Mamografia 2º Bimestre 1) Diferencie sensitometria, termômetro digital e densitômetro em controle de qualidade em mamografia. R: Sensitometria: mede a sensibilidade do filme. Termômetro digital: Mede a temperatura dos químicos Densitômetro: Mede a densidade do filme. 2) Para que serve o teste de Phantom? R: Serve para fazer a calibração da máquina, ele simula o tecido mamário (em seu interior há várias “patologias” impregnadas em uma parafina). 3) Fale sobre a câmara escura. R: A câmara escura não pode virar um depósito, os cantos das paredes devem ser arredondados, em relação à luz de segurança, esta não deve incidir sobre o balcão de trabalho tendo uma distância de 1,5 m do balcão, não utilizar celular dentro da câmara. Realizar o teste de FOG a cada 6 meses. 4) Quais são as restrições para manobra de Eklund? R: Mamas com: próteses endurecidas, próteses aderidas ao parênquima mamário, próteses abauladas, próteses com áreas irregulares. 5) Para que serve o teste de FOG? R: Para verificar se há vazamento de luz para dentro da câmara escura, deve ser realizado a cada 6 meses. 6) Quais as partes do mamógrafo devem ser limpas; e qual material mais indicado para a realização dessa limpeza? R: Limpar principalmente as áreas que entram em contato com a paciente, o bucky e o compressor, não fazer essa limpeza com álcool, pois resseca o acrílico podendo ocasionar rachaduras, o material utilizado para limpeza do mamógrafo é a clorixidina a 0,2%. 7) Como devem ser processados os filmes de mamografia? R: Devem ser processados com a emulsão para cima. 8) Como deve permanecer a processadora ao término da jornada de trabalho? Explique. R: A tampa da processadora tem que ficar aberta, porque vai ocorrer a condensação dos gases (assim que vão esfriando os químicos) se a tampa estiver fechada pode corroer as engrenagens. 9) Qual a temperatura e tempo ideal para o processamento dos filmes de mamografia? R: Temperatura: 33º a 35º Tempo: 2 a 3 min 10) Como deve ser a limpeza de écran e chassi em mamografia?
R: Diária: deve ser feita a seco, com pano macio que não solte pêlo. E semanalmente com líquido antiestático. O movimento para limpeza tem que ser sempre direcional. 11) Explique a manobra de Ecklund. R: Consiste em empurrar a prótese de silicone para trás e comprimir a glândula mamária. 12) Qual a técnica utilizada no mamógrafo para radiografar silicone? R: Técnica manual 13) Quantas são as imagens de mamografia em pacientes com silicone? R: Total de 8 incidências: 2 CC mama + silicone 2 CC sem silicone (manobra de Ecklund) 2 MLO mama + silicone 2 MLO sem silicone (manobra de Ecklund) 14) Qual a função do radiologista em um agulhamento pré-cirúrgico? R: Marcar a lesão e rever todos os filmes. 15) Cite as vantagens e desvantagens do agulhamento. R: Vantagens: disponível em quase todos os serviços, procedimento mais empregado, permite terapêutica definitiva nas lesões Categoria 5. Desvantagens: centro cirúrgico, internação ou cirurgia ambulatorial, maior custo, nem sempre tem bom resultado estético. 16) Qual a importância da radiografia da peça? R: Comprova a retirada da lesão, é feita com ampliação e realizada no mamógrafo. 17) Quais as vantagens do agulhamento por USG? R: Mais rápido (em média 10 min), mais econômico, não utiliza radiação ionizante. 18) Quais são os tipos de biopsias usadas em mamografia? R: Core Biópsia, Agulhamento, Mamotomia e PAAF. 19) Qual o Birads para pacientes que precisam fazer biópsia? R: Birads 4 20) Qual a diferença entre Estéreo prona e vertical? R: Prona: Paciente faz o exame em decúbito ventral Vertical: Faz o exame sentada 21) O que é stereotáxia? R: É um procedimento matemático sendo um computador acoplado ao mamógrafo que dá as 3 coordenadas cartesianas. 22) Quais são as 3 coordenadas utilizadas em stéreo e quais suas funções? R: São X, Y, Z. X: desloca a agulha para direita e esquerda Y: desloca a agulha para cima e para baixo Z: mostra a profundidade da agulha
23) Defina paralaxe R: É uma mudança aparente da lesão sobre ela mesma. 24) O que é imagem scout, par de imagens stéreo e ponto de referência? R: Scout: imagem localizadora, ampola sem angulação. Par de imagens Stéreo: Angula a ampola em +15º e -15º. Ponto de Referência: É utilizado para saber se está no centro da lesão. 25) Quais as vantagens e desvantagens da core biópsia? R: Vantagens: Permite caracterizar lesão maligna e benigna, permite caracterizar lesão infiltrante, permite estudo de receptores hormonais, diagnóstico prévio (seleção de casos para linfonodo sentinela e planejamento terapêutico nas lesões malignas), baixo custo, não necessita internação, excelente resultado estético, não provoca distorção arquitetural, praticamente sem complicações. Desvantagens: pouca disponibilidade necessita de equipamento, necessita de radiologista treinado, necessita de auditoria, necessita de acompanhamento das pacientes, limitações-tipo de lesão, localização da lesão, mama menores que 2 cm após compressão (não fazer CB). 26) Qual a indicação para a realização de core biópsia em mamas pequenas e grandes? R: grandes: a lesão tem que ser vista no RX Pequenas: Tem que ser maior que 2 cm, após ser comprimida. 27) Qual a espessura mamária não é recomendada para a realização da core biópsia? Explique. R: Abaixo de 2 cm na compressão, pois corre o risco de transfixar a mama da paciente com a agulha. 28) Em relação as pacientes de core biópsia, quais são as restrições? R: Pacientes agitadas, obesas, com mamas pequenas, lesão de difícil acesso, que tenha problemas com aspirina. 29) O que é PAAF, e quando é utilizada? R: PAAF: punção aspirativa por agulha fina, é utilizada quando se tem lesão com interior líquido. 30) O que é mamotomia? R: É uma biópsia que utiliza agulha com vácuo. 31) Se em um agulhamento a agulha for introduzida em crânio caudal, qual incidência devemos realizar a seguir? R: Perfil 32) Qual o problema para pacientes que fizeram a colocação de silicone injetável? R: O silicone não é absorvido pelo organismo o que acaba mascarando patologias na região. 33) Qual local na mama é indicado para a colocação do silicone? R: No espaço retromamário.