A. “Como mudamos de arco?” Participantes: grupo de 10 crianças Material: Arcos Distribuem-se os aços pelo chão formando um círculo, separados entre si cerca de 1m. Cada jogador coloca-se no interior de um arco. Começa o jogo e os jogadores andam em direcção ao arco da sua direita dando apenas dois passos: um fora do arco, outro dentro. Quando chegam outra vez ao seu arco começam de novo, mas agora dão três passos: dois fora do arco e o terceiro dentro. A terceira vez que iniciam a marcha dão quatro passos para deslocar-se quando chegam ao seu arco, ou se repete ou termina o jogo. “Reconhecemos o corpo” Participantes: grupo Material: música apropriada e lenços para cada jogador A cada jogador dá-se um cinto ou um lenço, que ele deve mover ao ritmo da música. Quando a música pára, o educador nomeia uma parte do corpo, por exemplo: “Joelho”, e os jogadores devem, imediatamente, atar o cinto ou o lenço ao joelho e continuar a seguir a música. A cada paragem da música o educador nomeia uma parte diferente do corpo.
B. “ O Comboio” Participantes: grupo Formam-se comboios de 4 ou 5 crianças, em fila, cada um põe os braços nos ombros do anterior. Todos vão com os olhos fechados, excepto o condutor que é o último da fila. Têm um código que o condutor transmite (um toque suave na cabeça - ir para a frente; um toque no ombro esquerdo - virar à esquerda; um toque no ombro direito – virar à direita; com as duas mãos nos ombros – recuar; apertar a cintura com as duas mãos – parar; mexer na face – aumentar a velocidade do comboio).
“ O guarda das estátuas do parque” Participantes: grupo Material: cadeia, chave O guarda fica de costas para as estátuas. As estátuas dançam e saltam de base para base. Quando o guarda se voltar e estiver alguma estátua fora da base, esta é eliminada.
C. “Combate de Galos” Participantes: grupos de duas crianças Distribua as crianças descalças pelo tapete, formando pares: os galos estão prontos para o combate. De cócoras, as crianças terão de fazer cair o adversário empurrando com as palmas das mãos. “O Solista” Participantes: grupo Material: 1bola Cada jogador tem uma bola e elege-se um, que será o solista criador de gestos. Este deve posicionar-se num lugar destacado na sala. Os demais jogadores distribuem-se pela sala, procurando ver o solista. O solista dá início ao exercício com um movimento: por exemplo, atira a bola e apanha-a. Rapidamente, o grupo repete o mesmo movimento. O solista repete o movimento e acrescente outro: por exemplo atira a bola, apanha-a e depois lança-a de novo ao ar. Todo o grupo repete os dois movimentos e assim sucessivamente, até 4 ou 6 movimentos.
D. “Como parar os bonecos mecânicos?” Participantes: grupo Material: CD com música apropriada Os jogadores representam um boneco mecânico que se move e que não consegue parar enquanto não carregarem no botão de desligar. Um jogador sai da sala e os demais escolhem em conjunto, a parte do corpo
que será o botão de desligar (por exemplo, o nariz). Colocam-se livremente pela sala e começam a mover-se como se fossem robots, enquanto o educador acompanha com música apropriada. O jogador que está fora, ao ouvir a música, entra e começa a tocar num dos companheiros, num sítio do corpo, até acertar no sítio escolhido. Todos os bonecos mecânicos devem parar antes que a música termine. “Bonecos de Corda” Participantes: grupo Material: Pandeiro Os jogadores imaginam que são bonecos de corda e adoptam uma postura estática. O educador percute no pandeiro e pouco a pouco vai diminuindo o ritmo. Os bonecos começas a mover-se realizando movimentos regulares que seguindo a música se vão tornando mais lentos até chegar a parar, como se lhes tivesse acabado a corda. Quando o educador volta a acelerar o ritmo do pandeiro, os jogadores aceleram os seus movimentos. Voltam a ter corda.
E. “Mímica dos Desportos” Participantes: grupo Material: Cartão onde estejam descritos os desportos a representar Uma criança escolhe um cartão e com a ajuda do educador ira tentar mimar o nome do desporto escrito no cartão. “ A Casa do Arco” Participantes: grupo Material: um arco para cada criança Cada criança senta-se no interior de um arco. A educadora anuncia várias situações que ocorrem quando as crianças chegam a casa. A criança faz a mímica na sua casa do arco: em pé, sentada, de cócoras, deitada, de joelhos…