CURSO DE MONITOR NIVEL 1
AULA2 Fontes Vamos falar um pouco sobre fontes de monitores No princípio, quando saíram os primeiros aparelho de TV, eram usados grandes transformadores na fonte, quando era necessário baixar ou aumentar a tensão. Não haviam nenhum transistor regulador, e os estágios eram alimentados diretamente. Não havia nenhuma estabilização. Depois surgiram as fontes reguladas onde existia sempre um transistor principal regulador e um resistor em paralelo, por onde passava parte da corrente, como era o caso da Mitsubishi 2001. Nesse caso a fonte já era estabilizada, isto é, a tensão na saída da fonte não variava quando havia certas variações na entrada. Mas mesmo assim ainda era necessário o transformador quando fosse necessário ligar o aparelho em 220V. Porque pelo transistor regulador entrava 150VDC e saía 110VDC. E para conseguirmos 150VDC devemos ligar a TV sempre em 110VAC. Com o tempo surgiram as TVs com fonte chaveada série, como é o caso da famosa PHILCO-HITACHI CPH2. Nesse caso teremos um dobrador composto por dois capacitores eletrolíticos onde sairá 300VDC e após passar pelo transistor regulador sairá 110v para alimentar o horizontal da TV. Note que nesse caso não precisamos mais do transformador pois teremos sempre 300V entrando no transistor. Então quando ligarmos a TV em 220V basta desligar o dobrador, que nada mais é que a chave 110-220 da TV. Também temos outro tipo de fonte chaveada que é a fonte chaveada em paralelo. Neste tipo de fonte, a corrente não entra pelo coletor do transistor e sai pelo emissor como na fonte em série. No caso da fonte chaveada em paralelo circula uma corrente no primário do transformador que induz uma corrente no secundário e isso faz surgir tensões nos terminais secundários. O transistor da fonte age como uma chave que abre e fecha rapidamente em alta frequência, e é isto que determina as tensões que saem no secundário do transformador.
CURSO DE MONITOR NIVEL 1
Notem também na figura abaixo, que o primário da fonte é totalmente isolado do secundário
Podemos ver que existem diversas fontes que saem do transformador, chamado CHOPPER. Sabemos que nem sempre encontramos esquemas de todos os monitores, devido a grande variedade de marcas e por serem quase todos importados, sendo assim é bom temos uma idéia do valor das fonte dos monitores. As vezes pegamos um monitor com a fonte inoperante e precisamos saber se as fonte estão corretas para não estragar outros circuitos. Todos os monitores tem uma fonte principal, que alimenta o circuito de saída horizontal. Esta fonte as vezes varia de monitor para monitor. Em alguns monitores o horizontal é alimentado com 100v enquanto que em outros com 70v.Então para termos uma idéia se a fonte está alta ou não, devemos observar o capacitor eletrolítico que filtra aquela fonte. Por exemplo, se tivermos um capacitor de 100mf X 160v . O valor da fonte será de 100 a 110v. Mas se tivermos um capacitor eletrolítico do 100mf X 100v, então o valor da fonte será de 60 a 75V. Também temos outra fonte, mais do que a fonte que alimenta o fly-back, que é a fonte que alimenta a saída de vídeo. Essa fonte fica em torno de 150v e é fácil de identifica-la, pois utiliza um capacitor com tensão superior à 180v. Temos a fonte que alimenta o vertical que também é retirada do CHOPPER, esta fonte normalmente está em torno de 20V e seu capacitor eletrolítico fica em torno de 35V. Temos a fonte do filamento do
CURSO DE MONITOR NIVEL 1
tubo que nos monitores, ao contrário das TVs, são de corrente contínua, essa fonte é de 6,3V e seu capacitor é de 10V. É importante dizer que pelo fato do filamento ser DC (corrente contínua) aumenta as chances de defeitos neste estágio, pois temos a presença do diodo e do capacitor eletrolítico e é muito comum este eletrolítico esgotar e com isso causar redução na tensão de filamento e consequentemente, perda de brilho na tela. Nas TVs, a maioria dos filamentos do tubos são alimentados diretamente com tensão AC. Existem fontes de monitor que trabalham com dobrador e as que trabalham sem dobradores no primário da fonte, nas fontes que tem dobrador você sempre vai observar 2 capacitores eletrolíticos de igual valor no primário da fonte. Nas que não possuem dobrador você verá apenas um capacitor principal geralmente suportando tensão de 380v a 400v, neste caso a fonte é automática e pode ser ligada tanto em 110VDC, o que produz 150VAC no primário da fonte, quanto em 220V o que produz 300VDC. Nas fontes que possuem dobrador, existe uma chave 110-220 que devemos desligar manualmente quando o aparelho é ligado em 220V e liga-la quando o aparelho é ligado em 220V. Mas de uma forma ou de outra, nas fontes com dobradores, sempre teremos 300V no primário da fonte.
Questionário
CURSO DE MONITOR NIVEL 1
1- Não temos o esquema de um certo modelo de monitor, porém vamos determinar as fontes prováveis filtradas pelos seguintes eletrolíticos na saída da fonte: 100MF x 160v 100MF X 200v 1000MF X 10V 2- Qual a diferença entre a fonte chaveada em série (usadas em TV) e as fontes chaveadas paralelas, usadas em monitores ? 3-Porque existem mais defeitos de tensão de filamentos em monitores do que em TVs ?
4- Um monitor possui no primário da fonte, capacitor eletrolítico de 220MF X 400V. Quantos volts teremos sobre esse capacitor?
somente um
EM 110Vac: EM 220Vac: 5- Como identificar um monitor que trabalha com dobrador na fonte ?