Ligue O Som!

  • Uploaded by: CVJ-Maia
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ligue O Som! as PDF for free.

More details

  • Words: 762
  • Pages: 13
Hosana ao Filho de Davi

Ligue o som!

Com o Domingo de Ramos começamos a Semana Santa. Somos convidados a contemplar o grande amor de Deus, que desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se homem, deixou-se matar pela nossa salvação. É uma oportunidade para reviver os mistérios centrais da Redenção.

A Liturgia celebra DOIS FACTOS: - A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém montado num jumento,

à semelhança de um rei vitorioso - O Começo da Semana Santa, com a leitura da Paixão de Jesus Cristo, segundo São Marcos.

Ao longo dessa semana santa, teremos a oportunidade de ler as 4 narrativas. Cada uma com suas características e seus pormenores exclusivos Desejo aprofundar com vocês os aspectos específicos da narrativa de São Marcos, que acabamos de ler. É a primeira, a mais antiga, a mais breve e dramática... É a que mantém uma ordem cronológica mais exata...

1. Jesus não reage diante do beijo de Judas e ao gesto violento de Pedro. Ele se mantém sempre sereno e digno, enfrentando o seu destino de cruz. É a atitude de quem sabe que o Pai lhe confiou uma missão e está decidido a cumprir essa missão, custe o que custar.

2. Facto curioso, exclusivo de Marcos: Um jovem o seguia, coberto somente de um lençol. Quando os soldados tentaram agarrá-lo, livrou-se da roupa e fugiu despido... É possível que esse jovem fosse o próprio Marcos. * Foi a atitude dos discípulos que, desiludidos e amedrontados,

largaram tudo, quando viram o seu líder ser preso e fugiram sem olhar para trás.

3. A Solidão de Cristo:

Abandonado pelos discípulos, escarnecido pelos soldados, Jesus percorre na solidão, no abandono, na indiferença de todos o seu caminho de morte.

Só Marcos faz questão de sublinhar que Jesus se sentiu completamente só, abandonado por todos, até pelo Pai :

"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste ?" É a Oração “humana” de quem sente e não compreende a aparente ausência e abandono de Deus

4. Reacção humana de Jesus diante da morte: No Jardim das Oliveiras, antes de ser preso: "Começou a sentir grande pavor e angústia“ A “Angústia”e o “Pavor” de Jesus diante da morte tornam-no muito humano, muito próximo das nossas fraquezas. A humanidade de Jesus mostra-nos que o caminho da obediência ao Pai é um caminho possível a todos nós.

5. Jesus está sempre em silêncio: - No Tribunal, quando acusado, Jesus manteve um silêncio solene e digno. Mas quando perguntado se era o Messias, responde prontamente: "Sim, eu sou", e só. - Durante o processo: nenhuma palavra; - Há situações na vida, nas quais não vale a pena responder... É melhor guardar o silêncio

6. A Profissão de fé do Centurião: Aos pés da cruz, o comandante dos soldados romanos exclama: "Verdadeiramente esse homem era Filho de Deus".

- É o ponto culminante da narrativa de Marcos, que no seu Evangelho, procura responder: "Quem é Jesus?" A resposta (a descoberta) não foi feita por um apóstolo, nem mesmo por um discípulo, mas por um pagão.

7. Atitude "corajosa" de José de Arimatéia em pedir a autorização para sepultar Jesus diante da autoridade que condenou.

8. "ABBA”, Pai: Essa palavra somente Marcos a coloca nos lábios de Jesus, exatamente na hora mais dramática da sua vida, quando depois de ter pedido ao Pai de poupá-lo de uma prova tão difícil, se abandona, confiante, nas suas mãos.

E os Ramos, que sentido têm? Os ramos devem ser o Sinal do compromisso de quem deseja viver intensamente essa Semana Santa. - Não basta apenas aclamar o Cristo em momentos de entusiasmo e depois crucificá-lo na rotina de todos os dias.

- Que o Lava-pés nos motive a limpar o coração com a água purificadora da Penitência e a nos pôr a serviço dos irmãos. - Que a Ceia do Senhor nos faça valorizar a presença permanente de Cristo em nosso meio na Eucaristia e seja o alimento constante em nossa caminhada. - Que o Getsêmani nos anime a fazer a vontade do Pai, mesmo pelos caminhos do sofrimento e da cruz. - Que o Túmulo silencioso seja o nosso "deserto" para escutar mais forte a voz de Deus e um estímulo para remover todas as pedras que mantém ainda trancado o Cristo dentro do túmulo do nosso coração - Que a Vigília Pascal reanime nossa Esperança nas promessas do Senhor, enquanto aguardamos a sua vinda.

Assim esta Semana será realmente Santa e a Páscoa acontecerá em cada um de nós. Cristo realmente venceu as trevas do pecado e da morte. Aleluia! Feliz Páscoa!

Related Documents

Ligue O Som
May 2020 4
Ligue O Som
May 2020 7
Ligue O Som
May 2020 3
Ligue O Som!
May 2020 4
Ligue O Som
May 2020 4
Girassol - Ligue O Som
November 2019 9