Nos tempos em que Jesus andava na terra, havia sempre aqueles que não gostavam dele, então o perseguiam tentando incriminá-lo. Como não conseguiam, pois ele era o Filho de Deus e o único justo sobre a terra, procuravam então desafiá-lo. Certo dia um homem conhecedor da lei procurou Jesus. Queria saber o que fazer para herdar a vida eterna. Ele sabia que a lei ensinava amar a Deus de todo coração, com todas as forças e amar ao próximo como a si mesmo. Mesmo assim, ainda perguntou: "Quem é o meu próximo?"
Então Jesus contou a História do Bom Samaritano: "Um homem, ao viajar de Jerusalém até Jericó, precisou passar por um caminho deserto. Durante a viagem, num certo lugar, foi assaltado por salteadores que lhe tiraram a roupa, roubaram o que tinha e ainda o espancaram, deixando-o quase morto. Caído à beira do caminho, o homem ferido gemia de dor sem poder caminhar.
De repente vinha passando um sacerdote vindo do templo, servo de Deus, que, ao se aproximar negou o socorro, desviando-se pelo outro lado da estrada. Triste, com o rosto sangrando muito, estava ali abandonado. Porém, agora, um levita, empregado do sacerdote, também vinha do templo e estava passando. Viu que o homem ferido implorava por socorro, seguiu pelo outro lado e não o ajudou. Sem esperança, apenas lhe restava morrer.
Depois de algum tempo, um viajante estrangeiro, vindo de Samaria, montado num jumento, estava passando. O homem ferido avistou o viajante e ficou bem quieto deitado, porque o povo de Samaria era inimigo do seu povo, e isso o deixou mais abalado ainda. De repente ouviu uma voz dizer: "Pobre homem! Vou te ajudar.” O viajante, então, se agachou, limpou o rosto do homem, pôs óleo e vinho nas suas feridas, atou panos na sua cabeça, e colocou-o no jumento.
Devagar, foram andando até encontrar uma hospedaria. O viajante cuidou do homem durante a noite. Como teve de seguir viagem na manhã seguinte, deu moedas de prata ao dono da hospedaria e lhe deu ordens para cuidar bem do homem e não o mandar embora sem estar curado. E, caso a despesa fosse além do dinheiro, na volta ia lhe restituir o restante. Era o Bom Samaritano.
Então Jesus perguntou ao homem da lei: "Qual dos três você acha que foi o próximo do homem?" Este respondeu: "O terceiro, que usou de misericórdia". E Jesus falou: "Faça o mesmo".