Editorial O PROMINP, concebido no âmbito do MME, tem por objetivo o fortalecimento da indústria nacional de bens e serviços e está centrado na área de petróleo e gás natural. As metas do Programa, elaboradas em conjunto com as empresas do setor, levarão à maximização da participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, atendendo demandas nacionais e internacionais. Trata-se de gerar emprego e renda no País, ao agregar valor na cadeia produtiva local. O PROMINP inicia suas atividades já com uma significativa carteira de 47 projetos, aprovada pelo Comitê Diretivo do Programa, no qual estão representados o governo, as empresas e as entidades de classe que atuam nestas atividades. O desafio consiste em desenvolver projetos de aumento do conteúdo nacional nas áreas específicas de Exploração & Produção, Transporte Marítimo, Abastecimento e Gás & Energia. Assim, a indústria estará gradativamente e, de forma planejada, aprimorando-se para atender as demandas, na ordem de U$ 41 bilhões, oriundas dos investimentos que estarão sendo realizados nos setores de petróleo e gás, no período de 2003 - 2007. O dia a dia das atividades do PROMINP dá-se sob a influência da competência e dinamismo dos técnicos da Petrobras e do BNDES, das empresas associadas ao IBP, ONIP e das Associações de classe ABEMI, ABCE, ABDIB, ABIMAQ, ABINEE, ABRAPET, ABEAM, ABITAM, SINAVAL, SEBRAE assim como da FINEP, CNI e Federações das Indústrias. Essas entidades têm o desafio de transformar obstáculos em oportunidades, quantificando demanda e oferta de equipamentos, bens e serviços, propiciando, à indústria fornecedora nacional, a conquista do reconhecimento internacional como indústria líder, nas áreas de petróleo e gás natural. Em outras palavras, o PROMINP representa o compromisso do Governo Federal e das empresas do setor em atuarem integrados, priorizando a participação da indústria nacional de bens e serviços nos negócios de petróleo e gás natural, criando empregos e competências, gerando oportunidades e riquezas para o Brasil.
Dilma Rousseff Ministra de Estado de Minas e Energia
Motivação Fazer da produção de petróleo e gás natural, transporte marítimo e dutoviário, refino e distribuição de derivados, oportunidades de crescimento para a indústria nacional de bens e serviços, criando empregos, gerando riquezas e divisas para o Brasil.
Objetivo Maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no exterior.
Estrutura de Governança
E&P Exploração e Produção TM Transporte Marítimo G&E e TD Gás & Energia e Transporte Dutoviário ABAST Abastecimento IND P&G Indústria de Petróleo e Gás
Fórum Regional A partir da implementação do Programa, mostra-se importante ampliar estas iniciativas em nível regional, aumentando a capilaridade do PROMINP e viabilizando a identificação de novas oportunidades que contribuam para o aumento do conteúdo nacional. Desta forma, para esta viabilização regional do PROMINP, foi concebida a criação de Fóruns Regionais, buscando a ampliação da abrangência do Programa no Brasil. Objetivo dos Fóruns Regionais O objetivo principal dos Fóruns Regionais é buscar novas oportunidades para aumento do conteúdo nacional, ampliando a abrangência do PROMINP no Brasil, através da disseminação do Programa em nível regional.