Modelos E Estilos De Pensamento Visual/Verbal – Utiliza os olhos para ler. Visual//Não verbal - Prefere ver gráficos ou diagramas. Auditivo - Usa os ouvidos, aprende ouvindo. Táctil/motor – Usa as mãos, experiências práticas e movimento.
As escolas tendem a ser essencialmente visuais. Muitos auditivos e tácteis/motores ficam em desvantagem quando se utiliza só o visual. O mesmo acontece em casa à hora do trabalho de casa.
Estilo de pensamento
VISUAL /VERBAL
VISUAL/N ÃO VERBAL
Condições preferenciais de aprendizagem
Estratégias para uma melhor aprendizagem
A informação é apresentada visualmente em palavras. No quadro. Em listas com os pontos essenciais, com esquema completo do tópico, dos livros e apontamentos. Estuda melhor sozinho num quarto sossegado. Visualiza a informação apresentada para melhor recordar.
Usa cores com contrastes conforme os temas. Resume a informação chave dos livros ou da aula. Elabora cartões de vocabulário e conceitos a memorizar. Limita a informação nos cartões e visualiza-a mentalmente. Escreve as explicações quando apresentadas em diagramas ou gravuras. Escreve frases e palavras-chave do tema. Usa o computador para receberes informação. Antes do teste/exame faz esquemas visuais e cola as notas retiradas em sítios visíveis (espelho, capa, etc.)
A informação é apresentada visualmente. Utilização de vídeos, mapas, gráficos, figuras, gravuras e outras imagens. Não gosta de estudar em grupo mas sim sossegado e sozinho. Para decorar pode visualizar as gravuras. Pode tender para as Artes e desenho.
Faz cartões de palavras-chave; desenha símbolos e gravuras nos cartões e cores, com limite de informação e visualiza-a mentalmente. Marca as margens do livro com palavras, símbolos, diagramas e cores para melhor recordares. Organiza a informação matemática ou técnica em cartões de forma sequencial e em blocos. Elabora cartazes grandes com ilustrações dos conceitos. Usa o computador para organizar os diagramas e transforma as palavras em símbolos ou gravuras. Escreve frases e palavras-chave do tema. Usa o computador para receber informação. Antes do exame faz esquemas visuais e cola as notas em sítios visíveis.
TÁCTIL /MOTOR
AUDITIVO /VERBAL
Está envolvido fisicamente num laboratório, onde pode manipular os materiais a aprender; pode mover-se fisicamente na sala de aula. Beneficia quando o professor encoraja demonstrações práticas na aula e trabalho de campo fora da sala de aula.
Senta-te na frente da sala de aula para estar mais atento. Toma notas durante a aula. Não te deve preocupar com os erros; deves escrever palavras-chave e desenhar gravuras ou quadros que ajudem à memorização do que ouves, ao estudar anda de um lado para o outro com o livro, as notas na mão e lê a informação alto. Deves pensar em algo onde possas aplicar essa informação e usar as mãos para elaborares qualquer coisa relacionada com isso no laboratório. Deves visitar locais para experimentares os temas (museus…). Usa cartões com gravuras e coloca-os por ordem até ser automático ao rever. Copia a informação em cartazes grandes. Usa o computador para teres a sensação táctil, com gráficos. Ouve música enquanto fazes exercícios. Grava a informação estudada.
A informação é apresentada oralmente, na aula ouve a lição e participa em grupos de discussão. Ouve gravações da aula e das discussões em grupo. Tenta “ouvir” o que foi dito, inter-age com os outros numa troca entre ouvir e falar.
Junta-te a um grupo e a um bom aluno para a preparação de testes e exames. Ao estudar sozinho fala alto para melhor decorar, num quarto onde ninguém te incomode. Lê em voz alta. Grava as aulas e assinala o material mais confuso com a pausa do gravador. Cria as tuas gravações, lendo notas e informação. Usa “Walkman”. Na informação matemática ou técnica “fala ao teu modo” sobre a nova informação por palavras tuas. Raciocina sobre as soluções dos problemas falando alto ou com um colega; depois escreve frases e lê alto.