Romeiros e Missionários “Entre os povos narrai a sua glória, entre todas as nações dizei seus prodígios” (Sl 96 [95],3).
Caros Romeiros e Romeiras, quero começar por vos felicitar pela dedicação e perseverança na realização desta Romaria. A Romaria é para o cristão a afirmação de que a vida humana é sempre diferente e não pode ser vivida tal e qual como no passado. A sua meta está sempre mais adiante, na realização sempre mais perfeita do itinerário traçado e vivido por aquele que se apresentou como “o Caminho” que na Verdade leva à Vida (cf. Jo 14,6). A querida e amada Diocese de Jundiaí se prepara para viver um momento extraordinário da graça do Senhor: o seu Jubileu de Ouro que acontecerá no dia 06 de janeiro de 2017. Queremos que a comemoração dos 50 anos da história da Diocese de Jundiaí seja uma verdadeira “sacudida”, uma nova tomada de consciência da nossa fé e um profundo despertar de novas energias no nosso seguimento a Jesus Cristo. Como parte destas festividades queremos que o nome de Jesus seja ainda mais conhecido e é por isto que nossa diocese se prepara para as Santas Missões Populares, que acontecerão em 2016. Como sabemos a missão da Igreja não pode ser vista como algo independente de Deus, como se a Igreja pudesse realizá-la por si só, mas é o próprio Espírito Santo o principal protagonista da Missão. Ele age através dos Apóstolos, mas, ao mesmo tempo, opera nos que acolhem o anúncio missionário. Mais ainda, uma vez que Cristo foi enviado pelo Pai com uma missão, podemos concluir que ao realizar a sua missão no mundo a Igreja precisa ter em Jesus Cristo, que a enviou, o modelo seguro de missão. Jesus foi muito claro e direto ao delegar essa tarefa: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Assim, os cristãos por natureza são propagadores
da mensagem de Jesus Cristo e por isto mesmo são chamados a ser protagonistas na construção da civilização do amor e da paz. Por isto, além de abençoa-los nesta ....ª Romaria de Jundiaí a Pirapora do Bom Jesus, os convoco para serdes missionários nesta empreitada. Quem faz o exercício de peregrinação entende que a vida é breve e não há tempo para fazer tudo, muito menos o mal, mas só o bom e o melhor. De modo que temos que gastar todas nossas energias para conhecer, amar e divulgar o amor de Deus por nós. Assim, eu vos envio como missionários do Amor Deus. Maria é estrela e guia segura para cada romeiro caminhar em direção a seu Filho: que Ela, sob o título de Virgem do Desterro, os proteja nessa jornada. A todos abençoo.