O Pecado, Ofensa A Deus

  • Uploaded by: CVJ-Maia
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Pecado, Ofensa A Deus as PDF for free.

More details

  • Words: 715
  • Pages: 12
O pecado, ofensa a Deus

Compêndio do Catecismo 

O que é o pecado?



1849-1851 1871-1872



É «uma palavra, um acto ou um desejo contrários à Lei eterna» (S. Agostinho). É uma ofensa a Deus, na desobediência ao seu amor. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. Cristo, na sua Paixão, revela plenamente a gravidade do pecado e vence-o com a sua misericórdia.

Introdução 

Conta-se de São João Crisóstomo que "Arcadio, imperador de Constantinopla, instigado por sua esposa Eudoxia, quis castigar o santo. Cinco juízes propuseram diversos castigos: (…) O último disse ao imperador: 



Se o mandais para o desterro ficará contente, sabendo que em toda a parte tem a Deus; se o despojais dos seus bens, não os tirais a ele, mas aos pobres; se o encerrais num calabouço, beijará as correntes; se o condenais à morte, lhe abrís as portas do céus... Fazei-o pecar: Não teme mais que o pecado» .

Deveríamos perguntar-nos se, como São João Crisóstomo, tememos o pecado como o pior mal.

Ideias principa is

1. Nascemos inclinados para o pecado 



O homem nasce com o pecado original, privado da graça; e se bem que este pecado seja perdoado pelo baptismo, permanece a inclinação desordenada da concupiscência. A vontade encontra-se debilitada, e obscurecida a inteligência; além disso o mundo procura seduzir-nos com os seus bens enganadores, e o demónio tenta-nos. A essas diversas instigações que empurram para o mal - de dentro e de fora do homem chamamos-lhes tentações.

2. Podemos resistir às tentações 



Deus permite a tentação para nos provar. O próprio Jesus Cristo quis ser tentado pelo demónio, mas Ele afastou-o: "Vai-te, Satanás..." (Mateus 4,10). Com a graça de Deus podemos vencer sempre a tentação. Quando chega, devemos orar e resistir: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Mateus 26,41), e resistir valentemente fugindo da ocasião e de quem nos induz a pecar.

3. O consentimento gera o pecado 

Para cometer un pecado é necessário: que a coisa em si seja má (ou se creia que é má); b) saber que, se se consente, é uma ofensa a Deus porque vai contra a sua vontade; c) consentir naquele mal - fazendo ou omitindo o que se deve fazer ainda que sabendo que agimos mal e ofendemos a Deus, tanto com o pensamento ou o desejo (pecado só interno), como com a palavra ou obra (pecado também externo). a)

4. O pecado mortal é uma grave ofensa a Deus 



Quando se comete um pecado mortal ofende-se gravemente a Deus, porque Ele nos declarou a sua vontade sobre nós e o homem despreza-a com plena liberdade. Pelo pecado, o homem perde a vida da graça, deixa de ser filho de Deus, e torna-se réu do inferno. Por isso, é preciso sair quanto antes do pecado mortal, confessando-se de seguida; entretanto, é preciso fazer um acto de contrição ou de perfeita dor do pecado.

5. O pecado venial é ofensa leve a Deus 





Às vezes, sem deixar de amar a Deus, o cristão deixa-se arrastrar pelas paixões em coisas que não quebram de todo os mandamentos, se bem que desagradem a Deus; ou, se se quebram os mandamentos, isso é feito sem conhecimento suficiente ou sem perfeita vontade. Nesse caso, o pecado é venial ou leve, porque nos faz perder a graça e a amizade com Deus; mas debilita a vida sobrenatural e põe em perigo de chegar a cometer pecados graves. O pecado venial não faz réus do inferno, mas sim do purgatório. Por ser ofensa a Deus e pelos danos que acarreta, temos de evitar com todo o empenho também o pecado venial. É preciso ter horror ao pecado venial deliberado!.

6. Deus misericordioso perdoa o pecado 

Deus misericordioso não abandona o homem, nem sequer quando o ofendemos, antes "aguarda pacientemente" para nos perdoar no sacramento da Penitência, "não querendo que ninguém pereça, mas que todos venham à penitência", como ensina o Apóstolo São Pedro.

Propósit os de vida cristã

Um propósito para avançar 



Luta esforçadamente contra o pecado, e contra as tentações que incitam a pecar. Rezar todas as noites o “Acto de Contrição", ou a “Confissão" ou outra oração, pedindo perdão pelos pecados.

Related Documents

O Conhecer A Deus
June 2020 6
Ante A Ofensa
June 2020 3
O Pecado Da Carne
June 2020 12
Estudo 2 - O Pecado
May 2020 11