Mini-curso De Viola Caipira 4

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Mini-curso De Viola Caipira 4 as PDF for free.

More details

  • Words: 552
  • Pages: 4
Mini-Curso de Viola Caipira

1 de 4

http://www.mvhp.com.br/violac6.htm

Mini-Curso Básico de Viola Caipira Guia de introdução para o estudo do Viola Caipira

Capítulo 6: Formação de Acordes Agora que você viu os dois modos de escalas ( maior e menor ) e fez os exercícios propostos em todos os tons, vamos ver como se formam os acordes. Temos duas categorias principais de acordes: tríades e tétrades. As tríades como o próprio nome já diz são acordes formados por três notas e as tétrades por quatro notas. Vamos conhecê-las: a) Tríades Para a formação de um acorde é necessário que se tenha no mínimo três notas de uma determinada escala. Geralmente se usa a 1ª nota ( também chamada de tônica ), a 3ª e a 5ª nota. Por exemplo, vamos pegar a escala de Mi Maior: E - F# - G# - A - B - C# - D# - E O acorde de Mi Maior seria formado pelas notas E, G# e B. Quando você bate sua viola sem apertar acorde nenhum, automaticamante você estará tocando um acorde de mi maior, certo? Confira então as notas que você está tocando. A afinação da viola é da mais grave para a mais fina: B, E, G#, B, E. E então, bateu? Veja que todas as notas do acorde de Mi maior estão presentes. É assim que se forma um acorde. Vamos pegar agora a escala de Mi Menor: E - F# - G - A - B - C - D - E Fazendo o mesmo procedimento, veremos que o acorde de Mi Menor é formado pelas notas E, G e B. Relembre de nossa primeira aula que cada casa da viola tem um semitom. Então basta procurar no braço as notas do acorde. Veja o desenho a seguir:

Veja que apertando as notas certas teremos da mais grave para a mais fina B, E, B, B, G. Observe que todas as notas fazem parte da escala de Mi Menor. Um bom exercício é pegar todas as escalas maiores e menores que você fez e formar tríades. Lembre-se que o acorde irá ganhar o nome da escala e do modo a que ele pertence. Se você pega e faz a tríade da escala de Dó Maior, obviamente o acorde também se chamará Dó Maior. Na aula que vem veremos como se formam as tétrades. Dando continuidade à parte rítmica, vamos conhecer hoje a Querumana. Este ritmo não é lá muito conhecido, mas está presente num dos maiores sucessos da música caipira dos últimos anos: “Meu Reino Encantado”, gravado em 2000 pelo cantor Daniel. Vamos ver o seu desenho?

17/7/2009 12:39

Mini-Curso de Viola Caipira

2 de 4

http://www.mvhp.com.br/violac6.htm

Este ritmo é muito fácil, porém você tem que observar que ele tem 6 tempos e você toca apenas nos 4 primeiros deixando os dois últimos sem bater. Por exemplo, conte até seis. Depois toque contando os quatro primeiros tempos e no 5 e 6 abafe as cordas para não tocar. Este ritmo é bem audível na música “Encantos da Natureza”, dos nossos saudosos Tião Carreiro e Pardinho. A seguir algumas músicas para você tocar:

17/7/2009 12:39

Mini-Curso de Viola Caipira

3 de 4

http://www.mvhp.com.br/violac6.htm

próximo texto

17/7/2009 12:39

Mini-Curso de Viola Caipira

4 de 4

http://www.mvhp.com.br/violac6.htm

BACK | RELOAD | FORWARD

17/7/2009 12:39

Related Documents