Período: julho a novembro de 2009 Organização: Divisão de Comunicações/ Arquivo Geral / Lab. de Conservação Universidade Federal de Goiás – UFG OBJETIVOS:
Despertar a conscientização da importância da preservação do patrimônio documental:
arquivístico, bibliográfico e museológico; Abordar a interdisciplinariedade na conservação preventiva do patrimônio documental; Motivar profissionais de várias áreas a desenvolver projetos para a preservação deste tipo de
patrimônio; Debater alguns temas importantes para a área, como: políticas de preservação de acervos
documentais, conservação preventiva, microclimas, a segurança de acervos, biosegurança, interdisciplinariedade, formação profissional e comissões de preservação. Incentivar a criação de grupos de estudos, institucionais e/ou regionais, na área da preservação
de bens culturais. PÚBLICO ALVO:
Estudantes e profissionais conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, arquivistas, museólogos, bibliotecários, historiadores, físicos, químicos, biólogos, cientistas da computação, artistas plásticos, dirigentes de instituições culturais e profissionais diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais. HORÁRIO:
Das 8:30 às 12:00h (cada encontro) NÚMERO DE VAGAS:
Limitadas CARGA HORÁRIA:
3 horas (cada evento) INFORMAÇÕES:
Interessados em obter informações sobre os eventos poderão dirigir-se ao Arquivo Geral / Divisão de Comunicações / UFG, ou ligar para 3521-1091 e falar com João Luiz, Ainã ou Mitchea, das 8h às 17h; ou ainda, no e-mail:
[email protected] TAXA DE INSCRIÇÃO:
A entrada é FRANCA. OBSERVAÇÕES:
Será concedido Certificado de Participação. INFORMAÇÕES:
Universidade Federal de Goiás. (Campus II) - Campus Samambaia – Goiânia – GO Divisão de Comunicações / Arquivo Geral / Laboratório de Conservação Tel: 62 3521-1091/ 1089 - Fax: 3521-1168 Home Page: http://www.cidarq.ufg.br E-mail:
[email protected]
SOLANGE ROCHA Bacharel em História da América, pela Universidade Santa Úrsula - RJ. Possui especialização em Conservação e Restauro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criadora e Co-coordenadora do curso de Segurança de Acervos Culturais, na sua VIII edição. Possui artigos publicados na área de preservação/segurança de Acervos Culturais e duas publicações pelo MAST (Política de Preservação e Política de segurança para Arquivos, Bibliotecas e Museus). Ministrou mini-cursos em Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis e no Rio de Janeiro (no Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, entre outros), além de treinamentos internos no MAST.