Prof. Ricardo Ratner Rochman
Hedge Funds: são fundos de investimento que podem utilizam várias estratégias de investimento com o objetivo de obter um retorno não relacionado com a conjuntura econômica, ou com a evolução dos mercados financeiros, ou com um determinado índice de referência.
1
O primeiro fundo foi criado por Alfred Winslow Jones, em 1949. Cobrada taxa de 20% sobre o retorno líquido; Tomou posições longas (compradas) em ações que ele considerou estarem subavaliadas; Captou recursos através de posições curtas (vendidas) em ações consideradas por ele superavaliadas; Criando uma posição alavancada conhecida como “market neutral”.
Desde 1980 a indústria de hedge funds têm crescido a uma taxa de 20% ao ano nos Estados Unidos. No Brasil o crescimento desta indústria é bastante relevante, que pode ser verificada pelo aparecimento de grande número de fundos multimercados, especialmente os com renda variável e com alavancagem. Não há uma categoria específica para estes fundos.
2
Investir o dinheiro dos sócios “ultra ricos” Ter um mínimo de requisitos de investimentos Limitar a quantia de saques dos fundos Maior liberdade para investir em instrumentos de baixa liquidez Taxas de administração e performance mais altas do que os fundos tradicionais Sofrem menos restrições e fiscalizações Direcionados a investidores qualificados (CVM 302/99)
Stock Selection (Long / Short ou Market Heged) combinações de posições compradas e vendidas;
Relative Value (Market Neutral) arbitragens entre mercados;
Specialist Credit (Event Driven) avaliação do risco de crédito;
Directional Trading especulação sobre a direção do mercado;
Global investimentos em mercados emergentes;
Global/macro investimentos em câmbio e juros (variáveis macroeconômicas) internacionais;
Fundo de Fundos seleção de fundos.
3