CLUBE DE TEATRO Guião da peça de Teatro “LENDA DA MARRABENTA (1970)” TEMA: dedicado ao ano internacional do Multiculturalismo Étnico – Tolerância: respeito pelas várias etnias e suas culturas. OBJECTIVO DA PEÇA: Aprender a conhecer, interpretar e respeitar a cultura africana através das expressões: corporal (mímica e dança); plástica (desenho, pintura e artesanato) e musical. Cenário de sombras: um coqueiro feito em material reciclado; um recipiente para moer milho feito em madeira; 2 pilões (tubos de cartão prensado pintados de forma a imitar a madeira); uma esteira de origem africana; um boneco; capulanas; peneira, milho …
Equipamento sonoros: Jambés (instrumentos musicais africanos); Gravador portátil e Cd com música da Marrabenta.
Personagens que representam a lenda: Elisa [envolta num lenço comprido]: Cátia (7ºC) Curandeiro [vestido com capulana africana]: Rui (5ºC) Ajudante do curandeiro: Márcia (7ºC) Mãe de Elisa [envolta com um lenço na cabeça]: Cristiana (7ºC)
Instrumentalistas: Ian (5ºC); Leonardo (5ºC); Bruno (7ºC) e Gabriel (5ºC).
Figurantes: Moer milho com pilões: Bruno (5ºC); Daniel (5ºC) Mulher com bebé às costas [envolta numa capulana africana, a beber água de coco com palhinha à sombra do coqueiro]: Joana (5ºC)
Dançarinos vestidos com saias e braçadeiras de ráfia: Todos os alunos do Clube à excepção do curandeiro e mulher com bebé às costas.
1
DRAMATIZAÇÃO DA PEÇA: Narrador: Nascida do ventre quente de África, cantada com a alma e dançada com o corpo, envolta em lenda plena de ritmo e significado esta é a música de Moçambique: • Fazer player para apresentar a música ao público durante 10 segundos. • Parar música. Narrador (continua): Toda a Marrabenta está baseada num tema: Histórias de amor ou simples referências aos hábitos ou à maneira de ser de determinadas pessoas. Foi assim que o nosso Clube de Teatro no intuito de reavivar e/ou dar a conhecer a música através do teatro, dramatizou a história que vamos contar: • Personagens dos jambés iniciam um toque de ritual mágico durante uns segundos, para dar início à dramatização. Acção 1 [Entram em cena todos os personagens que se vão colocando nos respectivos lugares deixando um espaço ao centro do lençol para os personagens do ritual, à excepção de Elisa e sua mãe]. • Continuar a tocar mas diminuir o som do toque dos jambés sem parar a dramatização. Narrador (continua): Elisa era a mais bela e a mais solitária das raparigas das redondezas. Desiludida por não conseguir fazer amizades vai consultar o curandeiro. • Levantar o som do toque dos jambés durante mais uns segundos Acção 2 [Enquanto Elisa entra em palco a coxear, apoiada pela mãe. Esta aproxima-se do curandeiro que se encontra sentado como que meio ajoelhado. Este dá-lhe indicação para que se sente na esteira que já se encontra estendida à sua frente]
2
Acção 3 [O curandeiro ajoelhado, olha Elisa atentamente e depois levanta as mãos para o céu a invocar os espíritos e faz gestos a dizer que os Deuses querem dinheiro. A mãe de Elisa faz o pagamento e o seu ajudante arrecada o dinheiro numa bolsa. Entretanto o curandeiro prepara-se para iniciar a operação] • Parar música e continua a representação.
Narrador (continua): Uma vez exposto o seu caso, o curandeiro invocando os espíritos explica que estes querem dinheiro. Após o pagamento feito começa então a operação: • Fazer Play por dramatização.
mais
uns
segundos
e
continuar
a
Acção 4 [O curandeiro lança várias vezes ao chão uma mão cheia de pedrinhas mágica e apontando para pernas de Elisa faz entender que o mal se encontra nelas] • Parar música e continuar a dramatização anterior. Narrador (continua): O curandeiro adivinha que o mal está nas pernas de Elisa. • Levantar o som dos jambés por mais uns segundos Acção 5 [Enquanto o curandeiro passa repetidamente um rabo de raposa pelas pernas de Elisa no sentido de vai e vem] • Diminuir o som do toque dos jambés e continuar a representação anterior. Narrador: Depois de lhe tirar os “xipopos” todos, isto é, os maus olhados, o curandeiro dá algumas indicações a Elisa: Acção 6 [Pede-lhe que se levante e que lhe dê com um pé da cada vez nas costas, colocando-se de cócoras e de costas viradas para Elisa. De seguida ordena aos tocadores de jambés que toquem a marrabenta e manda-a dançar. Neste momento retiram-se de cena alguns personagens da lenda 3
ficando no centro, Elisa, a mãe de Elisa, o ajudante do curandeiro enquanto entram os outros personagens da dança]. • Fazer Play para se ouvir a música da Marrabenta. • Entretanto, baixar ligeiramente o som da música para se ouvir a última fala do narrador: Narrador finaliza: A música salta, a magia da lenda envolve todos os presentes, que possuídos do ritmo cercam Elisa que liberta dos seus males se prepara para dança da Marrabenta que tem como título “ Elisa gomara saia”
• Colocar o Cd da Música [Todos dançam durante 5,3 minutos]. FIM
Autores do guião: Professora Isabel Manso e os alunos do Clube de Teatro da EB 2,3/S Pedro Álvares Cabral de Belmonte.
4