edição 26 - outubro 2009 tiragem: 2.000 exemplares - produzido pela PASCOM
Valdemar Hnyda OBRIGADO PADRE SÉRGIO!
Augusto Travensolli DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
Kamila Babiuki Distribuição GRATUITA: MATRIZ - SANTA CRUZ - SÃO LEOPOLDO - MÃE DO REDENTOR - RAINHA DA PAZ
PRIMEIRA EUCARISTIA NAS COMUNIDADES
O amor do povo brasileiro à Padroeira do Brasil Bruna Bloinski Sempre é motivo de alegria festejar a Mãe de Jesus! O culto à Nossa Senhora é inerente ao Cristianismo, porque ela tem um papel fundamental em nossa fé. Maria, ao confessar-se “serva do Senhor” e conceber o Filho de Deus, uniu-se a Ele no projeto de salvação e tornou-se protagonista dessa obra. Nisso se encontra a razão de acreditarmos que Maria nos conduz à Salvação. É ela, no dizer do Papa Paulo VI a “Estrela da Evangelização”, que guia a Igreja nos caminhos do Evangelho. E porque Maria é indispensável na ação da Igreja, os católicos voltam seus olhos com devoção àquela que consideramos também nossa Mãe. Se Maria é Mãe, não há como não lhe dedicarmos amor. Tal como em nossa mãe aqui na terra, encontramos em Nossa Senhora os verdadeiros sentimentos de proteção, acolhida e carinho e nos sentimos seguros ao lhe dirigir nossas preces, porque sabemos que ela entende o que se passa em nossos corações. No Brasil, de modo muitíssimo especial no dia 12 de outubro, a Igreja se mostra fervorosa ao celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nosso país e, dos mais bonitos e sinceros modos, demonstra sua devoção. É um dia de grandiosas manifestações de fé, capazes de mostrar a toda sociedade o quanto nos é valiosa a participação de Maria no plano de amor de Deus. “Todas as gerações me chamarão de Bem-aventurada” [Lucas 1,48] E assim o fazemos, ó Mãe, trazendo em nossos corações a certeza de que és nosso modelo, o caminho mais certeiro que nos leva ao Seu Filho pelo amor. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
banco de imagem
Primeira Eucaristia nas comunidades Diácono Fábio: Ordenação Sacerdotal em Irati No dia 18 de outubro, às 15h, na cidade de Irati acontece a ordenação do Diácono Fábio Sejanoski. Todos estão convidados para este momento Kamila Babiuki de grande importância, e desde já o diácono agradece todo o apoio e orações. Enquanto pequenos, precisamos da ajuda de nossos pais para cada passo que damos, Cursilho Masculino desde as coisas mais simples aos olhos adultos, e mesmo áqüeas que são, de fato, comO Movimento de Cursilhos de Cristandade pro- plicadas. Conforme crescemos, moverá o Cursilho Masculino. As inscrições es- nossos atos se mudam e nos tão abertas e podem ser feitas diretamente na julgamos capazes de realizar secretaria paroquial. Maiores informações com diversas atividades diferentes. Jussara Portugal (99443358/ 30280220) ou no e- Não é diferente disso quando mail:
[email protected] falamos da presença de Deus em nossa vida. Porém, diante de d’Ele, somos sempre pequenos Encontro de Casais e dependentes de Sua influênA fim de promover o diálogo e proporcionar um cia em nossa vida. para tanto, tempo para conversar a dois, a Paróquia realiza passamos por determinadas no mês de novembro um Encontro para casais. fases de crescimento pessoal e As datas serão divulgadas nas missas e as in- social. scrições podem ser feitas na secretaria paroquial No próximo dia 18, os catedurante o horário de atendimento. quizandos que participam da terceira fase da catequese na Matriz e na capela Mãe do Redentor receberão pela primeira vez o sacramento da Eucaristia. Por esse motivo, vêm, por três anos, se preparando com os encontros semanais com seus amigos e catequista para esse momento tão importante em suas vidas. Na capela Rainha da Paz, a Primeira Eucaristia aconO Pe. Sérgio já não se encontra entre nós! Partiu tecerá no dia 24 de outubro, na para uma nova missão que o nosso bispo, Dom missa das 19h, assim como na Sérgio, lhe confiou. A partir de agora a sua comunidade é a Paróquia N. Sa. de Guadalupe na Santa Paula. Lá, será vigário paroquial.
Obrigado Pe. Sérgio!
capela São Leopoldo, dia 7 de novembro, e na capela Santa Cruz, no dia 15 de novembro. Para as crianças que receberão a Primeira Eucaristia na Matriz, as confissões acontecerão no dia 16 de outubro, sexta-feira, das 9h às 10h e das 14h às 15h. No sábado, dia 17, às 9h, solicitamos a presença de todas as crianças para o ensaio geral, que se faz extremamente necessário para a melhor organização do dia. Para um momento tão especial na vida de nossas crianças, contamos com a participação e presença de todos, especialmente dos pais e padrinhos, figuras fundamentais no crescimento nosso crescimento espiritual, sem nunca nos esquecer que estamos apenas no início de nosso conhecimento e desenvolvimento, e que esse momento dará continuação à vida cristã católica de nossos catequizandos, não significando uma vírgula ou um ponto final.
O Papa no blog
Jorge Munhoz
A internet hoje é uma ferramenta indispensável para trabalho, lazer e estudo. Por meio dela também é possível evangelizar e fazer a palavra de Deus chegar mais longe. O blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Sebastião, lançado há quatro meses, dia após dia está incorporando novas ferramentas de evangelização. Uma delas é a disponibilização da alocução do Papa feita aos domingos na oração mariana do Ângelus. O Centro Televisivo Vaticano disponibiliza na íntegra através do Youtube o vídeo do discurso do Papa, que é traduzido e legendado para o português e disponibilizado no canal youtube.com/NSAPARECIDA - o canal da paróquia no Youtube. A razão deste trabalho é ser uma alternativa aos canais de televisão: oferecendo a hora que quiser a reflexão do Santo Padre.
Escala dos leitores na internet?
Durante 4 anos tivemos a alegria de contar com a sua presença na nossa comunidade de São Sebastião, tanto nos momentos ordinários da vida cotidiano, presidindo a santa missa e atendendo em confissões; assim como nos momentos especiais como as primeiras eucaristias e crismas. Toda a paróquia de São Sebastião pede que Cristo lhe abençoe muito na nova missão confiada e lhe deseja muitas felicidades. Num corro de vozes todos queremos lhe agradecer: Obrigado Pe. Sérgio!
Jorge Munhoz
Agora os Ministros da Palavra podem ter acesso 24 horas por dia à Escala Mensal. A iniciativa busca facilitar aos irmãos que prestam este serviço na comunidade a visualização das datas de seu compromisso. Acessando o blog www.pascompss. com já é possível visualizar, baixar e imprimir o documento. Em breve estará disponível a escala dos músicos.
Dia Nacional da Juventude Atividades em Ponta Grossa
A messe é grande mas os operários são poucos
Jorge Munhoz Augusto Travensolli
Quando se fala em missão, logo se imagina um longo e árduo trabalho de conEm 1985 no Ano Internacional da Juventude, - 11h00min: Celebração inicial e abertura do quista de mais pessoas para Deus. Pelo foi criada uma data no Brasil para a juven- Dia Nacional da Juventude no Ginásio do menos é um de tantos conceitos que tude: o Dia Nacional da Juventude (DNJ). É Colégio Marista. se tem de “missão”. Estamos iniciando o comemorado todo ano em 25 de Outubro. - 11h30min: Justificando o tema e o lema de mês missionário, e é um excelente temOrganizado pela Pastoral da Juventude com 2009 ‘’A juventude quer viver’’ po para refletirmos sobre a missão que o propósito de promover a juventude anun- - 12h00min: Almoço: haverá lanche no local cada um de nós recebe pelo Batismo. ciando os sinais de vida, o evento é realizado (mini – pizzas, pastéis, salgadinhos e refrigA missão em sí mesma não é sair corem todo o país. Nesse ano terá o tema: “Ex- erantes). rendo por aí “convertendo” as pessoas. termínio de jovens no Brasil”. O DNJ real- - 13h00min: Animação e apresentação musiFomos batizados, e insuficientemente izará uma grande marcha contra a violência, cal: Grupo ‘’Deus em Vós’’. evangelizados. Sendo assim, fica difícil a - 14h00min: Apresentações dos grupos, teatanunciando que a juventude quer viver. tarefa de “sair” para falar de Deus. Em Ponta Grossa a Pastoral da Juventude ros, música, testemunhos... Antes de tudo é necessário que tenparticipará do Dia Nacional da Juventude da - 16h00min: Celebração eucarística presidida hamos uma experiência. Não podemos pelo Bispo D. Sérgio com a participação dos seguinte maneira: falar daquilo que não conhecemos. E se demais sacerdotes presentes. - Início na Praça da Paróquia São José. falarmos, não seremos totalmente sin- 09h30min: Chegadas das caravanas e gru- - 17h30min: Encerramento do evento. ceros, uma vez que nós mesmos poderpos na Paróquia São José. Para mais informações sobre o DNJ emos duvidar. A convicção do anúncio - 10h00min: Acolhida, saudação e saída da em Ponta Grossa acesse o site: nasce de uma experiência profunda de Juventude em marcha pelas ruas da cidade http://www.pjpontagrossa.net aceitação da história que Deus faz conaté o Ginásio Marista. osco, bem como da iluminação de nossa história, aceitando a cruz como salvação e não perdição. A nossa missão hoje, mais do que nunca Dedicar um tempo para rezar pela vocação daqueles que se consagraram por nós é pedirmos a Deus um coração “contrito e humilhado” (Salmo 50). Sem isso, não Jorge Munhoz ouviremos a voz do Senhor e acabaremos endurecendo nosso coração (Salmo 94). No final de tudo, não teremos um Sem o sacerdote, não há Eucaristia. Sem ele, não há possuem problemas iguais, senão maiores do que anúncio de Cristo verdadeiro e a “missão” o perdão sacramental de nossos pecados. Por isso os nossos... propriamente dita não terá força. somos convidados a rezar por eles, para que Deus
Ano Sacerdotal: Rezar pelos sacerdotes
os ajude a confirmar dia após dia a vocação à qual são chamados.
Rezemos para que estes homens, pecadores como nós, sejam sempre exemplos de virtude, de fé, de oração, exemplos de amor. Ajudemos nossos padres a viver sua vocação santamente. Rezemos por eles, estejamos atentos e saibamos estender a mão se necessário for. Os padres não são super-homens,
Neste mês missionário, vamos refletir sobre a nossa missão de zelar por nossos padres. Rezemos também pelos seminaristas, para que não fujam do combate a que são chamados, de viver o tempo de seminário na alegria e na certeza de que “aquele que chamou é fiel, e Ele agirá!”
Pastoral Econômica
Memorando à Nossa Senhora E porque Deus não me atende?
Jorge Munhoz
MIL AVE MARIAS Quartas-feiras, à partir das 13h Terminando com a Santa Missa
Não abra mão de preço e qualidade.
Jerusalém Celeste, 12 de outubro. Prezada mãe do Salvador: Recebi em minha mesa no dia de hoje, 2.127 pedidos de cura de doenças, 3.415 pedidos de reconciliação entre casais, e uma incontável lista de pedidos de coisas materiais. Encaminho em anexo, a foto e o endereço de cada católico que realizou o pedido. Atenciosamente, São João Evangelista. A/C São João Evangelista – Resposta da solicitação: Querido João, meu filho. Recebi o relatório do dia de hoje e confesso que estou preocupada. São muitos pedidos, curas, problemas... Querido João, já conversei com meu filho Jesus sobre isso, e muitos não posso atender. Não porque não quero, mas porque muitos pedidos podem tornar as pessoas profundamente infelizes se eu atender. Veja o caso aqui da minha filha querida, devota de muitos anos e que nunca deixa de ir na procissão: ela me pede a cura do câncer! Intercedi junto à Jesus, mas meu Filho amado me disse que é necessário certos sofrimentos para que as pessoas possam ter uma experiência com Deus. Deus Pai jamais deseja ser apenas um resolvedor de problemas: ele quer ser um Pai amoroso, que repreende os filhos por amor, e por isso permite acontecimentos na vida das pessoas para que vejam que Ele está próximo! Querido João, vou atender os pedidos, vou levar à Jesus... Mas meus filhos da Terra precisam saber que a maior prova de amor não é quando Deus concede um milagre, e sim quando o milagre é aceitarmos que tudo que Deus permite é bom! Atenciosamente, Maria de Nazaré.
Roga por nós, Mãe! por Matheus Bloinski