Legenda De Vectora

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Legenda De Vectora as PDF for free.

More details

  • Words: 14,059
  • Pages: 19
Legenda do Mapa de Vectora Por Jefferson Tadeu Frias 1

CASTELO VECTORIUS Proprietário: Vectorius Descrição: A imensa morada do arquimago, quase uma cidade à parte, incrustada nas montanhas ao norte.

Descrição: pista de pouso para naves, balões, navios voadores, etc. Entrada principal da cidade, ao sul. 11 ESTAÇÃO DE ANCORAGEM Descrição: é aqui que a cidade atraca nos ancoradouros espalhados pelas grandes capitais do reinado.

2

AVENIDA CIRCULAR Descrição: avenida panorâmica que circula toda a cidade, proporcionando uma visão inesquecível das alturas. Possui áreas de pouso e decolagem para quem deseja evitar o ancoradouro principal assim como postos da milícia para fiscalizar esses pousos e decolagens.

12 POSTO DA MILÍCIA Descrição: postos para esclarecimentos de dúvidas quanto às leis da cidade, resolução de problemas, prisões, etc. Postos espalhados pela cidade são geralmente ocupados por jovens cadetes (Com 1), sob o comando de um oficial mais graduado (Gue 4 ou Gue 4 / Mag 2). O posto na praça de entrada é comandado por Camélia (Gue 4 / Mag 2, NB).

3

AVENIDA DO SOL Descrição: corta a cidade no sentido lesteoeste. 4

AVENIDA DAS ESTRELAS Descrição: corta a cidade no sentido norte-sul, ligando a entrada principal ao castelo de Vectorius.

13 GUILDA DOS RANGERS URBANOS Descrição: presta serviços de orientação aos visitantes. Aqui se pode contratar guias para ajudálo a encontrar quase qualquer coisa na cidade. Possui postos espalhados em vários locais.

5

PRAÇA DO CONSELHO Descrição: prefeitura e manutenção dos campos de restrição e levitação da cidade.

14 ASAS DO DRAGÃO (Praça de Entrada) Proprietário: Herikann (Hum Clé 10 [Hydora] / Esc. Hydora 5, CB) Descrição: presta serviços para viajantes de partida, capaz de conjurar andar no ar (40 PO para cada 20 min., máx. 5 horas por 600 PO).

6

BAIRRO MAGUS Descrição: bairro noroeste, especializado em produtos alquímicos, componentes para magias e itens mágicos. 7

BAIRRO BARA Descrição: bairro nordeste, especializado em cultura e entretenimento, com artesãos, bardos, livreiros e tavernas.

15 ESTÁTUA DE VECTORIUS (Praça de Entrada) Descrição: estátua de 4 metros de altura do arquimago segurando sua cidade na mão direita. Dizem que ele pode observar todos através dos olhos da estátua.

8

BAIRRO MUCRO Descrição: bairro sudoeste, famoso por armas, armaduras, ferramentas e equipamento para aventuras em geral.

16 FORJA DE KEENN (Bairro Mucro) Proprietário: Haradrumm (anão, Esp 12 / Cle 6 [Keen], NM) Descrição: Um dos maiores forjadores de armaduras e escudos (+31 de modificador de Ofícios). Sua bigorna, dizem, foi abençoada pelo próprio deu da guerra (+10 de bônus adicional). Rápido e habilidoso como ninguém, também cobra preços elevadíssimos (100% acima do normal).

9

BAIRRO NUMEN Descrição: bairro sudeste, especializado em produtos de origem animal ou vegetal, desde peles e ervas até animais e monstros vivos. Reduto dos templos da cidade. Precisa de cura? Esse é o lugar. 10 PRAÇA DE ENTRADA

17 O BRAÇO DE FERRO (Bairro Mucro)

1

Proprietário: Jandira (meio-elfa, Esp. 2, NB) Descrição: a maior taverna de Mucro, onde um golem de ferro capturado por aventureiros serve de diversão. Vencer o golem numa disputa de queda de braço (3 testes seguidos de força, +11 de modificador do golem) garante o direito de não pagar a conta e uma boa fama nas redondezas (+2 de bônus de circunstância em testes de Diplomacia e Intimidar no bairro). É até permitido usar magia para aumentar sua força na hora da disputa. A proprietária confia tanto em seu garoto que nem se importa com isso.

21 A AFLIÇÃO DO MAL (Bairro Numen) Proprietário: Maurice Evilbane (hum, Pal 6 [Khalmyr] / Esp 4, LB) Descrição: essa é uma loja de venenos incomum. Os venenos (ou aflições como o dono os chama) só afetam criaturas de tendência maligna. É a única loja de venenos autorizada da cidade e não faz negócio com pessoas de tendência maligna. 22 BAZAR DE NIMB (Bairro Numen) Proprietário: Talir Dalac (hum, Cle 3 [Nimb] / Lad 5, CN) Descrição: uma loja insana de preços insanos (role 1d10 para, em percentagem, obter um desconto no preço normal do item). Aqui são vendidos poções e itens mágicos (peças sagradas de Nimb, segundo o proprietário). Algumas peças são amaldiçoadas, ou não funcionam corretamente. Coisas de Nimb, arrisque por conta própria.

18 OFICINA DE ROTHAK (Bairro Mucro) Proprietário: Rothak Mão de Aço (Orc, Esp 5 / Gue 4, N) Descrição: Loja especializada em armas tradicionais da raça orc, um dos poucos lugares do mundo onde se pode comprar um machado orc duplo obra-prima. Rothak vende a preços justos e não se importa com aventureiros que provavelmente vão usar as armas compradas para matar outros orcs. “Azar deles, deviam comprar minhas armas!”, diz.

23 PET SHOP (Bairro Numen) Proprietário: Conde D (hum, Esp 4, LN) Descrição: pequena e discreta loja de animais, que serve de fachada para um bazar que vende criaturas exóticas (fadas, medusas, sereias, etc). Os clientes assinam um contrato, prometendo sigilo e seguir certas regras específicas para cada criatura (nunca tirar a venda da medusa, nunca alimentar o mogwai após a meia-noite, etc). A milícia nunca conseguiu provar a existência do comércio secreto da loja.

19 CIRCO DA VERDADE (Bairro Mucro) Proprietário: vários mercadores ricos Descrição: circo que promove combates não letais para divertir a platéia. Cada mercador patrocina um lutador, lucrando com a propaganda feita por ele (ainda mais se vencer várias vezes). A cada parada da cidade, começa um novo torneio no circo. Lutadores fortes, recém chegados à cidade costumam receber propostas para lutar com o equipamento de algum comerciante. As recompensas são equivalentes ao tesouro de ND igual ao do oponente derrotado.

24 ARMAZZÉN ARCANNOH (Bairro Magus) Proprietário: Turunduir “Saraivada” Smokedhand (anão, Fet 5 / Mag 5, CB) Descrição: magazine oficial comissionado pelo conselho de Wynnla, para mostrar as boas relações com a cidade voadora (já que ela não passa pelo reino da magia para evitar cair). Vende artigos importados de Wynnla e o responsável pela loja é bem humorado e adora conversar (especialmente sobre cerveja).

20 A GUILHOTINA (Bairro Numen) Proprietário: Kaldarimm Thormgald (anão, Rng 2 / Esp 3, NM) Descrição: loja de armadilhas e equipamentos para caçadores. O proprietário (que perdeu a perna num ataque de um troll) diz se orgulhar de continuar matando monstros indiretamente. Mas isso é só um disfarce para a verdadeira atividade: vender armadilhas para matar humanóides, como vingança contra seu antigo grupo que o abandonou para ser mutilado. Kaldarimm faz miniaturas de armadilhas existentes para proteger Doherimm. Esse segredo só pode ser descoberto com um teste de Diplomacia (+2 de bônus para não humanos, +4 para anões). Os preços são de 1000 PO por nível de desafio, e o tempo de construção é de 3 dias / ND (o normal seria 1 semana). Não trabalha com armadilhas mágicas.

25 KLAUS POÇÕES (Bairro Magus) Proprietário: Klauskinsk (elfo, Mag 8, LN) Descrição: loja especializada em poções sob encomenda e ingredientes e aparelhagem para confecção de poções. Klaus também é apreciador de bebidas (vinho, cerveja, licores, uísques, tequilas, vodcas, etc). Tem um estoque e um conhecimento invejável no assunto. 26 BIBLIOTECA DAS RESPOSTAS (Bairro Magus) Proprietário: Baarlukia (Gino esfinge, Mestre do Conhecimento 3, LN)

2

Descrição: livraria especializada na compra, venda e avaliação de livros raros, exóticos e antigos. Consegue identificar itens mágicos com um olhar com quase 100% de certeza. Especialista em línguas antigas e até mesmo extintas. Detalhe: a proprietária fala apenas através de perguntas.

32 Capela de Khalmyr Descrição: Pequeno templo dedicado ao deus da justiça 33 Capela de Marah Descrição: Pequeno templo dedicado à deusa da paz

27 REINO DOS DEUSES (Bairro Bara) Proprietário: desconhecido, gerente: Micael Kabelus (Agelus, Esp 5, LB) Descrição: o hotel mais caro de todo o mundo (2000 PO de diária). Quarto majestosos e enormes (como na magia mansão magnífica), todos com terraços com portais mágicos que dão vista para os reinos dos deuses. Os terraços são protegidos para que ninguém os atravesse. Boatos de hospedes desaparecidos circulam pelas ruas mas são negados pela administração.

34 Capela de Valkaria Descrição: Pequeno templo dedicado à deusa da ambição 35 Capela de Tanna-toh Descrição: Pequeno templo dedicado à deusa do conhecimento 36 Capela do Panteão Descrição: Pequeno templo onde se pode orar para todos os deuses do panteão e conseguir alguma cura mágica (pagando o preço padrão, é óbvio).

28 DANÇA DE MARAH (Bairro Bara) Proprietário: clériga responsável: Yelenia Calmness (hum, Cle 7 [Marah], LB) Descrição: este majestoso templo de Marah é o maior salão de bailes, cerimônias, casamentos, formaturas, etc. Está constantemente sob efeito de acalmar emoções, bênção e boa esperança. Todos no templo recebem penalidade de -2 em testes de Vontade e bônus de +2 em testes baseados em Carisma. Prislanya, a ninfa que estava no labirinto de Valkaria, cumprindo missão para a deusa da paz, costuma vir ao templo ocasionalmente para celebrar cerimônias ou simplesmente para cantar.

37 A GALERIA DOS DEUSES (Bairro Numen) Descrição: este imenso prédio em Numen, que pode ser visto de longe de fora da cidade, abriga várias pequenas lojas, onde você pode encontrar quase todo tipo de coisa relacionada aos deuses (sejam eles de Arton ou de outros mundos), além de outros itens de origem animal e vegetal, conforme a tradição do bairro. Gerenciado por Azafel Angdrim (elfo do céu, Esp 7 / Rng Urb 2, CB), o prédio responde diretamente ao conselho dos seis, mais especificamente à conselheira da luz, Veeri Marszot (humana, Cle 6 / maga 6 / TeurgMist 6, N). Aqui você encontra também praticamente todo tipo de comércio, de comida e bebida a itens mágicos ligados ao divino. Dentre os vários estabelecimentos da Galeria, estão: • Centelha Divina – de Jana Ameena (humana, Cle 5, N), uma casa especializada em comércio de componentes matérias e focos para magias divinas. • A Escuderia Sagrada – de Penrith Govannonson (humano, Adp 7, NB), loja que fabrica e vende símbolos sagrados e amuletos de cada deus do panteão (maior e menor) além de símbolos de outros deuses de outros planos. • Espelho dos Deuses – de Jaroak Quillhand (anão, Esp 3 / Cle 3, N), que comercializa pinturas dos deuses. Quer um quadro de Tenebra? Esse é o lugar. • Em-Pó-Rio dos Deuses – de Arviric Powdery (halfling, Esp 5, CB), loja de

29 Ateliê de Zentura (Bairro Bara) Proprietário: Zentura (medusa, Esp 5, LB) Descrição: uma das mais talentosas escultoras de que se tem notícia. Correm boatos de que as esculturas na verdade sejam criaturas petrificadas por ela. Mas a medusa sempre negou isso, caindo em prantos ao ser acusada de tal patifaria. 30 Memórias de Tamu-ra (Bairro Bara) Proprietário: La-oh (ogro mago, Esp 2, N) Descrição: antiquário especializado em peças tamuranianas. Sempre recebe muito bem os conterrâneos do Império de Jade, com um delicioso chá verde. 31 Indumentárias Tpish (Bairro Bara) Proprietário: Valdslav Tpish, gerência: Sr. Hanil e Sra. Tilek Goldneedle (casal de halflings, Esp 5, NB) Descrição: loja de roupas da família Tpish, conduzida por halflings habilidosos que fazem a maioria das peças, mas também adquirem e negociam trajes luxuosos ou especiais, incluindo suntuosos trajes reais.

3

ervas, e componentes para poções e magias que tem a peculiaridade de vender todos os seus produtos em pó. Precisa de 250g de pó de prata? Achou... • Dados de Nimb – de Len-Lun Mikklas (humano, Cle 5 [Nimb] / Esp 3, CN), uma estranha loja de porta irregular e espelhos por todos os lados, especializada em fabricar e vender um único item, dados. Sim, o símbolo do deus do caos. Dizem os rumores que alguns dados são mágicos e possuem poderes estranhos. • Boticário Peçonha – de Ophídio Peçonha (humano, Esp 8, N), que é famoso por vender antídotos para quase qualquer tipo de veneno conhecido. E muitas outras coisas mais.

criaturas proibidas de comercialização da cidade. Mas, o astuto mago foi mais longe em seu investimento. Ele criou um zoológico inteiramente virtual. Todas as criaturas expostas não passam de ilusões permanentes criadas por ele, de forma que o local não oferece nenhum risco aos visitantes. Se quiser ver alguma criatura realmente estranha, sem correr o risco de ser devorado por ela (como acontece no hotel Reino dos Deuses, de acordo com os boatos), esse é o lugar ideal. Praksutagus costuma pagar altas quantias a aventureiros que consigam lhe trazer uma criatura exótica viva para que ele possa copiar magicamente com suas ilusões. O valor da recompensa aumenta se o exemplar vier acompanhado de um estudo sobre seus hábitos, características, habitat, etc.

38 REFÚGIO DOS ANTIGOS (Bairro Numen)

Proprietário: Dileck Roramil (humano, Rng 3 / Esp 5, N) Descrição: Dileck Roramil era um ranger habilidoso, implacável na caça às suas presas favoritas, que guardava como troféu os crânios de seus inimigos. Um dia esses estranhos troféus lhe salvaram a vida, quando ele, desarmado, teve que usar os esqueletos como munição para afugentar criaturas que tentavam devorá-lo. Dileck percebeu que além de troféus, os ossos poderiam ser boas armas e construiu com o fêmur da criatura vencida uma espada. Em suas andanças, ele sempre encontrava algum aventureiro disposto a comprar sua exótica espada e percebeu que poderia lucrar com aquilo. Dileck se tornou então um escultor de armas de ossos e quando a fama e o dinheiro vieram, construiu sua oficina em Vectora. O Ossuário é uma loja onde você pode comprar ou encomendar armas e outros utensílios feitos a partir de ossos de quase qualquer criatura. Um comércio um tanto mórbido, mas próspero. A loja exibe em suas prateleiras a matéria-prima usada pelo ranger, ossadas dos mais variados tipos de criaturas. Espadas de osso de dragão, adagas de dentes de hidra, sabres de presa de mamute das Uivantes, machados de fêmur de gigantes, quase tudo pode ser encontrado aqui ou encomendado, se você preferir. Dileck tem um humor grosseiro e simples típico de alguém acostumado à vida selvagem. É um grande apreciador de fumos exóticos, e está sempre disposto a aceitar um desafio em sua profissão. Quanto mais exótico o formato da arma, maior sua satisfação e empenho, e o preço também, é claro.

40 OSSUÁRIO

Proprietário: Dubultach Rum'oth'tas (elfo meio-dragão [azul], Cle 10 / Mestre Conhec. 3, N) Descrição: essa discreta loja em Numen, ao lado da Praça Myrvallar atua como antiquário e livraria especializada no divino. Seu proprietário, um meio-dragão azul de vários anos de idade, possui vasto conhecimento sobre as religiões de Arton e além. Dubultach tem grandes conhecimentos em línguas e religiões antigas, conhece lendas relacionadas aos deuses, sabe decifrar antigos escritos divinos e pode identificar várias magias só de ouvir a descrição dos efeitos. Seu proprietário geralmente é arrogante e inamistoso, mas dificilmente se recusa a responder uma pergunta e nunca recusa um bom desafio, sejao decifrar uma inscrição ou contar uma lenda para algum curioso desconfiado. 39 ZOOLÓGICO Numen)

FANTÁSTICO

(Bairro

Proprietário: Praksutagus Darkman (humano, Mag 10 [ilusionista], N) Descrição: Numen é um bairro ligado ao divino e ao natural. Plantas e animais são comuns aqui. Praksutagus, um ilusionista respeitável, decidiu montar aqui um zoológico. Até ai nada de anormal, mas acontece que nesse zoológico, além de alguns animais exóticos de Arton, também existem como atração principal, muitas criaturas de outras dimensões, por onde a cidade voadora passa. Um zoológico com animais estranhos ao mundo de Arton poderia ser um problema caso algum desses animais fugisse ou caso algum deles tivesse inteligência suficiente para constar na lista de

DILECK

(Bairro

Numen)

41 SELARIA DOS DEUSES (Bairro Numen)

4

Proprietário: Rinnel Lucoff (elfo, Cle 10 [Hippion], LB) Descrição: Esta loja não aparenta ter nada de especial. Vende montarias comuns e exóticas, bem como equipamentos como selas, arreios estribos, etc. Entretanto, ela se diferencia das demais justamente por pertencer a um clérigo do deus dos cavaleiros e amazonas. Rinnel Lucoff é um clérigo de Hippion que emprega o poder recebido de seu deus para criar selas, ferraduras, arreios, estribos e outros equipamentos mágicos para as montarias. Não é raro encontrar aqui itens como ferraduras da velocidade, ferraduras de vôo, selas de carga (que funcionam como a mochila de carga, minimizando o peso da montaria), arreios de vínculo mental, selas aladas, etc. Rinnel é um elfo muito calmo e educado, que sempre atende sorrindo, mas apesar de toda essa simpatia, mas somente aqueles que se mostram dignos (ou seja que respeitam o Deuscavalo e seus dogmas) têm o direito de ter acesso a esses itens maravilhosos.

cozidos, ensopados, churrascos, etc). Mack, o proprietário, é um nobre do reino de Yuden que descobriu uma forma de enriquecer ainda mais. Empenhou a sua fortuna para montar este luxuoso restaurante, onde ele vende, entre outras coisas, carne de criaturas proibidas de serem comercializadas na cidade (carne humana inclusive). Mack atente pessoalmente cada cliente, investigando suas reais intenções (um simples freguês, alguém da milícia disfarçado, ou alguém desejando um item proibido) para então indicar um garçom adequado, instruído para atender o cliente da maneira devida. Os pratos sempre são servidos de forma decorativa, ficando impossível distinguir um assado de javali de um humano. Somente com um teste de diplomacia bem sucedido (CD alta) é que se consegue convencer Mack a lhe mostrar o “menu proibido”. Mack é sempre prestativo e gentil, o que dificulta ainda mais para a milícia descobrir seus negócios ilícitos. 44 FIGUEIRA

BRANCA

(Bairro

Numen)

42 A ESTREBARIA ALADA (Bairro Numen) Proprietário: Theophania Moonlight (elfa, Dru 6 [Allihanna], N) Descrição: localizada na Praça dos Figos, na Rua Greenaria, esta modesta floricultura trabalha com espécies raras e incomuns de plantas. Theophania, uma elfa introvertida e muito tímida, vende, além de plantas exóticas, extratos vegetais, infusões, poções a base de plantas, e todo tipo de remédio vegetal. Também é possível conseguir frutos mágicos que alimentam como uma refeição completa e curam ferimentos (frutos encantados com a magia bom fruto). Theophania tem também uma “coleção” particular de exóticas criaturas do tipo planta (incluindo um bulbassaur, hehehe) que ela cuida com todo carinho e dedicação, sempre auxiliada por um ente amigo seu a quem ela chama de Pinock. A druida também presta serviços de cura e treinamento para animais (considere o dobro do preço normal de um adestrador e somente metade do tempo necessário para treinar o animal). Se chegar a Vectora com algum companheiro animal, ela pode ensinar alguns truques a ele por um preço justo, enquanto você faz suas compras. Apenas alguns poucos que conseguem conquistar a total confiança da elfa recebem o privilégio de poder comprar alguns de seus bichinhos planta, ou até mesmo receber um deles como presente. Dizem os rumores que a gigantesca figueira branca da praça dos figos foi cultivada por Theophania que usou sua magia para torná-la tão grande como é hoje.

Proprietário: Ahnes Jaten (humano, Rng 5 / Esp 3, N) Descrição: o nome deste estabelecimento já diz tudo. Aqui é um dos muitos lugares onde você pode conseguir uma montaria alada, ou acessórios para ela. Selas, arreios, estribos, e tudo mais para equipar sua montaria. Vários animais alados também são comercializados aqui, alguns proibidos inclusive (sob a vista grossa da milícia). Pássaros e insetos gigantes (geralmente animais atrozes), stirges, grifos, abelhas-grifo, e até animais mais exóticos, como cavalos (e outros bichos) que possuem asas e outras características draconianas (criaturas com o modelo meio-dragão), são vendidas aqui. Se você gostar muito de sua montaria atual e estiver realmente precisando de uma montaria alada mas não que ser desfazer de seu cavalinho querido, pode encontrar aqui a solução para seus problemas. Se Ahnes for com sua cara (teste de diplomacia CD alta), ele pode intermediar por você no Grêmio dos Médicos Monstros, para conseguir que um belo par de asas seja implantado em sua montaria. 43 MACK

TROVALD’S

(Bairro

Numen)

Proprietário: Mack Trovald (humano, Esp 4 / Ari 3, LM) Descrição: próximo ao parque de entrada, na Avenida Circular, fica esse luxuoso restaurante. Especializado em carnes, esse é o lugar pra você se gosta de uma comida nutritiva e cheia de colesterol. Vários tipos de animais exóticos podem ser comidos aqui das mais variadas formas (fritos,

45 A

5

FERA

IMÓVEL

(Bairro

Numen)

Proprietário: Rolart Marguf (humano, Esp 7,

parada e procurar peles de animais mortos. Ocasionalmente, Anunn pode contratar aventureiros que cheguem à cidade para fazer este tipo de serviço para ele. Anunn possui um anel mágico que lhe permite saber se um vendedor está mentindo quando ele pergunta se as peles trazidas foram conseguidas sem matar animais desnecessariamente. Com suas habilidades de ranger, ele também consegue fazer contato com animais (geralmente pássaros) para localizar as carcaças de onde ele retira a pele para seu sustento. Anunn é sempre bem humorado e simpático, e dificilmente recusa um convite pra uma boa bebedeira. A menos, é claro, que isso envolva se aproximar das bordas da cidade.

N) Descrição: esta peculiar loja vende animais empalhados. Se proprietário, Rorlat Maguf, um homem obeso e calado mas prestativo, comercializa criaturas empalhadas, de animais a monstros, além de empalhar por encomenda qualquer bicho que seus clientes possam lhe trazer. Costuma aceitar encomendas de criaturas empalhadas diversas, mesmo que não as possua em seu estabelecimento ou que o comprador não traga consigo o exemplar a ser empalhado. Rorlat costuma contratar mercenários para capturar as criaturas encomendadas para ele, de modo que grupos de aventureiros podem encontrar um trabalho temporário aqui, caçando algumas criaturas para Rorlat. A milícia costuma fazer vista grossa, mesmo quando Rorlat empalha alguma criatura inteligente para seus clientes, desde que não passem de monstros. 46 ASAS Numen)

ABERTAS



AVIÁRIO

48 A

CONDIMENTARIA

(Bairro

Numen)

Proprietário: Kaji Nomoto (humano, Esp 5, CN) Descrição: Kaji Nomoto é um especialista em misturar ervas diversas para conseguir extratos, insumos, emplastros e poções. Esse descendente de tamuranianos, de ar imponente e linguajar rebuscado é, além de um cavalheiro, um boticário. Mas, Kaji é um tipo diferente de boticário. Ao invés de preparar poções para curar, ou venenos para matar, Kaji se dedica a misturar ervas a fim de criar temperos. Kaji é capaz de criar condimentos diversos, misturando ervas picadas, extratos, pós e tudo mais que se puder imaginar apenas com o intuito de fabricar especiarias exóticas para dar um sabor especial às refeições. Aqui você pode encontrar desde um simples oréganos, até os magníficos “Cubos de Sabor”, tabletes constituídos de algum tipo de massa prensada que servem para dar sabores especiais à comida. Os cubos são vendidos com vários aromas diferentes, sabor carne, galinha, legumes, churrasco, etc. Kaji guarda a sete chaves os ingredientes de seus cubos e não os revela por nada neste mundo.

(Bairro

Proprietário: Tito Nulivck (halfling, Rng 2 / Esp 5, N) Descrição: se você deseja adquirir um pássaro, seja como animal de estimação, seja para tê-lo como um companheiro leal ou até mesmo como um familiar, a loja de Tito Nulivck é o lugar que você procura. Tito é um simpático halfling, um ex-ranger especialista em captura e criação de aves. Quase todos os tipos de aves podem ser encontradas aqui. De canários, falcões e corujas a trobos, passando por criaturas mais exóticas como canários do sono (vendidos devidamente engaiolados para pessoas que sofram de insônia), pássaros do caos (geralmente vendidos para devotos ou simpatizantes do deus Nimb), pássaros atrozes e outros. 47 A CASA DAS PELES (Bairro Numen)

49 GRÃO CERTO – MEDIÇÃO DE TEMPO (Bairro Bara)

Proprietário: Anunn Faloak (Centauro, Esp 3 / Rng 4 N) Descrição: Logo no início de Vectora, ao pousar na praça de entrada principal, já se pode ver essa loja à direita de quem chega. Num ponto privilegiado, às margens da Avenida Circular, o centauro Anunn Faloak montou seu próprio negócio, um curtume. Anunn vende aqui vários tipos de peles, couros e escamas, de várias criaturas que, ele garante, morreram naturalmente, ou por pessoas que não tinham outras formas de salvar a própria vida que não fosse matar. Anunn vende e compra peles e sempre conta com os serviços de um grupo de elfos rangers que vivem nos bosques da cidade voadora para descerem em Arton a cada

Proprietário: Runil Biselli (elfo, Cle 7 [Tannatoh], LN) & Tibúrcio Cucor (goblin, Esp 5 / EngGoblin 5, N) Descrição: Essa loja em Bara é especializada na contagem do tempo. Aqui você encontra à venda todo tipo de aparelho para contagem do tempo. Ampulhetas, relógios solares, clepsidras (relógios de água), runas de gor, e até os exóticos relógios mecânicos, com ponteiros e tudo mais, confeccionados pelas mãos habilidosas de Tibúrcio. Aqui também pode se consertar o seu relógio velho ou sua ampulheta estragada, Tibúrcio Cucor é

6

especialista em consertar esses mecanismos. Runas de gor também podem receber manutenção aqui, contando com a ajuda mágica de Runil Biselli que faz a aferição de cada aparelho magicamente. Além de comprar, vender e reparar todos os tipos de marcadores de tempo, essa dupla inusitada conta com uma grande variedade de calendários para vender, sejam de Arton ou de outros mundos visitados pela cidade voadora. Calendários lunares, solares, festivos, perpétuos, com datas históricas, etc. Alguns itens vindos de outros mundos também podem ser encontrados aqui, como estranhas runas de gor que funcionam sem o auxílio de magia, e que Tibúrcio até hoje tenta desvendar o funcionamento. Runil as chama de “relógio digital com cronômetro, fuso horário, agenda, calculadora e gps” ou simplesmente Quartzo como apelidou Tibúrcio, inspirado nas runas grafadas nos objetos. Infelizmente, a maioria das funções do aparelho continua um mistério. Também existe uma máquina grande e misteriosa, na qual Tibúrcio costuma trabalhar com o mesmo afinco que se dedica a estudar os Quartzos. O goblin o chama de “relógio atômico” e diz que está prestes a desmontá-lo para estudar seu funcionamento.

Seu proprietário, Araff Al Russein, um nobre e rico mercador do deserto, cansado da vida de beduíno, decidiu construir aqui sua morada definitiva para poder descansar de suas incontáveis viagens pelo deserto (se bem que morando em Vectora ele continua viajando, mesmo sem sair de casa). A especialidade da casa são tecidos finos e exóticos perfumes, mas você pode encontrar aqui muitos outros itens, desde cimitarras decoradas com jóias, pequenas pirâmides decorativas, tesouros e obras de arte faraônicas, a itens mais exóticos, como a famosa (e cara) escama do Dragão do Deserto. Não se sabe se é verdade, mas Araff exibe com orgulho uma gigantesca escama amarela e arenosa pendurada numa “parede” de sua tenda, e afirma que ela pertenceu ao lendário Dragão do Deserto, uma fera de proporções gigantescas que, dizem, habita o Deserto da Perdição. Araff, um homem falastrão e galanteador, conta com orgulho a história de quando o Dragão devorou sua caravana inteira e ele, único sobrevivente, se agarrou ao dragão, prendendo um gancho por baixo de suas escamas. Segundo Araff, ele teria viajado por um dia e uma noite, agarrado ao corpo do monstro até que finalmente a escama não resistiu ao peso e se desprendeu do corpo do monstro, jogando Araff na areia. O comerciante guardou então o seu troféu por ter sobrevivido a um encontro com a besta que ele costuma mostrar com pompa a todo cliente que entra em sua tenda. A escama está à venda, e qualquer um disposto a pagar a fabulosa quantia de 1.000.000.000 tibares de ouro pode comprá-la. Araff costuma encerrar a história da escama praguejando o seu “azar”: “Se aquela maldita escama não tivesse caído, hoje eu estaria vendendo o dragão inteiro”, diz.

50 ARENA ESPETÁCULOS (Bairro Bara) Proprietário: espaço público Descrição: a maior construção do bairro Bara é um grande teatro de arena. Aqui grandes espetáculos costumam ocorrer, a exemplo do Circo da Verdade de Mucro, financiados por vários mercadores ricos do bairro. Peças teatrais, óperas, espetáculos de canto, de dança, exibição de bardos, shows de prestidigitação, e muitas outras manifestações artísticas acontecem aqui. Também a exemplo do bairro das armas, o Arena Espetáculos costuma sediar torneios de menestréis. Cada bardo é patrocinado por algum comerciante, representando o nome deste e do respectivo estabelecimento. Os prêmios aos vencedores costumam variar, mas sempre são da ordem de alguns milhares de tibares. A área ao redor desta casa de espetáculos costuma ficar rodeada de barracas que vendem praticamente de tudo. Muitas destas barracas pertencem aos comerciantes que patrocinam os espetáculos, servindo de filial de suas lojas ao redor do Arena.

52 SALÃO

PRATEADO

(Bairro

Bara)

Proprietário: Jibrile Argenthus (Aggelus [Terápolis], Mag 5 / Cle 5 [Tanna-toh], LB) Descrição: Jibrile Argenthus é proprietária de um imenso salão em Bara, chamado de Salão Prateado, onde ela negocia obras de arte de todas as espécies. Jibrile é uma carismática e atraente Aggelus, descendente dos celestiais de Terápolis, o reino de Tanna-toh. Alguns anos atrás, ela foi raptada por cultistas “remanescentes” de Sszzaas, que desejavam sacrificá-la para “reviver o deus morto”. Jibrile teve sua vida salva por um grupo de aventureiros e por isso é sempre muito receptiva e prestativa com todos eles. Ela costuma vender e comprar, ou até mesmo trocar quaisquer obras de arte, sejam elas jóias, quadros, tapeçarias, esculturas, armas decorativas, livros exóticos e outras. Jibrile possui também um grande conhecimento de obras de arte, e nunca se nega a

51 A MAGNÍFICA TENDA DE ARAFF (Bairro Bara) Proprietário: Araff Al Russein (humano, Mag 8 / Gue 7, LN) Descrição: Esta gigantesca tenda, erguida ao lado do teatro de arena de Bara, oferece artigos de uma exótica região de Arton: o Deserto da Perdição.

7

responder sobre os segredos de qualquer peça (nem poderia mesmo). Jibrile tem uma coleção pessoal de grimórios, todos ricos em detalhes decorativos, verdadeiras obras-primas. Ela ainda não decifrou nem um décimo deles, e não sabe quais tipos de magias ela pode ter armazenada em sua coleção. Jibrile dá livre acesso para os clientes aos seus grimórios, desde que o interessado pague uma taxa de manutenção de 100 tibares de ouro por visita. Entretanto, ela não costuma mencionar a existência dos livros, a menos que seja perguntada sobre eles, é claro.



53 O MERCADO DAS JÓIAS (Bairro Bara) Proprietário: vários Descrição: o mercado das jóias é um grande galpão em Bara, que abriga diversos ourives, avalistas, artesãos, lapidários, forjadores de anéis, fabricantes de colares, ou simples vendedores e compradores de jóias. Qualquer pedra preciosa, anel, brinco, colar, pulseira, tiara, medalhão, etc, pode ser negociado aqui. Os comerciantes ficam alojados em barracas, como numa feira, e contam com um serviço particular de segurança para prevenir roubos. Aqui você pode: fazer a avaliação de preço de uma jóia que possua; negociar jóias; fazer reparos em jóias danificadas; fabricar jóias novas sob encomenda; lapidar gemas brutas, ou dividi-las em pedaços menores; cravejar suas armas com jóias; etc. Existe um rodízio quase constante dos mercadores instalados no local. Alguns deles mudam para locais maiores quando conseguem prosperar, outros desaparecem quando os negócios não vão bem, alguns simplesmente decidem mudar de ramo, etc. Mas há aqueles que decidiram manter aqui o seu negócio, mesmo trabalhando em pequenas barracas. Dentre eles temos: • Ringarimm Steell (anão, Esp 10, N) – o gerente do lugar, o mais antigo do mercado, um especialista em forjar anéis decorados, cravejados, entalhados, etc. Dedicou sua vida toda a isso, tendo herdado a profissão do pai. É cego do olho esquerdo, e possui uma cicatriz ao redor da órbita vazia, causada por um anel incandescente que saltou de sua bigorna e o atingiu no olho, cegando-o. Ringarimm é um tanto rude, mas nunca recusa um trabalho. • Samantha Linnhars (meio-elfa, Esp 7 / Fet 3, CB) – esta meio-elfa faladeira e bemhumorada é especialista em lapidação de pedras preciosas. Suas mãos firmes e delicadas lhe renderam o apelido de “Mãos Mágicas”, por serem capazes de lapidar com perfeição e exatidão qualquer tipo de gema. Samantha é capaz de transformar



uma pedra bruta numa jóia multifacetada com muitas faces e todas perfeitamente simétricas. Se você desejar, ela pode transformar sua gema num precioso dado, com o número de faces que você desejar. Flick Surverin (halfling, Esp 7, CN) – as pequenas e habilidosas mãos desse simpático e sarcástico halfling são capazes de fazer maravilhas com correntes de metal. Flick dedica seu tempo e seu negócio a fazer colares, gargantilhas, correntes, broches e outros itens delicados e belos. Ele é capaz de fazer minúsculas esculturas com arame dobrado, geralmente de ouro ou prata, verdadeiras obras de arte. Andy Olho-de-águia (humano, Lad 8, NM) – Andy tem uma habilidade incomum, é capaz de dizer o valor de mercado de qualquer gema. Profundo conhecedor de minerais e metais preciosos, este colleniano malicioso e cheio de ironia usa seus olhos mágicos para avaliar o peso e a composição das peças que inspeciona. Andy é capaz de dizer com exatidão o peso de uma pepita de ouro e se ela é misturada com algum outro metal. Graças a este poder, ele pode determinar com precisão o preço de qualquer gema. Mas, Andy cobra caro pelos seus serviços, e sempre tenta tirar alguma vantagem de seus clientes, seja informando um preço errado para que algum de seus comparsas compre abaixo do preço real, seja tramando alguma trapaça para roubar os clientes. Ele é um homem perigoso, embora a grande maioria das pessoas nem desconfie disso.

54 TAVERNA ÁGUA DOCE (Bairro Bara) Proprietário: Fillgrim Molameck (halfling, Esp 5, CN) Descrição: localizada na Avenida Roramar Pruss, em Bara, esta taverna seria um estabelecimento comum do gênero, não fosse por um detalhe, ser estoque de água ardente. Este lugar é especializado neste tipo de bebida, servindo numerosas variações do produto, além das mercadorias normais deste tipo de comércio. Aqui você pode provar vários tipos de bebida destilada, feitas de frutas de Gorendill, mel, arroz, fungos, trigo, entre outros. Há também uma variação feita a partir de um tipo de planta conhecida como cauledoce, um tipo de arbusto, comum em regiões quentes, cujo caule é rico em açúcar e é usado para produzir uma saborosa água ardente. Boa parte das bebidas é produzida pelo próprio Fillgrim, o bem humorado e extrovertido proprietário do lugar, mas

8

a grande maioria é mesmo importada das várias regiões do mundo (e de outros mundos) pelas quais a cidade voadora passa. Fillgrim é conhecido como um incansável e hilário contador de piadas. Sempre tem uma anedota na língua, seja ela uma piada de corvo, de algum nativo de Fortuna e suas superstições, de Yudenianos fanáticos por sua disciplina militar, de trobos, ou suas impagáveis piadas de gorad (que sempre tentam fugir da doceria e acabam esmagados por alguma carroça no meio da rua). Fillgrim conta com dois fortes ajudantes, Caius Filipe (minotauro, Gue 7, LN) e Adrian Sos (meio-orc, Bbr 7, CN) que sempre estão atentos para encerrar qualquer briga ou discussão, muitas vezes, de forma não muito amigável. Todas as noites, a casa promove concursos de bebedeira, onde os participantes bebem água ardente até não poder mais e o último a cair ganha o prêmio. Para participar, o candidato deve pagar uma taxa de inscrição de 10 Tibares de ouro e assinar um documento, isentando a taverna de qualquer responsabilidade pelos efeitos da bebedeira. Uma banca de apostas, organizada pela casa, é aberta durante as competições e qualquer cliente presente no local pode arriscar um palpite para tentar faturar algum dinheiro. 55 SOPRO

DOS

DEUSES

(Bairro

da água pro vinho, tornando-se até mesmo rude com as pessoas. Dizem os boatos que ele mantém um pacto secreto com entidades extraplanares malignas para conseguir produzir suas armas. Mas, a verdade sobre isso é um segredo que Rorgast não revela a ninguém. 56 DELÍCIAS DE GORENDILL (Bairro Bara) Proprietário: Selânia Boltter (humana, Plb 1 / Esp 6, LM) & Willian Boltter (humano, Plb 1, Esp 6, LM) Descrição: Como grande parte dos estabelecimentos de Vectora, esta pequena loja em Bara vende produtos agrícolas, que antes eram exportados através de caravanas por terra. Localizado em frente a Praça Danya, este estabelecimento oferece aos fregueses as exóticas e tão procuradas frutas de Gorendill. Aqui você pode provar as alcoólicas e azedas enilas, saborear as doces kayluas, comprar iromonos tanto para comêlos quanto para usá-los como tinturas, e, se tiver a sorte de chegar a Vectora na data certa, você pode até conseguir alguns raríssimos cromeranys os famosos morangos que alteram a cor, sabor e maturidade em questão de poucas horas. Quem toma conta da banca de frutas é doce, gentil e maliciosa Selânia Boltter, uma mulher exuberante, que esbanja sensualidade e utiliza seus dotes físicos para atrair os clientes. Nos fundos funciona uma pequena taverna, comandada pelo marido de Selânia, o astuto e engenhoso Willian Boltter, um homem sempre sorridente e cheio de segundas intenções. Dizem que todas as suas frases têm duplo sentido. Na taverna você pode provar as famosas bebidas feitas em Gorendill. Aqui você pode saborear a saborosa e suave tempestade rubra, um licor feito de cromenary saboroso e muito apreciado por elfos, a poderosa e inesquecível enilanter, feita à base de enilas, com um sabor marcante e alto teor de álcool , sua variação envelhecida em tonéis de madeira, a charmars, que servida aquecida é ótima para afastar o frio, e o avassalador xarope, criado por um famoso halfling cego conhecido como grande Kayle, a bebida com o maior teor alcoólico do reinado (98%). Da mesma forma que em Gorendill, nesta taverna costumam ocorrer torneios de fim de noite para ver quem consegue beber mais xarope sem cair (o recorde de Gorendill, de 4 doses de 100ml nunca foi sequer igualado aqui). Mas, este aparentemente tranqüilo e inocente estabelecimento também guarda seus segredos. Se o cliente conseguir conquistar a simpatia e a confiança de Selânia e perguntar-lhe se ela possui algumas frutas mais amargas para vender, ela então lhe oferecerá seus produtos mais caros e secretos, os famosos olhos de Sszzaas, um tipo de maçã esverdeado e

Bara)

Proprietário: Rorgast Glassirin (anão, Esp 11, LN) Descrição: existem vários escultores em Vectora, mas esta oficina em Bara se diferencia das demais. A matéria-prima usada aqui é o vidro. Rorgast é um exímio soprador de vidro, capaz de fazer maravilhas com este material. Sua oficina é famosa por suas belas esculturas, todas cheias de detalhes e realismo. Rorgast costuma aceitar encomendas de qualquer espécie, nunca recusa um bom desafio. Suas obras são geralmente caras, a qualidade do produto compensa o preço pago. Mas, o anão conta com uma ajuda especial para criar suas peças, Megmirn, um elemental do fogo que alimenta pessoalmente a fornalha de Rorgast com seu fogo mágico, mantendo a temperatura sempre controlada com exatidão, para garantir uniformidade ao vidro. Além das esculturas, este estabelecimento guarda outra surpresa aos clientes. Rorgast é uma da poucas pessoas no mundo capaz de forjar armas de vidro. Espadas, machados, martelos, lanças, adagas, etc, e até mesmo escudos de vidro, enfim, quase qualquer tipo de arma pode ser feito pelo anão. Todas as armas são mágicas (com bônus de melhoria de +1 no mínimo), e tão resistentes quanto o aço (talvez até mais). Rosgast é sempre muito prestativo e amistoso, mas quando lhe perguntam sobre o segredo de suas armas, ele muda

9

venenoso e , por este motivo, proibido na cidade. Dizem que uma fruta em cada pomar é capaz de realizar um desejo qualquer, enquanto que as demais são venenosas (comer apenas 3 frutas pode causar a morte). As frutas são procuradas tanto por pessoas interessadas em conseguir o tal desejo, quanto por seu poderoso veneno. Na taverna também existe um extrato da fruta diluído em grande quantidade de álcool chamado de “o fel” que é servido apenas para clientes “especiais”. Disputas secretas são realizadas às escondidas, onde os participantes bebem até caírem, seja de embriaguez ou mortos. Altas somas de dinheiros são apostadas pelos participantes que se sentam ao redor de uma mesa especial onde um campo antimagia está ativo permanentemente para evitar trapaças mágicas. A bebida tem um gosto meio amargo e característico que agradaria aos paladares mais apurados, entretanto, prová-la pode não ser uma idéia muito sensata. 57 ATELIÊ

NIVÉNCIUEN

(Bairro

58 O PALÁCIO DOS PRAZERES (Bairro Bara) Proprietário: Celina Vipersoul (humana, Lad 6 / Brd 4, CN) Descrição: apesar do nome sugestivo, esta mansão, erguida em formato de castelo, na verdade oferece aos clientes somente diversões inocentes e inofensivas. Espalhados pelos quatro andares do palácio existem diversos tipos de brinquedos, tanto para crianças quanto para adultos. Jogos meio mecânicos meio mágicos oferecem aos clientes desafio e diversão, testando suas habilidades e raciocínio. Tiro ao alvo, testes de força, quebracabeças, e outras brincadeiras destacam-se entre eles. Vários magos utilizam magias para criar cenários e objetos virtuais para entreter a platéia. Exibições de músicos, cantores, atores, palhaços e outros artistas ocorrem a todo instante, lotando as imensas salas da mansão. Brinquedos como balanços, gangorras, rodas de girar, rampas de escorregar, gaiolas de aço para escalar, cordas para pendurar, pula-pulas, e muitos outros estão espalhados por todos os cantos, divertindo pessoas de todas as idades, raças e credos. Vendedores de doces e outras guloseimas circulam livremente por todo o ambiente. Pequenas carruagens que levitam magicamente e podem ser pilotadas para colidirem umas com as outras atraem multidões ansiosas para brincarem de “trombar” . Enfim, este casarão nada mais é do que um pequeno parque de diversões. Além da diversão existe também um pequeno e lucrativo comércio operando dentro da mansão. Funcionários do palácio vendem de doces e balas a brinquedos, pulseiras, brincos, fantasias, máscaras e muitos outros produtos, gerando grande riqueza para a proprietária. Aqui, o cliente paga 10 tibares de ouro pela entrada e pode se divertir o dia todo nos brinquedos e shows da casa, mas as lembrancinhas, comidas e bebidas são pagos à parte dentro da mansão. Existem também mini-tavernas que vendem bebidas não alcoólicas como sucos de frutas, chás, leite, e variados tipos de pratos. Aqui uma pessoa encontra diversão para um dia inteiro......e para a noite também. Aqueles que inicialmente suspeitam do nome do lugar, tem suas suspeitas confirmadas se conquistarem a confiança de algum dos muitos seguranças disfarçados, da proprietária ou se chegarem ao lugar acompanhados de algum cliente vip. O subsolo da mansão abriga secretamente a principal fonte de renda da astuta Celina Vipersoul, seu cassino particular. Diversos jogos de azar são encontrados aqui, de simples dados a jogos de carta e roletas, que invariavelmente trazem vitória à casa. Além disso, prostitutas trabalham abertamente no ambiente do

Bara)

Proprietário: Neiliane Sweetwind (elfa, Brd 10 / Dru 3, CB) Descrição: esta grande mansão em frente à Praça Danya, no bairro de Bara é o reduto de uma grande artesã. Neiliane é uma artista de múltiplas habilidades. Possui proficiência em canto, dança, pintura, escultura, teatro, e muitas outras artes. Aqui, além de vender suas obras de arte ela também compra e revende outros objetos artesanais trazidos por seus clientes. Além disso, o ateliê funciona como uma escola permanente de artes. Neiliane ensina seus ofícios com a mesma dedicação que emprega em suas obras. Ela também é profunda conhecedora de obras de arte, e pode fornecer muitas informações sobre itens famosos, seus criadores e histórias. Neiliane é uma elfa de rara beleza, até para os padrões de sua raça. Seus cabelos dourados sempre bem alinhados, seus olhos cor de mel e sua tez alva como o leite e macia como um pêssego podem cativar qualquer pessoa. Não é raro algum cliente se apaixonar perdidamente por ela logo no primeiro contato. Além de sua beleza física, ela é uma pessoa bondosa, carinhosa, gentil e extremamente simpática, tornando ainda mais difícil de resistir a seus encantos. Além das artes, Neiliane possui outra grande paixão, animais. Justamente por isso, ela possui um grande estábulo bem em frente ao seu ateliê, onde ela cuida com grande carinho de seus animais de estimação, além de comercializar alguns animais também. Dizem alguns boatos que a jovem na verdade não é uma elfa, mas sim uma ninfa, dada a sua beleza excepcional e sua intimidade com a natureza. Ela, por sua vez, apenas sorri simpaticamente ao ouvir tais rumores.

10

cassino, oferecendo seus serviços aos freqüentadores (algumas delas, inclusive, estão escravizadas, trabalhando para pagar dívidas colossais). Bebidas alcoólicas e até mesmo entorpecentes são vendidos livremente a qualquer um que tenha acesso ao lugar (mesmo crianças). Aqui, trapaças são arquitetadas, assassinatos planejados, bens roubados são divididos, e todo tipo de negócio sujo tem lugar garantido aqui. Há até uma entrada fixa para o mercado negro da cidade, uma porta muito bem vigiada que dá acesso a uma grande caverna natural. Celina é uma pessoa ardilosa, uma ladina de muitos truques, todos eles sujos. Quando se negocia com ela, é melhor sempre contar com algum trunfo escondido, para não ser passado para trás. Seus belos cabelos negros envolvem um rosto capaz de atrair a qualquer um. Com sua lábia e beleza, ela é capaz de seduzir até o mais casto e virtuoso paladino, o que lhe dá uma enorme vantagem sobre os pobres homens que freqüentam o lugar. Celina não é uma pessoa má em si, mas não tem pudores e não hesita em quebrar as leis quando isso lhe trouxer algum lucro. As atividades do cassino geralmente começam logo pela manhã, quando grande parte dos freqüentadores chega ao lugar, disfarçados de inocentes clientes do parque, e estende-se até altas horas da noite, sem que ninguém suspeite do que acontece por lá. 59 PILBO CONFEITOS (Bairro Bara)

comerciantes pudessem crescer. Ele comprou um grande lote em vectora e construiu um prédio, com vários espaços para que pequenos empreendedores pudessem montar seu negócio na cidade voadora. Ele cobra o aluguel do espaço e ganha a vida sem fazer grande esforço. Vários comerciantes ricos da cidade começaram na galeria de Valgur, com uma pequena barraquinha e hoje têm grandes lojas na cidade. Na galeria você encontra pequenos artesãos, ferreiros, forjadores, negociantes de armas, e tudo mais ligado ao bairro das armas. Mas há aqueles também que investem ali suas economias para montar outros tipos de negócio. Além de armeiros, você encontra na galeria taverneiros, escultores, pintores, cozinheiros, doceiros, marceneiros, conjuradores de aluguel, fabricantes de poções, ourives, etc. Um aventureiro que vá passar algum tempo na cidade e deseje ganhar algum dinheiro (e talvez começar um negócio e se estabelecer na cidade), pode alugar um espaço na galeria para comercializar seus produtos ou serviços. O preço para se alugar um espaço na galeria varia entre 200 e 600 tibares de ouro por mês. 61 MURALHA QUEBRADA – MÁQUINAS DE GUERRA (Bairro Mucro) Proprietário: Cassius Vinícius (minotauro, Com 4 / Esp 4, N) Descrição: Este grande galpão em forma de domo é uma oficina que, como tantas outras, produz vários tipos de armas. Entretanto, aqui não se fabricam armas comuns como espadas e machados, mas sim armas de cerco. Catapultas, balestras, trebuchetes e outras estão entre os produtos oferecidos aqui. Cassius, o amargurado proprietário do local, é um engenheiro competente que projeta armas poderosas. Para construí-las, ele conta com a ajuda de vários escravos goblins, todos legalizados pois estão pagando dívidas ao seu patrão. Além das grandes máquinas de cerco, a oficina produz versões menores das mesmas armas, como catapultas de mão, que podem ser acopladas ao braço do usuário para arremessar pequenas pedras com grande força. Armas mais comuns como espadas e arcos também são encontrados aqui, mas em versões alteradas para grandes batalhas. Esta loja é um bom lugar para se comprar uma besta de repetição, arcos de pé e coisas do gênero. Mas, Cassius também esconde seus segredos. O verdadeiro cérebro por trás das obras da oficina é um dos goblins, que na verdade não são escravos, mas sim trabalhadores assalariados que ganham muito bem para manter o segredo. Gornick Krumm, (goblin, Esp 7 / Eng. Goblin 5, N) é o verdadeiro projetista da oficina. Esse goblin calado e amalucado é o verdadeiro responsável pelo

MÁGICOS

Proprietário: Pilbo Averick (halfling Mag 3, Esp 2) Descrição: Deseja provar algum doce exótico? Esse é o lugar. O velho Pilbo tem todos os tipos de doces que se possa imaginar. Desde variações exóticas de Gorad, compotas com frutas de Gorendill, o exótico sorvete (um tipo de mingau gelado e pastoso), e as famosas Jujubas Maravilhosas do Pilbo, pequenas balas de goma que o simpático confeiteiro encanta magicamente com o sabor que você desejar. 60 GALERIA

RHOND

(Bairro

Mucro)

Proprietário: Valgur Whurrid (Anão, Esp 5, LN) Descrição: Vectora é uma cidade grande e fantástica, mas também é uma cidade cara. Se você não tiver bons recursos financeiros, dificilmente consegue abrir seu próprio negócio aqui. Pensando nisso, Valgur Whurrid, um anão que fez uma pequena fortuna no continente com sua velha taverna em Zakharov, decidiu ganhar dinheiro dando oportunidade para que os pequenos

11

projeto e construção das máquinas produzidas no local, motivo pelo qual Cassius parece sempre depressivo. Cassius tem grande vergonha por saber que um goblin inferior é muito mais competente do que ele, daí sua angustia. 62 TORRE Mucro)

DAS

ARMADURAS

Proprietário: Turgorr Ranald (anão, Gue 4 / Esp 5, N) Descrição: contando com excelente localização na avenida do Sol, ou seja, diante do bairro Magus, este estabelecimento encontrou uma maneira de unir os serviços de ambos os bairros para oferecer aos seus clientes um serviço um tanto incomum. Turgorr, o dono do lugar, é um antigo guerreiro que teve uma de suas mãos arrancada por um monstro durante uma aventura. Mutilado, ele resolveu abandonar seus dias de aventura para se tornar um ferreiro. Mas um dia ele teve uma idéia brilhante e não muito original. Criaria uma prótese para substituir sua mão decepada, e encontraria um mago para dar vida para a prótese através da magia. Depois de cumprir seu objetivo, Turgorr estava novamente pronto para retomar sua carreira de aventureiro, mas desistiu e decidiu que iria compartilhar sua criação com outros aventureiros que tivessem o mesmo infortúnio que ele teve. Assim, Turgorr começou seu negócio de próteses. Posteriormente, quando começava a colher os frutos de seu trabalho, ele se mudou para Vectora, num ponto estratégico, onde perto das armas (e conseqüentemente dos aventureiros) e dos magos locais, com quem firmou várias parcerias. Turgorr aceita encomendas de membros metálicos, sejam eles mãos, pés, pernas, braços, ou simples dedos. Ele os fabrica com grande esmero e exatidão. Suas próteses são feitas na medida exata para cada cliente. Depois, ele próprio leva as próteses até Magus (bastando para isso atravessar a rua), onde magos amigos de Turgorr as encantam, tornando-as vivas e prontas para instalar nos corpos dos clientes. Turgorr é uma pessoa de grande sabedoria, talvez por ter enfrentado grandes dificuldades após perder a mão, e sempre tem uma história ou provérbio para contar aos clientes, como forma de incentivo para os mutilados.

(Bairro

Proprietário: Numion Fleetsing (sprite, Esp 5, CN) Descrição: esta loja de armaduras, construída numa pequena torre, tem como diferencial o tamanho de seu proprietário, e de seus produtos. Numion Fleetsing, o pequeno sprite proprietário da loja, fornece equipamentos de proteção menores do que o normal, perfeitos para criaturas de sua estatura. Aqui, pode-se encontrar escudos e armaduras para criaturas pequenas e menores. Algumas até mágicas. Halflings, sprites, goblins e outras criaturas de baixa estatura encontram tudo o que precisam nesta loja. Aqui também é um dos poucos lugares no mundo onde você pode comprar uma armadura para seu familiar ou companheiro animal. Se desejar proteger sua coruja ou seu sapo com uma cota de malha, este é o lugar que você procura. Numion recebe ajuda de várias outras fadas para confeccionar seus produtos (todos Especialistas de 3º nível) e é sócio de um outro estabelecimento semelhante, a Torre das Armas, administrada por seu irmão. Numion (assim como seu irmão) possui um humor sarcástico, e está sempre fazendo piadas e pregando peças em todos, seja amarrar os cadarços de um cliente enquanto ele espera, seja dar o troco com moedas feitas de gorad para, depois que o cliente descobre e retorna enfurecido, dar as moedas verdadeiras. Devotos de Nimb ou de Hynnin com certeza devem se sentir muito à vontade neta loja.

65 WOLF & RINE METALURGIA EXÓTICA (Bairro Mucro)

63 TORRE DAS ARMAS (Bairro Mucro) Proprietário: Miglick Fleetsing (sprite, Esp 6, CN) Descrição: de forma semelhante a seu irmão, Numion, Miclick Fleetsing gerencia uma pequena torre em Mucro que fabrica e vende armas para criaturas de tamanho pequeno. Espadas, lanças, arcos, bestas e muitos outros tipos de armas são feitos aqui em versão miniatura para atender fadas, goblins, halflings, kobolds e qualquer outra raça de tamanho reduzido. Assim como seu irmão, Miclick está sempre bem humorado e sempre pronto a pegar uma peça em alguém. 64 MEIO-GOLEM

(Bairro

Proprietário: Ronan Wolf & Sulius Rine (Anão Esp 8 e Elfo Esp 8) Descrição: Deseja uma armadura de Mithral? Ou prefere uma espada de Adamante? Quem sabe um punhal de prata? Wolf e Rine são especialistas em trabalho com metais exóticos e raros, capazes de fundir e forjar uma grande variedade de itens em quase qualquer material que você desejar. Quer uma armadura de ouro? Então esse é o lugar que você procura. Mas vá com os bolsos preparados, pois os preços fazem jus à habilidade destes dois exóticos ferreiros. Ronan é um anão resmungão e rude, enquanto seu amigo Sulius é um elfo alegre e falador, deixando claro que não só os metais, como

Mucro)

12

também a parceria dos dois é pra lá de exótica. Os dois brigam o tempo todo, muitas vezes, deixando os clientes constrangidos no meio de uma discussão. Rumores maldosos dizem que isso é apenas um disfarce, e que na verdade os dois têm um caso de amor. Mas esses comentários são apenas nada além de boatos.

oculto no chão, isso sem mencionar o aperto de mão elétrico que Kelly costuma dar em seus clientes mais íntimos (uma variação mais fraca da magia toque chocante imbuída numa luva especial que ele sempre carrega consigo). Kelly tem um grande senso de humor e é capaz de rir de quase qualquer coisa ou situação. É muito difícil não simpatizar (ou se irritar) com ele e com seu humor contagiante.

66 O TROBO ERRANTE – ACESSÓRIOS PARA AVENTURAS (Bairro Mucro)

67 A TAVERNA POR QUILO (Bairro Mucro)

Proprietário: Kelly Ronelick (halfling, Esp 4 / Cle [Hynnin] 2, CN) Descrição: muitos aventureiros, cedo ou tarde, acabam se deparando com dificuldades do tipo encontrar um tesouro grande demais para ser carregado, estar no décimo nível de uma masmorra subterrânea e não ter mais nenhuma tocha, perder sua única pederneira e outros desafios mais triviais. Foi pensando nisso que o simpático Kelly Ronelick criou sua loja. Aqui você encontra coisas para montar o seu próprio “kit do aventureiro feliz”, sejam elas comuns ou exóticas. Aqui se pode encontrar de mochilas simples a mochilas de carga, de tochas e velas a tochas da chama eterna, de simples rações de viagem a gorad enriquecido com vitaminas e minerais, de frutas secas a frutas encantadas magicamente por druidas, de algibeiras comuns a cintos revestidos de bolsos, e muito mais. Kelly tem alguns itens raros (e caros) alguns, inclusive, criações próprias. Dentre eles, pode-se citar a famosa barraca instantânea, uma lona costurada em uma armação de metal leve que possui um intrincado sistema de molas que faz com que a barraca se monte sozinha ao ser solta no chão por ação de suas muitas molas, um item muito útil sem dúvida (e caro, custa 10 vezes o preço de uma barraca comum de mesmo tamanho). Outros itens interessantes encontrados no estabelecimento são o barco dobrável feito de lona, guarda-chuvas (que ele copiou dos tamuranianos), redes de dormir com suportes desmontáveis para apoiá-la no chão, criativos cabos de faca que possuem embutidos em seu interior vários itens como pequenas adagas, agulhas, chaves de fenda, tesouras, limas e outros utensílios, uma verdadeira engenhoca que ele apelidou de “faca goblin”. Mas, esteja preparado ao entrar na loja, tanto para se surpreender com os produtos (ou alguns de seus preços) quanto para ao menos tentar evitar as armadilhas de Kelly. Acontece que este halfling é um servo de Nimb e, como qualquer servo do deus da trapaça, adora pregar peças nas pessoas. Quando se entra na loja, invariavelmente você é atingido por uma chuva de papel picado (carinhosamente misturado com pó de mico) ou de água ou até mesmo tinta. Também se pode receber uma torta na cara ou cair em um fosso

Proprietário: Welly Undeholl (halfling, Lad 4 / Esp 4, CB) Descrição: outrora um ladino com uma carreira de aventureiro promissora pela frente, o simpático e brincalhão Welly Undeholl decidiu deixar a vida de aventuras para trás e viver de forma mais tranqüila. Welly teve uma idéia quase visionária, abrir sua própria taverna. Mas a taverna de Welly não seria como as demais, onde existe uma tabela de preços para cada item do cardápio. Todas as coisas teriam o mesmo valor e o cliente pagaria somente aquilo que ele efetivamente comesse e escolheria só o que desejasse para comer (eliminando as brigas pela última coxa do trobo assado). Welly então criou uma taverna para vender comida por quilo (?!?!). Sim isso mesmo, por quilo. Welly começou seu negócio na Pequena Colina, em Deheon, e posteriormente se mudou para Vectora, quando o negócio começou a render. Na taverna existe uma comprida mesa central, com diversas panelas dos mais variados tipos de comida aquecidas por pequenos fogareiros mágicos criados por um mago amigo seu. Você pega um prato, vai enchendo ele com o que você desejar, e pesa o prato numa balança logo após a mesa com a comida. Um funcionário anota o peso e calcula o valor a pagar em função desse peso (o preço por quilo é de 3 tibares de prata). A balança já desconta o peso do prato e é aferida pela ordem de Khalmyr regularmente. A casa conta sempre com variados tipos de comida, todas de boa qualidade, além de vinhos, cervejas e outros tipos de bebida à disposição dos fregueses (geralmente as bebidas são vendidas por um preço 50% maior que o normal...é daí que o astuto halfling tira a maior parte de seu lucro). Ao contrário do que se esperaria, Welly escolheu Mucro e não Bara para abrir sua taverna. Ele optou por criar uma opção de alimentação barata, diferente dos caros restaurantes de Bara, e decidiu que o melhor bairro para isso seria o bairro freqüentado pelo tipo menos sofisticado de aventureiros, bárbaros e guerreiros, pessoas desinteressadas na arte e pouco dispostos a pagar os altos preços de Bara. Além do simpático Welly, não é raro encontrar aqui seus antigos companheiros de aventura, entre eles Feanor Felagund Ignus

13

(Humano, Mag [fogo] 13 / Gue 3, LN), Legolas Greenleaf (elfo, Arqueiro 15, N), Shihiro Myamoto (humano, Samurai 15, LN) e Mercurys Marciais (humano, Rng 5 / Ninja 10, N), que costumam visitar o velho amigo e dar uma forcinha pra ele caso algum engraçadinho tente bagunçar seu estabelecimento. 68 R&R, ARMAMENTOS (Bairro Mucro)

sentido, escaravelhos encantados do Deserto da Perdição, e muitos outros. Três atendentes gatíssimas (são mulheres-gato, ô mente suja!) trabalham aqui, e o dono da loja é conhecido apenas como "o Rei". É ele que compra ou cria os amuletos da loja. Pouco se sabe sobre ele; dizem que ele é um observador (um beholder como também é chamado), mas outros garantem que é um goblin imensamente gordo.

ILIMITADO

70 ZOROANA, A VIDENTE (Bairro Magus) Proprietário: Eka Rancoreia (goblin, Esp 5 / Eng. Goblin 4, N) & Raus Raus (hobgoblin, Esp 9, N) Descrição: Seus proprietários são Eka Rancoreia, um goblin "engenhoqueiro" nascido na Favela dos Goblins. Ele é encarregado de criar os lobos ancestrais e construir suas engenhocas (balões de ar quente, catapultas, máquinas de fazer bolhas, engenhos, máquinas de tortura, aríetes com rodas e até algumas máquinas de guerra são alguns exemplos). O outro proprietário é Raus Raus, um hobgoblin encarregado de fabricar armamentos dos mais diversos tipos, como espadas, arcos e machados. Raus também ajuda na construção de catapultas e outras engenhocas bélicas. Os dois eram vizinhos de loja em Vectora que para lutar contra a concorrência juntaram suas antigas lojas "Rancoreia Engenhocas" e "Belas Armas de Raus" para formar a R&R Armamentos Ilimitado. Uma das mais notáveis criações de Raus e Rancoreia é o "Soco de Valkaria", uma espécie de anéis presos entre si, que servem para causar mais dano com socos. Aqui é o único lugar de Arton onde pode se encontrar um desses para praticamente todas as raças humanóides de Arton e dos mais variados tipos, com ou sem pontas, redondos, quadrados, prateados, dourados, etc. Atenção: A loja não é famosa pela qualidade e duração de suas mercadorias. O que pode ser encontrado em R&R Armamentos Ilimitado: - Quaisquer tipos de armas brancas e armas de longo alcance. - Engenhocas dos mais variados tipos e para os mais variados fins. Armaduras de couro, placas, peças separadas e cotas de malha. - Lobos ancestrais. - Equipamentos para escalada e ferramentas variadas.

Proprietário: Zoroana (Humana, Mag 8 [adivinha], N) (Possui uma bola de cristal com Claraudiência) Descrição: Zorana é uma cigana, um povo de humanos andarilhos e com uma péssima fama. Tendo sido expulsa de seu povo por motivos desconhecidos, resolveu colocar seus serviços à disposição das pessoas, numa pequena tenda itinerante. Até que Vectorius a conheceu, e ofereceu-lhe um lugar em Vectora. Zorana aceitou relutantemente, mas gostou bastante da cidade, onde não sofre com preconceitos ou medos tolos. Faz previsões variadas, a preços variados (mas sempre com uma habilidade de negociação espantosa). 71 O

OBSERVADOR

(Bairro

Magus)

Proprietário: Melgorth Tudor (humano, Mag 12 [adivinho], N) Descrição: ao chegar nesta casa em Magus, fatalmente se tem uma má impressão. Uma casa de aspecto velho, coberta de estranhas runas arcanas e com a cabeça de uma das criaturas mais abomináveis pendurada sob a placa com o nome do lugar, O Observador, causa estranheza até nos mais experientes aventureiros. Entretanto, ao atravessar a porta deste estabelecimento a má impressão logo se desfaz ao ser recebido com o simpático “Seja bem vindo!” de Melgorth, o adivinho. Melgorth é um mago especialista em magias de adivinhação e com seus poderes pode encontrar quase qualquer criatura ou objeto em qualquer lugar do mundo. Basta que você dê uma descrição detalhada da pessoa ou item que procura para que ele a localize em sua bola de cristal. Se você trouxer algo do procurado, como um fio de cabelo ou uma lasca de metal da tão procurada espada, maiores são as chances de Melgorth encontrar o que você procura. Além disso, Melgorth também tem grande afinidade com magias de teletransporte e pode enviar o cliente para o lugar onde está o que ele busca, desde que se pague o preço exigido por isso. Melgorth é extremamente cortês e sempre convida seus clientes a tomar uma bebida em sua casa. Ele também conta com um grande trunfo na manga de seu manto. As runas que

69 O REI DOS AMULETOS (Bairro Magus) Proprietário: “O Rei”, atendentes: Josie McCoy, Melody Valentine, Valerie Brown, (Licantropas Humanas / Gato, Esp 3, N) Descrição: O Rei dos Amuletos é uma loja altamente especializada: ela vende amuletos. Sejam quais forem suas formas, efeitos ou origens, você encontrará um que sirva ao seu gosto. Amuletos de proteção contra mortos-vivos, amuletos de sexto

14

revestem sua loja são mágicas e servem para amplificar seus poderes de localização e teletransporte. Além disso, ele sempre tem dezenas de pergaminhos com esses tipos de magia para utilizar em suas buscas.

nesta espécie de museu. Também existem muitos mapas do continente sul, diários de viajantes, tratados sobre clima, relevo, vegetação e outras peculiaridades de diversos lugares de Ramnor. Lunael é um melancólico elfo, de idade já bastante avançada, que presenciou grande parte da infinita guerra e seu trágico desfecho. É raro ele conter as lágrimas quando se lembra de sua antiga terra. Sem poder lutar contra os hobgoblins devido ao peso dos anos, ele decidiu ao menos preservar o que restou de sua cultura e seu povo e compartilhar com as demais pessoas. Assim ele criou este tipo de museu de Ramnor em Vectora, onde todas as pessoas do reinado pudessem ter acesso ao seu acervo. Lunael conta guarda em sua Encyclopaedia uma série de itens mágicos que foram trazidos de Lenórien, de pergaminhos a cajados, e está sempre ocupado pesquisando formas de acessar a alta magia usada pelo seu povo e que foi perdida com a destruição de seu reino. Cada cliente paga uma pequena taxa ao entrar no estabelecimento, apenas para manter a conservação do acervo, e tem acesso livre para pesquisar a vontade dentro do local. Nenhuma peça é vendida, ou sequer retirada de dentro do lugar, mas Lunael está sempre disposto a comprar qualquer item que venha de sua antiga terra. Como existe um grande acervo de pergaminhos e grimórios élficos, este lugar é muito freqüentado por magos sempre dispostos a conhecer as antigas magias dos elfos. Caso deseje, o cliente tem liberdade para copiar qualquer magia que esteja em pergaminhos ou grimórios, desde que o faça na loja, durante o expediente normal. Dizem alguns rumores que Lunael mantém guardado a sete chaves pergaminhos com magias realmente poderosas e alguns artefatos resgatados de Lenórien, e que ele não os mostra a ninguém, para evitar que o poder caia em mãos erradas.

72 LABORATÓRIO AZIMOV (Bairro Magus) Proprietário: Genaris Azimov (humano, Mago 10, CN) Descrição: esta torre ao norte do bairro Magus fabrica (para qualquer um que esteja disposto a pagar os altíssimos preços) golens sob encomenda. Genaris, o proprietário do local, tem um senso de humor bizarro que assusta a seus clientes. É comum vê-lo lançar um martelo na cabeça de seu assistente, Aigo (goblin, Esp 5, LN), e dar altas gargalhadas ao ver o pobre goblin desmaiado no chão. Outra coisa curiosa na loja é o familiar de Genaris, um falcão metálico que ele carinhosamente chama de Felpudo (?!?!?). Dizem os vizinhos (com razão por sinal) que Genaris tem alguns parafusos a menos na cabeça. Quando ouve esse comentário, o mago retira alguns parafusos de dentro de seu cabelo e, após contar todos eles, responde: “Não, não, estão todos aqui!”. 73 APROCATAPALÍSFELES HANSENES, TINTUREIRO E FEITICEIRO (Bairro Magus) Proprietário: Aprocatapalísfeles Hansenes (leprechaun?!?!?, Mag 5, CN) Descrição: Essa interessante lojinha é propriedade de Acroplat... Apotlca... droga. É propriedade de um leprechaun ambicioso de sobrenome Hansenes. Aqui, ele faz serviços de tinturaria e emprega seus dons mágicos naturais para fazer roupas magníficas. Elas podem vir com um brilho especial, ou serem mais leves, ou ainda exalarem um cheiro maravilhoso. As damas de Valkaria são freqüentadoras assíduas do lugar, e pagam fortunas pelas roupas. O preço médio de uma roupa com propriedades especiais é duas a trinta vezes o preço normal de uma roupa do mesmo tipo.

75 BOLSA MÁGICA RAROS (Bairro Magus)



COMPONENTES

Proprietário: Tulius Prayer (meio-elfo, Mag 10, CN) Descrição: esta loja é muito freqüentada por todos os conjuradores em geral por vender itens importantíssimos e muito procurados. Tulius Prayer, o proprietário da loja, vende componentes materiais raros e caros para serem usados em magias. Leite de unicórnio, escamas de mantícora, pó de diamantes, rubis, esmeraldas e outras jóias, pêlos de randon, sangue de dragão, fezes de canários do sono, penas de pássaros do caos, jóias enormes e tudo mais que aventureiros geralmente gastam uma vida procurando são encontrados aqui. Existem aqui desde componentes necessários para a simples

74 ENCYCLOPAEDIA RAMNORICA (Bairro Magus) Proprietário: Lunael Silvaris (elfo, Mag 5 / Ari 7, CB) Descrição: administrada pelo ancião Lunael Silvaris, esta biblioteca possivelmente reúne o maior acervo de informações sobre o continente sul e sobre a antiga morada dos elfos. Livros, pergaminhos, obras de arte, objetos mundanos, e muitos outros bens que vieram de Lenórien estão

15

realização de uma magia a itens que servem para dar efeitos diferentes para as magias, tornando-as mais poderosas. Tulius é um mago de poder considerável, inviabilizando para a maioria das pessoas uma tentativa de roubo em sua loja. Além disso, ele conta com a ajuda de um servo capaz de desencorajar qualquer ladino experiente, um golem de ferro. Dessa forma Tulius sente-se muito seguro em seu negócio, mesmo vendendo itens tão cobiçados. Tulius é um anfitrião nato, sempre tratando a todos com muita atenção e gentileza. Seu lema é “servir bem para servir sempre”, como ele mesmo costuma dizer com um largo sorriso na boca. Mas um fato curioso chama a atenção para sua loja. Ninguém consegue entender como Tulius consegue todos os componentes de sua loja e principalmente, onde ele consegue a grande quantidade de diamantes e outras jóias de tamanho gigantesco e preço igualmente grande, variando entre 5.000 a 10.000 tibares de ouro. Alguns desconfiam que ele vende jóias falsas, ou que as fabrica de alguma forma, mas o fato é que nunca nenhum cliente voltou para reclamar e a milícia já investigou o local várias vezes sem encontrar qualquer irregularidade.

se uma aventura resultará em sucesso, até acontecimentos mais grandiosos, como por exemplo, a chegada de uma certa tempestade rubra. Segundo rumores, Urd teria previsto a chegada da Tormenta a Tamura e a Trebuck, a queda de Lenórien, o retorno de Sszzaas, e outros grandes eventos do mundo. Esses boatos circulam pelas redondezas da casa de Urd, dando a ela uma certa fama local. Entretanto, ao que parece, esses rumores não passam de uma estratégia da vidente para promover o nome de seu estabelecimento e assim atrair fregueses. Urd é muito bela e simpática, dona de um sorriso cativante e uma voz melodiosa, está sempre a cantarolar alguma canção entre uma consulta e outra. Veste-se sempre com roupas esvoaçantes e coloridas e impressiona e fascina a todos com seus belos olhos (um verde claro e outro lilás). Urd não costuma cobrar caro por seus serviços, de modo que sua casa está sempre cheia de moças jovens desejando ler a sorte no amor. Entretanto, aventureiros afamados e com os bolsos cheios de ouro costumam pagar alto pelos serviços mais completos de Urd (Vejo algo no seu futuro mas não me atrevo a revelar! – Eu lhe pago cinco vezes mais se você me disser tudo que vê Urd!)

76 MISTURA

78 FUNDILHOS REFORÇADOS (Bairro Magus) Proprietário: Tinoco "Bunda de Ferro" Andrada (Humano, Mag 5, LN) Descrição: Esta pequena forjaria é de um mago chamado Tinoco "Bunda de Ferro" Andrada. Formado pela Academia Arcana de Valkaria e filho de um ferreiro, Tinoco trabalhou por algum tempo como aventureiro, até que percebeu que ganharia mais dinheiro vendendo armas encantadas. Ele as faz e usa um encantamento temporário que dura no máximo 1 semana (armas se tornam armas +1). Os preços são justos e ele não é malicioso para os negócios.

CERTA

(Bairro

Magus)

Proprietário: Rodney Orphen (humano, Mag 3 / Esp 5, LN) Descrição: Mistura Certa é um pequeno laboratório alquímico que fica próximo ao castelo Vectorius. Seu proprietário, Rodney Orphen, é um alquimista que usa seus grandes conhecimentos para prestar serviços aos seus clientes. Ele é capaz de preparar diversos compostos e soluções, pode separar elementos misturados seja em estado sólido, líquido ou gasoso, e tem grande experiência em fazer análises para identificar compostos e suas funções. Diversos aventureiros costumam visitar o lugar com freqüência, levando consigo frascos com líquidos desconhecidos para que Rodney os analise. Rodney é uma pessoa polida e educada e, embora esteja sempre sério, é muito hospitaleiro e agradável. 77 URD,

RUNAS

(Bairro

79 BASTÕES

MÁGICOS

(Bairro

Magus)

Proprietário: Hinlen Stamus (elfo, Mag 12, CN) Descrição: essa é uma loja até bem comum em Magus, pois aqui são vendidos varinhas, cajados, bastões e outros objetos do gênero. Aqui você encontra varinhas de todos os tipos e formatos e pode encomendar uma varinha ou cajado especial se desejar. Além disso, Hinlen também faz reparos nestes itens e é capaz de recarregar uma varinha ou um cajado usados. Hinlen é um elfo já de idade avançada, muito tagarela e um tanto distraído. Não é raro ele cobrar duas vezes por um produto ou até mesmo esquecer de cobrar. Para minimizar os problemas causados por sua senilidade ele conta

Magus)

Proprietário: Urdanna Vilargo (humana, Adp 7, N) Descrição: Urdanna, ou Urd como prefere ser chamada, é uma excelente vidente que conjura suas adivinhações através de runas mágicas. Nativa de Collen, ela tem em um de seus olhos especiais a característica de ver o futuro escrito nas runas. Com sua habilidade singular, é capaz de prever de eventos simples como o resultado de um namoro ou

16

com a ajuda de sua filha, a jovem e bela (e solteira) Rinaldi Stamus, uma elfa de grande beleza e gênio terrível, que vigia a loja do avô como um mastim de Thyatis enfurecido. 80 AROMA DE

MORTE

(Bairro

voadora, onde ela pode atender a uma grande quantidade de pessoas e ajudar o maior número delas possível. Hellen presta serviços à população de uma forma diferente do casual. Em Arton, é relativamente simples encontrar meios para curar ferimentos, seja de forma natural, seja com a ajuda da magia. Existem diversos clérigos e outros usuários de magia espalhados pelo mundo com capacidade para tratar de simples ferimentos. No entanto, se para cicatrizar um corte não exige muito esforço, livrar-se da má sorte já é um pouco mais complicado. Pensando nisso Hellen decidiu se especializar nesse campo, dedicando seu tempo e seus poderes divinos para quebrar maldições, cancelar encantamentos, remover efeitos mágicos nocivos. Hellen costuma ser procurada não para tratar de feridas mundanas, mas sim para ajudar pessoas vítimas de magias malignas, de azar, pragas, e outros tipos de infortúnio. É comum encontrar aventureiros enfraquecidos pelos poderes malignos de mortos-vivos ou outras criaturas pedindo ajuda a Hellen. Com suas magias, Hellen consegue dissipar feitiços que prejudicam o cliente, pode remover cegueira, surdez, paralisia, maldições, pode curar o corpo de pessoas que tiveram suas forças, sejam elas físicas ou mentais, drenadas por criaturas malignas, etc. A bela sacerdotisa é generosa, não cobrando nada além dos custos envolvidos na conjuração das magias que ela usa, sem se preocupar com lucro, como fazem os comerciantes da cidade. Muitas vezes, quando Hellen percebe que algum de seus clientes é uma pessoa pobre, ela nem cobra pelo serviço. Hellen é um poço de virtudes. Bonita, educada, honesta, bondosa e honrada, ela está sempre disposta a ajudar a quem quer que seja. Até mesmo as pessoas de intenções malignas ocasionalmente recebem a ajuda da clériga, sempre acompanhada de muitos e muitos conselhos e lições de moral (há relatos de vilões que se regeneraram após visitarem a sacerdotisa). Já que atende a todos sem lucrar com isso, Hellen tira o seu sustento de gentis doações feitas por aqueles que recebem sua ajuda. Além disso, nas horas de folga, ela faz pequenas peças artesanais, geralmente com cunho religioso, que ela vende aos visitantes. Amuletos, pulseiras, estatuetas, e outros itens estão disponíveis em sua casa e, dizem alguns, esses amuletos trazem boa sorte a quem os usa. Nos fundos da casa funciona uma mini taverna, que ao invés de bebidas alcoólicas, serve apenas chás. Na taverna, são servidos variados tipos de chás, todos eles feitos a partir de ervas com propriedades curativas. Os freqüentadores do local dizem que os chás revigoram as energias e causam uma sensação de bem estar em quem os toma. O segredo é que Hellen prepara pessoalmente as ervas usando

Magus)

Proprietário: Ahkmeth III (múmia [era humano em vida], Ari 5 / Mag 5, LN) Descrição: se Arton é um mundo que abriga qualquer tipo de criatura, visitantes da cidade voadora não deveriam se impressionar com este estabelecimento. Aroma de Morte é uma loja de poções e pergaminhos comandada por ninguém menos que uma múmia(!!). Ahkmeth foi monarca em algum reino há muito desaparecido no Deserto da Perdição. Despertou alguns séculos depois de sua morte e viu que seu reino já não existia. Inconformado com a perda de seus domínios, o morto-vivo estava disposto a recuperar toda a riqueza que possuía em vida e saiu vagando pelo mundo, em busca de tesouros. Até que ele viu uma montanha no céu e ficou sabendo que ela era na verdade um mercado voador. Ahkmeth decidiu então usar seus poderes mágicos para fazer fortuna na cidade e abriu sua loja em Vectora. Nela ele vende pergaminhos e poções, a maioria fabricada por ele mesmo, e é especialista em itens necromânticos. Ahkmeth é especializado na escola de necromancia, e além de pergaminhos e poções, possui alguns outros produtos do gênero, como varinhas, anéis mágicos e outros ligados aos domínios de Tenebra. Ahkmeth não é o único comerciante do tipo, já que a região de Magus onde ele “vive” é ocupada em sua maioria por necromantes. Mas, o nome sugestivo e a condição do proprietário são um atrativo à parte para sua loja. Ahkmeth é uma “pessoa” muito educada que se expressa usando uma linguagem rebuscada. Adora contar histórias dos seus tempos de vida e sempre se gaba de suas habilidades e de seu “sangue” nobre. Quando visitar sua loja, é melhor não questionar sua realeza ou ele poderá ficar seriamente irritado.

81 EESPELHO QUEBRADO (Bairro Magus) Proprietário: Hellen Miladorio (humana, Cle 10 [Lena], LB) Descrição: Espelho Quebrado é algo que, segundo as superstições mais antigas, traz má sorte. Entretanto, o estabelecimento que carrega este nome tem uma função exatamente oposta, eliminar a má sorte. Hellen Miladorio é uma sacerdotisa de Lena, a deusa da vida e da cura, bondosa a altruísta que decidiu levar as bênçãos de sua deusa a todas as pessoas do mundo. E nenhum lugar é melhor que Vectora para se ter contato com todas as pessoas do mundo. Assim, Hellen criou essa casa na cidade

17

magia, tornando-as verdadeiras poções mágicas (considere que cada dose é capaz de curar 1d8 pontos de dano de contusão, os efeitos duram cerca de 10 minutos enquanto o chá não for ingerido, logo, não é possível armazenar uma grande quantidade numa garrafa térmica). A taverna, ou casa de chá como é mais apropriado, é administrada pela filha de Hellen, a jovem Luana Miladorio (humana, Esp 3, LB). Luana é uma moça de aproximadamente 18 anos e tão bela e gentil quanto a mãe. Treinada desde criança por Hellen, a garota prepara-se para seguir os passos da mãe e tornar-se uma sacerdotisa também. Luana espera um dia poder dar seqüência à obra de sua mãe levando as bênçãos da deusa a cada vez mais pessoas.

visitantes de Vectora costumam vir até este local para testar sua nova aquisição. Sempre existe algum passante descansando deitado na grama pronto a aceitar um duelo amigável para teste de armas. É raro acontecer algum incidente aqui, até mesmo porque a milícia da cidade está sempre vigiando este lugar. Para atender as necessidades dos visitantes, o Conselho dos Seis mandou instalar nesta praça alguns objetos para treino, como alvos para flechas, bonecos de madeira, cavaletes, etc. No final, aqui as pessoas acabam mais se sentindo num campo de treinamento do que numa praça propriamente dita. PRAÇA DO CIRCO DA VERDADE (Bairro Mucro) Ao redor do grande Circo da Verdade formou-se um espaço vago onde muitas ruas se encontram. Árvores foram plantadas neste espaço, criando um local aconchegante para os visitantes. Vários vendedores instalaram barracas no local oferecendo refeições rápidas como pães recheados, massas fritas, espetos com pedaços de carne assados, doces, etc. Além disso, também existem vendedores de amuletos, jóias, brinquedos, e muitos outros tipos de produtos pouco sofisticados. A praça é uma opção de comércio barato, além de ser um lugar atrativo como forma de turismo.

OUTRAS LOCALIDADES PRAÇA DOS FIGOS (Bairro Numen) Esta bela praça, localizada ao sul do bairro Numen possui como atrativo principal uma imensa figueira branca da qual brotam suculentos frutos durante a primavera. Dizem que a figueira foi “adubada” com magias druídicas, um fato não confirmado nem desmentido por Theophania Moonlight, dona de uma floricultura em frente à praça. Theophania é uma druida e, segundo os boatos, ela teria criado a famosa árvore. Além dela existem diversas outras figueiras menores espalhadas pela praça, além de outras árvores e belos jardins floridos. Existem bancos espalhados por toda a praça, sempre disputados por casais apaixonados, principalmente durante a primavera, quando o chão da praça costuma ficar coberto de figos maduros.

PRAÇA RANILLIÉN (Bairro Magus) Também ao redor do famoso Armazzén Arcannoh de Magus formou-se uma grande praça arborizada. Aqui é um ponto de encontro para magos, feiticeiros e outras pessoas do tipo. Aqui eles se reúnem para conversar, rever velhos amigos, marcar compromissos, trocar experiências, testar varinhas, pergaminhos e outros itens recém adquiridos. O comércio ao redor da praça também prosperou, com dezenas de barracas oferecendo todo tipo de produtos mundanos para usuários de magias de bolsas para componentes mágicos a folhas de pergaminhos entre outros.

PRAÇA MYRVALLAR (Bairro Numen) Esta grande praça fica bem no coração do bairro Numen, situada na avenida homônima, bem em frente à Galeria dos Deuses. Por ser uma praça de árvores muito grandes e copadas, ela é uma morada perfeita para várias espécies de pássaros que fizeram seus ninhos em Vectora. Diversas espécies de pássaros podem ser observadas aqui, desde as mais comuns até as mais raras. O mais interessante é que, como Vectora costuma visitar outros mundos em dimensões paralelas, alguns pássaros destes mundos também se instalaram na praça, tornando-se atração única em todo o mundo. Diversos estudiosos já vieram até esta praça para estudar esses pássaros extraplanares.

PRAÇA MARCONIUS (Bairro Magus) Ao redor do imenso Laboratório Azimov também se formou uma praça onde os mágicos se reúnem aos montes. Na praça, além das barracas e dos inúmeros magos meditando ou recitando feitiços, há algo que chama a atenção. Os animais que a habitam são todos mecânicos. Diversos golens com formas de animais circulam pela praça livremente, de esquilos a pássaros. Todas as evidências indicam que os animais sejam criação de Genaris Azimov, o amalucado construtor de golens, já que quando são vítimas de uma tentativa de captura, os animais se refugiam dentro do laboratório do inventor.

PRAÇA KEVLAR (Bairro Mucro) Esta praça, localizada entre a avenida 7 de Cyd e a rua Armand Celeiro em Mucro tem como grande atrativo o fato de se localizar no bairro das armas. Geralmente, ao comprar uma arma nova, os

18

PRAÇA DAS NINFAS (Bairro Bara) Localizada na Avenida Cinlitante, esta praça é conhecida por seus habitantes inusitados. Três ninfas habitam o lugar desde a fundação da cidade. As três (Jessie, CB, Gabriele, LB e Driele, CN) são irmãs e costuma ser vistas na praça nos finais de tarde, quando dedicam seu tempo a cantar para as árvores da praça que possuem a capacidade de falar com as pessoas. Várias fadas pequeninas também vivem neste refúgio incrustado no coração da cidade voadora. As ninfas evitam o contato com as pessoas mas ocasionalmente se prestam a conversar com aqueles mais íntimos da natureza. Jessie parece ser a mais nova das três, não pela sua aparência, mas por sua personalidade infantil, cheia de inocência e alegria. Gabriele é a que aparenta ser a mais velha de todas. As outras duas sempre a ouvem atentamente e acatam a todas as suas decisões. Ela é uma mulher extremamente bondosa, como o mais devotado paladino. Já Driele é a menos suscetível a contato com humanos e outros povos. Tem um jeito de garota rebelde, sempre questionando a tudo e a todos, sempre se intrometendo nas conversas e sempre desconfiada com os visitantes. Na maior parte do tempo as ninfas não são vistas na praça (dizem que elas não vivem na cidade, mas que vêem todos os dias à praça por um portal mágico secreto apenas para cuidar das árvores do local) e aqueles que conseguem vê-las ou até mesmo falar com elas, podem se considerar felizardos. PRAÇA DANYA (Bairro Bara) Esta praça se localiza entre a Avenida Crand e a Avenida Kirath Farand. Muito grande e arborizada, possui dois pequenos lagos, habitados por peixes de várias espécies. Sob as árvores existem dois coretos, um em cada extremo da praça, que são disputados pelos vários bardos que circulam pela cidade. Durante a noite, esses bardos fazem serestas que podem invadir a madrugada e ir até o sol raiar. Para os boêmios, é uma grande opção de lazer. PRAÇA ARBÓRIA (Bairro Bara) Esta praça fica à beira da Avenida Circular e é uma atração para os apaixonados. Seu jardim é todo decorado com arbustos podados em forma de corações, de pombos e outros motivos românticos. À noite, um pequeno chafariz brilha sob o efeito de magias de luz, formando mosaicos em pleno ar. Muitos bardos também freqüentam este local e, inspirados pelo ambiente, tocam baladas românticas. Dizem as pessoas das redondezas que o casal que trocar juras de amor sob a luz da lua cheia nesta praça jamais irá se separar, por nada no mundo.

19

Related Documents

Legenda De Vectora
November 2019 7
Legenda
July 2020 28
Legenda De Fluxograma
May 2020 13
Extrair Legenda De Dvd
November 2019 8
Legenda Ghiocelului.docx
April 2020 18
Legenda Inorongilor
May 2020 18