Ligue O Som

  • Uploaded by: CVJ-Maia
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ligue O Som as PDF for free.

More details

  • Words: 695
  • Pages: 13
Ligue o som

A liturgia de hoje revela-nos que Deus chama sempre as pessoas para serem a sua VOZ no meio do Povo, na realização dos seus planos de salvação. Não interessa se essas pessoas são frágeis e limitadas. A força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.

A 1ªLeitura apresenta a vocação do Profeta Ezequiel. (Ez 2, 2-5)

Deus chama um homem comum, com os seus limites e fragilidades, para ser a sua "Voz" ao povo exilado na Babilônia, considerado "de cabeça dura". O resultado não dependia das suas qualidades, mas da força da Palavra de Deus, que ele transmitiu fielmente. Mas como sempre, Ezequiel não foi ouvido.

* O texto mostra elementos da história de uma vocação: - A Vocação profética é sempre uma iniciativa de Deus, não uma escolha do homem; - O Chamamento é dirigido a um homem, mesmo frágil e limitado; - O Profeta torna-se a "Voz" de Deus no meio do povo...

Na 2a Leitura, São Paulo reconhece e assume a sua fraqueza: (2 Cor 12, 7-10) "Para que não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho... Roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. Mas o Senhor me disse: Basta-te a minha graça". * O importante não são as qualidades extraordinárias do profeta. A força de Deus manifesta-se sempre através de instrumentos fracos.

No Evangelho, Jesus volta à sua cidade de Nazaré. (Mc 6, 1-6)

- O Povo admira-se pela sabedoria… pelos milagres… e, perplexo, pergunta-se: "Quem é esse homem? Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria?" - Este Jesus não podia ser o Messias esperado. Eles esperavam um guerreiro como Davi, sábio como Salomão. Não um humilde carpinteiro. Eles conheciam-o muito bem: o carpinteiro, filho de Maria, não poderia ser o enviado de Deus…

- Os conterrâneos rejeitam Jesus por ser um homem comum do povo. Até os próprios parentes não aderiram à sua mensagem. Preferiram renunciar a Deus, mas não à imagem que dele tinham construído. - E JESUS, decepcionado, concluiu: "Um Profeta não é estimado em sua pátria". - Apesar da incompreensão de seus concidadãos, Jesus continuou, em absoluta fidelidade os planos do Pai...

+ Quem é Profeta?

- "Profeta" não é o encarregado de fazer milagres e de prever o futuro. Deus espera dele uma coisa: que transmita a sua Palavra. Deus não tem boca e serve-se da boca de alguém para ser a sua "Voz".

- Onde estão eles? Todos os Batizados foram ungidos como profetas com uma missão a cumprir.

Como desempenhar a missão de Profeta? - Ele deve estar em comunhão com Deus e atento à realidade humana. E intervém, em nome de Deus, para denunciar, para avisar, para corrigir. - A denúncia profética implica, muitas vezes, a perseguição, o sofrimento, a marginalização e, em muitos casos, a própria morte... - Normalmente, Deus não se manifesta na força, no poder, nas qualidades que os homens admiram tanto.

Ele vem ao nosso encontro na fraqueza, na simplicidade, nas pessoas mais humildes e despretensiosas... As nossas limitações humanas não podem servir de desculpa para não realizar a missão que Deus nos confia. Se ele nos pede um serviço, também nos dará a força para superar os nossos limites e para cumprir o que nos pede.

+ Jesus não fez milagres em Nazaré? Por que? "Pela falta de fé dos seus concidadãos.“ - Hoje será diferente? Afirma-se: "Santo de casa não faz milagre". - Por que será? - Pessoas, ignoradas ou rejeitadas na própria terra, lá fora fizeram grande sucesso... Por que será? A Liturgia de hoje nos apresenta três exemplos bonitos: Ezequiel, São Paulo e Jesus. Diante das dificuldades, nenhum desistiu. Lutaram e venceram.

+ Qual a nossa atitude? - Diante das contrariedades, desanimamos e largamos tudo? -Valorizamos ou rejeitamos as pessoas que atuam com dedicação em nossa comunidade? - Como acolhemos os que vêm até nós, como a “Voz” de Deus? Façamos a nossa profissão de fé, não apenas em Deus, mas também nas pessoas com quem convivemos… E veremos que os “Santos de casa” também farão milagres… Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 09.07.2006

Related Documents

Ligue O Som
May 2020 4
Ligue O Som
May 2020 7
Ligue O Som
May 2020 3
Ligue O Som!
May 2020 4
Ligue O Som
May 2020 4
Girassol - Ligue O Som
November 2019 9