SEGURANÇA NOS PRÉDIOS
Clique para entr
CAUSAS
UM CASO
MORADORES
ESPECIALISTAS
EQUIPAMENTOS
CASOS DE SUCESSO
CAUSAS
INÍCIO
Com tanta tecnologia, hoje existe vários equipamentos que garantem a segurança dos condomínios, mas as pessoas esquecem das prevenções mais simples. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, a observação e a cooperação entre funcionários e moradores é a medida mais eficaz. De acordo com o Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), a maioria das invasões a edifícios ocorre por uma falha de porteiros e condôminos, não por falta de equipamentos modernos de segurança. Mesmo com tantos equipamentos, nada disso adianta se o porteiro abrir a porta quando não conseguir ouvir o que alguém está dizendo no interfone. O equipamento não trabalha sozinho. A câmera não vai impedir o assalto, ela só vai filmar. Às vezes alguma coisa pode parecer uma medida extrema [para o morador], mas os ladrões estão cada vez mais sofisticados.
CAUSAS
UM CASO
MORADORES
UM CASO
ESPECIALISTAS
EQUIPAMENTOS
CASOS DE SUCESSO
INÍCIO Nesta quinta (26),uma quadrilha fez um arrastão em um prédio no bairro da Lapa, em São Paulo. Em troca de tiros com policiais, três morreram e seis foram presos. Segundo a polícia, foi a 32ª invasão a condomínios neste ano no estado. De acordo com o relato das vítimas, os assaltantes abordaram as pessoas de duas maneiras: nos próprios apartamentos ou na garagem.
Morador foi registrar queixa na polícia sobre seus pertences roubados no arrastão.
CAUSAS
UM CASO
MORADORES
MORADORES
ESPECIALISTAS
EQUIPAMENTOS
CASOS DE SUCESSO
INÍCIO INÍCIO Dicas de como os moradores podem se prevenirem dos assaltos 1. Avise na portaria quando for receber visitantes ou entregas, dando o maior número possível de informações 2. Não deixe a chave na portaria. Se for necessário deixe com algum amigo ou parente e deixe o número do telefone dessa pessoa com o porteiro. 3. Avise a portaria em caso de viagens ou mudanças de horários na rotina 4. Não reclame quando um funcionário não permitir a entrada de uma pessoa desconhecida 5. Quando chegar de carro ligue a luz interna do veículo ou abaixe o vidro para poder ser identificado 6. Fique de olho em movimentações estranhas ao chegar e ao sair do prédio. Na dúvida não entre.
CAUSAS
UM CASO
MORADORES
ESPECIALISTAS
EQUIPAMENTOS
CASOS DE SUCESSO
ESPECIALISTAS
INÍCIO
Conforme o delegado Waldomiro Milanesi, titular da Divisão de Investigações de Crimes contra o Patrimônio do Deic , o marginal não chega no prédio e se identifica: ‘sou bandido, estou entrando. Na grande maioria dos casos, ele entra enganando as pessoas. Ou simulando ser um morador, um entregador ou aplicando um golpe. Para evitar uma invasão, o prédio necessita criar uma rotina de segurança, afirma Hubert Gebara, vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis). Seguindo as orientações de Hubert Gebara os condôminos precisam participar das assembléias e definir um procedimento de segurança comum ao edifício.
CAUSAS
UM CASO
MORADORES
ESPECIALISTAS
EQUIPAMENTOS
EQUIPAMENTOS
CASOS DE SUCESSO
INÍCIO
-Câmeras de segurança que filme e grave, pois algumas só filma. -Sensores com alarmes em pontos estratégicos -Iluminação forte em áreas estratégicas -Guarita longe da calçada e se possível blindada, composta com botão de pânico para chamar a polícia. -Proibição de acesso de entregadores -Seleção rigorosa de entregadores
CAUSAS
UM CASO
MORADORES
ESPECIALISTAS
CASOS DE SUCESSO
EQUIPAMENTOS
CASOS DE SUCESSO
Os moradores do Edifício Buckingham, nos Jardins, em São Paulo, conhecem bem essa rotina. Nos últimos dez anos, houve três tentativas de invasão no edifício, segundo o zelador Joel Burlamaqui. As três foram evitadas pela desconfiança do porteiro, que se sentiu seguro em aplicar a regra seguida por todos. 1. Na última tentativa de arrastão, os assaltantes clonaram o carro de um dos moradores e tentaram entrar. O porteiro, no entanto, desconfiou do horário, diferente daquele em que o dono do veículo normalmente chegava em casa e pediu os documentos. 2. As outras duas tentativas envolveram mulheres. Na primeira, uma grávida fingiu um mal estar e um homem bem vestido que a acompanhava pediu para entrar para usar o telefone. O porteiro disse que faria a ligação por eles. A dupla insistiu e o funcionário disse que tinha chamado a polícia para ajudar a grávida. Os dois fugiram.
Os moradores do condomínio assistem ao curso de segurança.
INÍCIO
3. Na terceira vez, uma mulher loira e uma morena disseram que tinham uma entrevista com um morador do prédio, mas desistiram após a insistência do porteiro em pedir dados pessoais. A experiência de sucesso do edifício só foi possível porque os moradores aprenderam a obedecer as regras comuns.
Assista aos vídeos: - Vídeo 1
- Vídeo 2
Segurança nos prédios: morador também é responsável
As falhas e descuidos na segurança de condomínios
INÍCIO