Neste trabalho , vai ser dito numa forma resumida alguns conceitos da Grécia Antiga. Tal como a arquitectura e a escultura. . .
A arte grega caracterizase pela procura do racionalismo, da harmonia, da proporção e do cânone.. .
A arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e juntos que se dedicavam ao bem estar do povo. Pois na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e
A arquitectura e a escultura, expressão do culto público e da procura da harmonia
A arte grega é o fruto de uma longa evolução, cujos traços mais antigos se reportam às tradições artísticas das civilizações mesopotâmica, egípcia e geia. Estas culturas fornecem aos Gregos um repertório formal,tecnico e decorativo que estes assimilaram e \ ou adaptaram aos seus
As manifestações artísticas no mundo grego alcançaram notável desenvolvimento, reflectindo as tradições e as principais transformações que ocorreram nessa sociedade ao longo da antiguidade. A arte grega è antropocêntrica, preocupada com o realismo, procurou exaltar a beleza humana, destacando a perfeição de suas formas, è ainda racionalista, reflectindo em suas manifestações as observações concretas dos elementos que envolvem o homem.
Arquitectura Na arquitectura as
edificações que despertaram maior interesse foram os templos. As colunas dos templos, sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As quais, as colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.
ORDEM DÓRICA NO CASO DA ORDEM DÓRICA ESTA ERA SIMPLES E MAÇISA. A CULUNA NÃO TINHA BASE E ASSENTA DIRECTAMENTE SOBRE O ESTILOBATA. O FUSTE APRESENTA CANELURAS DE ARESTA VIVA E O CAPITA L É MUITO SOBRIO, SENDO CONSTITUIDO PELO EQUINO, E O ÁBACO. O ENTABLAMENTO É FORMADO POR UMA ARQUITRAVE LISA E PELO FRISO QUE SE DIVIDE EM TRÍGLIFOS E MÉTOPAS, ENCIMADO POR UMA CORNIJA. NESTA SE EXPRESSA O PENSAMENTO, POIS SENDO A MAIS ANTIGA DAS ORDENS ARQUITECTÔNICAS GREGAS, PELA SUA SIMPLICIDADE E SEVERIDADE EMPRESTA UMA IDEIA DE SOLIDEZ E IMPONÊNCIA.
ORDEM JÓNICA A ORDEM JÓNICA DISTINGUESE DA DÓRICA PELO FACTO DE A COLUNA ASSENTAR NUMA BASE, DE O SEU FUSTE SER MAIS ALTO E ELEGANTE,COM CANELURAS SEPARADFAS POR UMA SUPERFICIE PLANA,E DE POSSUIR UM CAPITEL MAIS ELABORADO,COM VOLUTAS EM FORMA DE CARACOL. AO QUAL TAMBÉM A ORDEM JONICA PODERÁ SER APRESENTADA AINDA EM DUAS VARIADADES EXPRESSIVAMENTE POR FIGURAS FEMININAS(CARIATIDES) OU MASCULINAS(ATLANTES).
ORDEM CORÍNTIA A ORDEM CORÍNTIA SURGIU NOS FINAIS DO SEC.V ,SENDO ASSIM UMA NOVA ORDEM ARQUITECTÓNICA. ESTA ERA ESTRUTURALMENTE IDENTICA A JONICA, MAS DIFERENCIANDO-SE DESTA POR APRESENTAR UMA MAIOR ABUNDANCIA DECORATIVA. A DIFERENÇA MAIS SIGNIFICATIVA RESIDE NO CAPITAL,MUITO ELABORADO, ONDE SE DESTACAM QUATRO VOLUTAS SIMETRICAS E UMA DECORAÇAO DE CARACTER VEGETALISTA COM FOLHAS DE ACANTO.
ESCULTURA
AS ESTATUÁRIA GREGA REPRESENTA OS MAIS ALTOS PADROES JÁ ATINGIDOS PELO HOMEM. NO PERIODO ARCAICO AS FORMAS DOMINANTES NA ESCULTURA GREGA FORAM O KOUROS,”OS JOVENS” REPRESENTADO NU,DE PÉ,COM OS BRAÇOS ESTENDIDOS AO LONGO DO CORPO E UMA PERNA AVANÇADA ,E A KORÊ,A “RAPARIGA”, TAMBEM ELA TRATADA DE PÉ E VESTIDA COM ROUPAGENS LONGAS,AJUSTADAS AO CORPO. CARACTERISTICAS DOMINANTES DESTE MODELO:A FRONTALIDADE E A SIMETRIA. NO PERIODO CLASSICO PASSOU-SE A PROCURAR MOVIMENTO NAS ESTATUAS,PARA ISSO,SE COMEÇOU A USAR O BRONZE QUE ERA MAIS RESISTENTE DO QUE O MARMORE,PODENDO FIXAR O MOVIMENTO SEM SE QUEBRAR.SURGINDO ASSIM O NU FEMININO,POIS NO PERIODO ARCAICO AS FIGURAS DE MULHER ERAM ESCULPIDAS SEMPRE VESTIDAS. AS CARACTERISTICAS DOMINANTES NA ESCULTURA GREGA SÃO A SIMETRIA,ORITMO,O EQUILIBRIO E A PROPORÇAO.
OS PRINCIPAIS MESTRES DA ESCULTURA GREGA SÃO:
- Praxíteles - Policleto - Fídias - Lisipo - Miron
Po lic l
eto
Li s
ip
o s le te xí ra P
ia
s
Miro n
d Fí