Mini-Curso de Viola Caipira
1 de 6
http://www.mvhp.com.br/violac8.htm
Mini-Curso Básico de Viola Caipira Guia de introdução para o estudo do Viola Caipira
Capítulo 8: Pagode de Viola E aí pessoal, hoje dando continuidade ao nosso curso vamos ver o ritmo mais amado pelos violeiros do nosso país. Sim, é o pagode de viola. O pagode nasceu nas mãos do saudoso Tião Carreiro no final da década de 50. Tião na época fazendo dupla com Carreirinho estava numa rádio em Maringá e em um momento de descanso pegou o violão e começou a brincar com os ritmos. Ao achar o ritmo que seria conhecido por cipó-preto, ele o gravou em um gravador que havia ali. Com o violão gravado ele pegou a viola e começou a procurar outro ritmo que se encaixasse ali. Nascia o pagode de viola. Tião eufórico, na sua chegada em São Paulo mostrou o ritmo para o compositor e parceiro Lourival dos Santos que disse: “Parece um pagode”. Pagode naquela época queria dizer festa de fundo de quintal, bagunça, Somente nos anos 80 o samba carioca tocado em rítmo mais lento seria conhecido por este nome. Vamos conhecê-lo: O pagode é o ritmo mais difícil de todos pela sua necessidade de coordenação da mão direita e da mão esquerda. Para começar nosso treino, pegue sua viola e toque na corda mi grave a segunda casa com o dedo indicador de sua mão esquerda e sem tirar o dedo dela e sem toca-la novamente, bata com o dedo anelar na quarta corda como um martelo. Bata e fique com o dedo ali, pois se você levantar o dedo, o som morrerá. Isso se chama “ligado” ou em ternos americanizados “hammer-on”. Segue abaixo uma explicação gráfica.
Toque com o dedo indicador na segunda casa da corda mi grave e segure o som, não o deixe morrer
Em seguida bata com o dedo anelar na quarta casa e segure o som, não solte nem o indicador e nem o anelar. Treine bastante até conseguir fazê-lo o mais limpo possível. Vamos agora ver a parte rítmica. Vamos conhecer a batida seca. A batida seca é um rasqueado seco, ou seja, toque um rasqueado forte e com o peso da mão na descida, abafe a corda com a palma da mão. O som tem que sair percussivo. Para testar, faça acordes e toque sua batida seca. Se o som do acorde sair é porque ela ainda não está perfeita. Treine bastante isso. Bom, com o “ligado” e a “batida seca” treinada, vamos ao ritmo:
17/7/2009 12:40
Mini-Curso de Viola Caipira
2 de 6
http://www.mvhp.com.br/violac8.htm
BS – batida seca I – indicador Repare que há um espaço separando a última batida seca e indicador. Este espaço tem sentido. Dê este espaço para tocar. Juntando dois compassos, ele fica assim:
Treine bastante sempre ouvindo as músicas para ter noção do tempo e do ritmo. Agora vamos ver os acordes usados nele. 1
- na saída dos solos: repare no que a viola faz na saída de um solo no pagode. Os
acordes usados ali são:
Acorde 1
Acorde 2
Colocando os acordes junto ao ritmo fica:
17/7/2009 12:40
Mini-Curso de Viola Caipira
3 de 6
http://www.mvhp.com.br/violac8.htm
2 – Para o ritmo no acorde de mi maior: quando precisar manter o acorde mais de um compasso, use o acorde 2:
E o gráfico da levada fica
2
– Para levada do ritmo no acorde de si com sétima ( B7 ) use o acorde 1:
E o gráfico da batida fica:
4- Para outros acordes, como Lá Maior ( A ), Mi maior com Sétima Menor, faça o acorde normal, mas substituindo o ligado pela descida do polegar:
17/7/2009 12:40
Mini-Curso de Viola Caipira
4 de 6
http://www.mvhp.com.br/violac8.htm
Bom, espero que você tenha gostado da aula de hoje. Treine bastante e lembre-se de que seu som tem que ficar o mais nítido possível. Boa sorte e até a próxima. Para treinar seu pagode use as músicas passadas na útima aula.
17/7/2009 12:40
Mini-Curso de Viola Caipira
5 de 6
http://www.mvhp.com.br/violac8.htm
Um grande abraço à todos, bom estudo e até breve com mais novidades! Junior da Violla Dúvidas, sugestões e maiores informações sobre o curso:
17/7/2009 12:40
Mini-Curso de Viola Caipira
6 de 6
http://www.mvhp.com.br/violac8.htm
[email protected] Home-Page: http://www.juniordaviolla.com.br Até os próximos capítulos!!!
BACK | RELOAD | FORWARD
17/7/2009 12:40