Heuristic A

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Heuristic A as PDF for free.

More details

  • Words: 2,231
  • Pages: 7
Melhor resposta - Escolhida por votação Do dicionário: "Uma regra, simplificação, ou aproximação que reduz ou limita a busca por soluções em domínios que são difíceis e pouco compreendidos". Deste modo para um problema que não se conhece qual e' o melhor caminho em busca de uma solução, define-se uma função heurística que acredita-se levara a esta solução. •

1 ano atrás

Fonte(s): Inteligencia Artificial: Um enfoque moderno, Stuart Russel & Peter Norvig, Sao Paulo, Campus, 2004. Ver capitulo sobre "Resolução de problemas e busca".

Heurística Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa

Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo. Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A heurística (do greco ευρίσκω, heurísko, literalmente "descubro" ou "acho") é uma parte da epistemologia e do método científico. A etimologia da palavra heurística é a mesma que a palavra eureka, cuja exclamação se atribui a Arquimedes no conhecido episódio da descoberta de como medir o volume de um objeto irregular utilizando água. A palavra heurística aparece em mais de uma categoria gramatical. Quando usada como substantivo, identifica a arte ou a ciência do descobrimento, uma disciplina suscetível de ser investigada formalmente. Quando aparece como adjetivo, refere-se a coisas mais concretas, como estratégias heurísticas, regras heurísticas ou silogismos e conclusões heurísticas. Naturalmente que estes usos estão intimamente relacionados já que a heurística usualmente propõe estratégias heurísticas, que guiam o descobrimento.

Índice [esconder] •

1 A heurística como parte do método científico



2 Popularização do termo



3 Performance na Produção



4 Ciência da Computação



5 Matemática



6 Psicologia

[editar] A heurística como parte do método científico É a parte da pesquisa que visa favorecer o acesso a novos desenvolvimentos teóricos ou descobertas empíricas. Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções dos problemas, que não segue um percurso claro mas se baseia na intuição e nas circunstâncias a fim de gerar conhecimento novo. É o oposto do procedimento algoritmico. A heurística de uma teoria deveria particularmente indicar os caminhos e possibilidades a serem aprofundadadas na tentativa de torná-la uma teoria progressiva, isto é, capaz de garantir um desenvolvimento empírico, prevendo fatos novos não percebidos no momento da elaboração do núcleo dessa teoria. Historicamente a heurística foi por muitos séculos confundida com a justificativa das descobertas empíricas. Com a elaboração teórica de Francis Bacon, o desenvolvimento das ciências indicava a possibilidade de uma elaboração teórica capaz de sobreviver ao "crivo negativo da experiência". Considerava-se que uma teoria científica devesse ser capaz de produzir hipóteses passíveis de confirmação ou rejeição através de experimentos. Tal concepção tendia a fornecer um critério que justificava a posteriori as novas descobertas mas não indicava caminhos concretos, operativos, para realizá-las. Ao longo do século XX o debate sobre o Problema da demarcação levou a distinguir claramente esses dois aspectos porém justamente essa distinção levou a maior parte dos cientistas a renunciar à elaboração de uma única teoria da heurística. A partir da constatação de que o desenvolvimento das ciências ocorre de modo desigual à base de evoluções de características muito diferentes entre si (mudanças teóricas, resultados empíricos imprevistos, mudanças culturais) renunciou-se a delinear uma única teoria da heurística. Portanto atualmente os estudos sobre a heurística concentram-se sobretudo no interior de cada ciência. Pode-se assim falar de uma heurística da matemática ou da biologia, por exemplo. Mas a heurística das ciências em geral permanece como uma questão apenas teórica ou terminológica, no sentido de que dificilmente será possível formular pressupostos de Heurística suficientemente gerais, exceto em um nível de abstração tal que ela se torna pouco operativa e pouco relevante.

[editar] Popularização do termo A popularização do conceito se deve ao matemático George Pólya, com seu livro Como resolvê-lo (How to solve it). Estudando muitos testes matemáticos de sua juventude, quis saber como os matemáticos chegavam a estas conclusões. O livro contém a classe heurística da prescrição que tentou ensinar aos seus alunos de matemática. Quatro exemplos extraídos do livro ilustram melhor o conceito: •

Se não puder compreender um problema, monte um esquema;



Se não puder encontrar a solução, tente fazer um mecanismo inverso para tentar chegar à solução (engenharia reversa);



Se o problema for abstrato, tente propor o mesmo problema num exemplo concreto;



Tente abordar primeiro um problema mais geral (o paradoxo do inventor: o propósito mais ambicioso é o que tem mais possibilidade de sucesso).

[editar] Performance na Produção Heurísticas são utilizadas em sistemas de Produção, de forma a encontrar a melhor cadeia de fornecimento associado com o ambiente produtivo - isto precisa ser aprendido a medida que o ciclo produtivo acontece, levando em consideração as possibilidades de programação, capacidades de máquinas, pessoas, tempo, lead time. Temos grandes empresas de ERP que na sua parte de performance de programação de produção utilizam Heurísticas para ajudar a encontrar o modelo ótimo.

[editar] Ciência da Computação Denomina-se 'heurística' à capacidade de um sistema fazer inovações e desenvolver técnicas de forma imediata e positivas para um determinado fim. Ver artigo principal: Heurística (computação)

De acordo com a ANSI/IEEE STD 100-1984, a heurística trata de métodos ou algoritmos exploratórios para solução de problemas. As soluções são buscadas por aproximações sucessivas, avaliando-se os progressos alcançados, até que o problema seja resolvido. Trata-se de métodos em que, embora a exploração seja feita de forma algorítmica, o progresso é obtido pela avaliação puramente empírica do resultado. Ganhos de eficácia, principalmente nos termos da eficiência computacional, no custo da precisão. As técnicas heurísticas são usadas por exemplo nos problemas em que a complexidade da solução do algoritmo disponível é a função exponencial de algum parâmetro; quando o valor deste cresce, o problema torna-se rapidamente mais complexo. Uma alternativa heurística será praticável se a complexidade do cálculo depender, por exemplo, polinomicamente do mesmo parâmetro. As técnicas heurísticas não asseguram as melhores soluções, mas somente soluções válidas, aproximadas; e freqüentemente não é possível justificar em termos estritamente lógico a validade do resultado. É útil neste respeito recordar a distinção entre três tipos de estratégias para a definição dos problemas: busca às cegas, busca heurística (baseada na experiência) e busca racional (usando um sistema ou forma de raciocínio).

[editar] Matemática Na matemática, a heurística existe desde a Grécia antiga. Não obstante, a formalização e o grau elevado do rigor da matemática reduziram sua importância ao estudo da descoberta, sobretudo do ponto de vista da psicologia. Embora exista um campo da teoria da demonstração, este nada tem a ver com o de encontrar padrões de demonstração dos teoremas.

[editar] Psicologia

A capacidade heurística é uma característica dos humanos, cujo ponto de vista pode ser descrito como a arte de descobrir e inventar ou resolver problemas mediante a criatividade e o pensamento lateral ou pensamento divergente. Geralmente a heurística é aplicada quando um problema é complexo ou traz informações incompletas. No geral, pode ser considerada como um atalho aos processos mentais e, portanto, é uma medida que preserva e conserva os recursos mentais. A heurística funciona efetivamente na maioria das circunstâncias mas também pode conduzir à polarização na tomada de decisão ou no desenvolvimento de julgamentos. O conjunto de soluções heurísticas começa freqüentemente de um raciocínio por analogia. Um exemplo de atalho mental é o uso de estereótipos. O julgamento de um indivíduo com base no estereótipo do grupo ao qual pertence pode resultar em erro, já que o indivíduo pode ser mais ou menos representativo desse estereótipo.

Sábado, 11 de Agosto de 2007 O que é Heurística ?

As heurísticas foram consideradas durante muito tempo modelos cognitivos por excelência, elas constituem-se como regras baseadas na experiência e no planejamento substituindo as anteriores baseadas na procura algorítmica que chega às soluções corretas depois de ter combinado o problema com todas as soluções possíveis. Os métodos heurísticos procuram um grau tão grande quanto possível de uma ação a uma situação. Assim ela engloba estratégias, procedimentos, métodos de aproximação tentativa/erro, sempre na procura da melhor forma de chegar a um determinado fim. Os processos heurísticos exigem muitas vezes menos tempo que os processos algorítmicos, aproximam-se mais da forma como o ser humano raciocina e chega às resoluções dos problemas, e garantem soluções eficientes. As pesquisas por heurísticas é uma pesquisa realizada por meio da quantificação de proximidade a um determinado objetivo. Diz-se que se tem uma boa (ou alta) heurística se o objeto de avaliação está muito próximo do objetivo; diz-se de má (ou baixa) heurística se o objeto avaliado estiver muito longe do objetivo. Etimologicamente a palavra heurística vem da palavra grega Heuriskein, que significa descobrir (e que deu origem também ao termo Eureca).

Um algoritmo aproximativo (ou algoritmo de aproximação) é heurístico, ou seja, utiliza informação e intuição a respeito da instância do problema e da sua estrutura para resolvê-lo de forma rápida. Entretanto, nem todo algoritmo heurístico é aproximativo, ou seja, nem toda heurística tem uma razão de qualidade comprovada matematicamente ou prova formal de convergência. Por este motivo, em várias referências bibliográficas distingue-se os termos algoritmo aproximativo e heurística: Aproximativo é a denominação do algoritmo que fornece soluções dentro de um limite de qualidade absoluto ou assintótico, assim como um limite assintótico polinomial de complexidade (pior caso) comprovado matematicamente; Heurística e método heurístico são denominações para o algoritmo que fornece soluções sem um limite formal de qualidade, tipicamente avaliado empiricamente em termos de complexidade (média) e qualidade das soluções. A heurística é um conjunto de regras e métodos que conduzem à descoberta, à invenção e à resolução de problemas. Também é uma ciência auxiliar da História que estuda a pesquisa das fontes. Abordagens Heurísticas •

Se não puder compreender um problema, monte um esquema;



Se não puder encontrar a solução, tente fazer um mecanismo inverso para tentar chegar à solução (engenharia reversa);



Se o problema for abstrato, tente propor o mesmo problema num exemplo concreto;



Tente abordar primeiro um problema mais geral (o paradoxo do inventor: o propósito mais ambicioso é o que tem mais possibilidade de sucesso). Técnicas das empresas de antivírus

Nos últimos anos, as empresas de antivírus precisaram se esforçar ao máximo para criar novas tecnologias de detecção de vírus. Os antivírus dos anos 80/90 utilizavam técnicas muito diferentes dos atuais. Um exemplo é o modo como são pesquisados os arquivos. Antes, o espaço em disco era limitado a 32 MB, e isso forçava o usuário a possuir poucos dados. Com isto, os antivírus não tinham tanta preocupação em otimizar suas pesquisas, pois rapidamente faziam uma pesquisa completa no HD. Outra peculiaridade era que a contaminação de arquivos estava limitada a poucos tipos de arquivos, tais como .COM e .EXE, e outros poucos métodos de infecção, como o boot e o MBR.

A evolução foi inevitável. Os discos passaram a suportar dezenas de gigabytes, e diversos outros formatos de arquivos puderam ser vítimas de infecções como, por exemplo, .DOC, .XLS, .VBS, etc. Isto fez com que os antivírus mudassem radicalmente os métodos de pesquisa, já que precisariam melhorar a performance e dar suporte a identificação e remoção de vírus em diversos formatos de arquivos. Um exemplo simples de otimização foi a necessidade de separar os tipos de vírus e os tipos de infecções, pois não existe necessidade, por exemplo, de um vírus que infecta arquivos .EXE ser procurado em arquivos do Word ou Excel, e viceversa. Atualmente, a maioria dos vírus ainda é detectada através de assinaturas binárias - pequenos blocos de dados utilizados para identificar um determinado vírus. Entretanto, com a maior abrangência dos vírus, foi necessário o desenvolvimento de novas técnicas para identificação, nos casos em que uma pesquisa por assinaturas não era possível. A pesquisa por assinatura é variável conforme o antivírus mas, em geral, são usados de 2 a 255 bytes para identificar um determinado vírus. Solução Heurística A heurística é uma técnica utilizada para estudar o comportamento, a estrutura e as características de um arquivo, para defini-lo como suspeito ou não. Ela pode fazer com que o antivírus emita muitos falsos-positivos, mas é uma técnica que se mostrou bastante útil para evitar vírus desconhecidos. Em geral, um vírus que infecta arquivos .EXE age da seguinte forma: Um arquivo .EXE possui um pequeno cabeçalho, um Entry Point - o ponto onde começa a execução de um programa, e o programa propriamente dito. Após uma infecção, o Entry Point é alterado, de forma que passe a apontar para o código do vírus. Após a execução do vírus, este pula para o Entry Point original do programa, fazendo-o funcionar normalmente. Como a grande maioria dos vírus que infectam .EXE trabalha desta forma, a pesquisa heurística poderia ajudar, bastaria verificar se o Entry Point está fora da seção do código do programa ou se o Entry Point é um JMP. Mas em alguns casos, falsos-positivos são emitidos, pois existem programas comerciais, protetores e compactadores de executáveis que trabalham da mesma forma. Então a heurística, pode ser definida como um complemento da pesquisa, que ajuda na detecção de vírus desconhecidos, mas que não sabe, com certeza, se um arquivo está contaminado ou não, ou seja, heurística não é uma ciência exata. A heurística consegue identificar de 70% a 90% dos vírus conhecidos e desconhecidos. Podemos dizer que é uma técnica excelente, considerando a complexidade do problema. Fonte: http://www.istf.com.br/

Postado por Manuel Nunes Pereira às 21:27 0 comentários:

Postar um comentário Postagem mais recente Postagem mais antiga Início Assinar: Postar comentários (Atom)

Related Documents