber detalhes mais específicos sobre o cargo para o qual você está se candidatando. Pergunte, por exemplo, quais são as funções e responsabilidades inerentes a ele, com quem você vai trabalhar e a quem vai responder. Como agir no final da entrevista. No término do processo, procure ter certeza de que não restou nenhuma dúvida de sua parte. Reitere seu interesse no cargo e agradeça o tempo dispensado a você pelo entrevistador. Antes de se despedir, pergunte se pode telefonar dentro de alguns dias para saber sobre o andamento do processo de seleção. Se o entrevistador informar que a empresa vai entrar em contato com você, pergunte educadamente quando isso será feito. Caso não obtenha nenhuma resposta no prazo estipulado, não hesite em contatar a empresa novamente, mas sempre de modo gentil e educado. Saber o resultado é um direito seu.

Boa Sorte!

Related Documents