Meio Ambiente No Estado Do Rio De Janeiro

  • Uploaded by: carloshenriquewolkartt
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Meio Ambiente No Estado Do Rio De Janeiro as PDF for free.

More details

  • Words: 1,159
  • Pages: 34
Meio Ambiente no estado do Rio de Janeiro

Pesquisa sobre a situação do meio ambiente em todo o estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa!

Sendo destruída pela ignorância humana.

Nossa pesquisa se baseou na situação do Meio Ambiente no estado do Rio de Janeiro. Tivemos um resultado positivo em relação às pesquisas e entrevistas. A seguir, mostraremos o resultado impressionante do ambientalismo em nosso estado.

Situação de urgência! De acordo com uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o volume de carbono emitido no Rio de Janeiro por indústrias, veículos e outros cresceu mais depressa do que a economia do estado entre 1994 e 2005.

Alexandre Pinto Cardoso, ambientalista, diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha do Fundão – RJ.

Pergunta: Como o senhor vê a situação do Meio Ambiente no estado do Rio de Janeiro? Resposta: Lamentável e preocupante. Podemos observar que o Meio Ambiente no Rio de Janeiro não é valorizado como deveria. Empresas grandiosas que não tem o mínimo de cuidado para com o ambiente. Situações preocupantes aparecem nas reportagens a cada dia, mas o governo coloca um “tapa olho” e não enxerga a situação em que vive o Estado.

Antônio Conceição Reis, de 38 anos, Biólogo, formado pela UFRJ.

Pergunta: Em relação ao Meio Ambiente no estado do Rio de Janeiro, o que lhe preocupa mais?

Resposta: Em relação especificamente ao SO2, o estado do Rio de Janeiro é o que possui o maior potencial emissor no Brasil, com 51% do total, o equivalente a 35.570 toneladas por ano. Na capital, a metalurgia é a principal emissora de SO2 , com 33% do potencial municipal, e a indústria química fica em segundo, com 18%. Juntas, as duas divisões contribuem com mais da metade (51%) do potencial poluidor industrial de SO2 no estado e reúnem apenas 8,5% das indústrias cariocas. Na metalurgia, a emissão de SO2 tem origem, principalmente, na queima de combustíveis fósseis. No caso da química, a maior fonte é a indústria petroquímica.

SO2 é o dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de enxofre. É um gás denso, incolor, não-inflamável e altamente tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante. Por: Antônio Conceição Reis, Biólogo.

ENTREVISTAS

Foram entrevistadas 45 (quarenta e cinco) pessoas, de várias idades e diferentes formações. Vejamos o percentual obtido em tais entrevistas.

Pergunta 1: Como você vê a situação do meio ambiente no estado do Rio de Janeiro? Com os dados levantados, 38% da população entrevistada vê o Meio Ambiente no Rio de Janeiro positivamente. 31% disseram que a situação está controlada, mas ainda falta melhorar muitas coisas. Outros 31% afirmaram que o Meio Ambiente no Rio de Janeiro está em grave situação.

Pergunta 2: Você tem consciência da importância da preservação do Meio Ambiente? 96% da população entrevistada disse que tem plena consciência da importância da preservação do Meio Ambiente. Apenas 4% disseram que não.

Pergunta 3: Você cuida do Meio Ambiente em que vive?

Apenas 51% afirmam que sim. Outros 49% disseram que não cuidam do Meio Ambiente, por diversos motivos.

Analisemos: Nas duas últimas questões, observamos que 96% (quase toda a população entrevistada) tem consciência da preservação do Meio Ambiente; mas apenas 51% cuidam deste mesmo em que vivem. Isso significa que 45%, pouco menos da metade da população, tem consciência da preservação ambiental, mas não preservam o Meio Ambiente. Representa-se aqui a ignorância humana em relação ao cuidado ambiental.

Pergunta 4: Qual problema ambiental você acha mais grave no estado do Rio de Janeiro? 18% dos entrevistados disseram que o problema ambiental mais grave no Estado é a poluição da água. 6% disseram que são os lixos espalhados pelas ruas e lugares impróprios. Outros 76% afirmaram que o problema ambiental mais grave no Rio de Janeiro é a liberação de gases na atmosfera.

Analisemos: Dos 76% das afirmações na questão anterior, dá-se um total de 34 (trinta e quatro) pessoas. Dessas 34 pessoas, 8 (oito) delas são formadas em cursos superiores, entre elas médicos, advogados, biólogos, professores, etc. Entrevistamos 8 (oito) pessoas de nível superior; sendo assim, 100% dos formados em faculdades afirmam que o principal problema ambiental no Rio de Janeiro é a poluição do ar.

Mas, por que a Poluição do Ar é tão prejudicial? Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos, em particular no Rio de Janeiro. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral.

O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência.

Pergunta 5: Você já teve alguma informação sobre como prevenir o Meio Ambiente? Das 45 (quarenta e cinco) pessoas entrevistadas, 54% disseram que sim, 42% disseram que poucas e 4% nenhuma.

Analisemos: Vemos assim a necessidade de mais informações sobre a preservação do Meio Ambiente. Observamos também que, 54% disseram que sim. Isso significa que mais da metade da população entrevistada tem consciência de como preservar o Meio Ambiente.

O doutor Renato Fernandes, 38 anos, cardiologista, afirma que a situação do Meio Ambiente no Rio de Janeiro está se agravando a cada dia. “Se não forem tomadas as devidas providências o mais rápido possível, acontecerá aqui o que dizem sobre 2012 (risos)”

Renato Fernandes, em entrevista concedida no dia 20 de Novembro de 2009 ao projeto de Ambiental do colégio Nelson Rodrigues.

Francisco Almeida, 46 anos, advogado, também formado em Biologia, sem exercer tal profissão.

A preocupação com o Meio Ambiente deve partir do berço. É lamentável que certas pessoas ainda não tem consciência da importância que é o Meio Ambiental para a vida humana. Devemos nos conscientizar o mais rápido possível, antes que seja tarde demais.

A charge anterior mostra com clareza e simplicidade o que o ser humano está fazendo com o Planeta. Os que destroem o Mundo tem pensamentos semelhantes aos dos homens da pré-história: ignorantes e insensatos.

Cenas do filme “2012”, de Roland Emmerich.

Finalizamos aqui a nossa pesquisa sobre o Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro.

“Os homens

são próximos da Natureza; a educação é que os afasta.” Alberto Caeiro.

CIEP 172 – Nelson Rodrigues Projeto de Ambiental Orientadora Márcia Anita Alunos Randson Silva Carlos Henrique Wolkartt Jéssica da Silva Barboza Turma: 3004 Ano Letivo: 2009

Related Documents


More Documents from "Melvin Hood"