O GRUPO CALOPSITAS é uma lista de discussões gratuita. Venha participar! http://br.groups.yahoo.com/group/calopsitas
As penas escondem a real condição da sua ave!
Medir a Condição Corporal de uma Ave Porque é importante: para saber se sua ave está magra demais, o que pode indicar uma doença séria que deve ser tratada.
Como fazer: em um ambiente totalmente fechado, para que ela não escape, pegue sua ave na mão. Se for uma ave de bico torto, como periquito, pegue-a com o auxílio de uma toalha de rosto para evitar bicadas. Se a ave ficar ofegante, solte-a de volta na gaiola, e deixe que ela descanse. Em aves maiores, como papagaios ou araras, prefira a ajuda de um profissional, pois a força do bico podem ferir uma pessoa seriamente. Se você não tiver segurança em pegar sua ave, leve-a a um veterinário especialista em aves ou silvestres para que faça a avaliação pra você. Com a ave em sua mão, passe os dedos sobre o peito da ave, apalpando desde a região entre as perninhas até a parte da frente do peito. No meio do peito podemos sentir a ponta do osso do peito – a quilha. Avalie a quantidade de musculatura que existe em volta desse osso, e compare com a figura.
O que significa: . obesa = mal conseguimos sentir a ponta da quilha, e ao redor há depósitos de gordura, que parecem “almofadas”. A obesidade é comum em periquitos e papagaios. Aves obesas não conseguem voar e podem desenvolver problemas cardíacos ou hepáticos. Procure um veterinário para fazer o tratamento de sua ave! . normal = a normalidade varia entre as espécies de aves, e a ave poder voar influencia na quantidade de musculatura peitoral. Aves que vivem em gaiolas pequenas ou têm as asas cortadas exercitam menos esta musculatura, e por isso costumam parecer mais magras que aves que voam. . magra = em uma ave magra sentimos pouca musculatura no peito. A impressão ao apalpar a região é que o peito tem o formato de um V. Há aves que são magras porque têm este biotipo, mas o mais comum é a ave estar com o início de algum problema. Pode ser por cria excessiva, competição pra se alimentar, stress crônico ou início de alguma doença. Procure um veterinário antes que a condição se agrave. . muito magra = esta é a famosa condição de peito seco. A musculatura ao redor da quilha é quase inexistente. São diversas as condições que podem levar a ave a estado, mas a situação é grave e deve ser tratada imediatamente! Toda informação contida neste material é propriedade do Grupo Calopsitas e não deve ser alterada ou reproduzida sem autorização!
[email protected]