Dialave, Diálise de Aveiro Lda.
A
ALIMENTAÇÃO NO
Proteínas – A albumina
Cátia P. Borges, nutricionista
Nome:__________________________ Data:_____
D
OENTE
R
ENAL
As Proteínas As proteínas são compostos de azoto formados por vários aminoácidos unidos entre si. As proteínas são a maior reserva de energia do nosso organismo logo a seguir à gordura, no entanto elas são essencialmente utilizadas como material de construção, manutenção e reparação dos vários tecidos. Os nossos músculos são a principal reserva de proteínas. Uma ingestão insuficiente de energia pode provocar a degradação de proteínas do músculo para serem utilizadas na produção de energia. Uma perda de 30% das reservas proteicas pode resultar numa extrema fraqueza muscular conduzindo à morte. Durante a sessão de hemodiálise há uma perda de aminoácidos (os constituintes das proteínas) e de algumas proteínas que se não forem compensadas pela alimentação vão provocar uma degradação do seu estado nutricional. A albumina A albumina é a principal proteína no sangue e intervém no transporte de vários nutrientes. É utilizada para avaliar o estado nutricional do doente e se a ingestão proteica é ou não adequada. Valores baixos de albumina geralmente reflectem uma ingestão de proteínas baixa!!! A baixa ingestão de proteínas provoca: Diminuição das defesas do nosso organismo, Aumento do risco de contrair outras doenças como gripe, infecções, etc. (porque as defesas do nosso organismo estão debilitadas), Diminuição da força e da massa muscular, Fraqueza geral, Valores de albumina inferiores a 3,5 g/dl estão associados a um aumento do risco de mortalidade.
Recomenda-se que a albumina num doente em hemodiálise seja superior a 4,0 g/dl. A SUA ALBUMINA ENCONTRA-SE A __________
Alimentos ricos em proteínas: • •
Carne: perú, coelho, frango, porco, pato, vitela, etc. Peixe: robalo, dourada, solha, peixe espada, pescada, solha, cavala, atum, sardinha, carapau, etc.
• Leite e iogurte • Queijo curado • Ovos
Nota: Os alimentos a vermelho também são ricos em fósforo. Consulte o seu nutricionista antes de aumentar o seu consumo. Como aumentar a minha albumina? Não saltar refeições! Uma das principais causas de desnutrição é uma ingestão inadequada de energia e proteínas de uma forma repetida (por exemplo não fazer a refeição antes ou após a sessão de hemodiálise, quer seja o pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar), Ao almoço e ao jantar deve comer sempre carne ou peixe (na quantidade indicada na sua dieta), Se não conseguir comer a quantidade total de carne e peixe recomendada no almoço ou no jantar tente repartir ao longo do dia, Guarde os líquidos (água e/ou sopa) para o final da refeição de modo a que estes não contribuam para uma sensação de saciedade (sentir-se cheio) precoce, Se o peixe e a carne lhe provocam aversão e /ou enjoos e não os consegue comer fale com o seu nutricionista, Ao pequeno-almoço ou ao meio-da-tarde deve comer 1 sandes rica em proteína, especialmente nos dias de hemodiálise. Exemplos de sandes: 1. Sandes de frango: 90g de peito ou perna de frango desfiados, 3 rodelas de pepino, 2 folhas de alface, ¼ de cenoura raspada e 2 claras de ovo cozidas, 2. Sandes de atum: 1 lata de atum ao natural (passar por água), 1 fio de azeite, 3 folhas de alface, 2 rodelas de cebola, 2 claras de ovo cozidas.