25

  • Uploaded by: Jorge Munhoz Jr.
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 25 as PDF for free.

More details

  • Words: 2,381
  • Pages: 4
edição 25 - agosto 2009 tiragem: 2.000 exemplares - produzido pela PASCOM

Bruna Bloinski

Um mês para pensarmos ainda mais sobre a Palavra de Deus

É NO PRÓXIMO QUE ENCONTRAS DEUS

Augusto Travensolli DIOCESE NO COMBATE À GRIPE A

Kamila Babiuki Distribuição GRATUITA: MATRIZ - SANTA CRUZ - SÃO LEOPOLDO - MÃE DO REDENTOR - RAINHA DA PAZ

RITO DE INVESTIDURA DOS NOVOS MINISTROS

Jorge Munhoz Tradicionalmente no mês de setembro, a Igreja no Brasil dedica sua reflexão e atenção à relevância que a Palavra de Deus possui em nossa vida. O Catecismo da Igreja Católica nos diz que “somos a religião da ‘Palavra’ de Deus. Não da Palavra dita ou escrita, mas do Verbo vivo e encarnado” (CIC 108). O Concílio Vaticano II em seus documentos e conclusões, destaca de maneira especial a Palavra, assim como à Eucaristia. A Santa Missa, na estrutura de sua liturgia, nos permite realizar um verdadeiro diálogo com o Cristo. Ouvimos Sua Palavra, e damos nossa resposta e adesão por meio da comunhão e da missão assumida ao final da liturgia. Porém, muitas vezes somos distraídos deste diálogo, condicionados a preocupar-se apenas em responder e ler o que está sendo falado. È preocupante observar, como muitas vezes nos deixamos distrair por coisas pequenas, perdendo toda a riqueza que a Palavra de Deus nos traz no contexto da Santa Missa. Toda a força que a Palavra possui para mudar nossa história não pode ser esquecida ou simplesmente receber adornos desnecessários: ela por si mesma tem poder para mudar nossa mentalidade, abrir nosso coração e nos conduzir à alegria verdadeira. A Palavra nos permite olhar com os olhos de Jesus a tudo e a todos; ela, apoiada ao testemunho de vida, arrasta multidões, converte o coração, nos faz amar o inimigo. Quantas vezes preferimos deixar de lado a Palavra e obedecer aos caprichos de nosso próprio ego? A Palavra quando age em nós, permite que sejamos elo de ligação entre Deus e nosso próximo; quando seguimos aos mandos de nosso próprio gosto, afastamos, criamos divisão. Neste mês de setembro, é vital pensarmos se a Palavra que estamos recebendo, está produzindo frutos ou está sendo desperdiçada por nós. A verdadeira Palavra, o Verbo Encarnado cria e propicia comunhão, alegria e louvor entre os filhos de Deus.

Novos Ministros

Gripe H1N1 Medidas adotadas pela diocese

reprodução de tv

Rito investe novos fiéis em serviço à Deus na comunidade

Diácono Fábio: nova data de ordenação Por conta da epidemia da Gripe A, a ordenação sacerdotal de Fábio Sejanoski que estava marcada para o mês de agosto foi adiada. A nova Kamila Babiuki data é 18 de outubro, às 15h, na cidade de Irati. No último dia 14, cerca de 50 O Diácono Fabio reforça o convite a todos os membros das cinco comuamigos e conta com a presença dos diocesanos nidades da Paróquia São Senesse momento de alegria e entrega. bastião, receberam a bênção que os investiu Ministros ExCursilho Feminino traordinários da Comunhão e De 11 à 13 de setembro, o Movimento de Cur- Esperança. Eles possuem o Mansilhos de Cristandade promove o Cursilho Femi- dato Oficial da Igreja para disnino. As inscrições estão abertas até dia 05 de tribuírem a Comunhão durante setembro e podem ser feitas diretamente na a Santa Missa, bem como levásecretaria paroquial. Maiores informações com la para o fiel que, por motivo Jussara Portugal (99443358/ 30280220) ou no e- de doença, não pode participar das celebrações. São chamamail: [email protected] dos Ministros da Esperança por Retomada de atividades também levarem a bênção de As pastorais e movimentos retomam suas ativi- Deus aos mortos em sua última dades normais a partir da primeira semana de despedida. Tambbém neste setembro. A medida, tomada em comunhão dia aproximadamente 100 pacom o bispo diocesano, visava evitar as aglom- roquianos receberam a missão erações e com isso o risco da nova gripe. A cate- de proclamar a Palavra de Deus quese convocará uma reunião com os pais antes nas celebrações, recebendo o título de Ministros da Palavra. do retorno definitivo. É bom estar atentos. O Rito, presidido pelo Pe. SanNova Evangelização: dro, abençoou individualReinício em setembro mente cada ministro, investindo a cada neste ministério a As catequeses do Caminho Neocatecumenal que que Deus os chamou, além de começariam em 10 de agosto tiveram seu início renová-lo naqueles que já serremarcado para 21 e 22 de setembro. A Evange- viam nessa função diante das lização que foi cancelada devido à nova gripe, comunidades. Tal ministério será retomada na referida semana, e aproveita confere a cada ministro uma esta oportunidade para convidar uma vez mais Missão Canônica, e os torna a todos as pessoas acima de 13 anos para con- responsáveis pela sua integrihecer esta experiência cristã de redescoberta do dade moral, garantida pelo celbatismo. Maiores informações, em nosso blog. ebrante.

Augusto Travensolli

Cada ministro recebeu a seguinte exortação: “Fostes escolhidos para exercer um sublime Ministério, deveis sentir-vos estimulados a procurar uma vida que seja testemunho de fé e de bons costumes entre vossos irmãos.” Além disso, os novos ministros da Eucaristia e da Palavra foram interrogados sobre a missão que receberam, prometendo cumpri-la com empenho. Durante a benção individual, cada ministro da Palavra recebeu a Bíblia em suas mãos, como símbolo de sua participação como anunciador da fé na Igreja. Cada ministro da Eucaristia, por sua vez, recebeu a chave do Sacrário e a âmbula. Durante os próximos três anos, estas pessoas trabalharão em nome de Deus, auxiliando no melhor desempenho de nossas celebrações, além de demonstrarem à toda comunidade que servir ao Pai é uma tarefa possível e necessária a todos.

Durante o mês de agosto, frente à epidemia de gripe A, o bispo diocesano D. Sérgio Arthur Braschi apresentou medidas que deveriam ser tomadas nas atividades paroquiais para prevenir a nova gripe que assola a região. Inicialmente, tais medidas seriam suficientes, não havendo a necessidade de suspensão de todas as atividades paroquiais. Acompanhando a suspensão das aulas nas escolas, os encontros de catequese foram suspensos até o dia 31 de agosto, devendo as crianças permanecer em casa para evitar aglomeração desnecessária. Atividades paroquiais tais como almoços, encontros e reuniões foram adiadas. Dentro das igrejas, nos horários de celebração, as medidas foram a suspensão de folhetos de canto e de missa, a proibição do abraço da paz e da oração do Pai Nosso de mãos dadas, valendo ressaltar que estas duas últimas medidas já vinham sendo aplicadas na Paróquia São Sebastião, antes mesmo do anúncio do Bispo Sérgio. O bispo ainda orientou às pessoas que estivessem gripadas, que permanecessem em casa, estando dispensadas das missas, vivendo a caridade cristã até sua recuperação.

Refletir a qualquer hora. Que tal agora? Jorge Munhoz

A partir de agora, estará disponível no blog da Pastoral da Comunicação (pascompss. com) as reflexões da missa dominical. Um ótimo instrumento de evangelização e veiculação das principais notícias da Paróquia, o blog agora terá um espaço para armazenar as reflexões da santa missa. Aproveitando-se das facilidades permitidas

pela tecnologia do podcast (compartilhamento de áudio na rede mundial) os visitantes poderão ouvir as homilias a hora que desejar e fazer download para ouví-las em mp3 players, Ipods, e aparelhos similares. Os arquivos estarão sempre disponíveis após a missa das 19 horas dos domingos.

Blog possibilita a paroquianos poder ouvir as reflexões da missa a hora que desejarem

- vídeo da investidura dos ministros - vídeo sobre as medidas da diocese no combate à gripe

É no próximo que encontras Deus Acolher a todos, aceitar e amar

Família: Fonte de Vocações

Jorge Munhoz Bruna Bloinski

No dia 30 de agosto de 2009, o Santo Padre dirigiu uma reflexão voltada à “Certo homem descia de Jerusalém para de abandono, de morte; mas, ainda além, dedicação generosa à educação dos filJericó e veio a cair em mãos de salteadores, podemos encontrar o “homem de Jericó” na hos. Nela, o pontifice disse: “Quando os os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe mão de outros tantos salteadores. Irmãos cônjuges se dedicam generosamente à causarem muitos ferimentos, retiraram-se, afastados da fé, carentes de esperança, ferieducação dos filhos, guiando-os e orideixando-o semimorto. (...) Certo samari- dos pela solidão, mortos no pecado... E não entando-os no descobrimento do plano tano, que seguia o seu caminho, passou-lhe há como dizermos que são situações disde amor de Deus, preparam esse fértil perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.” [Lc tantes de nós; elas acontecem sob nossos terreno espiritual no qual florescem e olhares e quem sabe estejam se repetindo 10, 25-37] amadurecem as vocações ao sacerdócio Foi contando esta parábola, narrando a sem que nos demos conta. Talvez por tane à vida consagrada.” história do “bom samaritano”, que Jesus tas razões que podemos ter, achamos que Rezar pelas vocações é rezar pelas mostrou aos seus o sentido do amor ao o outro não precisa de nossa atitude ou que famílias. E temos visto como a família próximo e convidou-os a acolher os irmãos não temos nada que nos “obrigue” a doaré atacada, como está sendo vítima da da mesma forma que fez aquele homem. Da mos um pouco de nós. Quem sabe seja difícil secularização, das seduções do mundo. mesma forma e de muitos modos, Deus con- estender a mão e ajudar quem está caído Constantemente são enganadas pelo porque somos incapazes de enxergar no tinua repetindo esse convite a nós. ideal de felicidade presente no consumEis que Ele nos deixou o mandamento do outro o rosto de Deus que pede nosso amor. ismo, deixam de perceber nas pequenas amor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coisas, nos pequenos gestos a fonte inamei.” [Jo 15, 12] Em nossa vida, nos mais coração, de toda a tua alma, de todas as esgotável do amor de Deus ali existente. diversos ambientes de convívio em que tuas forças e de todo o teu entendimento; e: É fundamental um diálogo aberto e sinnos encontramos, podemos ver acontecer Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” [Lc cero com os filhos. É um combate trenovamente a história narrada por Jesus. De 10,37] Eis o conselho de Jesus ao intérprete mendo, porque o ideal de felicidade do forma muito clara, podemos compará-la às da Lei. Eis o conselho que Ele repete a nós. mundo é extremamente sedutor. Porém, situações de miséria material, de doenças, é mais do que urgente resgatar a “Igreja Doméstica”, que desperte nos pais a necessidade e lhes dê o espírito para transmitir a fé aos filhos desde pequenos. Assim, tendo os filhos crescendo sobre Usuários de rede social mais famosa do Brasil, já tem acesso à nossa comunidade a égide da Igreja, o combate contra as Bruna Bloinski propostas do mundo será alicerçado na Já é possível a nossos paroquianos utilizar esta opiniões de pauta para o informativo, saber como fé, transmitida pelos pais aos filhos e alinova forma de se comunicar. Através do Orkut, os paroquianos estão recebendo nossas notícias, mentada pela Igreja e seus sacramentos.

Paróquia no Orkut todos os usuários desta rede social já podem interagir, conhecer e discutir sobre os mais variados temas em nossa ‘comunidade’ virtual. Criado com o objetivo de divulgar eventos, o espaço da paróquia no Orkut foi reativado após algum tempo ocioso. Em sua nova configuração, a comunidade deseja estimular a participação de seus membros, utilizando o espaço para colher

além de sugestões, críticas e todo tipo de participação construtiva. Para participar, acesse nosso blog e clique no link correspondente. A todos que participarem, em breve teremos novidades especiais e exclusivas!

Pastoral Econômica

O Conservador, o moralista e a velhinha Jorge Munhoz

Reflita em casa, proponha na sua pastoral/movimento este tema: na sua vida, quem é esta velhinha?

INFORMAMOS AOS LEITORES DO INFORMATIVO ANUNCIAI QUE EXCEPCIONALMENTE ESTE MÊS, NÃO PUBLICAREMOS O BALANCETE DEMONSTRATIVO. ELE ESTARÁ POSTERIORMENTE DISPONÍVEL AOS PAROQUIANOS NO SITE: WWW.PASCOMPSS.COM NA PRÓXIMA EDIÇÃO, A PUBLICAÇÃO SEGUIRÁ NORMALMENTE.

Um blog...! por Matheus Bloinski

Não abra mão de preço e qualidade.

Esta história aconteceu há muitos anos. Numa cidade viviam três pessoas: uma era conservadora, a outra moralista e a outra era uma velhinha. A Conservadora participava de todas as rezas na paróquia; quando chegava, havia respeito, porque com ela não tinha gracinha nem piada: tudo muito certo, muito justo, muito comedido. Havia também a moralista. Com arrogância, julgava a todos sem pena. Para ela, lugar de bandido era na cadeia, porque a sociedade não podia aceitar uma pessoa criminosa de jeito nenhum. Era cadeia e se possível uma surra. Mas não no horário da missa, porque senão era pecado. E tinha a pobre velhinha. Sempre no último banco da igreja, tinha dificuldade para andar, e as vezes até esqueciam de levar comunhão para ela, quando não conseguia andar até a fila. Pacientemente, terminava a missa, ela tirava seu terço do bolso e rezava silenciosamente. Um dia numa reunião de CPC o tema era as prioridades da paróquia. O Conservador disse: "A prioridade da paróquia é construir um salão novo, porque o atual é muito pequeno! E assim, na festa do padroeiro do ano que vem, virão mais pessoas e possamos ter mais barraquinhas!" O moralista discordou: "Conservador! Você só pensa nisso! A prioridade da paróquia deve ser o aumento do número de pessoas nas missas! Precisamos encher, lotar a igreja!

Quanto mais, melhor!" Nisso, entrou um mendigo na sala. As pessoas começaram a cochichar: "Tira ele daí!" ou "Dá um soco nele!" e ainda: "Chama a polícia!" O mendigo sentou-se, pediu a palavra e disse: A prioridade desta paróquia é não permitir que a velhinha fique sem comunhão. De que adianta construir, comprar, ou ainda encher a igreja, se tem uma velhinha que deixa de receber comunhão pela pressa ou pela falta de cuidado de alguém? Reparo que há domingos que a velhinha não consegue levantar para comungar. E ninguém vê. Todos ficaram envergonhados. O moralista saiu da sala, dizendo "quem era aquele mendigo para apontar o dedo...", o Conservador saiu dizendo que ia procurar o bispo... E a velhinha? Outro dia, quando perguntaram a ela o que pensava disso, ela sorriu e cantarolou: "Amar como Jesus amou Sonhar como Jesus sonhou Pensar como Jesus pensou Viver como Jesus viveu Sentir o que Jesus sentia Sorrir como Jesus sorria E ao chegar ao fim do dia Eu sei que dormiria muito mais feliz..."

Related Documents

25
November 2019 35
25
November 2019 29
25
October 2019 34
25
November 2019 30
25
December 2019 26
25
November 2019 34

More Documents from ""

Anunciai21
May 2020 5
25
May 2020 16
24
May 2020 10
Informativo Anunciai
June 2020 6