Microsoft Word - 20 Novas Tendencias Para O Futuro

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Microsoft Word - 20 Novas Tendencias Para O Futuro as PDF for free.

More details

  • Words: 1,063
  • Pages: 5
Introdução Este trabalho centra-se no crescimento dos centros de fitness, mais conhecidos como ginásios, nos próximos 20 anos, na sua evolução, nas suas tendências em termos sociais, no apoio ao cliente e na formação dos seus instrutores, em função do seu crescimento estrutural em funções estratégicas e ao nivel financeiro. Espero ser bastante elucidativo nos conteúdos que vou apresentar, mostrando as tendências que se esperam nos centros de fitness ao longo dos próximos 20 anos.

Evolução dos centros de fitness nos próximos 20 anos A tendência para o aparecimento de centros de fitness em todo o mundo, nos próximos 20 anos é de constante crescimento, atingindo mesmo o estatuto de umas das áreas de maior procura de mercado, podendo mesmo a sua quota de mercado aumentar exponêncialmente. Em Portugal o mesmo acontece, não com tanta intensidade como no resto do mundo, mas já com um elevado crescimento. Enquanto é impossível adivinhar o futuro, os mais importantes nomes da indústria do fitness, tentam perspectivar o que de mais valioso pode acontecer nos próximos 20 anos para garantirem valor nesta área, visto que os gestores e os donos dos centros de fitness deverão estar sempre um passo à frente, para melhor evoluírem. A primeira das tendências, é a expansão dos centros de fitness, cujos donos, vão ter a oportunidade de ver os seus negócios expandir-se, quer em termos de tamanho, quer em termos de exigências, quer em termos estruturais. Consequentemente, os pequenos centros de fitness irão passar a médios e os médios irão passar a grandes centros. Outra importante tendência, é o facto de pequenas instalações, abrirem em grande número, proporcionando assim outra grande tendência como a da competitividade no mercado, indo esta aumentar através da compra dos pequenos centros de fitness pelas grandes empresas de investimento.

A localização, vai-se tornar num ponto-chave, sendo uma das melhores maneiras destes centros se expandirem. Os empresários terão que pensar em como fazer chegar facilmente os seus serviços aos clientes, em vez de serem estes a se deslocar para usufruírem dos mesmos. As instalações necessitam de se localizar no centro das comunidades, junto das empresas, próximo dos clientes, para que facilmente se usufrua delas. Os jovens e os idosos, vão ser a grande aposta para os ginásios.O fitness, ao ser considerado um estilo de vida saudável para a maior parte da população adulta, necessita de “chegar” aos jovens e aos idosos, pois são as camadas da população que mais necessitam de uma maior qualidade de vida e de uma ocupação de tempo. Outra grande tendência para o futuro, será combinar o entretenimento à prática da actividade física, oferecendo por isso, mais do que serviços de fitness. Ou seja, precisam de ser considerados centros de diversão além de centros de bem-estar, juntando o desporto à realidade virtual. Outro dos factores que leva a que os centros de fitness evoluam, é que cada vez mais os clientes se preocupam com a sua saúde e bem-estar e estão por isso, cada vez mais instruídos, informados e exigentes sobre as respostas a encontrar às questões levantadas em termos de saúde e prevenção e tudo o que existe para melhorar a sua condição física e mental. Os ginásios devem portanto, estar sempre atentos às necessidades dos clientes, de modo a garantir-lhes o melhor serviço possível, de forma a encontrar respostas diversificadas e adequadas. Para que isso aconteça os centros de fitness terão que encontrar novas maneiras de criar valor, pondo à disposição novos produtos, tais como àguas, suplementos nutritivos e dvd’s e cd’s que ajudem o cliente a desenvolver-se fisicamente. Deverão também oferecer novos serviços tais como: consultas, nutricionistas, massagistas, controlo de peso, tratamentos nutritivos, treino de vários desportos, uma maior oferta de personal trainers e serviços de Spa, e novas modalidades como o Ioga e Pilates, que são procurados pelos clientes na sua busca de uma melhor qualidade de vida oferecendolhes serviços relaxantes.

Com o aumento de todos estes serviços, a legislação foi-se adequando e o seu cumprimento será importante para que os centros de fitness tenham sucesso. Relativamente aos trabalhadores, estes necessitam cada vez mais de uma formação e actualização contínuas de forma a orientar cabalmente cada cliente, como se ele fosse único. Com o aumento das novas tecnologias e do modo como estas facilitam a vida das populações, os ginásios ao criarem serviços online tais como: modos de pagamento, escolha de horários e de aulas, inscrição de novos clientes, estarão a criar valor para si e para os seus clientes aumentando a qualidade dos mesmos. Devido à crescente preocupação com a saúde e o bem estar da população, as companhias de seguros, criam novos produtos e irão apoiar os centros de fitness devido ao facto do custo de saúde dos seus clientes ser alto, apoiando assim, um mercado em ascenção. A informação vai ser uma palavra-chave, visto que ao manterem-se informados sobre os seus clientes podem responder mais e melhor às suas necessidades. Os ginásios para adquirirem as informações que necessitam dos seus clientes, utilizarão a Internet como meio de comunicação e de aproximação com estes. Outra tendência é a consolidação da indústria de suplementos, no qual se verifica uma grande concorrência a nivel de novos produtos e ao nível do índice qualidade/preço prevendo-se uma grande evolução ao nivel de produtos energéticos nos próximos 20 anos, ao nível dos equipamentos de musculação vai haver uma maior utilização dos produtos já existentes, ficando para segundo plano uma inovação destes produtos havendo uma politica de “follow the leader” em termos de desenvolvimento. Em termos do melhoramento de serviços, os donos dos centros de fitness, deixarão de se sentir intimidados com a tecnologia existente, começando a usufruir cada vez mais desta, aumentando o valor dos seus serviços e por isso a satisfação dos clientes, envolvendo-se cada vez mais nas comunidades.

INSTITUTO SUPERIOR DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS

Unidade Curricular: Direito do Desporto Docente: J.M.Chabert

Trabalho realizado: A evolução dos centros de fitness nos próximos 20anos

Trabalho realizado por: Hélder Califórnia Teixeira Pedro 1º Ano Turma 9

30 de Janeiro de 2006

Conclusão

Apesar de poder haver potenciais falhas, em termos gerais, o futuro é brilhante para os centros de fitness já que através do apoio de várias comunidades e do aumento da qualidade dos seus serviços, este negócio vai conseguir criar bastante valor, o que o colocará à frente de muitos outros negócios.

Bibliografia WWW.fitnessmanagement.com

Related Documents