Lit Por Mariana

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Lit Por Mariana as PDF for free.

More details

  • Words: 432
  • Pages: 2
"Recorda-te que tu és pó, e ao pó voltarás" (cf. Gn 3, 19). Estas palavras, tiradas do Livro do Génesis, lembram a caducidade da existência e convidam a considerar a vaidade de cada projecto terrestre, quando o homem nAs cinzas simbolizam dor morte e penitência. Devemos assim,

mais uma vez, esforçarmo-nos para compreender o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo de exame das nossas acções actuais e pretéritas, tendo em vista viver com a firme esperança de que o futuro nas mãos de Deus se encontra.ão fundamenta a sua esperança no Senhor.

MARIANA ALCOFORADO

Podemos concluir que as Cartas Portugueses, escritas por Madre Mariana Vaz Alcoforado, estão repletas de elementos que nos fazem perceber a literariedade na obra, é caso das metáforas, metonímias e hipérboles. O tema central, o amor, é outra característica que concede literariedade à obra. Esse tema universal favorece a função sinfronismo da literatura, em virtude do facilitamento da catarse gerada no leitor. Foi verdadeiramente uma satisfação ter sido “apresentado” à Madre Alcoforado, que mesmo sem ter intenção, gravou definitivamente o seu nome no mundo das letras; tendo sido a primeira mulher a ter o nome citado dentre os autores portugueses . Agora só cabe, mesmo que figuradamente, agradecer e parabenizar, a corajosa e destemida Madre que foi “...poeta – sonhou – e amou na vida” . Como nos mostra o professor Nicola, o Barroco é traspassado por figuras de linguagem como a metáfora , a antítese ,a hipérbole , a alegoria , dentre outras.

Se pensarmos na vida de Mariana Alcoforado, veremos que os ideais de dúvida e culto do contraste que sustentam o Barroco, habitam o seu consciente e inconsciente. Uma freira que amava um homem certamente vivia um dilema entre o amor carnal e o amor espiritual. Muito provavelmente esses sentimentos contraditórios se digladiavam causando dor e incerteza no interior atormentado de Madre Alcoforado a quinta e última carta apresenta a total transformação sofrida pela jovem, que não só não acredita mais neste amor, como, também, está determinada a esquecê-lo. Este capítulo representa a determinação de um rompimento definitivo da moça com o seu passado. Nesse intuito, ela se torna agressiva, em vez de amorosa como antes. Passa a desfazer do antigo amante, na tentativa de se convencer de que ele nada vale. Há uma gradação no comportamento da jovem, que inicia pedindo para ser amada; após, pede compaixão; em seguida, afirma ver o seu amor aumentar, demonstrando que está no limite; continua, afirmando não ousar pedir-lhe mais nada; e, finalmente, rompe em definitivo com qualquer possibilidade de esperança para o seu amor.

Related Documents

Lit Por Mariana
June 2020 2
Mariana
October 2019 30
Mariana
November 2019 35
Mariana
October 2019 35
Lit
November 2019 48
Lit
November 2019 51