O Computador

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Computador as PDF for free.

More details

  • Words: 1,489
  • Pages: 8
ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TEMA: O COMPUTADOR

O QUE É A INFORMÁTICA?



Conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.



Em português, há profissionais da área que também consideram que a palavra informática seja formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizerse que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do Computador.

O QUE É O COMPUTADOR?

Denomina-se computador, uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, o armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

Marco Correia Turma H 27-11-08

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO COMPUTADOR



O primeiro computador electromecânico foi construído por Konrad Zuse (1910–1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projectos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a oportunidade aos americanos de desenvolver seus computadores.



A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtracções.



A máquina Pascal foi criada com objectivo de ajudar o seu pai a computar os impostos em Rouen, França. O projecto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.



Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.

Marco Correia Turma H 27-11-08

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

RELAÇÃO ENTRE INFORMAÇÃO DIGITAL E INFORMAÇÃO DE DADOS

Informação digital É um processo que consiste na informação armazenada pelo computador, ou num sistema informático.

Bancos de dados Conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.

Administração de dados É a função responsável por desenvolver e administrar de modo centralizado as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados e aplicativos, incluindo planos para sua definição, padronização, organização, protecção e utilização.

DEFINIÇÃO DE BIT Bit (simplificação para dígito binário, “BInary digiT” em inglês) é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na Computação e na Teoria da Informação, embora muitas pesquisas estejam sendo feitas em computação quântica com “qubits”. Um bit tem um único valor, 0 ou 1, ou verdadeiro ou falso, ou neste contexto quaisquer dois valores mutuamente exclusivos.

DEFINIÇÃO DE BYTE Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados codificação padronizada de byte foi definido como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é, por vezes, também chamado de “octeto”, nomeadamente no contexto de redes de computadores e telecomunicações.

Marco Correia Turma H 27-11-08

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

DEFINIÇÃO DE HARDWARE

O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos electrónicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componente que o seu PC precisa, ele também precisa de um Software chamado Sistema Operacional, sem o sistema operacional no nosso computador ficaria impossível de nos comunicar-mos com o nosso computador. Dentro deles o sistema operacional nos auxilia ao contacto da pessoa ao computador, ao exemplo de poder salvar arquivos e programas.

DEFINIÇÃO DE SOFTWARE



É uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redireccionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa sequência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.



Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste, etc.

Marco Correia Turma H 27-11-08

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

MEMÓRIA RAM A memória RAM é mais um dos componentes essenciais dos micros PCs. O processador utiliza a memória RAM para armazenar programas e dados que estão em uso, ficando impossibilitado de trabalhar sem pelo menos uma quantidade mínima dela. A sigla RAM significa Ramdom Access Memory ou memória de acesso aleatório . Este nome é mais do que adequado, pois a principal característica da memória RAM é a capacidade de fornecer qualquer dado anteriormente gravado, com um tempo de resposta e uma velocidade de transferência centenas de vezes superior à dos dispositivos de memória de massa, como o disco rígido. Mais uma característica marcante da memória RAM é o facto dela ser volátil, precisando ser constantemente reenergizada para conservar os dados gravados. Como numa calculadora, perdemos todos os dados nela armazenados quando desligamos o micro. Se por exemplo escrever-mos uma carta no Word, e, de repente houver um pico de tensão e o micro reinicializar, sem dar tempo para salvar a carta no disco rígido, perdemos o trabalho. .

MEMÓRIA ROM é a sigla para Read Only Memory (memória somente de leitura). Já pelo nome, é possível perceber que este tipo de memória só permite leitura, ou seja, as informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Por outras palavras, são memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Existem três tipos básicos de memória ROM: PROM, EPROM e EAROM: ROM

- PROM (Programmable

Read Only Memory) - um dos primeiros tipos de memória ROM, o PROM tem a gravação feita por aparelhos especiais que trabalham através de uma reacção física com elementos eléctricos. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados; - EPROM (Electrically Programmable

Read Only Memory) - É um tipo de memória ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador. A tecnologia EPROM permite a regravação de seu conteúdo através de equipamentos especiais (geralmente em estabelecimentos de assistência técnica); - EAROM (Electrically

Alterable Read Only Memory) - são memórias similares à EPROM. O seu conteúdo pode ser apagado aplicando-se uma voltagem específica aos pinos de programação (daí o nome "electrically alterable - alteração eléctrica");

Marco Correia Turma H 27-11-08

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO Para o armazenamento e acesso rápido de informação, quer seja de programas ou de dados, são usados dispositivos de armazenamento. O seu meio físico permite o armazenamento permanente de vastas quantidades de informação que não cabem na memória ou, pelo menos, que não serão necessários na actual etapa de processamento. Os dispositivos de armazenamento incluem os discos magnéticos (discos rígidos, disquetes, dispositivos de salvaguarda de dados, entre outros) e os discos ópticos (CD-ROM, DVD, entre outros). Os termos armazenamento auxiliar, memória auxiliar e memória secundária, também são usados para descrever este tipo de dispositivos.

Marco Correia Turma H 27-11-08

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

FUNÇÕES DO SISTEMA OPERATIVO • • • •

Controla o hardware - teclado, impressora, etc. Controla os processos de armazenamento de dados em disco e extrai dados dos discos; Controla a operação das aplicações (execução e instalação); Organiza os discos flexíveis e os rígidos, preparando-os para receberem dados.

EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS DO COMPUTADOR

EXEMPLOS: ecrã, impressora, colunas, adaptadores de rede, microfone, câmara, teclado, rato, entre outros.

Os equipamentos são responsáveis pela entrada de dados para o computador e pela saída das informações para o exterior.

Marco Correia Turma H 27-11-08

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS

Marco Correia Turma H 27-11-08

Related Documents

O Computador
November 2019 20
O Computador
November 2019 16
O Meu Computador[1]
June 2020 9
Computador
April 2020 22
El Computador
April 2020 21