Fuvest 2004 - Prova De Literatura Brasileira

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Fuvest 2004 - Prova De Literatura Brasileira as PDF for free.

More details

  • Words: 880
  • Pages: 3
PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA (FUVEST2004)

Representação neoclassicista da figura feminina apresentada na obra de MC Serginho. Pintor desconhecido

Leia o trecho do poema abaixo e responda às questões: "O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ" (Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

1. Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso que remete ao contexto árcade, o autor atribui aos personagens Jumento e Cavalinho uma posição social que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge, então, o caráter feminino no auge de sua autoafirmação como contraponto à promiscuidade. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.

2. O contexto adotado pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade tal dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

3. Ao idealizar em um mesmo patamar personagens que até o momento só haviam sido tratados com devida separação de classes, o autor insere o Jumento e o Cavalinho como uma alegoria da realidade social do país na época. O brilhantismo dessa visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos e Justifique sua resposta.

4. O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado pocotoísmo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra."

5. Caracterize e compare os personagens Jumento e Cavalinho em relação às tensões sociais vividas no Brasil no periodo pré Revolta da Vacina. Cite qual modelo de urbanização é inaugurado nessa época, sendo que o mesmo viria ser um futuro palco de Mc Serginho.

6. A alegoria representada na obra de Mc Serginho nos remete a um mimetismo do Humanismo português. Em tal poema os personagens não carregam valor individual, mas representam uma personificação de idéias e instituições, sendo assim, generalizações representativas. Compare o poema pocotoísta a uma obra vicentina.

Respostas

...

Gabarito 1- O papel semântico da Égua Pocotó nos remete à ascenção da mulher no contexto da sociedade brasileira pós Regime Militar, onde aquela representa a maior parcela da população absoluta brasileira. Ao duelar pelo amor da Égua, causando a instabilidade social comentada na questão, o Jumento e o Cavalinho demonstram que a mulher, então valorizada neste novo contexto, exige maiores esforços dos personagens masculinos, levando-nos a uma comparação do pocotoísmo ao Classicismo, num resgate dos valores greco-romanos. 2- "Levão a Égua Pocotó"; A figura de linguagem utilizada por Serginho é a onomatopéia. Tal figura de harmonia é empregada no nome da protagonista, visto que ao cavalgar a Égua faz um dado som, imitado por outro som, sendo este o nome da Égua. 3- Tal texto, por ser uma canção, muitas vezes pode exigir uma linguagem mais informal, permitindo o entendimento de todos que o leem. No caso de "Eguinha Pocotó", a linguagem informal é empregada na grafia de palavras com o mesmo som, mas com valores gramaticais diferentes. Tal erro proposital é empregado no texto em dois verbos da terceira pessoa do plural no presente do indicativo, "andam" e "levam", sendo as últimas sílabas trocadas por "ão", para uma melhor sonoridade da canção. 4- A obra de Mc Serginho vem carregada do mesmo escândalo dos autores da primeira fase do modernismo brasileiro. Causa tal espanto na sociedade brasileira, principalmente à oligarquia dominante, por representar um movimento que tenta resgatar os valores populares dos principais centros urbanos brasileiros, como o pansexualismo, o relacionamento aberto e a promiscuidade. 5- O personagem Jumento é uma alegoria a um animal muito comum no nordeste brasileiro, sendo que assim o Jumento representa alegoricamente os povos oriundos daquele. Bem como o Cavalo trás a ideia do europeu, rico e de pele branca, visto que tal animal é representativo num dos maiores movimentos militares judaico-cristão da história européia, as Cruzadas. Comparando tais alegorias ao contexto da Revolta da Vacina, os jumentos são aqueles que inauguram o modo de urbanização das periferias montanhosas do Rio de Janeiro, as favelas, após as reformas de caráter elitista no centro daquele no governo de Pereira Passos. Sendo assim, o centro da cidade, em disputa entre o Jumento e o Cavalo, pode ser representado pela Égua. 6- O poema pocotoísta pode ser comparado ao "Auto da Barca do Inferno", peça teatral de Gil Vicente. Podemos observar alegorias que representam classes sociais ou instituições nas duas obras, e o conflito dessas duas por interesse comum. Em "Éguinha Pocotó" o interesse é a própria égua, e no "Auto da Barca do Inferno" seria a barca do Anjo, que leva as almas para o paraíso.

Related Documents