Laurissilva

  • Uploaded by: ambiente
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Laurissilva as PDF for free.

More details

  • Words: 746
  • Pages: 14
Escola dos 2º e 3º ciclos da torre

• Laurissilva

Elaborado por: Igor Silva nº10 Joana Silva nº11 Soraia Brito nº21 Vando Luís nº22

 Descrição……………….pág.3  Origem………………….pág.4  Plantas endémicas e indígenas..pág.5  Motivações e características determinantes… ……….pág.6  Descrição de algumas plantas….pág.7/10  Bibliografia……………pág.11  Conclusão…………….pág.12

Neste trabalho vamos falar sobre a laurissilva que foi encontrada há cerca de 20 milhões de anos, preparamos para vocês grande espécies da laurissilva. Espero que os meus colegas fiquem interessados como nós ficamos.

É o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical a temperada, composta maioritariamente por árvores da família das laurácias endémico da macaronesia, região formada pelos arquipélagos

Durante muito tempo considerou-se a floresta Laurissilva como a única floresta indígena da Madeira. Contudo, estudos recentes mostram a existência de cinco florestas indigenas na ilha da Madeira: o zambujal a laurissilva…

A laurissilva remonta aos períodos Miocénico e Piocénico da equipa Terciário, há 20 milhões de anos. Nessa altura a floresta ocupava toda a área de agora pacia de Mediterrânio, sul da Europa e Norte de Africa. As glaciações que ocorreram no começo do Quartenario, levaram á regressão da floresta.

A floresta laurissilva, cuja origem remonta ao Terciário e que se estendeu em tempos por vastas regiões do Continente Europeu, diminuiu drasticamente a sua área de ocorrência durante as últimas glaciações. Actualmente encontra-se limitada a alguns arquipélagos do Atlântico, Norte, onde a acção moderadona do oceano permitiu a sua sobrevivência.

O loureiro ou louro (Laurus nobilis) é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae ou lauráceas. É originária do Mediterrâneo. Varia entre 5 e 10 m, mas pode atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico. Por isso são muito usadas em condimentos na culinária em geral.

Além disso a madeira dessa árvore é de excelente qualidade. Possui ainda algumas propriedades medicinais para reumatismo, estômago, etc. Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares. Por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus. A medicina popular indica o chá das suas folhas em caso de problemas com a digestão. É necessária extrema atenção para não confundir com o loureiro-rosa (Nerium oleander), que serve unicamente para ornamentação, e cujas folhas e bagas são muito tóxicas, podendo uma simples folha causar a morte a um adulto devido aos problemas cardíacos que pode provocar. Existem duas espécies semelhantes e do mesmo género endémicas dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias (L. novocanariensis). Na ilha da Madeira, o óleo obtido da baga do loureiro endémico, possui propriedades antiinflamatórias, sendo utilizado localmente como remédio caseiro para diversas maleitas, podendo cada litro atingir preços de mercado elevadíssimos. Durante muito tempo considerou-se a floresta Laurissilva como a única floresta indígena da Madeira, contudo, estudos recentes mostram a existência de 5 florestas indígenas na ilha da Madeira: o Zambujal, a Laurissilva...

vinhático é uma planta do género botânico da família Lauraceae, espécies endémica da ilha da Madeira, Açores e Canárias com a denominação: Persea indica.

Apresenta-se como uma árvore com até 25 metros de altura, perenifólia, de copa ampla e arredondada com folhas lanceoladas, de 10 a 20 centímetros de comprimento, quase glabras, verde-claras, tornando-se avermelhadas ao envelhecer, pecíolos geralmente avermelhados. As flores desta planta são pequenas, esbranquiçadas, dispostas em panículas com pedúnculos longos e pubescentes e os frutos ovoido-elipsoides, negros. Trata-se de uma espécie endémica da ilha da Madeira, Açores e das Canárias, característica da floresta da Laurissilva do vinhático, ocorrendo também na floresta do Laurissilva do Til. Esta planta apresenta floração entre Agosto e Novembro.. Apresenta-se como uma árvore com até 20 metros de altura, perenifólia, de copa bastante densa, com ramos jovens castanho-tomentosos e folhas variáveis, lanceoladas, ovadas, oblongas ou elípticas, com 5 a 17 centímetros de comprimento, coriáceas, aromáticas, glabras na página superior e geralmente tomentosas na página inferior, quando jovens. As flores desta árvore são pequenas, unissexuais, branco-amareladas, dispostas em cimeiras axilares. Os frutos tem forma ovóide e são negros quando maduros.

-www.google.com – exemplos de plantas da laurissilva, floresta da laurissilva, young reportes- laurissilva na Madeira. - www.laurissilva.com - www.wikipédia.com

Ao longo deste trabalho, todos nos esforçamo-nos ao máximo. E acho que cada um de nos esta satisfeito com o trabalho. Nós também ficamos a conhecer melhor a laurissilva e esperemos que os outros também fiquem a conhecer melhor a laurissilva.

Related Documents


More Documents from "geografia e ensino de geografia"

Laurissilva
April 2020 7
Ambiente
November 2019 39
Ambiente
November 2019 30